O Trilho do Cabo de São Vicente a Sagres é fabuloso ao final do dia, não há como dizer de outra maneira! Um dos trilhos do Algarve mais belos para se apanhar a chamada Golden Hour e o pôr-do-sol no Algarve é o Trilho do Cabo de São Vicente a Sagres, um dos troços do Trilho dos Pescadores da Rota Vicentina.
COMO CHEGAR AO CABO DE SÃO VICENTE DESDE SAGRES
Para chegar ao Cabo de São Vicente nós apanhamos um táxi em Sagres (de forma a não ter que deixar lá ficar o carro depois da caminhada). O táxi para o Cabo de São Vicente custou 8€ e deixou-nos ficar no forte e no Cabo de São Vicente. Aí pudemos visitar o forte do Cabo de São Vicente e depois começar a caminhar pelo Trilho do Cabo de São Vicente a Sagres. O nosso carro deixámos ficar em Sagres, onde terminámos o trilho. Desta forma não precisamos de nos preocupar mais com transportes nem em fazer o trilho de regresso do Cabo de São Vicente. Se precisar do contacto de dois taxistas de segurança em Sagres, peça-nos num comentário no blogue que nós enviamos por email.
PERCURSO PELO TRILHO DO CABO DE SÃO VICENTE A SAGRES
O Trilho do Cabo de São Vicente a Sagres começa no Forte e Cabo de São Vicente e segue pela linha de costa, junto à arriba, ao longo de cerca de 7 km, sempre no topo da arriba.
Ao longo do seu percurso pelo Trilho do Cabo de São Vicente a Sagres passa pela fortaleza de Santo António de Beliche, que não dá para entrar porque está fechada ao público devido a risco de derrocada, a praia do Beliche, a praia do Tonel, Fortaleza de Sagres e povoação de Sagres.
Vale a pena subir e descer as arribas para chegar às praias, apanhar o sol poente nos campos de lapiás dos calcários no topo das arribas e, no final, jantar em Sagres, esperando a noite cair.
A praia do Beliche tem algumas escadas mas vale a pena apanhar lá os momentos antes do pôr-do-sol. Foi o nosso local preferido para a Golden Hour no Algarve. Dar um belo mergulho no mar com o sol a cair é obrigatório.
A praia do Tonel é óptima para o surf e vale a pena experimentar. No entanto, no percurso do Trilho do Cabo de São Vicente a Sagres, também vale a pena percorre-la a pé e depois subir perto da Fortaleza de Sagres.
A fortaleza de Sagres dispensa apresentações pelo papel (ainda que no sentido figurado) com a Escola de Sagres nos Descobrimentos Portugueses do século XV e XVI.
Aproveite o cair da noite para um belo jantar em Sagres. Não se vai arrepender.
NOTA – Este Trilho do Cabo de São Vicente a Sagres é parte integrante do Trilho dos Pescadores da secção entre Vila do Bispo e Sagres. Como não tínhamos tempo de o fazer todo, fizemos apenas esta parte no Cabo de São Vicente. Se quiser ter acesso ao trilho todo veja a informação aqui.
ONDE DORMIR EM SAGRES PARA FAZER O TRILHO DO CABO DE SÃO VICENTE A SAGRES
Se ficar alojado em Sagres, ficará numa bela aldeia algarvia, sossegada e cheia de ambiente, e de onde tem acesso à costa oeste e à costa sul e ao Cabo de São Vicente. Nós ficámos ali alojados em dois estabelecimentos diferentes, mas ambos excelentes e dali explorámos a costa algarvia até Lagos.
O Sagres Sun Stay – Surf Camp & Hostel é um hostel localizado junto à estrada principal de acesso a Sagres, e a uma distância do centro (e das praias) que se pode fazer a pé. Com excelentes instalações, tem dois edifícios separados, um com os dormitórios, e outro com quartos duplos, além de uma fabulosa piscina, e equipamentos de ginásio (ao ar livre)!
Nós ficámos num quarto duplo, muito confortável, com casa de banho privada, e com uma pequena varanda com vista para a piscina. Espectacular! Além disso, ainda aproveitámos a enorme cozinha do Sagres Sun Stay – Surf Camp & Hostel para preparar as nossas refeições (quando não jantámos nos excelentes restaurantes de Sagres). Finalmente, ainda deu para alugar uma prancha de surf no hostel e experimentar as ondas da praia do Tonel.
As Cercas Velhas foi o segundo lugar onde ficámos alojados em Sagres. Queríamos experimentar um alojamento diferente, e optámos por ficar numa destas casinhas deliciosas. Localizadas no bairro mais característico de Sagres, com ruelas estreitas e casas caiadas de branco, muito perto da praia do Tonel, as Cercas Velhas está instalada numa casa recuperada, e é constituída por várias divisões, cada uma delas como se fosse uma pequenina casa, organizadas em torno de um pátio central.
Nós ficámos alojados na casa “Beliche” que, na realidade tinha uma excelente cama de casal, casa de banho privada, frigorífico e micro-ondas (e banca para lavar a louça). No exterior, aproveitámos a pequena mesa para tomar os nosso pequenos-almoços. Foi um excelente lugar para relaxar um pouco depois de, por exemplo, termos feito o percurso a pé entre o Cabo de São Vicente e Sagres.
Há, no entanto, outros excelentes alojamentos em Sagres. Pode optar por:
- alojamentos mais baratos em Sagres, como o Sagres 30 Seconds to Bars, o PuraVida Divehouse, ou ainda o Parque de Campismo Orbitur Sagres;
- alojamentos com mais conforto em Sagres, o Mareta Beach – Boutique Bed & Breakfast, a Pousada de Sagres, ou o Memmo Baleeira – Design Hotels;
- alojamentos para famílias ou grupos em Sagres, as casas de férias Casa Maré, Casa Biota, ou a Casa Da Anita, e os apartamentos Tonel Apartamentos Turisticos ou Sagres Time Apartamentos .
SEGURO DE VIAGEM IATI PARA ESCAPADINHAS EM PORTUGAL (cobre Covid-19)
A IATI tem um seguro que é especial para viagens dentro de Portugal e para férias em Sagres e no Cabo de São Vicente. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Outra novidade é que pode optar por uma cobertura de cancelamento em caso de resultado positivo para COVID-19, seja do segurado, pais ou filhos. Isso significa que ao contratar o seguro de cancelamento opcional dos packs seguro de viagem + seguro de cancelamento ou o seguro IATI Cancelamento, caso o segurado resulte positivo terá direito a cobertura de anulação da viagem nos limites do seguro contrato. Não há melhor seguro no mercado nesta altura! Podes fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto!
Se procura outras ideias para visitar o Algarve pode interessar-lhe também estes nossos artigos:
- Visitar Lagos – Com muitas sugestões de lugares a conhecer como Ponta da Piedade, Praia do Camilo, Praia da Dona Ana e Praia dos Estudantes.
- Visitar Faro – Com muitas sugestões de lugares a conhecer como Ilha Barreira (ou ilha Deserta), Ilha da Culatra, “Ilha” do Farol e Península de Ancão.
- Visitar Tavira – Com muitas sugestões de lugares a conhecer como a Cacela Velha, a Praia da Fábrica, Praia do Barril, Ilha de Tavira e Cabanas de Tavira.
- Visitar Olhão – Com muitas sugestões de lugares a conhecer como Ilha da Culatra, Ilha de Armona, Ria Formosa, “Ilha do Farol”, etc.
- Visitar a Ria Formosa – Com imensas sugestões sobre como aproveitar o melhor da Ria Formosa e as suas experiências incríveis.
- Roteiro para Viajar no Algarve – Um roteiro de 20 dias para explorar o melhor do Algarve numa viagem diferente do conceito habitual de férias.
- As melhores praias do Algarve – Um artigo com mais de 50 praias maravilhosas para explorar no Algarve com dicas de onde dormir e o que fazer em cada uma delas.
- Os melhores trilhos do Algarve – Uma lista dos melhores trilhos e passadiços para fazer no Algarve e explorar a região de forma muito mais saudável e sustentável.
- Visitar a Gruta de Benagil – Tudo o que precisa de saber para visitar a gruta mais popular do Algarve.
- Visitar a Costa Vicentina – Tudo o que precisa saber para visitar o Algarve mais selvagem, desde Odeceixe a Burgau, passando por toda a costa de Sagres.
- Casas de Férias no Algarve – Se procura casas de férias no Algarve, com piscina, vista sobre o mar, lugares tranquilos ou adequado para famílias, então este artigo é para si.
Se gosta de trilhos e caminhadas, estes são alguns dos melhores trilhos que pode fazer no Algarve:
- Trilho da Praia do Barril
- Trilho da Ilha da Culatra à Ilha do Farol
- Trilho da Praia da Falésia
- Trilho dos Sete Vales Suspensos
- Trilho das Varandas sobre o Mar
- Trilho ao Sabor da Maré
- Trilho dos Passadiços dos Salgados
- Trilho da Praia da Luz a Lagos
- Trilho do Pontal da Carrapateira
- Trilho de Sagres a Salema na Costa Vicentina
- Trilho do Cabo de São Vicente a Sagres
Olá! Obrigada pela partilha destes trilhos tão bonitos no Algarve, e também pela forma como inspiram outros a percorrê-los. Irei fazer alguns destes percursos por Sagres, poderá enviar-me os tais contactos de taxistas fiáveis, por favor?
Já enviei o email. Obrigada.
Olá, tenho lido este blog nas passadas 2 semanas! Recolhendo informações do mesmo, para celebrar o meu aniversário na quinta-feira com algo aventureiro. Acha que seria possível dar-me o contacto dos taxistas que referiu no texto, e algumas dicas para fazer este trilho da melhor forma ??. Obrigada !!
Já enviei por email. Espero ainda ir a tempo. Desculpa o atraso.