Que tal visitar Pitões das Júnias? E descobrir a cascata de Pitões das Júnias? E o mosteiro de Pitões das Júnias? E que tal visitar o passadiço de Pitões das Júnias? Se gosta desta ideia este artigo é para si. O trilho de Pitões das Júnias é um belo trilho rural e de montanha que nos permite explorar a Cascata de Pitões das Júnias, os miradouros da cascata e o mosteiro beneditino de Santa Maria das Júnias. A melhor forma de conhecer a região de Pitões das Júnias é fazendo um pequeno trilho.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
COMO CHEGAR E VISITAR PITÕES DAS JÚNIAS
Para fazer o trilho de Pitões das Júnias há que chegar à aldeia homónima. A aldeia de Pitões das Júnias pertence a Montalegre mas situa-se na Serra do Gerês, a cerca de 1000 metros de altitude. Ali já é frio por isso, independentemente da altura do ano, leve agasalhos. Quando chegar a Pitões das Júnias siga para o Cemitério. É lá que começa o trilho de Pitões das Júnias. Tem lá um bom parque com muito espaço para deixar ficar o carro. O trilho de Pitões das Júnias propriamente dito termina na aldeia de Pitões das Júnias mas o melhor é regressar onde tem o seu carro, a cerca de 500 metros da aldeia, o que torna o trilho circular.
PERCURSO PELO TRILHO DE PITÕES DAS JÚNIAS
O trilho é curto, podendo ser circular e ao longo do seu trajecto tem paisagens incríveis e até o passadiço de Pitões das Júnias (o passadiço foi recuperado recentemente e já está em bom estado). O trilho tem pouco mais de 4 km mas o tempo que demorará a fazê-lo depende do que quiser fazer pelo caminho.
Uma forma extarordinária de usufruir do trilho de Pitões das Júnias é fazer as actividades propostas pela Universidade do Minho, num panfleto informativo do departamento de geologia. O trilho assim demora cerca de 4 horas a percorrer mas, acredite, vale a pena, porque vai aprender imenso no seu percurso.
- Pode fazer o download do percurso e da brochura de Pitões das Júnias da Universidade do Minho aqui neste link.
- Pode fazer o download do folheto oficial de Pitões das Júnias aqui.
Visitar o mosteiro de Pitões das Júnias
O trilho de Pitões das Júnias começa no Cemitério e segue depois para o Mosteiro de Pitões das Júnias. Se fizer o trilho geológico vai ainda parar no marco geodésico para perceber a paisagem e depois no afloramento granítico do mosteiro e no filão de quartzo. Vale a pena.
Um vez no Mosteiro de Santa Maria das Júnias perca-se no interior das ruínas, cuja igreja está infelizmente fechada e com sinais de abandono exteriores. O lugar é incrível e até parece saída de um conto de fadas ali em Pitões das Júnias.
Visitar a Cascata de Pitões das Júnias
O trilho segue depois em direcção ao Miradouro da Cascata, mas pelo caminho, perto das setas de sinalização há um corte num trilho muito estreito à esquerda que lhe permite chegar ao topo da cascata do Ribeiro de Campesinho. Não é um local para gente com vertigens mas é verdadeiramente impressionante.
Visitar o miradouro e passadiço de Pitões das Júnias
Tem depois que voltar novamente ao trilho para seguir até uma bifurcação. Aí corta à esquerda e desce por um passadiço que o leva até ao Miradouro das Cascata. O passadiço está recuperado e encontra-se já em bom estado. Não é possível aceder à cascata desde o miradouro por isso não se aventure.
O trilho segue depois pelo Penedo Grande até à aldeia de Pitões das Júnias.
DICA EXTRA – Se visitar Pitões das Júnias não pode perder a oportunidade de comer o melhor bolo de chocolate do mundo no restaurante Casa do Preto. Lá tudo é bom mas o bolo de chocolate é de chorar por mais.
ONDE DORMIR EM PITÕES DAS JÚNIAS
Para fazer o trilho de Pitões das Júnias, e para poder apreciar melhor a beleza e o ambiente desta zona da Serra do Gerês, convém ficar a dormir, pelo menos, uma noite em Pitões das Júnias, no extremo nordeste da Serra do Gerês e a poucos quilómetros de Espanha. Nós ficámos alojados na Casa do Preto, com quartos simples mas confortáveis e um restaurante com uma cozinha de babar por mais. Outras boas opções em Pitões das Júnias são a Casa da Fonte, a Casa D’Campo Ferreira, ou o Cantinho Ti Carlos.
Nessa zona da Serra do Gerês, há também outras boas opções em Outeiro, perto da Albufeira da Barragem de Paradela, como o Hotel Vista Bela do Geres, e a Oficina Do Joe Guesthouse.
SEGURO DE VIAGEM IATI PARA ESCAPADINHAS EM PORTUGAL (cobre Covid-19)
A IATI tem um seguro que é especial para viagens dentro de Portugal. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Podes fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui!
Veja os nossos artigos sobre a Serra do Gerês:
- Visitar a Serra do Gerês – As melhores dicas do que ver e fazer quando visitar a Serra do Gerês, em Portugal.
- Regras nos trilhos – Um artigo obrigatório sobre uma conduta e comportamento adequados durante as actividades na natureza.
- Trilhos de Pitões das Júnias – Trilho curto na Serra do Gerês.
- Trilho do Poço Azul – Trilho para chegar ao Poço Azul, no Gerês.
- Trilho do Sobreiral da Ermida – Um trilho longo na Serra do Gerês
- Os melhores trilhos da Serra do Gerês – Um artigo com uma lista de trilhos imperdíveis na Serra do Gerês.
- Trilho da Fenda da Calcedónia – Um trilho para amantes da aventura na Serra do Gerês.
- Trilho dos Miradouros do Gerês – Um trilho longo para quem gosta de aventuras e ver paisagens deslumbrantes.
- Trilho da Preguiça – Um trilho curto e fácil na Serra do Gerês.
- Trilho das 7 Lagoas dos Xertelo – Um trilho fácil e outro longo para chegar às 7 lagoas do Xertelo, no Gerês.
- Os melhores miradouros do Gerês – Uma lista dos melhores miradouros do Gerês e de como lá chegar.
- As melhores cascatas do Gerês – Um artigo cheio de dicas para chegar às melhores cascatas da serra do Gerês.
Olá =) qual é a distância mais ou menos entre a bifurcação que leva ao topo da cascata do ribeiro de campesinho? Só para ter noção de quanto tempo e/ou distância andar, obrigada!
Não lhe sei dizer bem, mas de quem vem do lado do mosteiro talvez 500 metros.
Acabei por não encontrar , mas obrigada na mesma.
bom artigo. obrigado por compartilhar.
Muito obrigada. Vai adorar Pitões de Júnias.
Desde já os meus cumprimentos.
Venho assim informar que o vosso artigo até não está mau de todo e eu até me subscrevia mas pela forma como são apresentados, é melhor não vos dar esse prazer.
Quantos menos subscritos melhor. Se querem sobreviver, façam-no trabalhando nas vossas profissões que foi para isso que fizeram a formatura.
Gosto do seu humor, João. 😀
Estive nesta zona na semana passada o acesso à cascata Pitões das júnias estava interdito pois estavam em trabalhos a colocar novo passadiço.
Obrigada pela informação, Sílvia. Pode ser que estejam a colocar um novo. Estava mesmo a precisar de ser substituído.
Olá Carla. há alguma maneira de saber que trilhos são mais ou menos indicados para fazer com crianças (pequenas)? Obrigada!
Neste nosso artigo nós colocamos à frente o grau de dificuldade. Com crianças mais pequenas eu só faria os fáceis. https://www.viajarentreviagens.pt/portugal/trilhos-do-geres/