Uma das actividades mais interessantes para fazer no Douro é o trekking entre Provesende e o Pinhão, o chamado Trilho de São Cristóvão do Douro. Pode-se combinar este pequeno trilho com uma visita à aldeia vinícola de Provesende, o local onde se inicia o trilho.
Não deixe de consultar o nosso artigo sobre conhecer o Douro Vinhateiro e o Pinhão.
DICAS PRÁTICAS PARA FAZER O TRILHO DE SÃO CRISTÓVÃO DO DOURO
Deixamos aqui algumas dicas práticas para lhe facilitar a vida no terreno quando fizer o trilho de São Cristóvão do Douro.
Caracterização do Trilho de São Cristóvão do Douro
O Trilho de São Cristóvão do Douro tem pouco mais de 4 quilómetros e demora entre uma hora e meia a duas horas. O ideal é fazer o Trilho de São Cristóvão do Douro de forma tranquila e descontraída, aproveitando para tirar muitas fotografias e desfrutar da paisagem. O Trilho de São Cristóvão do Douro é fácil, praticamente sempre a descer, o que faz dele um excelente passeio para se fazer em família.
O percurso do Trilho de São Cristóvão do Douro é óptimo para se fazer com crianças porque é realmente pequeno, muito bonito e há muito para aprender. Nós fizemos este trilho com uma menina de quatro anos, a Leonor, que caminhou o percurso todo e se portou muito bem. A Leonor aprendeu muito sobre a vinha e o vinho, as oliveiras e as azeitonas, as cerejeiras e as cerejas, assim como o reino mágico das formigas que povoam o vale do Douro.
Onde dormir e comer no Pinhão
Quando visitámos o Pinhão e fizemos o Trilho de São Cristóvão do Douro, ficámos alojados no Vintage House Douro, que é a cereja no topo do bolo do alojamento no Pinhão. Construído nos antigo edifício da Real Companhia Velha, no Pinhão, hoje é um dos hotéis mais luxuosos do Douro Vinhateiro.
Pode marcar aqui a sua estadia no Vintage House Douro.
O edifício conquistou-nos logo quando entramos, com belas vinhas no parque de estacionamento e ramadas espalhadas pelos espaços exteriores. Várias esplanadas sobre o Douro fizeram as nossas delícias nos dias que ali passámos. É o melhor local e o mais especial para dormir quando visitar o Pinhão.
Não deixe de consultar o nosso artigo sobre onde dormir no Douro, cheio de boas opções para alojamentos na região do Douro.
A melhor opção para comer no Pinhão é o Restaurante Rabelo, localizado no interior do Vintage House Douro, mas pode ser frequentado por todos aqueles que o queiram, já que não é exclusivo para hóspedes do hotel. O menu é muito variado e de excelente qualidade, uma cozinha de fusão com base regional.
Não deixe de consultar o nosso artigo sobre onde comer bem no Douro, com os melhores restaurantes para comer na região do Douro.
DESCRIÇÃO DO PERCURSO DO TRILHO DE SÃO CRISTÓVÃO DO DOURO
Segue-se uma descrição do percurso do Trilho de São Cristóvão do Douro, tal como nós o fizemos.
Início do Trilho de São Cristóvão do Douro
O Trilho de São Cristóvão do Douro tem início na igreja de Provesende, bem no centro da aldeia vinícola, e desce a estrada que circula a igreja pelo lado direito. Aproveite para conhecer a igreja, o largo e o chafariz da aldeia. O percurso vai descendo pelas ruas empedradas de Provesende, acompanhando belos edifícios senhoriais que lembram o passado nobre deste local.
Basta seguir o caminho, sempre em frente, seguindo as setas indicativas do percurso. Ao fim de meia hora de caminho, há um corte à esquerda. Este corte não está muito bem marcado porque a seta está a cerca de 10 metros do caminho. Vá atento ao seu lado esquerdo. Siga essa seta, já que ela vai ter à aldeia de São Cristóvão do Douro.
A paisagem vinícola no Trilho de São Cristóvão do Douro
Embora o Trilho de São Cristóvão do Douro não vá mesmo até à aldeia de São Cristóvão do Douro, passa na entrada, abaixo da estrada nacional. O percurso atravessa a estrada nacional por poucos metros e depois volta à mesma vertente para descer até ao Pinhão.
Antes de chegar ao Pinhão, o Trilho de São Cristóvão do Douro atravessa várias propriedades vinícolas, permitindo um contacto directo com a cultura da vinha, contemplando uma paisagem verdadeiramente avassaladora.
Fim do Trilho de São Cristóvão do Douro
O Trilho de São Cristóvão do Douro termina na ponte romana do Pinhão mas pode seguir até à beira rio, terminando com uma bebida fresquinha numa esplanada.
Demoramos mais do que o previsto, quase três horas porque íamos mais devagar e parávamos algumas vezes para contemplar as formigas que nos faziam companhia durante o passeio.
Se vai visitar o Douro, não perca as nossas melhores sugestões:
- Visitar o Alto Douro Vinhateiro – Um artigo sobre o que explorar na zona vinícola do Douro.
- Roteiro pelos Miradouros do Douro Internacional – Um roteiro com indicação para chegar a todos os miradouros do Douro Internacional.
- Visitar Lamego – Um artigo cheio de dicas para conhecer esta bela cidade na região centro de Portugal.
- Visitar a Régua – Um artigo cheio de dicas para visitar o Douro na Régua.
- Visitar Baião – Um artigo cheio de dicas para visitar a região de Baião, do Marão ao Douro.
- Visitar Foz Côa – Um artigo cheio de dicas para visitar Foz Côa.
- Parque arqueológico das gravuras do Côa – Um artigo cheio de dicas para conhecer o vale do rio Côa.
- Comboio Histórico do Douro – Um artigo sobre uma das experiências mais marcantes para se fazer em Portugal.
- Linha do Douro – Um artigo sobre a antiga e actual Linha do Douro.
- Castas e Pratos – Um artigo sobre o melhor restaurante da Régua.
- Dormir num alojamento local no Douro – Uma experiência de alojamento em Celeirós do Douro.
- Casa de Férias no Douro – Um artigo em que partilhamos a nossa experiência numa casa de férias no Douro.
- Dormir no Pinhão – Um artigo sobre um dos melhores hotéis do Pinhão.
- Dormir nas Caves do Vinho do Porto – Uma experiência incrível para conhecer a história do Vinho do Porto.
- Roteiro para aproveitar a EN222 – Um roteiro para aproveitar uma das estradas mais belas de Portugal junto ao Douro.
ola bom dia, este percurso não é circular? Se não for, é complicado de se fazer a volta com uma criança de 5 anos? Obrigada
Não, tem que voltar a subir. O ideal é arranjar um táxi para subir. Nós fizemos para baixo com uma criança de 5 anos. Foi tranquilo.
Ola muito obrigada!
Também dá para iniciar no pinhoa e terminar em provesende certo? esta bem sinalizado? obrigada
Sim, dá, mas fisicamente é mais desgastante para além de não conseguir desfrutar tanto da paisagem. Vai fazer o percurso sempre de costas para o Douro.
Muitos parabéns pelo blog que nos dá excelentes ideias para escapadelas.
Estou a pensar fazer este percurso com 2 crianças. Caso se deixe o carro em Provesende como é que se pode voltar do Pinhão para Provesende? Existem autocarros? Taxi? Ou só voltando a caminhar?
Agradeço desde já o esclarecimento.
Cumprimentos e votos de continuação de viagens maravilhosas
Olá João, pode subir novamente, mas é duro. Só mesmo de táxi. Ou se tiver dois carros, deixar um no Pinhão. Penso que o táxi será a melhor opção.
Parabéns Carla pelo blog! Descobri por acaso e estou a adorar , viajo completamente com as vossas sugestões e publicações. No entanto descobri o vosso roteiro no Douro. Não conheço a região mas descobrimos um hotel que nos dispertou um desejo enorme de ir ao Douro. Queria uma sugestão, o Hotel fica no Riba Douro ( Douro Suites) é o hotel , não se conhece mas ficando hospedado nesse hotel será fazer o percurso douro vinhateiro? Obrigada e muito sucesso com muitas viagens pelo mundo e Portugal a fora.
Obrigada, Carla. Não conheço o hotel mas pode ser uma boa opção. Há sempre que experimentar. 😉
Caros Carla Mota e Rui Pinto,
Mtos parabéns pelo excelente trabalho que têm produzido sobre “descoberta do País interior”, e que me tem deliciado, entusiasta que sou (e praticante, se posso dizê-lo!) dessa mesma descoberta.
Cumprimentos, e continuem esse excelente trabalho,
Eduardo Oliveira
Lisboa
Muito obrigada pelas palavras.