Visitar a Serra da Estrela é uma das viagens pelo melhor de Portugal. A Serra da Estrela é a nossa maior serra, atingindo 1991 m de altitude na Torre e, apesar de a estrada ir até ao cume, não deixa de ser uma bela aventura explorar a serra. A Serra da Estrela é um local maravilhoso para fazer passeios, trilhos ou simplesmente uma excursão em família ou com amigos. Visitar a Serra da Estrela é obrigatório quando se viaja em Portugal.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
Se gosta de serras, estes são alguns artigos do nosso blogue que lhe podem interessar
- Serra da Lousã – Um artigo cheio de dicas maravilhosas para explorar a Serra da Lousã, com roteiro dia-a-dia para um fim de semana prolongado.
- Serra da Estrela – Um artigo cheio de dicas maravilhosas e com um roteiro para uma bela escapadinha pelo centro de Portugal.
- Serra do Montesinho – Um artigo cheio de dicas maravilhosas para uma bela escapadinha pelo norte de Portugal bem próximo de Bragança.
- Serras de Aire e Candeeiros – Um artigo com um roteiro maravilhoso para explorar as paisagens calcárias de Portugal.
- Visitar a Serra do Gerês – Um artigo com as melhores dicas para visitar o Gerês e a serra, com dicas para trilhos, piscinas naturais, restaurantes e alojamentos.
- Serra da Freita – Um artigo com as melhores dicas para visitar e aproveitar a maravilhosa Serra da Freita, no centro de Portugal.
- Serra do Açor – Um artigo com um roteiro e dicas para visitar a Serra do Açor em 2 ou 4 dias.
- Serra do Alvão – Um artigo sobre a Serra do Alvão e as maravilhas deste território no Norte de Portugal.
VISITAR A SERRA DA ESTRELA
Visitar a Serra da Estrela num fim de semana pode ser um desafio mas ainda assim é um desafio muito bom. Contudo, o ideal é visitar a Serra da Estrela uma vez, depois apaixonar-se, e com tempo ir voltando. Há muitas e boas formas de visitar a Serra da Estrela, mas a melhor é a pé. Contudo, fazer trilhos na Serra da Estrela requer tempo e por isso não se coaduna com uma primeira visita. O nosso conselho é que visite primeiro a Serra da Estrela como um “turista” e depois de se familiarizar com a serra, volte para a explorar devidamente. É sempre bom voltar à Serra da Estrela.
- Para visitar a Serra da Estrela necessita de carro próprio ou alugado. Os transportes públicos na serra são muito deficitários, infelizmente, tanto para os habitantes locais como para os turistas. Se assim, se não tem carro próprio, alugue carro para visitar a Serra da Estrela.
QUANDO VISITAR A SERRA DA ESTRELA
A Serra da Estrela é a maior serra de Portugal Continental e, como tal, o local ideal para visitar se quiser ver neve! Todos os Invernos neva na serra. Geralmente as primeiras neves chegam no mês de Novembro e prolongam-se até finais de Abril ou Maio. Com isto não quer dizer que nos meses de Inverno haja sempre neve na Serra da Estrela. A serra cobre-se de neve com os nevões, mas passados alguns dias a neve vai derretendo. A melhor zona para ver neve na Serra da Estrela é na área da Torre e nas Penhas da Saúde. Lembre-se que, apesar de a Serra da Estrela ter limpeza de neve no Inverno, se os nevões forem fortes, o acesso à torre pode ser cortado. O mesmo se aplica à estrada que sobe de Manteigas para a Torre e a zona de Penhas da Saúde.
Para quem quer ver neve, o Inverno é a altura ideal para visitar a Serra da Estrela. As passagens de ano na Serra da Estrela são lendárias e nessa altura do ano os hotéis esgotam com meses de antecedência. O Carnaval é a segunda altura mais procurada para visitar a Estrela, pois a probabilidade de apanhar neve é muito elevada. Geralmente os grandes nevões acontecem por essa altura.
Para quem gosta de fazer trilhos e aproveitar a natureza, a melhor altura para visitar a Serra da Estrela é na Primavera e no Outono, quando a serra fica colorida de flores e das cores de Outono.
Se pretende aproveitar as praias fluviais da serra, então o melhor é mesmo ir nos meses de Verão, quando as temperaturas do ar são mais altas. As águas, essas, vão ser sempre geladas! Não tenha expectativas diferentes!
O QUE É A SERRA DA ESTRELA
A Serra da Estrela, com quase dois mil metros de altitude, é um livro aberto sobre a última glaciação em Portugal. No período de Wurm, um extenso glaciar ocupava o cume da serra, estendendo-se em várias línguas glaciares pelos vales. A erosão provocado pelos glaciares e línguas glaciares concedeu características únicas à paisagem, fazendo desta serra portuguesa um autêntico tesouro no que toca à geomorfologia glaciar em Portugal. Vales glaciares, blocos erráticos, vales suspensos terminando em cascatas, antigas moreias, a Serra da Estrela tem um pouco de tudo para quem quer conhecer ambientes paleoglaciares.
GEOPARK SERRA DA ESTRELA
Como resultado da riqueza geomorfológica da Serra da Estrela surgiu o Geopark Estrela, classificado pela UNESCO como património imaterial da Humanidade e um dos mais belos parques naturais de Portugal. O Geopark tem uma série de geossítios que pode visitar e que lhe darão a conhecer o paleoclima desta região de Portugal. Mas o Geopark Estrela preserva também vários locais de interesse geológico, como minas ou recursos hidrogeológicos, como as fontes de água da Serra da Estrela. No site do Geopark há um mundo de locais para descobrir e explorar. Se for ficar vários dias na Serra da Estrela, deve consultar o site para poder explorar a fundo o que a serra tem para lhe oferecer.
ONDE DORMIR NA SERRA DA ESTRELA
O melhor local para dormir na Serra da Estrela é o mais acima possível! Diríamos que a zona das Penhas da Saúde é o melhor, seguido de Manteigas e só depois a Covilhã ou Seia.
Locais ideais para dormir na Serra da Estrela nas Penhas da Saúde
- Em termos de preço – qualidade e localização, a melhor opção para se alojar na Serra da Estrela é HI Serra da Estrela – Pousada de Juventude e o Pousada da Serra da Estrela. Se procura uma casa, o Cota 1500 – Chalés tem boas opções. Se vai fazer trilhos, experimente o Refúgio na Estrela Penhas da Saúde ou o Refúgio Trilhos e Cumes. Na aldeia do Sabugueiro experimente a Casa da Moreia ou outra excelente opção, a Sambuc’asa – Serra da Estrela.
Locais ideais para dormir na Serra da Estrela em Manteigas
- Em Manteigas experimente o Vila Gale Serra da Estrela e a Casa das Penhas Douradas – Burel Mountain Hotels.
Locais ideais para dormir na Serra da Estrela na Covilhã
- O alojamento mais popular para quem quer visitar a Estrela, do lado da Covilhã, é o Luna Hotel Serra da Estrela e o Luna Chalets da Montanha – Serra da Estrela, ambos já na Serra da Estrela.
Locais ideais para dormir na Serra da Estrela em Seia e Gouveia
- Para quem procura boas opções de alojamento em Seia experimente as Casas Da Lapa, Nature & Spa Hotel, o Hotel Eurosol Seia Camelo ou as Casas do Soito. Se procura requinte, experimente a Casa do Vidoeiro. Em Gouveia é o Madre de Água Hotel Rural de Charme.
ROTEIRO DO QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR A SERRA DA ESTRELA
O roteiro da Serra da Estrela que partilhamos pode ser adaptado consoante a sua vontade. O ideal é visitar a Estrela ao seu ritmo, deixando-se apaixonar por este local e voltar mais tarde para o explorar melhor.
DIA 1 – VISITAR O VALE DO ZÊZERE
Este dia de roteiro pela Serra da Estrela será dedicado a explorar o Vale do Zêzere, entre Manteigas e a torre, com alguns desvios.
1. Visitar Manteigas
A povoação de Manteigas é um excelente local para se alojar na Estrela mas também uma paragem importante no seu roteiro. Os cheiros da serra inundam a povoação com os queijos, os enchidos pendurados e as ervas aromáticas nas mercearias.
2. Comer sandes de queijo da serra e presunto no restaurante “A Cascata”
Se vai à Serra da Estrela tem mesmo de experimentar as sandes de queijo da serra e presunto! Há muitos locais onde o pode fazer mas as melhores são mesmo em Manteigas. O restaurante “A Cascata” é apenas uma sugestão, mas não tem nada que enganar, experimente em qualquer lado!
3. Comer bife com queijo da serra no restaurante “Central”
Não pode sair da Serra da Estrela sem experimentar a bela gastronomia da serra e um dos melhores locais é o restaurante “Central”, em Manteigas. Nós comemos ali um bife com queijo da serra de chorar por mais!
4. Visitar o vale glaciar do rio Zêzere
O Vale do Zêzere é um dos vales glaciares mais fotogénicos do mundo. Ilustra imensos livros técnicos de glaciação e tem uma forma de vale em U completamente perfeito. É daqueles vales glaciares de “manual”! O ideal para conhecer o vale do Zêzere é percorrê-lo a pé, desde o Covão da Ametade até Manteigas. Se tiver tempo, faça-o. Se não tiver, contemple o vale a partir da estrada e explore os abrigos dos pastores, ainda hoje usados pelo gado na serra.
5. Visitar a cascata do Poço do Inferno
A cascata do Poço do Inferno constitui uma cascata de origem glaciar que resulta de um vale suspenso erodido pelos glaciares durante a última glaciação. Hoje é um dos lugares mais populares para se visitar na Serra da Estrela.
6. Visitar a formação rochosa da Cabeça do Velho
A formação rochosa da Cabeça do Velho é um símbolo da Estrela. Lembro-me de, quando era miúda, uma das minhas avós fazer uma excursão à Serra da Estrela e depois contar histórias sobre a Cabeça do Velho. É preciso caminhar um bocadinho para lá chegar, mas é uma formação interessante.
7. Visitar o Covão dos Conchos e o Covão da Ponte
O Covão dos Conchos é ocupado por uma represa de água que foi criada numa depressão de origem glaciar. Hoje é famoso graças às fotografias virais no Instagram. O Covão da Ponte é muito menos conhecido, mas muito mais tranquilo e, diria mesmo, maravilhoso.
8. Relaxar ou fazer um piquenique no Covão da Ametade
Nada melhor do que um lugar sossegado e relaxado para descansar na serra da Estrela e esse local é o Covão da Ametade. Esta é a zona verde mais bela da serra, infelizmente cada com cada vez menos mancha florestal. É um belo lugar para fazer piqueniques e para jogar e estar com crianças. É também o local onde pode acampar quando visitar a Estrela.
DIA 2 – NA TORRE DA SERRA DA ESTRELA
O topo da Serra da Estrela é o local serrano mais mítico em Portugal. Visitar esta zona requer tempo, e por isso deve dedicar-lhe um dia do seu roteiro na Serra da Estrela.
1. Tirar uma fotografia no ponto mais alto de Portugal Continental
Parece óbvio, mas não é! Não se esqueça de tirar uma fotografia no ponto mais alto de Portugal, mas atenção, de Portugal Continental, porque se quiser tirar uma fotografia do ponto mais alto de Portugal terá de ir à Montanha do Pico nos Açores!
2. Comprar queijo da serra, presunto e pão serrano no shopping da torre
Ainda que o shopping da torre seja turístico e com preços algo inflaccionados, vale a pena entrar no shopping da torre para comprar queijo da serra, presunto, enchidos e pão serrano. Negoceie os preços!
3. Experimentar ski na pista da Serra da Estrela
Se vai visitar a Serra da Estrela no Inverno deve experimentar a pista de ski. É a única em Portugal e o único local do pais onde pode praticar ski. As vistas são maravilhosas!
4. Contemplar as vistas do miradouro dos Piornos
Se quer conhecer a Serra da Estrela e ter belas panorâmicas da serra, experimente parar no miradouro dos Piornos, um dos mais belos da Serra da Estrela.
5. Visitar o lago do Viriato
O lago do Viriato é uma albufeira criada numa lagoa com origem glaciar na Serra da Estrela, cujas águas abastecem a cidade da Covilhã, e é óptima para uma bela pausa no Verão.
6. Visitar o miradouro do Vale Glaciar
No dia anterior visitou o vale glaciar do Zêzere mas neste dia pode ter uma vista panorâmica maravilhosa sobre ele deste miradouro fantástico.
7. Visitar o altar da Nossa Senhora da Boa Estrela
Quase a chegar ao cume da Serra da Estrela, quem vem do lado de Manteigas ou Covilhã, do lado direito, há um altar dedicado a Nossa Senhora da Boa Estrela, com a Nossa Senhora esculpida num nicho granítico da serra.
8. Visitar o Poio do Judeu, os blocos errantes da Serra da Estrela
Uma das evidências glaciares da serra é a existência de blocos erráticos transportados pelo glaciar da Estrela ao longo dos vales, nomeadamente no vale do Zêzere. O Poio do Judeu é o bloco errático mais visível na paisagem e permite perceber a força erosiva do glaciar quando talhou esta morfologia na Serra da Estrela.
9. Espreitar a Barragem de Covão do Meio
O Covão do Meio é mais um belo local para relaxar na Serra da Estrela e fazer uma boa pausa, especialmente nos dias de calor.
DIA 3 – NA COVILHÃ, O SOPÉ DA SERRA
Aproveite um dos dias que vai passar na Serra da Estrela para visitar a Covilhã, uma cidade que cresceu com base na indústria dos lanifícios produzidos na Serra da Estrela. As lãs das ovelhas da Serra da Estrela foram responsáveis pela escolha desta cidade pelo Marquês de Pombal para o desenvolvimento dos lanifícios em Portugal. É este legado que tem para descobrir nesta bela cidade do Centro de Portugal.
DIA 4 – EM SEIA, NOS CONTRAFORTES DA SERRA DA ESTRELA
A Serra da Estrela estende-se desde Celorico da Beira, Guarda, Covilhã até Seia e Gouveia. Será interessante explorar esta última parte da serra neste dia.
1. Visitar a Lagoa Comprida
Quem desce a Serra da Estrela da Torre para Seia passa pela Lagoa Comprida, mais uma lagoa glaciar na serra. Esta lagoa domina completamente a paisagem e vale a pena espreitá-la.
2. Visitar a aldeia e praia fluvial do Sabugueiro
A aldeia do Sabugueiro é a aldeia serrana mais alta de Portugal. É uma aldeia linda, com cheiro a serra! Não perca uma visita aos cães da Serra da Estrela, uma raça autóctone de cães portugueses. São maravilhosos. É também um bom local para fazer compras.
3. Visitar Seia e o Museu do Pão em Seia
Já a chegar a Seia há um excelente local para almoçar e fazer um belo programa em família. É o Museu do Pão, um museu dedicado aos cereais e panificação da Estrela, com um maravilhoso restaurante cheio de requinte.
4. Explorar a vila de Gouveia
Na sua descida da Serra da Estrela vale a pena parar em Gouveia para espreitar a povoação e ver os modos de vida tradicionais das povoações dos contrafortes da serra.
5. Visitar a aldeia do Folgosinho
Uma das aldeias mais tradicionais da Serra da Estrela é a aldeia do Folgosinho, com o seu castelo num pico de quartzo e uma bela praceta à volta de uma fonte e do pelourinho. Diz-se que Viriato nasceu ali! Quem sabe…
6. Comer no restaurante “O Albertino” em Folgosinho
Nenhuma visita à Serra da Estrela está completa se não for comer ao restaurante “O Albertino”, uma instituição na serra, com pratos que são lendários. Paga 18€/pessoa e pode comer três entradas, cinco pratos e beber à descrição vinho da casa. Queijo da Serra, morcela e chouriço começam a refeição! Arroz de cabidela de coelho, borrego assado no forno, leitão, javali com feijão e vitela assada (aos sábados e domingos) como pratos principais. De sobremesa, requeijão com doce de abóbora, leite creme e arroz doce! Provavelmente um dos melhores restaurante de Portugal!
Se gosta de roteiros e rotas para explorar Portugal, não pode perder estes nossos artigos aqui no blogue:
- Roteiro para as ilhas do Triângulo dos Açores – Um roteiro para aproveitar 10 dias pelas ilhas de São Jorge, Pico e Faial com informação dia-a-dia e de transporte entre ilhas.
- Roteiro para aproveitar a EN222 – Um roteiro para aproveitar uma das estradas mais belas de Portugal junto ao Douro.
- Roteiro pelos Miradouros do Douro Internacional – Um roteiro com indicação para chegar a todos os miradouros do Douro Internacional.
- As melhores estradas para conhecer e explorar Portugal – EN2 e EN222 são apenas algumas das magníficas estradas para conhecer Portugal. Conheça a nossa selecção.
- Estrada Nacional 2 – Um roteiro magnífico e personalizado, cheio de dicas para fazer a Estrada Nacional 2.
- Rota Termal e da Água – Um artigo para o ajudar a fazer uma rota magnífica em Portugal, pelas termas da região de Chaves.
- 9 Roteiros para conhecer Portugal de Carro – Um artigo com 9 propostas de roteiros para conhecer o melhor de Portugal de carro. Veja os nossos mapas e guarde estas sugestões.
- Rota do Românico em Portugal – Um conjunto de artigos sobre as Rotas do Românico em Portugal, no Sousa, Douro e Tâmega.
Se gosta de Passadiços, estes são alguns que pode fazer em Portugal:
- Os melhores passadiços em Portugal – Um artigo com uma lista de passadiços que já fizemos.
- Passadiço do Penedo Furado – Um trilho pelas piscinas naturais do Penedo Furado.
- Passadiço das Fragas de São Simão – Um artigo sobre um dos trilhos e paisagens mais enigmáticas bem próximo da Serra da Lousã.
- Passadiço da Ribeira de Quelhas – Um artigo cheio de dicas para um passadiço na Serra da Lousã.
- Passadiços do Paiva – Um artigo cheio de dicas para fazer os Passadiços do Paiva.
- Passadiços da Ria do Alvor – Um passadiço para um belo passeio no Algarve.
- Passadiços dos Salgados – Mais um belo passadiço para descobrir a costa do Algarve.
Este artigo foi escrito a convite do Turismo do Centro de Portugal mas o artigo resulta da nossa experiência pessoal ao longo de várias viagens que nos últimos anos temos feito à Serra da Estrela. Todas as opiniões aqui expressas são individuais e isentas.