Porto Santo é pequeno paraíso para os amantes da Natureza. Não há muitos trilhos para fazer, mas há alguns e são muito bons para conhecer esta magnífica ilha. Um dos trilhos da ilha do Porto Santo que fizemos foi o trilho PS PR2 – Vereda do Pico Castelo.
Fizemo-lo pela tarde. O calor não era muito intenso e corria uma brisa que refrescava um pouco. Este trilho inicia-se no sítio do Moledo junto à Estrada Regional e, subindo pelo caminho florestal, aproximamo-nos do Pico do Facho, que pode ser contornado pelo lado Norte ou pelo Sul, levando depois à subida do Pico do Castelo. Este último é o percurso mais extenso da ilha do Porto Santo (4,6 km).
No entanto, resolvemos fazer um percurso diferente, aproveitando apenas a última parte do PS PR2. Percorremos a estrada que leva ao miradouro do Pico do Castelo, estacionámos o carro numa pequena rotunda que serve como miradouro da cidade de Vila Baleira, e iniciámos aí a subida ao Pico do Castelo.
A subida é curta, mas por vezes íngreme. A encosta do Pico do Castelo é arborizada e isso acrescente beleza ao trilho. No cimo do Pico Castelo existe uma estátua de António Schiappa de Azevedo, o grande impulsionador da reflorestação do Porto Santo. Nas sucessivas curvas do trilho, vamos tendo acesso a vistas fabulosas sobre a parte sul da ilha.
Mais ou menos a meio da subida, encontrámos o entroncamento com o trilho que vem do Moledo. Nesta parte da subida, temos também boas perspectivas do Pico do Facho. O Pico Castelo tem uma forma cónica perfeita (que pode ser admirada de longe, por exemplo, do molhe de Santa Maria), não escondendo a sua origem vulcânica. A designação do seu nome data do século XV e explica-se pelo facto de existir aí um forte para onde a população da ilha fugia, quando atacada por piratas, estando melhor protegida pela sua posição estratégica, central na ilha.
As vistas do topo estendem-se pela ilha, incluindo toda a extensão do aeroporto de Porto Santo. Em dias de muita visibilidade (que não era o caso), pode vislumbrar-se, no horizonte, as ilhas Desertas e a Madeira.
No final da descida, descansámos no chamado Miradouro do Canhão, de onde se têm vistas sobre a cidade de Vila Baleira, mas também de parte da ilha, principalmente a parte oeste.
Os dois percursos sinalizados em Porto Santo, a Vereda do Pico Branco e Terra Chã e a Vereda do Pico Castelo, apesar de serem curtos, são uma excelente forma de se conhecer melhor a ilha, os seus marcos geográficos, a sua fauna e flora, e alguns dos seus melhores miradouros. Recomendamo-los vivamente a quem visitar a ilha de Porto Santo.