O trilho da Fajã da Caldeira do Santo Cristo é um dos passeios obrigatórios a fazer na ilha de São Jorge, nos Açores. Com pernoita na fajã ou apenas num dia, fazer este trilho é mesmo obrigatório para quem gosta de desfrutar da natureza e conhecer a alma da ilha açoriana.
Veja este nosso artigo no blogue sobre os Melhores Trilhos do Gerês
COMO CHEGAR AO TRILHO DA FAJÃ DA CALDEIRA DE SANTO CRISTO
O trilho da Fajã da Caldeira do Santo Cristo tem início na Serra do Topo nas coordenadas GPS – 38°35’50.6″N 27°55’35.8″W e termina na igreja da Fajã dos Cubres. Como o trilho é linear isso significa que terá que levar o carro para o início (ou final) e depois vai necessitar de transporte (táxi) para o levar ao outro ponto do trilho.
O trilho tem cerca de 10 km de extensão e demora cerca de 4 a 5 horas a percorrer de forma tranquila. Porém, a nossa sugestão é que lhe dedique um dia inteiro, aproveitando para relaxar na Caldeira do Santo Cristo. Ou, melhor ainda, fazer em dois dias, pernoitando uma noite na Caldeira do Santo Cristo.
Pode fazer o download do trilho em GPS para usar na app do Maps.me aqui.
Organização dos transportes para o trilho da Fajã do Santo Cristo
O ideal é levar o carro consigo até à Serra do Topo, nas coordenadas indicadas acima. Como lá tem parque de estacionamento é fácil e seguro deixar lá ficar o carro. O trilho começa aí e depois termina na Fajã dos Cubres. Quando chegar à Fajã dos Cubres dirija-se para a igreja. Aí vai encontrar táxis que se juntam ao final do dia à espera das pessoas que chegam do trilho. Se estiver sozinho ou a dois esta é a melhor opção porque pode encontrar aí outros viajantes para dividir as despesas do táxi. Se não estiverem lá táxis há uma placa com alguns números de taxistas afixados. Contudo, se pretender o contacto de um taxista de segurança, comente aqui no blogue que nós enviamos-lhe o que usámos que era muito simpático e profissional.
Se procura alugar carro use este link para ver quais as melhores opções de preço qualidade.
O táxi desde a Fajã dos Cubres até à Serra do Topo custa 23,5€ pelo trajecto até 4 pessoas. Este percurso demora cerca de 45 minutos e, geralmente, o taxista até pára no miradouro da Fajã dos Cubres para tirar uma fotografia. Pode também fazer ao contrário, deixar o carro na Fajã dos Cubres de manhã cedo e depois apanhar um táxi para o início do trilho na Serra do Topo. Esta opção só é pior para dividir o táxi com outros viajantes.
Se não tiver carro, terá que usar o táxi para ir e vir do ponto inicial e final do percurso porque não há transporte público. Se este for o caso, o ideal é alojar-se na Fajã dos Cubres ou na Calheta pois são as zonas mais fáceis para gerir a questão dos transportes.
Pode fazer aqui o download do panfleto do trilho da Fajã da Caldeira de Santo Cristo
PERCURSO PELO TRILHO DA FAJÃ DA CALDEIRA DE SANTO CRISTO
O percurso do Trilho da Fajã de Santo Cristo tem inicio na bela Serra do Topo, num miradouro com vistas sobre o Pico e o imenso Atlântico. O trilho começa do outro lado da estrada do parque do estacionamento e após uma ligeira subida de 50 metros, começa a descer em direcção à fajã. A descida é sempre constante, ziguezagueando as vertentes em direcção ao mar.
Na primeira parte do trilho em direcção a Caldeira de Cima o percurso acompanha as hortênsias floridas e cheias de cor e perfume. Ao entrar no terço final da descida, depois de atravessar uma ponte, deverá fazer um desvio à direita (com uma escada em madeira) para a Cascata da Caldeira de Cima, com duas óptimas lagoas para um banho refrescante. Dizem que se tomar banho nestas águas geladas voltará à ilha!
Irá ver a Fajã da Caldeira de Santo Cristo no trilho mesmo antes de lá chegar numa abertura da vegetação. Este é o melhor miradouro sobre a caldeira da fajã. A fajã foi criada por um desmoronamento causado pelo sismo de 1757, a erosão do mar e as águas pluviais deram origem à sua lagoa, agora frequentada por banhistas.
Quando chegar à fajã aproveite para almoçar no único local onde servem comida mas lembre-se, precisa de marcar antes e, se quiser ameijoas, avisar. São caras mas dizem que são boas (nós não conseguimos mesa e a empregada não foi nada simpática connosco). Se quiser marcar antes, o telefone é 918650613 ou 910113930. Se não quiser almoçar lá, faça como nós e leve um piquenique para almoçar junto à lagoa.
Aproveite depois para tomar banho na lagoa e aproveitar a tarde no local. Vale bem a pena. Nós fizemos o trilho todo num dia mas, se tivessemos mais tempo na ilha gostaríamos de ter ficado aqui a dormir. Achamos que vale a pena.
Sendo assim, se tiver tempo, reserve o seu alojamento e combine com ele o pick up das bagagens (os alojamentos vão buscar a sua bagagem à Fajã dos Cubres de moto 4 se combinar com eles antecipadamente (veja onde pode dormir nesta fajã um pouco mais abaixo). Esta pode ser uma boa opção, especialmente se decidir deixar o carro de manhã junto à igreja da Fajã dos Cubres.
Depois de explorar a Fajã da Caldeira do Santo Cristo o trilho segue em direcção à Fajã do Belo, uma pequena fajã sem habitantes permanentes (após o terramoto de 1980), tendo algumas habitações sido adaptadas para casas de Verão.
Uma hora depois chegará à Fajã dos Cubres, o ponto final do trilho PR01 SJO. Esta é uma das mais belas fajãs de São Jorge com uma pequena povoação (reconstruída após o terramoto de 9 de Julho de 1757) e uma lagoa, rodeado de pântanos de Junco e com 4 ilhéus. Vale a pena explorar a zona da lagoa antes de apanhar o seu transporte.
ONDE DORMIR PARA FAZER O TRILHO DA FAJÃ DA CALDEIRA DE SANTO CRISTO
- Se quer dormir na Fajã da Caldeira do Santo Cristo, pode escolher entre a Caldeira Guesthouse, a Casa da Lagoa AL 416, ou a Casa da Fajã.
- Se quer dormir na Fajã dos Cubres, pode escolher entre a Casa dos Cubres, ou a Casa da Arcada (AL).
Se vai viajar para os Açores não perca as nossas dicas aqui no blogue
- Tudo o que precisa de saber para VIAJAR PARA OS AÇORES EM 2020
- Dicas e roteiro de lugares para viajar para a ILHA DAS FLORES nos Açores
- Dicas e roteiro de lugares para viajar para a ILHA DO CORVO nos Açores
- Dicas e roteiro de lugares para viajar para a ILHA DE SÃO MIGUEL nos Açores
- Lugares obrigatórios para visitar em SÃO MIGUEL nos Açores
- Visitar SANTA MARIA, o segredo mais bem escondido dos Açores
- Visitar SÃO JORGE, a ilha das fajãs dos Açores
- Trilho da CALDEIRA DE SANTO CRISTO na ilha de São Jorge, nos Açores
- Visitar a ILHA DO PICO, a ilha vulcão dos Açores
- Subir a MONTANHA DO PICO, o ponto mais alto de Portugal (tudo o que precisa de saber para subir num dia ou com pernoita)
- Viajar nas ILHAS DO TRIÂNGULO DOS AÇORES, com roteiro detalhado para explorar as ilhas do Pico, São Jorge e Faial.
- Visitar a ILHA DO FAIAL, com roteiro, locais a visitar e o que ver e fazer na ilha do Faial, nos Açores.
excelente pormenores da viagem! quanto ao contacto do taxi podem partilhar? obrigado
Enviei agora para o email que escreveu no registo do comentário.