Se pretende visitar Viseu saiba que há um mundo para descobrir na cidade e nos arredores. A história de Viseu é longa. Reza a lenda que a divindade da Ribeira do Pavia rogou às ninfas que habitavam as suas margens que chorassem para que as suas lágrimas acrescentassem às águas do Pavia e estas inundassem o espaço onde os homens viviam para que estes se deslocassem para as colinas adjacentes. As ninfas assim o fizeram, e assim nasceu a cidade de Viseu. Mais historicamente, crê-se que a origem de Viseu date da época castreja.
Depois da ocupação romana da Península Ibérica, Viseu passou a ser um centro nevrálgico como cruzamento de várias estradas romanas, e no período visigótico (século VI) Viseu tornou-se sede de diocese. As invasões muçulmanas, a reconquista cristã, a formação da nacionalidade, e a crise de independência de 1383-85 marcariam a identidade de Viseu, local de nascimento de D. Duarte e (segundo alguns) de D. Afonso Henriques.
Devido a esta rica e extensa história, os monumentos e locais de interesse histórico e cultural são muitos quando visitar Viseu. Aquando da nossa visita à Festa das Vindimas em Viseu, reservámos um dia para visitar Viseu, mas não foi fácil escolher o nosso itinerário em Viseu. Ficaram alguns lugares por conhecer em Viseu, mas voltamos algumas semanas depois para completar este roteiro de lugares incríveis para visitar Viseu. Deixamos aqui, então, um roteiro de um dia para visitar Viseu, com os lugares obrigatórios a visitar na cidade de Viseu.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
Onde dormir quando visitar Viseu
Se procura alojamento em Viseu, estas são algumas das melhores opções:
- Bemyguest – Loft Guest House Jardim das Mães Charming
- Allgo Hostel
- Montebelo Viseu Congress Hotel
- Hotel Palacio dos Melos
- Hotel Grao Vasco
- HI Hostel Viseu
- Charme e Alegria
- Pousada De Viseu
- Casa da Se
MARQUE AQUI O SEU ALOJAMENTO EM VISEU
Se gosta de visitar vilas e pequenas aldeias em Portugal para escapadinhas veja aqui algumas das nossas sugestões:
- Visitar Dornes – Uma bela aldeia no Zêzere excelente para uma escapadinha.
- Visitar Mértola – Um artigo cheio de dicas para conhecer a vila islâmica portuguesa.
- Visitar Sintra – Um das vilas mais encantadoras em Portugal e tudo o que precisa de saber para a visitar desde Lisboa.
- Visitar o Piódão – A aldeia do Piódão é um dos mais belos locais de Portugal.
- Visitar o Marvão – Um artigo cheio de dicas para explorar a vila medieval do Marvão.
- Visitar Drave – Um artigo para lhe explicar tudo sobre como visitar a aldeia abandonada de Drave.
- Visitar Monsaraz – Um artigo para lhe inspirar a visitar Monsaraz e o Alqueva, cheio de dicas maravilhosas.
- Aldeias obrigatórias a visitar em Portugal – Uma selecção daquelas que achamos serem as aldeias obrigatórias a visitar em Portugal.
- Visitar Baião – Um artigo cheio de dicas para visitar a região de Baião, do Marão ao Douro.
- Visitar o Pinhão – Um artigo cheio de dicas para visitar o Douro Vinhateiro na região do Pinhão.
- Visitar Foz Côa – Um artigo cheio de dicas para visitar Foz Côa.
- Visitar a Costa Nova – Um artigo para visitar a povoação da Costa Nova e as suas casas às riscas.
- Visitar Carrazeda de Ansiães – Um artigo sobre este recanto esquecido no norte de Portugal.
- Visitar Miranda do Douro – Um artigo sobre uma das vilas mais belas de Portugal, sobre o rio Douro.
Roteiro de lugares obrigatórios a visitar em Viseu
1. Visitar a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco em Viseu
Começámos o nosso percurso a visitar Viseu por visitar o Parque Aquilino Ribeiro, um espaço público herdado de uma quinta medieval, e a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, junto ao Parque e tocando o extremo sul da Praça da República (Rossio) em Viseu. Data do século XVIII, e apesar de ter uma fachada impressionante, é o seu interior que marca o visitante de Viseu, com belos azulejos.
2. Visitar o Rossio (Praça da República de Viseu)
O Rossio em Viseu é o centro do movimento da cidade, com um belo jardim, o edifício da Câmara Municipal de Viseu, do século XIX e com azulejos nas escadarias, e, no extremo norte, um conjunto de painéis de azulejos retratando a vida quotidiana da região de Viseu. Dali seguimos para o Jardim das Mães em Viseu, em frente ao qual visitámos o primeiro dos museus municipais do nosso roteiro a visitar Viseu.
3. Visitar o Museu Almeida Moreira de Viseu
A antiga habitação de Francisco Almeida Moreira, intelectual viseense de destaque, fundador e primeiro director do Museu Grão Vasco, alberga agora e exibe a quem a visitar (de forma grátis, como todos os museus municipais da cidade de Viseu) as suas colecções particulares, legadas à cidade de Viseu aquando da sua morte. Um lugar obrigatório a conhecer quando visitar Viseu.
4. Visitar a Porta do Soar em Viseu
A Porta do Soar em Viseu é uma das duas portas que restam da muralha medieval, tendo sido mandada erigir por D. João I e concluída no reinado de D. Afonso V. Não pode perder quando visitar Viseu.
5. Visitar a Catedral de Santa Maria de Viseu (Sé de Viseu)
O núcleo histórico de Viseu, em redor da Sé e da Igreja da Misericórdia de Viseu, domina a cidade do alto e foi por aí que iniciámos o nosso percurso em Viseu. A fachada da Sé de Viseu é do século XVII, e no seu interior podemos admirar o claustro em dois andares (onde se encontra uma fabulosa porta da catedral românica, redescoberta no início do século XX), o tecto abobadado da catedral e o seu coro-alto. Pode também visitar-se o Tesouro da Sé de Viseu, onde se exibem esculturas, relicários, paramentos e outros objectos valiosos, mas nós não tivemos tempo de por lá passar.
MARQUE AQUI O SEU ALOJAMENTO EM VISEU
6. Visitar a Igreja da Misericórdia em Viseu
A Igreja da Misericórdia de Viseu data do século XVI, mas foi reedificada em 1775. Está em frente da catedral de Viseu, e tem uma fachada bela e imponente, no estilo rococó, e ladeada por duas torres. O seu interior não está à altura da sua fachada, e ainda tentámos subir ao telhado, de onde se terá uma vista privilegiada da Sé de Viseu e da cidade, mas, sem autorização da Câmara Municipal de Viseu, não nos foi permitido quando estivemos a visitar Viseu.
7. Visitar o Museu Nacional Grão Vasco em Viseu
O Museu Nacional Grão Vasco, o mais rico e importante de Viseu, está localizado no antigo palácio dos bispos, ao lado da catedral de Viseu. Aí, a obra de Vasco Fernandes, um importante pintor do século XVI, impõe-se sobre o restante. Destacam-se os enormes painéis retratando São Pedro, a Última Ceia e a Lamentação sobre o Corpo de Cristo, mas a pérola do museu é o Retábulo da Capela da Catedral, um conjunto de 14 painéis ilustrando diferentes episódios da vida de Cristo. Uma obra impressionante, que nos fez lembrar o Retábulo de Gante. É imperdível quando visitar Viseu.
8. Visitar a Casa do Miradouro
A Casa do Miradouro é um dos edifícios históricos mais importantes de Viseu, e situa-se perto da Sé Catedral de Viseu, por isso é melhor visitá-la quando se está na zona. Para além da beleza do edifício do século XVI, e do seu jardim, podemos admirar, no seu interior, a vida, obra e legado do Dr. José Coelho, um professor viseense que dedicou a sua vida ao estudo pioneiro do património arqueológico da região de Viseu.
9. Visitar a Porta dos Cavaleiros em Viseu
Da zona da Sé, descemos em direcção ao norte da cidade, passando pela Porta dos Cavaleiros, uma das duas portas que restam da muralha medieval, do século XV, e que deve espreitar quando visitar Viseu.
10. Visitar a Casa da Ribeira
Junto ao Rio Pavia, esta casa tradicional de lavoura exibe hoje artesanato da região e muita informação sobre o saber regional de artes que estão em risco de desaparecimento, mas que o turismo poderá salvar do esquecimento. Ficámos maravilhados com a antiga arte da cozedura de potes de cerâmica, usando uma fogueira e cobrindo os potes com terra negra. Será que ainda se faz? A zona ribeirinha é muito bonita, recordando o tempo em que as barcas percorriam o rio e as lavadeiras secavam as roupas junto à represa do moinho.
11. Visitar a Cava de Viriato em Viseu
Como em muitas outras circunstâncias, há lugares e acontecimentos que acabam por adquirir uma designação que não tem nada a ver com a realidade histórica e factual. É o caso da Cava de Viriato, o monumento de maiores dimensões na cidade de Viseu, único no panorama nacional, sendo um conjunto de taludes em terra e fossos exteriores que cobrem um perímetro considerável, em forma octogonal. A designação de “Cava de Viriato” advém da época da restauração da independência, quando era fulcral exacerbar os ânimos nacionalistas, mas a sua origem é incerta, dividindo-se os estudiosos pelas épocas romana e muçulmana, sendo certo que constituía uma forma de estrutura defensiva, e tendo-se tornado um passeio público no século XIX, função que hoje mantém após uma requalificação recente.
12. Andar no Funicular de Viseu
Da Cava de Viriato, seguimos pela rua homónima, junto do recinto da Feira de São Mateus, e apanhámos o funicular de Viseu (percurso não aéreo) que sobe pela Rua Ponte de Pau e pela Calçada de Viriato até chegar à zona da Sé. Dali descemos pela zona sul, passando pela estátua de D. Duarte, e seguindo pela Rua Augusto Hilário, no fundo da qual se encontra a Casa das Memórias, um edifício histórico que exibe exposições temporárias relacionadas com figuras da cidade de Viseu. Subimos novamente e voltámos a descer, desta vez pela Rua Dom Duarte, onde se pode admirar uma janela de decoração manuelina, na casa onde tradicionalmente se diz que o rei D. Duarte nasceu.
13. Ir ao Mercado 2 de Maio
Voltámos ao ponto onde tínhamos começado o nosso fim-de-semana a visitar Viseu, a sede da Festa das Vindimas. É uma praça bonita, em dois patamares, então engalanada pela festa e pelo bulício do movimento de visitantes, mas sempre um ponto de encontro obrigatório para os viseenses jovens e não tão jovens.
14. Visitar Solar do Vinho do Dão em Viseu
Até então, tínhamos explorado Viseu exclusivamente a pé pois todos os lugares se encontram a uma distância curta entre si e facilmente percorrida a andar. O tempo também ajudou, pois estava calor e um céu azul de outono com cores fabulosas. Mas, para visitarmos os lugares que nos faltavam, o carro era essencial. A primeira paragem foi o antigo Paço Episcopal, que data do século XVI e que desde 2004 acolhe a Comissão Vitivinícola Regional do Dão. Infelizmente, o Solar estava fechado e só pudemos admirar a fachada.
15. Visitar o Museu do Quartzo às portas da cidade
O museu do Quartzo faz parte do Roteiro das Minas e Pontos de interesse Mineiro e Geológico de Portugal, e localiza-se no Monte de Santa Luzia, num local onde o quartzo foi extraído entre 1961 e 1986. Único no mundo, é dedicado exclusivamente ao quartzo, explicando de uma forma interactiva e sedutora a origem daquele que é um dos minerais mais abundantes da crosta terrestre, as suas propriedades físicas e químicas e as suas aplicações ao longo da história e na actualidade. Para aqueles com curiosidade científica (como nós!), é uma visita obrigatória quando visitar Viseu.
DICAS EXTRA – Ainda queríamos visitar o Museu Etnográfico Casa da Lavoura e Oficina do Linho, mas já não tínhamos tempo. Tinha sido um dia em cheio, e tínhamos aproveitado ao máximo tudo o que Viseu tem a oferecer, uma cidade no coração de Portugal e que prende o coração de quem a visita. Contamos voltar!
Se procura ideias para conhecer belas cidades em Portugal estas são algumas das nossas sugestões:
- Visitar Lamego – Um artigo cheio de dicas para conhecer esta bela cidade na região centro de Portugal.
- Visitar a Régua – Um artigo cheio de dicas para visitar o Douro na Régua.
- Visitar Lagos – Um artigo cheio de Dicas sobre as praias e a zona de Lagos, no Algarve.
- Visitar Faro – Um artigo cheio de dicas para visitar a capital do Algarve.
- Visitar Aveiro – Um artigo cheio de dicas para visitar a cidade a veneza portuguesa.
- Visitar o Porto – O nosso artigo cheio de dicas do Rui (nascido e criado na cidade do Porto) de uma das mais belas cidades da Europa.
- Visitar Évora – Um artigo cheio de dicas maravilhosas para visitar Évora durante alguns dias.
- Visitar Chaves – Uma das cidades mais belas do norte de Portugal e que merece uma visita.
- Visitar o Funchal – Um artigo cheio de dicas maravilhosas para visitar a capital da ilha da Madeira.
- Visitar Fátima – Um artigo cheio de dicas para os amantes da fé e da tradição cristã em Portugal.
- Visitar Lisboa – Um artigo criado com base nas inúmeras vezes que fomos a Lisboa e aproveitamos para explorar os diferentes lugares da cidade.
- Visitar Guimarães – Um artigo cheio de dicas sobre a cidade que escolhemos para viver nos últimos 12 anos.
- Visitar Viseu – Um artigo cheio de dicas para explorar a cidade de Viseu, no centro de Portugal.
- Visitar Viana do Castelo – Um artigo com as melhores dicas para explorar a região de Viana do Castelo, no norte de Portugal.
Parabéns!!! Lindo trabalho!!!!😍
Olá =)
Ainda bem que gostaram de Viseu. Faltou-vos referir aqui o parque do Fontelo =)
Já agora uma curiosidade – no palácio do gelo há um bar onde tudo é feito de gelo. acho que é o único no país
Boas viagens =)
Um dia não deu para tudo. Gostávamos de ter ido ao Fontelo e ao bar mas não conseguimos. Talvez um dia destes voltamos. 😉
upa upa