O Trilho da Preguiça no Gerês pode parecer pequeno e, à primeira vista, com pouco interesse mas não é nada verdade. Aliás, é o contrário. Verdade! A maioria das pessoas não faz o Trilho da Preguiça no Gerês e, ainda bem, porque assim, este pedacinho de pedacinho do Gerês é uma experiência muito mais introspectiva, serena e mágica. Não nos cruzamos com ninguém no Trilho da Preguiça no Gerês mas garantimos que as suas belas cascatas, miradouros, pontes, ribeiros e currais são um encanto.
COMO CHEGAR AO TRILHO DA PREGUIÇA NO GERÊS
Chegar ao trilho da Preguiça no Gerês não é difícil. O Trilho da Preguiça no Gerês começa e acaba no miradouro da Preguiça, mesmo na estrada N-308-1, que leva até à Portela do Homem. O miradouro do Trilho da Preguiça no Gerês fica a menos de 5 km da Vila do Gerês. Não há muito onde estacionar o carro mas o melhor é parar nas imediações da casa da Preguiça que fica mesmo ao lado do miradouro.
PERCURSO PELO TRILHO DA PREGUIÇA NO GERÊS
O trilho da Preguiça no Gerês é um trilho circular com cerca de 5 km de comprimento por isso, demora cerca de 2h30 a 3h a fazer. Nós demoramos 2h30 a fazer o Trilho da Preguiça no Gerês e parámos imensas vezes para tirar centenas de fotografias. O Trilho da Preguiça no Gerês é fácil e está bem marcado. O Trilho da Preguiça no Gerês é todo feito em área muito arborizado por isso há muita sombra o que faz dele um óptimo trilho para se fazer num dia de sol. Como é pequeno, o Trilho da Preguiça no Gerês é excelente para combinar com uma visita a esta parte da Serra do Gerês.
O Trilho da Preguiça no Gerês começa mesmo no Miradouro da Preguiça com vistas espectaculares sobre a albufeira da barragem da Caniçada.
Depois o Trilho da Preguiça no Gerês desce em direcção aos campos agrícolas mas por apenas alguns metros porque depois começa a subir durante cerca de 40 minutos pelo meio da vegetação luxuriante, uma continuação da Mata de Albergaria, onde se cruza a ribeira da Laja pela primeira vez.
O Trilho da Preguiça no Gerês depois alcança um pequeno miradouro na estrada, até um pouco à frente, chegar perto da estrada (mas não se cruza a estrada aqui). Aí, o Trilho da Preguiça no Gerês começa a descer em direcção ao rio Gerês. Antes de chegar ao rio Gerês ainda cruza estrada perto da Ribeira da Laja.
Depois de cruzar a estrada no Trilho da Preguiça no Gerês, entramos na parte mais bonita do percurso. É preciso cruzar alguns ribeiros mas na Primavera e Verão é fácil porque nunca têm muita água, como é o caso da Ribeira da Cantina.
Um pouco acima aparece um curral, utilizado como abrigo pelos pastores. Aqui o Trilho da Preguiça no Gerês segue em direcção ao Rio Gerês e a sua bela ponte de madeira.
Depois, o Trilho da Preguiça no Gerês começa a seguir o leito de uma linha de água até chegar a um lugar maravilhoso, a base da cascata de Leonte. Pare, descanse e contemple este lugar. No Verão deve ter pouca água mas na Primavera é lindo o Trilho da Preguiça no Gerês.
Depois há que regressar até perto do local onde se cruza a ribeira da Cantina e depois seguir para o ex-libris do Trilho da Preguiça no Gerês, a Cascata da Laja, num contexto belíssimo com uma ponte de madeira.
Depois deste cenário no Trilho da Preguiça no Gerês, há que seguir um pouco mais e o trilho termina cerca de 700 metros à frente.
DICA EXTRA – Estas cascatas do Trilho da Preguiça no Gerês são pequenas e por isso não têm piscinas naturais grandes. Sendo assim, apesar de darem para refrescar, não são lugares para ir a banhos.
ONDE DORMIR NA VILA DO GERÊS PARA FAZER O TRILHO DA PREGUIÇA
A vila de Termas do Gerês é a localidade mais central na região do Gerês, e é quase inevitável ficar ali alojado quando visitar a Serra do Gerês e fizer o Trilho da Preguiça no Gerês, pois permite-lhe estar perto de muitos lugares de interesse e do início de vários trilhos. Há várias opções possíveis, todas de boa qualidade para se alojar quando fizer o Trilho da Preguiça no Gerês.
- Nós ficámos alojados no Gerês Village Apartment, um apartamento T2 pertencente ao Grupo Pousadela (responsável pelos aldeamentos Pousadela Village e Casas da Encosta de Louredo, também na região do Gerês), mesmo no centro da vila, enorme, moderno e com muito conforto. E quanto à localização, mais central era impossível!
Pode reservar aqui a sua estadia no Gerês Village Apartment.
Mas há outras excelentes opções na vila das Termas do Gerês. Pode escolher entre:
- alojamentos mais baratos, como a Gerês Guest House, a Residencial Ribeiro, ou o Home Geres Hostel;
- hotéis clássicos como o Hotel Central Jardim, o Hotel Universal, o Adelaide Hotel, ou o Baltazar Hotel;
- ou , se viajar em família ou grupo, as casas de férias Quinta Machado Da Pedra Bela, a Tea House Gerês, ou o São Miguel do Gerês, ou ainda o apartamento Casa Ribom, as Casinhas do Gerês, ou os Geresiana Apartamentos;
- ou ainda, se preferir mais conforto e exclusividade, o Chalé de Soutelinho.
SEGURO DE VIAGEM IATI PARA ESCAPADINHAS EM PORTUGAL (cobre Covid-19)
A IATI tem um seguro que é especial para viagens dentro de Portugal e para o Trilho da Preguiça no Gerês. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Outra novidade é que pode optar por uma cobertura de cancelamento em caso de resultado positivo para COVID-19, seja do segurado, pais ou filhos. Isso significa que ao contratar o seguro de cancelamento opcional dos packs seguro de viagem + seguro de cancelamento ou o seguro IATI Cancelamento, caso o segurado resulte positivo terá direito a cobertura de anulação da viagem nos limites do seguro contrato. Não há melhor seguro no mercado nesta altura! Podes fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto!
Se procura trilhos em Portugal, pode ter interesse nos vários trilhos que nós temos explicados aqui no blogue:
- Regras nos trilhos – Um artigo obrigatório sobre uma conduta e comportamento adequados durante as actividades na natureza.
- Os melhores trilhos de Portugal – Uma lista com uma pequena selecção de trilhos para fazer em Portugal.
- Trilhos da Rota Vicentina – 750 km de trilhos para fazer como Grande Rota ou trilhos diários no Alentejo e Algarve.
- Trilhos de Pitões das Júnias – Trilho curto na Serra do Gerês, e um bom trilho para combinar com o Trilho da Preguiça no Gerês.
- Trilho do Poço Azul – Trilho para chegar ao Poço Azul, no Gerês, e um bom trilho para combinar com o Trilho da Preguiça no Gerês.
- Trilho da Fajã de Santo Cristo – Trilho na ilha de São Jorge, nos Açores
- Subida da Montanha do Pico – Trilho para subir ao Pico e Piquinho, com pernoita ou num dia
- Rota dos Túneis – Trilho longo de Fregeneda a Barca d’Álva, na antiga linha do Douro.
- Trilho da Aldeia de Drave – Trilho curto na Serra da Freita
- Trilho da Georota do Orvalho – Um trilho misto com passadiço e trilho no distrito de Castelo Branco.
- Trilho dos Sete Vales Suspensos – Trilho curto de elevada beleza no Algarve.
- Os melhores Trilhos do Algarve – Um artigo cheio de dicas sobre os melhores trilhos do Algarve
- Trilho da Cascata da Pedra Ferida – Um trilho no distrito de Coimbra bem próximo da serra da Lousã.
- Trilho dos Dolmens – Um trilho para descobrir a serra da Aboboreira no concelho de Baião.
- Trilho do Sobreiral da Ermida – Um trilho longo na Serra do Gerês, e um bom trilho para combinar com o Trilho da Preguiça no Gerês.
- Os melhores trilhos da Serra do Gerês – Um artigo com uma lista de trilhos imperdíveis na Serra do Gerês, incluindo o Trilho da Preguiça.
- Trilho da Fenda da Calcedónia – Um trilho para amantes da aventura na Serra do Gerês, e um bom trilho para combinar com o Trilho da Preguiça no Gerês.
- Trilho dos Miradouros do Gerês – Um trilho longo para quem gosta de aventuras e ver paisagens deslumbrantes, e um bom trilho para combinar com o Trilho da Preguiça no Gerês.
- Trilho da Preguiça – Um trilho curto e fácil na Serra do Gerês.
- Trilho das 7 Lagoas dos Xertelo – Um trilho fácil e outro longo para chegar às 7 lagoas do Xertelo, no Gerês e e um bom trilho para combinar com o Trilho da Preguiça no Gerês.
- Trilho da Praia do Barril – Um trilho curto para aproveitar uma praia no Algarve
- Trilho da Ilha da Culatra ao Farol – Um trilho curto para descobrir a Ria Formosa, no Algarve.
- Trilho da Praia da Falésia – Um trilho curto para aproveitar as vistas fabulosas das falésias no Algarve
- Trilho das Varandas sobre o Mar – Um dos trilhos mais bonitos do Algarve.
- Trilho da Praia da Luz a Lagos – Um trilho maravilhoso, o melhor na nossa opinião, para fazer no Algarve.
- Trilho do Pontal da Carrapateira – Um trilho curto, circular, para explorar a Costa Vicentina.
- Trilho de Sagres a Salema – Um trilho pela Rota Vicentina no Algarve.
- Trilho do Cabo de São Vicente a Sagres – Um trilho curto pelo mais belo da Rota Vicentina ao pôr do sol.
- Trilho dos Pescadores entre a Zambujeira do Mar e Odeceixe – Um dos troços mais belos da Rota Vicentina no Alentejo.
- Trilho da Levada do Caldeirão Verde e do Caldeirão do Inferno – Uma das mais belas levadas da ilha da Madeira.
- Trilho do Geoparque do Litoral de Viana do Castelo – Um belo trilho para descobrir as praias de Viana do Castelo.
- Trilho do Pico Areeiro ao Pico Ruivo – Um dos mais belos trilhos para fazer em Portugal e que permite estender até à Achada do Teixeira.
- Trilho das Fisgas de Ermelo – Um belo trilho para descobrir a Serra do Alvão, em Trás-os-Montes.
- Trilho do Pico Branco e Terra Chã – Um belo trilho para explorar a ilha de Porto Santo, na Madeira.
- Trilho de São Cristóvão do Douro – Um belo trilho para descobrir o Douro Vinhateiro no Pinhão.
- Trilho da Vereda do Pico Castelo – Um trilho para explorar na Ilha do Porto Santo, na Madeira.
- Trilho dos Pescadores entre Vila Nova de Milfontes e Almograve – Um trilho para explorar na Rota Vicentina.
- Trilho da Frecha da Mizarela – Um trilho para aventureiros que pretendem descobrir a Serra da Freita, no distrito de Aveiro.
- Trilho do Vale das Buracas de Casmilo – Um trilho para descobrir a paisagem incrível da Serra do Sicó, no distrito de Coimbra.
- Trilho da Ribeira dos Amiais – Um trilho curto e super interessante para descobrir as Serras de Aire e Candeeiros.
- Trilho pela Linha do Tua – Um trilho maravilhoso que, na actualidade, só se consegue fazer meio percurso.
- Trilho de Ponta Delgada à Fajã Grande – Um trilho maravilhoso para explorar a ilha das Flores, nos Açores.
Desde já os meus cumprimentos ao ou aos autores deste artigo.
Tenho a informar de que falta um mapa para melhor orientação de quem esteja interessado em fazer o trilho. No artigo o trilho identifica-se pelo nome mas o numero de registo, onde se encontra?. Sim, sei que foi um lapso mas o é certo é que o artigo está incompleto e dificulta os interessados em fazê-lo. Outro pormenor e eu sei que são direitos de autor mas se o/os autores fazem questão de não haver cópias, então o melhor será não colocarem qualquer artigo. Eu explico: – Se alguém estiver interessado em fazer o trilho, só conseguirá orientar-se se fizer uma copia do texto e de algumas fotos e isso não é possível na questão do texto. Para isso o interessado terá de escrever num arquivo ou numa folha o que seria mais fácil se tivesse acesso no artigo que leu.
Desde já o meu obrigado e continuem fazendo melhor para promoverem as belezas de Portugal
Obrigada pelas sugestões, João.