Roteiro para 5 dias (e 7 dias) em SÃO MIGUEL, Açores | Portugal

Roteiro para 5 dias (e 7 dias) em SÃO MIGUEL, Açores | Portugal

São Miguel é uma ilha encantadora e com locais maravilhosos para o fazer passar uma semana na ilha. Tentamos reunir em cinco dias (ou sete), o melhor da ilha, num roteiro que lhe permite dar a volta à ilha e explorar as suas mais belas paisagens. Aqui fica o nosso roteiro para 5 dias em São Miguel (clique na imagem para aumentar o mapa). Para se inspirar pode ver a nossa lista dos 15 lugares mais belos de São Miguel. A melhor forma de visitar São Miguel é alugando carro. Há várias agências de aluguer de viaturas no aeroporto.

Roteiro para 5 dias (e 7 dias) em SÃO MIGUEL, Açores | Portugal


Seguro de viagem para os Açores

Não facilite. É importante viajar com seguro de viagem, ainda que para escapadinhas pequenas. Pode fazer um seguro de viagem simples para cobrir despesas médicas e hospitalares. Aconselhamos que faça também o seu seguro de viagem para os Açores. Nós usamos a IATI Seguros. Se usar este link terá 5% de desconto. Não facilite.


1º dia: Ponta Delgada

Aproveite o dia em que chega a São Miguel para descobrir a cidade de Ponta Delgada. A capital do arquipélago e da ilha tem vários lugares que merecem uma visita descasada. Este será o seu primeiro dia num roteiro para 5 dias em São Miguel.

Roteiro para 5 dias (e 7 dias) em SÃO MIGUEL, Açores | Portugal

Procure aqui alojamento em Ponta Delgada para o seu roteiro para 5 dias em São Miguel

Onde Dormir

Se vai viajar para São Miguel o local mais central para dormir é em Ponta Delgada. Com carro alugado poderá chegar a quase qualquer ponto da ilha num dia. No entanto, o ideal é alojar-se em diferentes lugares da ilha para poder usufruir da sua viagem. Se optar por ficar em Ponta Delgada saiba que há excelentes opções de alojamento e as melhores são:


Roteiro para 5 dias em São Miguel, Açores | Portugal

2º dia: Lagoa das Sete cidades e parte ocidental da ilha

Neste segundo dia do seu roteiro para 5 dias em São Miguel comece por explorar a parte ocidental da ilha. Saia de Ponta Delgada de manhã cedo e siga a estrada que o leva até à Lagoa das Sete Cidades. Pelo caminho visite a Lagoa do Carvão, a Lagoa do Canário e o miradouro da Vista do Rei (para contemplar a vista sobre a lagoa das Sete Cidades). Depois desça para as Sete Cidades, passando pela lagoa Santiago. Descanse na povoação das Sete Cidades.

Roteiro para 5 dias em São Miguel, Açores | Portugal

Siga para a Ponta do Escalvado e depois para a praia de Mosteiros. Depois de explorar a praia, regresse até à Varzea e daí até à ponta da Ferraria. Aproveite a maré para tomar banho nas magníficas piscinas naturais de água quente. Regresse a Ponta Delgada.


3º dia: Furnas 

Dedique este dia a explorar a caldeira das Furnas. Levante-se cedo, e depois de comprar no dia anterior as coisas que necessita, vá directamente em direcção à lagoa das Furnas, no parque onde se faz o cozido. Prepare o seu cozido das furnas no tacho. Para isso, use o nosso artigo (onde pode ver tudo explicadinho) e a ajuda do funcionário que lá está. Deixe o seu cozido a fazer e vá explorar a região. O cozido demora cerca de 6 horas a cozer. Visite a povoação das Furnas (e aproveite para tomar um segundo pequeno-almoço), o parque com fumarolas e geysers, relaxe na magnífica Poça da Dona Beija e o parque Terranostra. Regresse à lagoa das Furnas para um almoço tardio.

Roteiro para 5 dias em São Miguel, Açores | Portugal

Depois do almoço, siga a estrada 2-1ª, em direcção à parte norte da ilha. Pare no magnífico miradouro Pico do Ferro, com uma vista magnífica sobre a lagoa das Furnas. De seguida, dirija-se a São Brás para visitar as plantações de chá da Gorreana. Aproveite o fim do dia na costa de Porto Formoso. Pode pernoitar por ali (que é uma excelente ideia para aproveitar melhor a ilha).

Roteiro para 5 dias em São Miguel, Açores | Portugal

Procure aqui alojamento na costa de Porto Formoso


4º dia: Lagoa do Fogo

Deixe a costa de Porto Formoso para trás e dirija-se para a Ribeira Grande e depois para Rabo de Peixe. Depois de explorar a povoação, regresse à Ribeira Grande e apanhe a estrada 5-2ª, até à lagoa do Fogo. Pelo caminho, pare para ver a Central Geotérmica. Quando chegar ao miradouro da lagoa do Fogo, contemple-a, mas estacione o carro e desça lá abaixo, de forma a aproveitar  este pedaço do paraíso. Volte à estrada 5-2ª e dirija-se para a Lagoa. Pernoite ali.

Roteiro para 5 dias em São Miguel, Açores | Portugal

Procure aqui alojamento na Lagoa


5º dia: Ilhéu de Vila Franca do Campo

Apanhe a estrada 1-1ª e dirija-se para Vila Franca do Campo. Deixe aí o carro e apanhe o barco para o ilhéu do Vila Franca. Aproveite o dia para relaxar no ilhéu e fazer praia. No regresso a Ponta Delgada, pare na Ponta da Galera, Ponta da Água de Pau e na praia do Pópulo para um último pôr-do-sol na ilha.

Roteiro para 5 dias em São Miguel, Açores | Portugal

Procure aqui alojamento em Vila Franca do Campo


ROTEIRO EXTRA

Se tiver uma semana inteira em São Miguel aproveite e no quinto dia durma em Vila Franca do Campo e depois acrescente aí mais dois dias para explorar a parte oriental e o Nordeste da ilha. Transforme assim este roteiro para 5 dias em São Miguel, num roteiro para 7 dias.

6º dia: Nordeste

Saia de Vila Franca do Campo e dirija-se para Lomba da Maia, passando pela lagoa do Congro até ao Nordeste, explorando a enseadas e cabos magníficos que existem. Pare nas quedas de água e nos diversos miradouros. Termine o dia explorando a povoação do Nordeste e a Ponta do Amel.

Roteiro para 5 dias em São Miguel, Açores | Portugal

Roteiro para 5 dias em São Miguel, Açores | Portugal

.

Procure aqui alojamento no Nordeste


7º dia: Sudeste e Povoação

No dia seguinte siga a estrada 1-1ª, parando na Ponta da Marquesa e na Ponta da Madrugada. Vá até à Ponta da Retorta e depois dirija-se à Povoação. Esta região é magnífica e vai adorar este dia. Daí regresse pelas Furnas até Vila Franca do Campo e Ponta Delgada.

Roteiro para 5 dias em São Miguel, Açores | Portugal

Procure aqui alojamento em Ponta Delgada

Aproveite este roteiro para 5 dias em São Miguel e vá conhecer PORTUGAL!

Roteiro para 5 dias em São Miguel, Açores | Portugal

Roteiro para 5 dias em São Miguel, Açores | Portugal

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

 Este blogue contém links de programas de afiliados.

49 Comentários

  1. Os Açores são um destino maravilhoso, adorei tanto o meu tempo lá em 2018. Eu também mergulho, o Arraia Reef é uma aventura fantástica! Eu quero voltar!

    1. Carla Mota diz: Responder

      É verdade. São Miguel e os Açores são um paraíso.

  2. José diz: Responder

    Faltam alguns locais como a Caloura, Lagoas das Empadadas e o seu miradouro. Lagoa do canário, mas principalmente o miradouro da Grota do inferno, e as diversas quedas de água que existem por toda a ilha, entre muitas outras coisas mais, mas é preciso ter mais um bocadinho de tempo.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada pelas dicas para São Miguel, José. 😀

  3. […] de São Miguel, já que a ilha tem algumas das mais emblemáticas paisagens do arquipélago dos Açores. A melhor forma de visitar São Miguel é alugando carro. Há várias agências de aluguer de […]

  4. Tânia Dionisio diz: Responder

    Muito Obrigada pelas dicas, vou usar com certeza.
    Parabéns.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada. 😀

  5. TAMBÉM VISITEI OS AÇORES DURANTE 4 DIAS E ADOREI, MAS AINDA HAVIA TANTO PARA VER QUE QUERO LÁ VOLTAR

    1. Carla Mota diz: Responder

      Também nós! Vamos lá voltar outra vez dentro de um mês para explorar as Flores e o Corvo.

  6. Ana Jorge diz: Responder

    Olá Carla,
    Adorei a forma como fez a descrição da viagem, fascinante.
    Meus filhos vão este ano até São Miguel, na sua opinião qual a localidade onde eles deveriam ficar alojados de forma mais central e económica. Eles vão alugar carro.
    Se puder dar algumas sugestões de alojamento e não só agradecia.
    obrigada

    1. Carla Mota diz: Responder

      Se optar apenas por uma, escolha Ponta Delgada. É o melhor.

      1. Faial é a melhor amiga.

    2. José diz: Responder

      Ribeira grande, Rabo de Peixe, Lagoa. Zonas centrais da ilha que dá para ir a qualquer lado, uma vez que tanto vai para a direita da ilha, como da esquerda.

      1. Carla Mota diz: Responder

        Obrigada, José.

  7. Luiz Antonio diz: Responder

    Oi Carla. Excelente o seu blog. Completo, tem tudo o que a gente precisa. Moro no Brasil e viajarei para Portugal em junho/18 e gostaria de visitar Açores, pois já conheço a Ilha da Madeira. Entretanto, irei só e não usarei carro. Todas as informações que recebo esclarecem que o carro seria conveniente. Pergunto se e possível visitar a Ilha de São Miguel em quatro dias inteiros dessa forma: contratar excursão para eventual sítio em que o transporte público seja deficiente e usar transporte transporte público para outros. Não tenho informação sobre como é o transporte público na ilha. Grato.

    1. Carla Mota diz: Responder

      O transporte público na ilha é muito limitado. Muito mesmo e os lugares mais bonitos não tem transporte público. Alguns hotéis podem vender tours mas vai sair mais caro do que alugar carro porque não há muita concorrência. Os preços dos tours devem ser altos.

  8. ana diz: Responder

    Olá Carla, sugestões de sitios para ficar?
    Ou dar o feedback dos sitios que escolheu? Qualidade vs preço?

    obrigada

    1. Carla Mota diz: Responder

      Olá Ana. Em Ponta Delgada fiquei aqui. Gostei muito. https://goo.gl/ZVLJZQ

  9. Isabel Santos diz: Responder

    Regressei dos Açores -São Miguel- no domingo dia 12, mas já estou com vontade de voltar….o meu marido não para de dizer que quer voltar p’ra ilha…o nosso itinerário foi idêntico ao que sugeriu…Beautiful place on 🌎…

    1. Carla Mota diz: Responder

      Isabel, os Açores são um paraíso. 😀

  10. Você só fez aumentar minha vontade de conhecar as Açores! Tinha planos de visitar as ilhas este ano, mas pelo visto não será possível. 🙁

    1. Carla Mota diz: Responder

      Vai mesmo. É verdadeiramente um paraíso. Mais é um diamante ainda em bruto.

  11. Portugal é fascinante! Tenho muitos planos para lá, ainda nada concreto, mas são posts assim que me deixam mais ansiosa pra conhecer. Estou encantada! Amei o post!

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada, Paula.

  12. Como Portugal tem coisa bonita não é mesmo? Nossa, adorei o roteiro! Adorei o lugar!

    Nunca tinha ouvida falar, mas já fiquei com o gostinho de conhecer tudo isso de perto.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Tem que ir, é uma jóia na Europa.

  13. Que lindo! Tenho uma amiga que é da Terceira, e de tanto ela falar fiquei com muita vontade porquê ví fotos lindas, mas já agora estou com vontade também de São Miguel, excelente para quem gosta de natureza!

    1. Carla Mota diz: Responder

      É mesmo um destino fabuloso para quem gosta de natureza e autenticidade.

  14. Gostei muito dos locais do roteiro de 5 dias. Também já andei por lá e adorei. Tenho de voltar 😉

    1. Carla Mota diz: Responder

      É lindo, não é. Vicia. 😀

  15. Super legal o post, com roteiro bem explicadinho. Já faz um tempo que tenho vontade de conhecer os açores, mas as suas fotos me deixaram com mais desejo ainda!

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada, Gabi. 😀

  16. Dos Açores só conheço ainda Terceira, Pico, Faial. Estou com curiosidade também com S.Jorge. Quanto a S.Miguel, bom…caiu que nem ginjas pois agora com o gaiato era um ssítio excelente para ir em Novembro.Acho que vamos copiar praticamente a tua sugestão hehehe Ver se conseguimos acrescentar S.Jorge.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Força. 😀

  17. Estive nos Açores há vários anos e a base da viagem foi São Miguel, que adorei. Infelizmente perdi todos os registos – a máquina fotográfica ficou algures na ilha, perdida. As lagoas e as furnas (particularmente o cheiro destas) são as memórias mais vivas que tenho dessa viagem! Conheço uma pessoa que está a pensar ir aos Açores este verão e vou passar-lhe este roteiro, que está mega completo!

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada, Ana. 😀

  18. Que lugares lindos! Deve ser realmente incrível fazer este roteiro. Vou deixar nos favoritos e tentar colocá-lo em prática assim que for pra esses lados! 😉

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada, Niki. 😀

  19. Que lugar maravilhoso! Já tinha ouvido falar das furnas de Açores, mas não sabia dessas outras belezas da Ilha! Amei mais ainda com esse post, gratidão pela dica, o roteiro é muito interessante! Com certeza vou conhecer essa Ilha um dia =)

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada, Luiza.

  20. Voltei a “sonhar” com os Açores… fui a S. Miguel há dois anos, mas parece-me já uma eternidade. Tenho de voltar 🙂 O roteiro está ótimo. Muito completo e nada de essencial falha. Perfeito 🙂

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada, Rui.

  21. Viviane Carneiro diz: Responder

    Nossa… que lugar mais lindo e que fotos maravilhosas! Adorei o roteiro e as dicas. Já quero conhecer!

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada 😀

  22. Cada vez que descubro um cantinho diferente em Portugal tenho mais certeza de que preciso passar uma temporada por lá. Adorei o post!

    1. Carla Mota diz: Responder

      Tem mesmo, Sónia.

  23. Que lugar bonito! Adorei Ilhéu de Vila Franca do Campo e a Lagoa do Fogo. Post muito bom e fotos incríveis. Deu vontade de ir…

    1. Carla Mota diz: Responder

      Vem mesmo, Michela. 😀

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.