O Trilho do Pontal da Carrapateira é um percurso circular dos mais belos da Costa Vicentina, próximo da aldeia da Carrapateira.
COMO CHEGAR AO TRILHO DO PONTAL DA CARRAPATEIRA
Para chegar ao trilho do Pontal da Carrapateira o ideal é ir para a aldeia da Carrapateira e estacionar lá o carro. A aldeia fica a cerca de 7 km de Vila do Bispo por isso tem fácil acesso. Porém, o trilho é circular o que permite começar e acabar em qualquer local, por exemplo na praia do Amado ou na praia da Bogueira. É só decidir.
PERCURSO PELO TRILHO DO PONTAL DA CARRAPATEIRA
O chamado Trilho do Pontal da Carrapateira permite visitar a aldeia da Carrapateira, caiada de branco e muito bonita, com uma escola primária com vistas privilegiadas sobre a urbe.
O trilho segue depois pelo cordão dunar, percorrendo as dunas primárias e actuais até ao mar, passando pela foz da ribeira da Carrapateira. Neste troço é possível ver a ribeira serpentear pelo meio das dunas de areia.
Depois o trilho do Pontal da Carrapateira segue e há que caminhar ao longo das arribas da costa vicentina. Aqui há um estradão de terra batina quase paralelo ao trilho.
Na parte das arribas há acessos a miradouros maravilhosos, um dos quais permite visitar as ruínas de um povoamento islâmico de pescadores de atum. Este povoado cujas ruínas ficaram preservadas no topo de uma arriba foi uma das razões pelas quais nos levantámos cedo e partimos para mais esta descoberta, mesmo com tempo nublado, com a mesma excitação que brincávamos quando éramos crianças. As origens dos lugares, do nosso povo, das nossas gentes, da nossa vida, estão na nossa história. E a nossa história é feita de diferentes religiões, diferentes cores, diferentes raças. E no fundo é isso que faz de nós aquilo que somos, portugueses. E por isso não nos esqueçamos nunca das nossas raízes, judaicas, islâmicas, cristãs, mas acima de tudo humanas, a essência básica do nosso ADN.
Um pouco mais à frente, o trilho chega à praia do Amado, uma praia excelente para ir a banhos e aproveitar o Verão.
O trilho é circular e demora cerca de 3 horas e percorrer os seus 10,5 km. Se tirar muitas fotografias, como nós, vai demorar cerca de 4 horas.
O percurso atravessa o cordão dunar da ilha da Culatra e permite fazer praia na parte do mar ou da ria, sendo que aqui a parte do mar é muito superior. O trilho é verdadeiramente maravilhoso.
ONDE DORMIR NA CARRAPATEIRA PARA FAZER O TRILHO DO PONTAL DA CARRAPATEIRA
Se ficar alojado na Carrapateira, ficará junto das praias da Bogueira e do Amado, para além de poder desfrutar da bela aldeia. Pode escolher entre:
- alojamentos mais baratos na Carrapateira, como a Carrapateira Lodge, a Casa Da Estela, ou a Casa Ardomar;
- alojamentos com mais conforto na Carrapateira, o Monte Da Vilarinha, um pouco fora longe da aldeia;
- alojamentos para famílias ou grupos na Carrapateira, as casas de férias Casa na Carrapateira, Casa Luminosa, ou a Casa Baxri, e ainda a Carrapateiramar Guest House, ou o Apartamento da Boa Vista – 1º Andar.
SEGURO DE VIAGEM IATI PARA ESCAPADINHAS EM PORTUGAL (cobre Covid-19)
A IATI tem um seguro que é especial para viagens dentro de Portugal. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Outra novidade é que pode optar por uma cobertura de cancelamento em caso de resultado positivo para COVID-19, seja do segurado, pais ou filhos. Isso significa que ao contratar o seguro de cancelamento opcional dos packs seguro de viagem + seguro de cancelamento ou o seguro IATI Cancelamento, caso o segurado resulte positivo terá direito a cobertura de anulação da viagem nos limites do seguro contrato. Não há melhor seguro no mercado nesta altura! Podes fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto!
Se procura outras ideias para visitar o Algarve pode interessar-lhe também estes nossos artigos:
- Visitar Lagos – Com muitas sugestões de lugares a conhecer como Ponta da Piedade, Praia do Camilo, Praia da Dona Ana e Praia dos Estudantes.
- Visitar Faro – Com muitas sugestões de lugares a conhecer como Ilha Barreira (ou ilha Deserta), Ilha da Culatra, “Ilha” do Farol e Península de Ancão.
- Visitar Tavira – Com muitas sugestões de lugares a conhecer como a Cacela Velha, a Praia da Fábrica, Praia do Barril, Ilha de Tavira e Cabanas de Tavira.
- Visitar Olhão – Com muitas sugestões de lugares a conhecer como Ilha da Culatra, Ilha de Armona, Ria Formosa, “Ilha do Farol”, etc.
- Visitar a Ria Formosa – Com imensas sugestões sobre como aproveitar o melhor da Ria Formosa e as suas experiências incríveis.
- Roteiro para Viajar no Algarve – Um roteiro de 20 dias para explorar o melhor do Algarve numa viagem diferente do conceito habitual de férias.
- As melhores praias do Algarve – Um artigo com mais de 50 praias maravilhosas para explorar no Algarve com dicas de onde dormir e o que fazer em cada uma delas.
- Os melhores trilhos do Algarve – Uma lista dos melhores trilhos e passadiços para fazer no Algarve e explorar a região de forma muito mais saudável e sustentável.
- Visitar a Gruta de Benagil – Tudo o que precisa de saber para visitar a gruta mais popular do Algarve.
- Visitar a Costa Vicentina – Tudo o que precisa saber para visitar o Algarve mais selvagem, desde Odeceixe a Burgau, passando por toda a costa de Sagres.
- Casas de Férias no Algarve – Se procura casas de férias no Algarve, com piscina, vista sobre o mar, lugares tranquilos ou adequado para famílias, então este artigo é para si.
Se gosta de trilhos e caminhadas, estes são alguns dos melhores trilhos que pode fazer no Algarve:
- Trilho da Praia do Barril
- Trilho da Ilha da Culatra à Ilha do Farol
- Trilho da Praia da Falésia
- Trilho dos Sete Vales Suspensos
- Trilho das Varandas sobre o Mar
- Trilho ao Sabor da Maré
- Trilho dos Passadiços dos Salgados
- Trilho da Praia da Luz a Lagos
- Trilho do Pontal da Carrapateira
- Trilho de Sagres a Salema na Costa Vicentina
- Trilho do Cabo de São Vicente a Sagres