Visitar a Arrábida é como viajar para uma paisagem marcadamente mediterrânea, não pela sua geografia mas pelas suas características. Já Orlando Ribeiro dizia “Portugal é mediterrânico por natureza e atlântico por posição“. E na Serra da Arrábida esta geografia marcada na paisagem sente-se. Visitar o Parque Nacional da Arrábida, as serras calcárias, onde se destaca a Serra da Arrábida, mas todo um conjunto geográfico que vai desde Setúbal ao Cabo Espichel, passando por Sesimbra, é um reencontro com a natureza selvagem de Portugal.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
Se procura dicas para viajar na zona de Lisboa veja estes nossos artigos aqui no blogue
- Visitar a Arrábida – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a serra da Arrábida e o Parque Natural. Excelente para combinar com umas férias na Praia do Ribeiro do Cavalo.
- Praia do Ribeiro do Cavalo – Tudo o que precisa de saber para chegar à praia do Robeiro do Cavalo está neste artigo.
- Visitar Sesimbra – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a zona de Sesimbra, desde a Arrábida, à serra da Azóia, Cabo Espichel, Lagoa da Albufeira, praia do Ribeiro do Cavalo e povoação de Sesimbra.
- Visitar o Alentejo – Um artigo com vários roteiros no Alentejo e tudo o que precisa de saber para explorar as praias, as cidades e o melhor do Alentejo. Excelente para combinar com umas férias na Arrábida.
- Visitar a Costa Vicentina – Tudo o que precisa saber para visitar o Algarve mais selvagem, desde Odeceixe a Burgau, passando por toda a costa de Sagres. Excelente para combinar com umas férias na Arrábida.
- Visitar a Costa Alentejana – Um artigo com dicas para visitar a Costa Alentejana em Portugal. Excelente para combinar com umas férias na Arrábida.
- Trilhos da Rota Vicentina – 750 km de trilhos para fazer como Grande Rota ou trilhos diários no Alentejo e Algarve.
- Visitar Évora – Um artigo cheio de dicas maravilhosas para visitar Évora durante alguns dias.
- Visitar Sintra – Um das vilas mais encantadoras em Portugal e tudo o que precisa de saber para a visitar desde Lisboa.
- Visitar Lisboa – Um artigo criado com base nas inúmeras vezes que fomos a Lisboa e aproveitamos para explorar os diferentes lugares da cidade.
- Costa de Peniche – Dicas para explorar as praias e actividades na costa de Peniche.
VISITAR A ARRÁBIDA
A Serra da Arrábida constitui parte integrante do chamado Parque Natural da Arrábida e trata-se de uma área protegida que vai desde Setúbal até Sesimbra e ao Cabo Espichel. Esta área calcária constitui um espaço designado vulgarmente por Arrábida mas que inclui a Serra da Azóia, Serra do Risco e Serra da Arrábida. O Parque Natural da Arrábida integra territórios destas três serras calcárias, desde Palmela e Setúbal, até ao Cabo Espichel, tendo uma descontinuidade na área urbana de Sesimbra.
A Arrábida da serra ao mar
A Arrábida é um lugar de encontro entre a Serra e o Mar. Com arribas fósseis e vivas em contacto com a água, a Arrábida vive todos os dias a acção moderada da abrasão marinha na sua linha de costa. A serra da Arrábida está coberta de paisagem mediterrânia, desde os bosques de pinheiro manso que se estendem até ao mar, às inúmeras espécies arbustivas que na primavera enchem os territórios da Arrábida de cor e aromas. São estes cheiros da Serra da Arrábida que combinam na perfeição com o azul turquesa das praias escondidas entre as falésias e arribas. Estas praias sem ondas estão protegidas da intensa abrasão que se sente na costa oeste da Península de Setúbal.
Ali, na costa da Arrábida, os portos de abrigo estiveram na origem do aparecimento de muitas das aldeias e povoações. Umas aldeias cresceram, tais como Sesimbra, dando lugar a estâncias balneares muito populares entre os veraneantes. As suas praias encheram-se de gente. Mas outras praias da Arrábida, menos acessíveis, continuam mais exclusivas, atraindo uma população mais jovem e que gosta de aventura. A Arrábida transformou-se assim num destino de férias para diferentes perfis de visitantes, abraçando com amor todos aquelas que a visitam.
DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR A SERRA DA ARRÁBIDA
Quando visitar a Serra da Arrábida
A melhor altura para visitar a Serra da Arrábida é de Março a Novembro, desde a Primavera ao Outono, passando pelo Verão. Para quem procura praia, os meses de Junho, Julho e Agosto são os melhores, quando as temperaturas do ar e da água são mais quentes. As festas populares de Junho marcam o início da época alta na Arrábida. Contudo, para quem procura natureza na Arrábida, combinado a praia com um pouco de aventura e cultura, a Primavera e o Outono serão momentos melhores para explorar a Arrábida, quando os trilhos na natureza se fazem com mais conforto.
Como chegar a Arrábida
Chegar a Arrábida não é difícil. Se vem de norte, dirija-se a Lisboa pela A1, tal como nós fizemos. Depois de Lisboa tem duas opções para chegar à Arrábida. Se quiser pode atravessar a Ponte 25 de Abril em direcção a Almada e depois seguir pela A2 até Fernão Ferro e depois a EN378 até Sesimbra ou sempre pela A2 até Setúbal. Para chegar à zona de Setúbal pode ser melhor evitar passar pela cidade de Lisboa e pode optar por cruzar a Ponte Vasco da Gama, e depois apanhar a A12 em direcção a Setúbal. Há autocarros frequentes entre Lisboa e Sesimbra ou Setúbal, povoações ideais para explorar a Arrábida.
Como deslocar-se na Serra da Arrábida
Visitar a Arrábida e o Parque Nacional da Arrábida com tempo e explorando a região implica ter carro. Se tiver o seu próprio carro, visitar a Arrábida é fácil, basta organizar os seus dias. Se não tiver carro, o ideal é alugar um carro para poder desfrutar dos seus dias na Arrábida. Lembre-se que se se fixar numa localidade como Sesimbra ou Setúbal também pode visitar a Arrábida em tour ou de táxi, contudo terá menos flexibilidade de itinerários e pode ficar mais caro visitar a Arrábida.
Onde ficar a dormir quando visitar a Arrábida
Para visitar a Arrábida pode optar por diferentes locais para se alojar. Se preferir lugares mais pequenos, a aldeia do Meco, Alfarim ou até mesmo Azeitão são óptimas opções. Nós alojámo-nos em Alfarim quando visitámos a Arrábida e não nos arrependemos. Se preferir lugares mais centrais para visitar a Arrábida, com mais infraestruturas de alojamento, restauração e transportes, Sesimbra será a melhor opção. Setúbal também pode ser boa opção mas de todas, parece-nos a menos indicada para visitar a Arrábida.
1. Onde dormir em Sesimbra
Sesimbra é a melhor opção para se alojar na região da Arrábida pois dá para explorar a parte ocidental e a parte oriental do parque Natural da Arrábida sem envolver grandes deslocações. Para além disso, Sesimbra tem boas opções e ofertas de alojamento, para todas as bolsas, restaurantes e é óptimo para quem não tem carro próprio. Isto faz de Sesimbra uma área muito procurada no que toca aos alojamentos, esgotando-se tudo muito rápido para os fins de semana de Primavera e Outono, assim como para o Verão. Se pretende alojar-se aqui quando visitar a Arrábida, reserve com meses de antecedência.
- Sesimbra Hotel & Spa
- SANA Sesimbra Hotel
- Hotel do Mar
- Amazing Beach & Pool Apartment with Garden
- Cali Holidays – Luxury Bed & Breakfast
- Season Apartments
- APARTAMENTO MAR
- Akisol Sesimbra Beach
- Sezimbra
- Casa da Praça Guest House
2. Onde dormir na Aldeia do Meco
A Aldeia do Meco é o lugar ideal para se alojar na Arrábida se procura tranquilidade, juventude e boas energias. Ali há bons alojamentos e também opções mais económicas para explorar a Arrábida. É um lugar pequeno mas com tudo o que vai precisar.
- Buganvilias Do Meco Guest house
- Senhora do Cabo Meco Homy Holidays
- Quinta Dos Amarelos no Meco
- Solmeco Park
- Quinta do Meco – Beach & Nature
3. Onde dormir em Alfarim
Nós decidimos alojar-nos na aldeia de Alfarim quando fomos explorar a Arrábida. Esta é uma povoação que permite explorar bem a região de Sesimbra e ainda a Arrábida, sendo que a sua localização é perfeita para combinar as duas zonas. Esta foi a principal razão que nos levou a optar por Alfarim. Outra razão foi o facto de na aldeia haver boas opções de alojamento a preços mais económicos do que nas outras regiões e com tudo o que vai precisar como supermercados, padarias, restaurantes, etc.
- Casa das Laranjeiras
- Casa Azul
- Sublime Sun & Van – By Meco Stays
- Casa da Aldeia
- Casa na Praia Meco – Villas Vale do Meco
- Casinha Azul near Meco Beach
- Be Meco Guesthouse
4. Onde dormir na serra da Arrábida
Um pouco por toda a serra da Arrábida pode encontrar alojamentos mais tradicionais ou mais singulares para transformar a sua estadia na Arrábida em memórias incríveis. Algumas das melhores opções na Serra da Arrábida são:
- Casa do Farol da Arrábida
- Quinta La Rabide
- Quinta Villa Arrabida
- Quinta da Arrábida na serra
- YMCA Camp Alambre Bungalows
- Casa da Vinha Azeitão
- Hotel Club d’Azeitao
- Hotel Casa Palmela – Small Luxury Hotels of The World, Hotel & Villas
5. Onde dormir em Setúbal
Se gosta de cidade, vida urbana e estar perto de tudo, então Setúbal é uma boa opção para visitar a Arrábida. Setúbal tem alojamentos económicos e baratos, como hostels, ou alojamentos mais requintados e especiais. Escolha aquele que mais lhe convém e explore a Arrábida desde Setúbal.
- B&B Hotel Sado Setúbal
- Hotel Cristal Setúbal
- Melia Setubal
- Guesthouse Bocage
- Rio Art Hotel
- De Pedra e Sal Hostel & Suites
SEGURO DE VIAGEM IATI PARA ESCAPADINHAS EM PORTUGAL (cobre Covid-19)
A IATI tem um seguro que é especial para viagens dentro de Portugal e adequado para a Arrábida. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice. Podes fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS para a Arrábida aqui com 5% de desconto!
VISITAR A SERRA DA ARRÁBIDA EM EXCURSÃO
É possível visitar a Serra da Arrábida e os melhores locais da Arrábida em excursão ou tour desde Lisboa, Setúbal ou Sesimbra. Sesimbra é a melhor opção mas de Lisboa também há muitas opções para visitar a Arrábida. Se não tiver carro, está será a melhor opção para visitar a Arrábida.
Se quiser visitar a Arrábida vindo de Lisboa estas são boas opções
- Viagem de Lisboa à Arrábida para fazer kayak
- Se quer um passeio de barco desde Lisboa até à Arrábida, marque este tour.
- Se pretende num dia visitar Setúbal, o Cristo Rei em Almada e o Parque Natural da Arrábida, este é um bom tour.
- Tour desde Lisboa para ver golfinhos na Arrábida.
Se estiver em Sesimbra e quiser visitar a Arrábida estes são tours que lhe podem interessar
- Se quiser explorar a Arrábida desde Sesimbra em Kayak pelas grutas e praias veja esta tour.
- Se quiser fazer um passeio de barco para ver golfinhos em Sesimbra este tour é para si.
- Se procura um tour com kayak e snorkel na Arrábida este é para si.
- Tour de barco desde Sesimbra para ver a Costa do Parque Natural da Arrábida.
- Tour de um dia para explorar os melhores locais do Parque Natural da Arrábida
- Tour de um dia para visitar Sesimbra e o parque Natural da Arrábida.
- Se procura um tour para visitar a cultura vinícola e as quintas de vinho na Arrábida, este tour é para si.
- Se gosta de mergulha, saiba que pode fazer o curso Padi Open Water em Sesimbra. Marque aqui.
Onde comer bem em Sesimbra
Há muitos e bons restaurantes para comer em Sesimbra quando visitar a Arrábida. Nós experimentamos três restaurantes que lhe podemos recomendar. O Restaurante que mais gostámos foi o Portofino, na extremidade ocidental da praia do Ouro. É um restaurante mesmo na praia mas que serve almoços e jantares. Nós fomos lá almoçar. Comemos ceviche de atum, salmão fumado com maracujá e mexilhões com molho de tomatada. Estava tudo divinal, acompanhado de uma sangria de maracujá deliciosa. De sobremesa comemos Lava Cake com dulce de leite!
Noutra das refeições em Sesimbra fomos jantar ao Restaurante Casa Mateus. Este restaurante fica mesmo na parte antiga de Sesimbra e tem uma cozinha fantástica e um atendimento muito acolhedor. A primeira vez que tentamos ir lá jantar não conseguimos porque não tínhamos feito reserva. Reservamos para o almoço seguinte e foi aposta ganha. Comemos ostras, ameijoas à bulhão pato, camarões com alho e mexilhões com caril. Acompanhamos com um bom vinho branco e de sobremesa, uma deliciosa mousse de Manjericão com Morangos e Pudim Abade de Priscos. Estava tudo delicioso!
O último restaurante que experimentámos em Sesimbra foi a Petisqueira o Remo. Especializado em mariscos e petiscos, aqui experimentámos Mariscada de Sapateira com bivalves e gambas. Os bivalves estavam maravilhosos mas a sapateira era muito seca (penso que era congelada) e as gambas só cozidas. Comemos também açorda de gambas. Estava razoável mas não encantou. Bebemos sangria de frutos vermelhos mas confesso que os frutos e a hortelã pareciam “reciclados” de outras sangrias. Apesar da comida ser boa, claramente, não nos encantou pelo que de todos os restaurantes que experimentamos seria o único que não nos sentimos seguros em recomendar.
DICA EXTRA DE RESTAURANTES EM SESIMBRA – Nos dias que passamos em Sesimbra e a visitar a Arrábida não pudemos experimentar os restaurantes todos mas levávamos dicas de alguns muito bons. Para além daqueles que recomendamos em cima, a Marisqueira Modesto e o Rodinhas têm fama de ser os melhores locais para comer marisco na cidade. Na Marisqueira Modesto deve marcar. Nós não o fizemos e não conseguimos comer lá. No Rodinhas pode chegar, dar o nome e esperar. Nós fizemos isso mas esperamos mais de 1 hora e ainda tínhamos 10 mesas à nossa frente. Acabámos por desistir e ir para outro. Para petiscar dizem que o Formiga também é muito bom. Para quem procura peixe fresco, os melhores dizem ser o Batel e o Lobo do Mar (este fica mesmo no porto de Sesimbra). Se procura um lugar distinto e singular quando visitar a Arrábida, experimente o Tap House no forte de Sesimbra. Se procura um lugar tradicional e económico para comer peixe grelhado e choco grelhado, vá à Tasca do Isaías.
PRIMEIRO DIA DE ROTEIRO A VISITAR A SERRA DA ARRÁBIDA
1. Visitar o Parque Natural da Arrábida
O parque Natural da Arrábida é um dos parques naturais mais bonitos do nosso país e vale mesmo a pena explorá-lo com algum tempo para descobrir lugares secretos, paisagens avassaladores e recolher memórias incríveis. Assim sendo, é importante definir um roteiro para explorar a Arrábida. Aquele que aqui partilhamos foi o que fizemos e que acreditamos que em apenas dois dias lhe permite ter uma visão do melhor da Arrábida.
- Pode marcar aqui um tour para explorar o Parque Natural da Arrábida de jipe.
- Se gosta de escalada, esta é uma actividade que pode fazer no Parque Natural da Arrábida.
- Se quer conhecer o parque marinho em frente à serra da Arrábida, este tour é para si.
2. Explorar as praias e a costa do Portinha da Arrábida
As praias da Costa da Arrábida são fabulosas mas para as conhecer e aproveitar precisa de tempo. Se estiver de férias na Arrábida divida o seu tempo para uma praia diferente todos os dias. Se não estiver de férias, ou seja só tem um fim de semana na Arrábida, recomendamos que faça aquelas que são as praias mais belas da Arrábida, e uma delas é sem sombra de dúvida o Portinho da Arrábida. A praia do Portinho da Arrábida estende-se desde o forte até à praia do Creiro. Pode aceder a todas estas praias desde aí.
DICA EXTRA PARA A ARRÁBIDA – Para chegar ao Portinho da Arrábida tem que estacionar o carro na estrada nacional. A estrada que desce para o portinho da Arrábida está fechada de Junho a Setembro pelo que terá que estacionar o carro e ir a pé. Tem de caminhar cerca de 15 minutos para baixo e depois 20 minutos para cima. A caminhada até ao Portinho da Arrábida vale a pena.
3. Visitar o Forte de Santa Maria da Arrábida
O forte de Santa Maria da Arrábida marca a chegada à praia do Portinho da Arrábida. O forte pode ser visitável. Perto do forte também tem um acesso para a Praia dos Pilotos, uma praia muito pequenina logo ao lado.
4. Beber uma bebida refrescante e almoçar no restaurante Galeão
Se apanhar um dia de imenso calor (tal como nós apanhámos) vai gostar de ir beber uma bebida refrescante no restaurante Galeão no Portinho da Arrábida. É também um belo local para almoçar num dia de praia ou até jantar. Aproveite que o restaurante Galeão tem serviço de transfer e pode dar-lhe boleia até à estrada evitando assim a caminhada ao final do dia. A partir das 19h o acesso ao Portinho da Arrábida está livre a carros pelo que se for lá jantar pode levar o carro até ao restaurante.
5. Aproveitar a Praia do Creiro no Portinho da Arrábida
A praia do Portinho da Arrábida e a Praia do Creiro são das mais bonitas da Arrábida. Pode lá chegar desde o estacionamento na estrada que dá acesso ao Portinha da Arrábida ou um pouco mais à frente. Se for para a praia do Creiro o acesso pela Rua do Círio da Arrábida é mais ou menos o mesmo mas passa pela estação Arqueológica do Creiro a caminho da praia.
6. Desfrutar da Praia dos Galapinhos e da Praia dos Galápos na Arrábida
Desde a Praia dos Creiros até à Praia da Figueirinha há um conjunto de praias maravilhosas e fantásticas na Arrábida para se ir a banhos, desfrutando do Verão e em segurança. Estas praias são lindas mas também são muito boas para crianças porque não têm ondulação. A nossa praia preferida na Serra da Arrábida foi a Praia dos Galapinhos, a 5 minutos a pé do estacionamento do Creiro. Um pouco mais à frente tem a praia dos Galápos. A última praia é a Praia da Figueirinha, uma língua de areia maravilhosa de frente para a foz do rio Sado. Para quem procura praias mais selvagens, ainda antes da Praia dos Galapinhos tem a praia dos Coelhos, também muito bonita. As praias da Costa da Serra da Arrábida são:
- Praia do Portinho da Arrábida
- Praia do Creiro
- Praia dos Coelhos
- Praia dos Galapinhos
- Praia dos Galápos
- Praia da Figueirinha
DICA EXTRA PARA A ARRÁBIDA – Para chegar à praia dos Galápos, dos Galapinhos, dos Coelhos e praia da Figueirinha durante o Verão terá que deixar o carro na estrada. O programa “Arrábida sem carros e em segurança” corta a estrada entre a Praia do Creiro e a Praia da Figueirinha nos meses de Junho, Julho, Agosto e Setembro das 7h da manhã até às 20h. Se chegar antes das 7h pode passar, depois não. Há um parque de estacionamento na Arrábida no acesso da Rua do Círio da Arrábida à praia do Creiro mas o parque é muito pequeno e fica lotado de manhã bem cedo. Depois terá que estacionar o carro na berma da estrada, muitas vezes longe do parque. Depois de estacionar o carro, terá que se deslocar a pé até ao parque de estacionamento. Aí pode apanhar um autocarro para as praias da Arrábida. Só se for para a Praia dos Galápos ou Praia da Figueirinha é que vale a pena o autocarro. As outras praias são perto e não vale a pena a despesa de 2.6€/pessoa.
SEGUNDO DIA DE ROTEIRO NA ARRÁBIDA COM O QUE VER E FAZER
No segundo dia do seu roteiro pela Arrábida vá explorar a parte ocidental do Parque Natural da Arrábida.
1. Visitar a Praia do Ribeiro do Cavalo na Arrábida
A poucos quilómetros de Sesimbra fica a praia mais bonita da Costa da Arrábida, a praia do Ribeiro do Cavalo. A praia é de acesso difícil mas vale a pena o esforço, quer de encontrar o trilho, como de o percorrer para aceder à praia. Esta praia faz lembrar as praias da ilhas Baleares!
- Se quiser um tour num barco de luxo à praia da Ribeira do Cavalo e com paddle para fazer no local, veja esta oportunidade.
- Se procura um tour de barco à praia da Ribeira do Cavalo e às grutas, marque aqui.
- Se quiser explorar a Arrábida desde Sesimbra em Kayak pelas grutas e praias veja esta tour.
2. Explorar as praias da Serra da Azóia na Arrábida
A Serra da Azóia, na parte ocidental do Parque Natural da Arrábida, é uma zona cheia de praias selvagens e de difícil acesso. Para aceder a estas praias da Arrábida é necessário caminhar, descer as encostas e arribas, geralmente cerca de 15 minutos a 30 minutos. A vantagem é que as praias têm sempre pouca gente, até no Verão, e é um excelente local para desfrutar da costa da Arrábida. As desvantagens são que os trilhos de acesso são muitos expostos ao sol e que na maré alta as praias têm muito pouca areia. A maior destas praias é a Praia da Mijona. Escolha uma das praias selvagens da Serra da Azóia e aproveite a beleza da região da Arrábida.
- Praia da Mijona
- Praia do Inferno
- Praia de Vale Covo
- Praia de Cramesines
- Praia da Baleeira
3. Visitar o Farol do Cabo Espichel no extremo SO da Arrábida
Depois de explorar a Serra da Azóia está na hora de rumar ao Cabo Espichel, o ponto sudoeste da Península de Setúbal. Vale a pena dar uma volta pela zona, depois de ver o farol, explorando as vista para as arribas junto ao mar. Estas arribas sofreram basculamentos e é possível ver pegadas de dinossauros saurópodes agora em lajes de calcários inclinadas. Procure com atenção pois é fácil de ver ao final da tarde.
4. Visitar o Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel
Logo ao lado do Cabo Espichel está o Santuário da Nossa Senhora do Cabo Espichel. Esta conjunto edificado inclui a Igreja, a Casa dos Círios e o terreiro. Este terreiro era um bazar onde se comercializavam vários produtos entre os pequenos abrigos que bordeiam o terreiro. Estas pequenas casas chegaram a albergar muitos peregrinos e romeiros da Arrábida e são conhecidas como as Casas dos Círios. Hoje todo este local está fechado e apenas a igreja pode ser visitada. Contudo não deixa de impressionar ver aquele terreiro e imaginá-lo a fervilhar de gente e vida na Arrábida.
5. Visitar a Praia dos Lagosteiros no Parque Natural da Arrábida
Logo ao lado do Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel está a praia dos Lagosteiros, uma praia selvagem e onde as ondas já começam a fazer-se sentir. Esta zona da Arrábida é especialmente bonita e mágica ao pôr do sol.
6. Visitar o Monumento Natural das pegadas de dinossauros da Pedra da Mua
Se é amante de dinossauros não pode perder a oportunidade de visitar as pegadas de dinossauros da Pedra da Mua no Parque da Arrábida. Ali as pegadas podem ser alcançadas e pode estar mesmo ao seu lado. Desde o estacionamento do Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel são cerca de 10 a 15 minutos a caminhar até lá. O trilho está sinalizado. É mais um lugar maravilhoso para se ver o pôr do sol na Costa da Arrábida.
7. Ver o pôr do sol na Praia das Bicas
Já no limite superior do Parque Natural da Arrábida fica a Praia das Bicas, uma praia cheia de ondas e onde se sente bem a deriva atlântica com belas ondas e spots de surf. Esta praia é uma das mais belas para assistir ao pôr do sol na região da Arrábida e o final do dia ali enche-se de uma cor completamente mágica.
8. Jantar no Hangar do Peixe
Para terminar em beleza a exploração da Arrábida na parte ocidental do parque natural da Arrábida é altamente recomendado ir jantar ao Hangar do Peixe. Este é um belo local para aproveitar o final do dia, ver o sol encontrar-se com o Atlântico e provar peixe e marisco da costa portuguesa. Nós comemos lapas, ameijoas à bolhão pato e espetada de peixe e marisco. Estava tudo delicioso. Acompanhamos com uma bela sangria de vinho rosé que também estava óptima.
Se gosta de visitar vilas e pequenas aldeias em Portugal para escapadinhas veja aqui algumas das nossas sugestões
- Visitar Dornes – Uma bela aldeia no Zêzere excelente para uma escapadinha.
- Visitar Mértola – Um artigo cheio de dicas para conhecer a vila islâmica portuguesa.
- Visitar Sintra – Um das vilas mais encantadoras em Portugal e tudo o que precisa de saber para a visitar desde Lisboa.
- Visitar o Piódão – A aldeia do Piódão é um dos mais belos locais de Portugal.
- Visitar o Marvão – Um artigo cheio de dicas para explorar a vila medieval do Marvão.
- Visitar Drave – Um artigo para lhe explicar tudo sobre como visitar a aldeia abandonada de Drave.
- Visitar Monsaraz – Um artigo para lhe inspirar a visitar Monsaraz e o Alqueva, cheio de dicas maravilhosas.
- Aldeias obrigatórias a visitar em Portugal – Uma selecção daquelas que achamos serem as aldeias obrigatórias a visitar em Portugal.
- Visitar Baião – Um artigo cheio de dicas para visitar a região de Baião, do Marão ao Douro.
- Visitar o Pinhão – Um artigo cheio de dicas para visitar o Douro Vinhateiro na região do Pinhão.
- Visitar Foz Côa – Um artigo cheio de dicas para visitar Foz Côa.
- Visitar a Costa Nova – Um artigo para visitar a povoação da Costa Nova e as suas casas às riscas.
- Visitar Carrazeda de Ansiães – Um artigo sobre este recanto esquecido no norte de Portugal.
- Visitar Miranda do Douro – Um artigo sobre uma das vilas mais belas de Portugal, sobre o rio Douro.
- Visitar Borba – Um artigo sobre uma das vilas mais belas do Alentejo em Portugal.
- Visitar Vila Viçosa – Um artigo sobre uma das vilas mais belas de Portugal no Alentejo.
- Visitar Penela – Se gosta de povoações pequenas vai adorar visitar a vila de Penela, cheia de lugares incríveis para conhecer na Serra do Sicó, na Aldeia do Rabaçal e na própria vila.