O trilho da praia da Luz a Lagos faz parte do Trilho dos Pescadores e foi o mais belo percurso pedestre que fizemos nos trilhos do Algarve. Nós fizemos muitos trilhos, quer na Costa Vicentina, quer no Barlavento e Sotavento algarvio e o trilho da praia da Luz a Lagos foi, sem sombra de dúvida, o que gostamos mais.
Caminhar ao logo da Costa Algarvia e no trilho da praia da Luz a Lagos permite-nos contemplar algumas das mais belas arribas vivas de Portugal. A acção erosiva do mar sobre as rochas é tão intensa que podemos testemunhar a abrasão marinha a funcionar em frente aos nossos olhos neste trilho da praia da Luz a Lagos. O resultado é um conjunto de arcos, farilhões, Ilhéus e pontes talhadas nos calcários, criando paisagens avassaladoras e de encher o olho. O trilho da praia da Luz a Lagos que devia ter 11 km mas nós transformamos em 15 km. O trilho da praia da Luz a Lagos, que devia ter demorado 4 horas, demorou 9 horas. O trilho da praia da Luz a Lagos é Portugal no seu melhor. Se forem para o Algarve, atrevam-se a levar a mochila e as sapatilhas e fazer o trilho da praia da Luz a Lagos. Ponham a toalha de praia na mochila e descubram as praias da melhor forma possível, a pé e com tempo. Permitam-se a estes luxos que o nosso país merece.
COMO CHEGAR AO TRILHO DA PRAIA DA LUZ A LAGOS
O trilho da praia da Luz e Lagos é um trilho circular pelo que terá que começar num local e terminar no outro. O nosso conselho é que comece o trilho da praia da Luz a Lagos na praia da Luz, permitindo assim aproveitar a melhor exposição das arribas à luz solar. O ideal é deixar o carro estacionado em Lagos para trilho da praia da Luz a Lagos. Nós estacionámos perto da antiga estação de comboio, por trás da marina de Lagos, onde existe um bairro residencial e é permitido estacionar sem pagar. Depois atravessamos a pé pela marina e ponte, até ao terminal de autocarros de Lagos (fica a cerca de 300 metros) e aí apanhamos um táxi. Pedimos ao taxista para nos deixar na praia da Luz e foi lá que começamos o trilho da praia da Luz a Lagos. Com o carro no final do percurso, pudemos aproveitar completamente o dia no trilho da praia da Luz a Lagos, sem pressão, porque no momento em que acabássemos o trilho teríamos o nosso carro à nossa espera.
PERCURSO PELO TRILHO DA PRAIA DA LUZ A LAGOS
O trilho da praia da Luz a Lagos está devidamente marcado, numa extensão de aproximadamente 11 km. O trilho da praia da Luz a Lagos passa pela Ponta da Piedade, um dos lugares mais belos da Costa Algarvia e pela Praia dos Estudantes, uma das praias mais singulares do Algarve. O ideal é passar um dia a caminhar pelo seu percurso aproveitando as praias.
O trilho da praia da Luz a Lagos começa na bela Praia da Luz, onde vale a pena dar um mergulho no mar antes de começar.
De seguida, o trilho da praia da Luz a Lagos começa a subir até à Rocha Negra, um promontório rochoso com vista extraordinária sobre a praia na Luz. Quando chegar ao topo, que demora cerca de 15 minutos de subida, vai encontrar o marco geodésico da Atalaia, que parece um obelisco no topo da formação rochosa.
O trilho da praia da Luz a Lagos depois segue pelo topo da arriba, subindo e descendo, mas sempre do topo da arriba, até começar a descer para a praia de Porto Mós. Nesta secção do trilho, as arribas estão bem vivas e é possível ver a acção da abrasão marinha. As arribas são erodidas pelas ondas, marés e correntes, e na base das arribas estão vários calhaus provenientes dos seus desabamentos. Estas rochas continuam a ser erodidas dando origem a praias. Com o recuar da arriba, devido à erosão, na maré baixa, vê-se muito bem as plataformas de abrasão expostas no mar.
Chegando à praia de Porto Mós a praia convida a um mergulho, algo que nós não resistimos e que também não deve resistir. A praia é óptima para ir a banhos e nadar. Mas, apesar de ter ali bons restaurante, nós achamos que deve resistir, porque o nosso restaurante preferido no Algarve fica ao longo do trilho e vale a pena esperar para almoçar lá (ainda que seja um almoço tardio).
DICA EXTRA – Leve consigo no trilho da praia da Luz a Lagos alguns snaks para ir comendo à medida que vai caminhando, especialmente depois dos mergulhos, quando o apetite mais aperta. Recomendamos, no entanto, que se poupe para um almoço divinal da praia do Camilo quase no final do trilho da praia da Luz a Lagos.
Depois da praia de Porto Mós o trilho da praia da Luz a Lagos segue por uma área urbanizada mas nós resolvemos sair do trilho oficial e percorrer um trilho de terra batina, não sinalizado (mas que não tem nada que enganar) que vai pelo topo arriba junto mar até se encontrar com o trilho nos passadiços da Ponta da Piedade. Este “desvio” no trilho da praia da Luz a Lagos vale mesmo a pena.
A passagem de acesso à praia do Canavial é maravilhosa com passagem por escadas talhadas na rocha e até pontes escavadas nas arribas. Nós não descemos à praia do Canavial porque sabíamos que pela frente tínhamos lugares incríveis mas daquilo que vimos, vale a pena descer.
O trilho da praia da Luz a Lagos depois sobe em direcção ao topo das arribas e à praia do Barranco do Martinho, não acessível sem ser de barco. O trilho da praia da Luz a Lagos continua para a Ponta da Piedade, passando por vários ravinamentos maravilhosos e promontórios magníficos que parecem despenhar-se no mar. Em frente às arribas há várias pontes, arcos, farilhões (pequenos ilhéus de rocha pontiaguda) e grutas. Esta área é uma das mais belas do trilho da praia da Luz a Lagos.
Antes de chegar à Ponta da Piedade o trilho da praia da Luz a Lagos intercepta os passadiços da Ponta da Piedade que permitem ter vistas fabulosas sobre as arribas. Um pouco à frente, aparece o farol da Ponta da Piedade e, mesmo por trás, arcos e pontes nas arribas maravilhosos.
A Ponta da Piedade é um cabo talhado nos calcários da costa algarvia no concelho de Lagos. As formações rochosas calcárias que resultam da acção erosiva do mar, a abrasão marinha, estão bastante vivas na paisagem. Arcos, pontes, farilhões, ilhéus… aqui a costa rochosa ou de arriba é impressionante.
Por trás do farol há uma escadaria de pedra que desce até ao mar e permite nadar no mar, numa área resguardada das ondas e correntes pelas rochas. São autênticas piscinas naturais na Ponta da Piedade onde vale a pena desfrutar de um bom mergulho. E, acreditem, não há nada melhor do que boiar no meio destas piscinas naturais rodeadas por arribas.
O trilho da praia da Luz a Lagos de seguida dirige-se para a praia do Camilo, passando pela praia da Balança e praia da Boneca. Este troço do trilho segue por estrada, mas nós voltamos a percorrê-lo pelos inúmeros caminhos de terra que ali existem e que permitem alcançar miradouros verdadeiramente brutais com vistas sobre a costa recortada da zona de Lagos.
Antes de descer à praia do Camilo, uma das mais bonitas do Algarve, vale a pena parar no Restaurante O Camilo para um almoço tardio. Nós comemos duas ostras do Algarve de entrada e depois lulas à algarvia e polvo com ameijoas. Simplesmente divinal, regado com sangria de espumante e frutos vermelhos. Foi o melhor restaurante onde comemos no Algarve. A vista é linda, a esplanada maravilhosa e o ambiente fantástico.
Desça depois à belíssima praia do Camilo, um lugar maravilhoso para alugar um paddle e explorar a zona, agora vista do mar.
O trilho da praia da Luz a Lagos segue depois por estrada até à praia Dona Ana, onde volta a seguir junto à costa passando pela praia do Pinhão, e chegando à maravilhosa praia dos Estudantes.
Na praia dos Estudantes, tem que descer ao areal e passar duas pontes de rocha do lado direito para chegar à ponte romana de Lagos, na praia dos Estudantes. Esta praia é maravilhosa, mais ainda ao final do dia.
De seguida, siga pela areia, ao longo da praia da Batata, até chegar à fortaleza de Lagos. Uma vez em Lagos, basta caminhar ao longo da EN125 até alcançar a marina de Lagos, beber uma bebida ao pôr-do-sol na marina, e depois pegar no carro (se for o caso).
ONDE DORMIR EM OLHÃO PARA FAZER O TRILHO DA PRAIA DA LUZ A LAGOS
No centro de Lagos, pode ficar alojado em alguns excelentes lugares. Pode optar por:
- alojamentos mais baratos em Lagos, como o Olive Hostel Lagos, o Camone Hostel, o Boutique Taghostel, ou o Farol B&B, e ainda a Infante Guesthouse, todos no centro histórico de Lagos;
- alojamentos com mais conforto em Lagos, a Casa Mãe, as Bowen Luxury Suites, ou a Moura Only for Two;
- alojamentos para famílias ou grupos em Lagos, as casas de férias Casa Creativa Lagos, Happy House – Casa de férias, Casa Cataplana Accommodations, ou a Casa Portas de Portugal, e os apartamentos The Salty Lodge, os Baluarte da Vila Apartments, os Villa Oliveira Apartments, e a Fábrica da Ribeira 53 by Destination Algarve.
SEGURO DE VIAGEM IATI PARA ESCAPADINHAS EM PORTUGAL (cobre Covid-19)
A IATI tem um seguro que é especial para viagens dentro de Portugal. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Outra novidade é que pode optar por uma cobertura de cancelamento em caso de resultado positivo para COVID-19, seja do segurado, pais ou filhos. Isso significa que ao contratar o seguro de cancelamento opcional dos packs seguro de viagem + seguro de cancelamento ou o seguro IATI Cancelamento, caso o segurado resulte positivo terá direito a cobertura de anulação da viagem nos limites do seguro contrato. Não há melhor seguro no mercado nesta altura! Podes fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto!
Se procura outras ideias para visitar o Algarve pode interessar-lhe também estes nossos artigos:
- Visitar Lagos – Com muitas sugestões de lugares a conhecer como Ponta da Piedade, Praia do Camilo, Praia da Dona Ana e Praia dos Estudantes.
- Visitar Faro – Com muitas sugestões de lugares a conhecer como Ilha Barreira (ou ilha Deserta), Ilha da Culatra, “Ilha” do Farol e Península de Ancão.
- Visitar Tavira – Com muitas sugestões de lugares a conhecer como a Cacela Velha, a Praia da Fábrica, Praia do Barril, Ilha de Tavira e Cabanas de Tavira.
- Visitar Olhão – Com muitas sugestões de lugares a conhecer como Ilha da Culatra, Ilha de Armona, Ria Formosa, “Ilha do Farol”, etc.
- Visitar a Ria Formosa – Com imensas sugestões sobre como aproveitar o melhor da Ria Formosa e as suas experiências incríveis.
- Roteiro para Viajar no Algarve – Um roteiro de 20 dias para explorar o melhor do Algarve numa viagem diferente do conceito habitual de férias.
- As melhores praias do Algarve – Um artigo com mais de 50 praias maravilhosas para explorar no Algarve com dicas de onde dormir e o que fazer em cada uma delas.
- Os melhores trilhos do Algarve – Uma lista dos melhores trilhos e passadiços para fazer no Algarve e explorar a região de forma muito mais saudável e sustentável.
- Visitar a Gruta de Benagil – Tudo o que precisa de saber para visitar a gruta mais popular do Algarve.
- Visitar a Costa Vicentina – Tudo o que precisa saber para visitar o Algarve mais selvagem, desde Odeceixe a Burgau, passando por toda a costa de Sagres.
- Casas de Férias no Algarve – Se procura casas de férias no Algarve, com piscina, vista sobre o mar, lugares tranquilos ou adequado para famílias, então este artigo é para si.
Se gosta de trilhos e caminhadas, estes são alguns dos melhores trilhos que pode fazer no Algarve:
- Trilho da Praia do Barril
- Trilho da Ilha da Culatra à Ilha do Farol
- Trilho da Praia da Falésia
- Trilho dos Sete Vales Suspensos
- Trilho das Varandas sobre o Mar
- Trilho ao Sabor da Maré
- Trilho dos Passadiços dos Salgados
- Trilho da Praia da Luz a Lagos
- Trilho do Pontal da Carrapateira
- Trilho de Sagres a Salema na Costa Vicentina
- Trilho do Cabo de São Vicente a Sagres