O Parque Natural do Douro Internacional é um dos lugares mais inacessíveis de Portugal. Durante anos, chegar ao Douro Internacional exigia deslocações morosas e desgastantes, já que as estradas eram de má qualidade e as distâncias longas. O encerramento das linhas férreas nas décadas de 80 e 90, levaram a um agravar da situação no Douro Internacional. Mas nos últimos anos tem havido um investimento na acessibilidade ao interior do país, provocando um crescente interesse pelo público em geral por esta maravilha de Portugal, o Douro Internacional.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
PARQUE NATURAL DO DOURO INTERNACIONAL
O Parque Natural do Douro Internacional corresponde a uma área de planalto transmontano, onde o rio Douro talha um vale em garganta, servindo de fronteira entre Portugal e Espanha, na chamada Meseta Ibérica. No planalto do Douro Internacional, com altitudes de 700 a 800 metros, o rio Douro escavou um vale profundo e escarpado, concedendo à paisagem um aspecto singular e avassalador no Douro Internacional.
Para explorar o Douro Internacional é importante percorrer os miradouros vertiginosos que permitem contemplar o rio Douro. Para tal, traçamos um percurso pelo Douro Internacional que lhe permite explorar, em dois dias, os mais belos miradouros no Douro Internacional.
ROTEIRO PARA VISITAR O DOURO INTERNACIONAL
1. Visitar o Miradouro São João das Arribas (Miranda do Douro) 📷 Uma jóia do Douro Internacional
Perto da Aldeia Nova, a 8 km de Miranda do Douro, há um miradouro magnífico para contemplar o Douro Internacional e a sua passagem nos primeiros quilómetros que percorre em Portugal. Ali, o Douro corre num vale encaixado, bem no fundo, e quase precisa pendurar-se no miradouro para ver o rio a correr no leito por baixo dos seus pés. É um miradouro extraordinário no Douro Internacional.
De Miranda do Douro
- 🕑 Tempo de viagem: 16 minutos
- 🚗 Distância: 8,2 km
.
2. Visitar o Miradouro de Miranda do Douro 📷 um clássico no Douro Internacional
Bem no centro da cidade de Miranda do Douro, e com a Sé Catedral por trás de si, há um miradouro para contemplar o percurso do Douro Internacional. Do outro lado do rio é Espanha, também Douro Internacional. As fragas amareladas pelos líquenes fazem as delícias dos visitantes que tentam descobrir o “2” aparentemente escondido nas arribas em frente ao miradouro do Douro Internacional. Se vai passar mais algum tempo em Miranda do Douro, espreite este nosso artigo sobre Miranda do Douro.
De São João das Arribas
- 🕑 Tempo de viagem: 16 minutos
- 🚗 Distância: 8,2 km
.
3. Visitar o Miradouro da Freixiosa (Miranda do Douro) 📷
Um dos mais belos miradouros que descobrimos enquanto explorávamos o Douro Internacional foi este miradouro. De Miranda do Douro, apanhámos a estrada N221 que nos leva até à aldeia da Freixiosa, a cerca de 11 km, de onde descemos um estrada de terra batida cerca de 1 km. O carro foi quase até ao miradouro. Lá em baixo está um promontório rochoso, cercado por um ferro que serve de segurança para os mais susceptíveis a vertigens. As vistas do Douro Internacional são verdadeiramente magníficas.
De Miranda do Douro
- 🕑 Tempo de viagem: 16 minutos
- 🚗 Distância: 11 km
.
4. Visitar o Miradouro da Fraga do Puio (aldeia do Picote) 📷 Uma beleza no Douro Internacional
Se sair do miradouro da Freixiosa já virá completamente deslumbrado e a pensar que o Douro Internacional não o pode surpreender mais. Mas está enganado. O Douro Internacional surpreende-o a cada canto. Um desses cantos pode ser encontrado na aldeia do Picote, no magnífico Miradouro da Fraga do Puio no Douro Internacional.
.
Neste miradouro do Douro Internacional, para além das vistas, que são deslumbrantes e que o vão fazer suster a respiração, há uma figura desenhada nas rochas. É o Arqueiro, um testemunho de que há milénios que este local tem presença humana. Procure-o no chão das rochas do miradouro sobre o Douro Internacional.
.
De Freixiosa
- 🕑 Tempo de viagem: 11 minutos
- 🚗 Distância: 8 km
5. Visitar o Miradouro da Barragem do Picote (aldeia do Picote) 📷 Mais um clássico do Douro Internacional
Não saia da aldeia do Picote sem dar uma volta pela aldeia mas também sem descer à estada que o leva até à barragem do Picote no Douro Internacional. Não é possível atravessar a barragem para o lado espanhol, mas numa das curvas da estrada há um pequeno miradouro, que permite ver a barragem de cima e contemplar o vale do Douro, com a albufeira de água a montante e o rio praticamente sem caudal a jusante da barragem.
Da aldeia de Picote
- 🕑 Tempo de viagem: 10 minutos
- 🚗 Distância: 6 km
6. Visitar o Miradouro do Cais de Sendim (Sendim) 📷
Depois de explorar a área de Picote, há que rumar a Sendim, uma povoação ainda a alguns quilómetros do Douro Internacional. Apesar de não haver nenhum miradouro propriamente dito em Sendim, a estrada que vai de Sendim para o cais de Sendim (uma estrada de terra batida mas onde os carros conseguem passar) é um autêntico miradouro do Douro Internacional, assim como o próprio cais.
.
Da aldeia de Picote
- 🕑 Tempo de viagem: 15 minutos (até à aldeia) + 15 minutos (até ao cais)
- 🚗 Distância: 8 km (até à aldeia) + 5 km (até ao cais)
7. Visitar o Miradouro de Bemposta 📷 um recanto do Douro Internacional
O miradouro do Douro Internacional que se segue é um miradouro sobre a barragem de Bemposta, mais uma barragem internacional que permite regularizar as águas do rio Douro. O miradouro do Douro Internacional está localizado na estrada que desce da aldeia de Bemposta para a barragem e permite ver o rio atravessando o planalto transmontano.
De Sendim
- 🕑 Tempo de viagem: 20 minutos
- 🚗 Distância: 15 km
.
8. Visitar o Miradouro de Picões (Peredo da Bemposta) 📷 Um segredo no Douro Internacional
Em Penedo da Bemposta, uma aldeia no seio dos granitos transmontanos do Douro Internacional, há um pequeno miradouro sobre o Douro, depois de atravessar os campos agrícolas cheios de vinha. É o miradouro de Picões, um miradouro encantador e isolado sobre o Douro Internacional. As vistas do Douro Internacional dali são magníficas.
De Bemposta
- 🕑 Tempo de viagem: 24 minutos (até à aldeia) + 5 minutos (até ao miradouro)
- 🚗 Distância: 16 km (até à aldeia) + 2 km (até ao miradouro)
.
9. Visitar o Miradouro da Cruzinha (Lagoaça) 📷
Do miradouro da Cruzinha, a poucos metros da aldeia de Lagoaça, não consegue grandes vistas do Douro, já que as árvores tapam a visibilidade. Para conseguir ver o Douro Internacional é necessário descer um bocado o trilho de terra batida que começa em frente à cruz de granito. Alguns metros mais abaixo, já consegue contemplar o Douro Internacional e o seu vale magnífico.
De Peredo da Bemposta
- 🕑 Tempo de viagem: 37 minutos
- 🚗 Distância: 29 km
.
10. Visitar o Miradouro do Carrascalinho (Fornos) 📷 O nosso preferido no Douro Internacional
Este foi um dos nossos miradouros preferidos no nosso percurso pelo Douro. O miradouro do Carrascalinho está escondido a poucos quilómetros de Lagoaça e de Fornos. Tem uma zona cercada por uma vedação de ferro, mas logo ao lado tem uma pedra fantástica para tirar belíssimas fotografias no Douro Internacional. Foi lá que tiramos a fotografia de capa deste artigo. Estivemos ali ao pôr-do-sol, o que foi ainda mais mágico.
.
Da Cruzinha
- 🕑 Tempo de viagem: 12 minutos
- 🚗 Distância: 5 km
11. Visitar o Miradouro do Colado (Mazouco) 📷 Belas vistas sobre a paisagem do Douro Internacional
Na descida da estrada municipal que liga a N221 a Mazouco, há o Miradouro do Colado, um dos nossos miradouros preferidos no Douro Internacional, não pela verticalidade do miradouro, mas pela diversidade da paisagem do Douro. Deste miradouro do Douro Internacional é possível contemplar a aldeia de Mazouco com o Douro Internacional como pano de fundo. O magnífico vale do rio Douro não o vai deixar indiferente. Se tiver tempo, aproveite e faça a magnífica estrada junto ao rio que liga Mazouco a Freixo de Espada à Cinta. Pelo caminho pare na Gravura Rupestre do Cavalo de Mazouco e na Capela de Santa Ana.
.
Do Carrascalinho
- 🕑 Tempo de viagem: 14 minutos
- 🚗 Distância: 15 km
12. Visitar o Miradouro Penedo Durão (Freixo de Espada à Cinta) 📷
O miradouro do Penedo Durão é o mais afamado dos miradouros do Douro Internacional. A sua fama resulta da facilidade em observar a avifauna do parque natural, nomeadamente o Grifo, o Abutre do Egipto e a Cegonha Negra. Os locais de nidificação destas aves ficam muito próximas do miradouro pelo que, se passar ali alguns minutos, vai poder contemplar o voo majestoso destes animais, por cima e por baixo do miradouro, aproveitando as correntes de ar para planar sobre o vale do Douro. Dedique algum tempo a este miradouro, explore-o e descanse. Aproveite e traga um picnic, há ali mesas onde pode passar um bom bocado.
.
Este é o último (ou primeiro) miradouro do Douro. Um pouco mais à frente, em Barca d’Alva, o Douro assume um percurso em território nacional, deixando para trás Espanha e dirigindo-se em direcção ao Pinhão, à Régua e ao Porto, talhando vales encantadores onde a luta do homem construiu a paisagem única do Douro Vinhateiro. Este também merece uma viagem. Se está a pensar fazê-la, veja as nossas dicas para explorar a região do Pinhão.
Do Miradouro do Colado
- 🕑 Tempo de viagem: 28 minutos
- 🚗 Distância: 24 km
.
DICAS PRÁTICAS PARA O DOURO INTERNACIONAL
1. ALOJAMENTO NO DOURO INTERNACIONAL
Durante a nossa viagem ficámos alojados em Torre de Moncorvo, na Quinta das Aveleiras. Foi uma excelente opção porque permitiu-nos explorar, no primeiro dia, os miradouros a norte, no outro dia, os miradouros a sul. A casa onde ficámos, o Retiro, era maravilhosa. A vista é verdadeiramente avassaladora. O fim de semana foi completamente magnífico e a Quinta das Aveleiras teve um papel determinante nisso.
A casa tem cozinha, completamente equipada com fogão, microondas, frigorífico e louça para comer e cozinhar. Tem uma salinha muito engraçada com excelentes apontamentos de decoração, como um candeeiro feito com uma máquina de sulfatar. Tem um quarto com cama de casal e uma casa de banho. É excelente para um casal.
Marque aqui alojamento no Douro
.
2. RESTAURANTES NO DOURO INTERNACIONAL
Se ficar em Torre de Moncorvo não pode perder o Restaurante “O Lagar”, definitivamente o melhor lugar para comer na região. A posta mirandesa é fantástica, assim como o ensopado de javali. Se tiver duvidas do que comer de sobremesa, faça como nós, um mix, com mousse de amêndoa, tarte de amêndoa e pudim de castanha. Tudo, acompanhado com um bom vinho Douro da casa.
.
Se gosta de visitar vilas e pequenas aldeias em Portugal para escapadinhas veja aqui algumas das nossas sugestões:
- Visitar Dornes – Uma bela aldeia no Zêzere excelente para uma escapadinha.
- Visitar Mértola – Um artigo cheio de dicas para conhecer a vila islâmica portuguesa.
- Visitar Sintra – Um das vilas mais encantadoras em Portugal e tudo o que precisa de saber para a visitar desde Lisboa.
- Visitar o Piódão – A aldeia do Piódão é um dos mais belos locais de Portugal.
- Visitar o Marvão – Um artigo cheio de dicas para explorar a vila medieval do Marvão.
- Visitar Drave – Um artigo para lhe explicar tudo sobre como visitar a aldeia abandonada de Drave.
- Visitar Monsaraz – Um artigo para lhe inspirar a visitar Monsaraz e o Alqueva, cheio de dicas maravilhosas.
- Aldeias obrigatórias a visitar em Portugal – Uma selecção daquelas que achamos serem as aldeias obrigatórias a visitar em Portugal.
- Visitar Baião – Um artigo cheio de dicas para visitar a região de Baião, do Marão ao Douro.
- Visitar o Pinhão – Um artigo cheio de dicas para visitar o Douro Vinhateiro na região do Pinhão.
- Visitar Foz Côa – Um artigo cheio de dicas para visitar Foz Côa.
- Visitar a Costa Nova – Um artigo para visitar a povoação da Costa Nova e as suas casas às riscas.
- Visitar Carrazeda de Ansiães – Um artigo sobre este recanto esquecido no norte de Portugal.
- Visitar Miranda do Douro – Um artigo sobre uma das vilas mais belas de Portugal, sobre o rio Douro.
Olá, Carla! Parabéns pelo excelente trabalho de identificação e promoção de lugares que vale a pena visitar por esse Portugal! Não conheço a rota sugerida pelo Douro internacional. Gostava de fazer esse trajeto de moto (não é uma moto de todo o terreno). É possível? Obrigado! Um abraço.
António Costa
Sim, podes. É uma excelente opção.
Boa tarde Carla e Rui,
Li a vossa reportagem, e diga-se de passagem, muito bem feita, que me motivou para fazer este percurso, pelo que lhe gostaria de fazer uma pergunta:
Sendo que alguns dos percursos parecem ser em terra batida, é necessário algum tipo de carro em particular ou qualquer carro é capaz de fazer os percusos?
Cumprimentos,
PRebelo
Olá Paulo, o carro vai a todo o lado. O nosso foi e é um seat ibiza. Quando não vai fica a cerca de 100 ou 200 metros dos miradouros. É sem stress.
Obrigado. Este fim de semana vou fazer este percurso e espero ter as mesmas sensações que a Carla expressa na sua reportagem.
Espero também que sim. Como correu, Paulo?
Belo trabalho
Sou de Sendim e realmente há mais dois/três belos miradouros: Picão dos arteiros e outros quem vai para S, Paulo/Santos.
Informem se na junta de freguesia
Este Douro Internacional é fabuloso
Manuel Ferreira
Obrigada, Manuel. Para quem não é da região nunca é fácil conhecer todos mas nós gostamos imenso dos miradouros que conhecemos no Douro Internacional.
Boa tarde Carla e Rui,
Primeiro quero agradecer e dar-vos os parabéns pela apresentação, descrevendo e agrupando numa sequência lógica e excelente da rota dos miradouro do Douro Internacional…
Pena que o turismo Porto e Norte não tenho estas propostas no sites deles!!!
Agora como curiosa e observadora, tenho uma questões, a colocar: em todo o percurso de Miranda do Douro a Freixo Espada Cinta não há nenhuma proposta de alojamento nem restaurante mas sim em Torre de Moncorvo, que não está nesta rota?
Agradeço e aguardo com prazer notícias vossas, esperando que se encontrem de boa saúde nestes tempos tão incertos e complicados!!!
Cordialmente
Olá Margarida, não temos nenhuma sugestão porque não ficamos alojados em nenhum local lá nem fomos a nenhum restaurante. É por isso que não partilhamos nada aqui. Talvez numa próxima visita à região possamos conhecer mais.
São paisagens naturais pouco exploradas, talvez devido a distância dos grandes centros urbanos e ou pouco conhecimento da zona.
Boa abordagem pela autora do artigo! Muito bem a redacção e com oportunas correções.
Vivo na zona e já visitei alguns deles! Quando puder visitarei mais alguns em falta.
Obrigado Carla.
Obrigada.
Boa noite. Eu sou da zona e faltou-vos um miradouro, no extremo norte do vosso itinerário. Chama-se miradouro Penha das Torres, na aldeia de Paradela, no concelho de miranda do douro. Fica logo a seguir ao miradouro de são joão das arribas, de aldeia nova. Ele tem dois pontos de visualização: para o lado de aldeia nova (esguia serpente do rio douro) e para o lado de espanha, com a barragem do castro, com uma ribeira a desaguar no rio douro. É dos mais belos amanheceres que se pode contemplar, uma vez que é o primeiro local de Portugal, onde nasce o sol. Boas viagens
Obrigada, Bruno. Excelente dica. Se tivermos oportunidade, voltaremos para conhecer.
Em suma: foram a Roma e não viram o Papa
Não percebi…
Ficou a faltar uma menção aos únicos e belíssimos miradouros de Bruçó (Mogadouro). Mas, como só são acessíveis a pé, e nem toda a gente os conhece, percebo a falha.
Faltou si, temos que voltar para averiguar isso. Obrigada pela sugestão.
faço minhas a palavras no Dr. Antero Neto…. muita pena apesar de tanto esforço.. espero que actualizem rápido…
Deviam sugerir às comunidades locais para os promoverem mais. Assim seriam mais fáceis de encontrar. 😉
Parabéns pelas dicas. Tenho o privilégio de conhecer todos os miradouros referidos e a partir deles “ler”a paisagem com olhos de geóloga. Recomendo vivamente pois adoro as Arribas do Douro😍. As correçõe sugeridas foram pertinentes e já agora corrijam Barragem do Picote para de Picote!
Ok.
Mas quem não tem carro (nem conduz) não há hipótese de visitar esses lugares, pois não? 🙁
Pois, só se for de bicicleta e durante vários dias. Outra opção poderá ser de táxi.
Que lugar maravilhoso! Nunca tinha ouvido falar! Já quero muito conhecer!
Amei as dicas!
Obrigada.
O majestoso miradouro do Penedo Durão situa-se em Poiares concelho de Freixo de Espada à Cinta
Olá Filipe, mas no post não diz o contrário.
Na referência ao miradouro de Miranda do Douro é dito que por detrás dos visitantes fica a igreja matriz. Não se trata da igreja matriz mas sim da Sé Catedral de Miranda, já que Miranda do Douro é, conjuntamente com Bragança, sede do bispado Bragança-Miranda.
Obrigada. Vou alterar.
Bom dia:
Este é um excelente registo de alguns dos Miradouros Oficiais do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI). Deixou-lhe aqui um agradecimento pela visita e posterior divulgação dos locais que permitem que os observador “beba” a Natureza e tudo o que esta tem para oferecer ao nível visual.
Deixo somente um pequeno reparo. O Miradouro do Carrascalinho (para mim o mais belo Miradouro do Douro Internacional) situa-se na aldeia de Fornos e não na aldeia de Lagoaça, concelho de Freixo de Espada à Cinta, embora hoje em dia as duas aldeias sejam uma só freguesia.
Deixo aqui a sugestão de, numa próxima viagem, visitar o Miradouro do Assumadouro e o Miradouro do Candedo (este muito diferente de todos os Miradouros que visitaram uma vez que fica na base de um vale) na aldeia de Poiares, Freio de Espada à Cinta.
Parabéns pelo registo.
Obrigada, Amadeu. Vou já alterar. 😀
Adorei, finalmente alguém fala do lugar encantado que o Cardal do Douro, onde se situa a barragem de Bemposta, é. Mas por favor, não digam DA BEMPOSTA, mas sim DE Bemposta! Adoro essa terra, adoro esse lugar que viu o meu pai crescer. E que desde que me conheço, me vê a mim em viagens entre Lisboa e esse lugar, mágico e único como só ele sabe ser <3
Obrigada, Cristina. Vou alterar. 😀
Cada vista mais linda e exuberante que a outra! Meu miradouro preferido: Miradouro de Picões! Deve ser incrível estar aí! Um dia eu volto para explorar mais lugares desse país tão querido! 🙂
Lindo mesmo, Analuiza. Um dia destes tem que voltar. 😀
Que miradouros lindos! Um dia tenho de ir explorar essa bela parte do nosso Portugal!
Tem mesmo, Diana. É magnífico.
Que viagem fantástica! Só vista linda!
Definitivamente, preciso colocar Portugal na lista de países para a próxima vez que for à Europa…
Picote, Miranda do Douro tem um dos Miradouros mais bonitos do Parque Natural do Douro Internacional a 2 minutos do centro da aldeia
Verdade. Até tem dois, o da barragem do Picote e o da Fraga do Puio.
tem mesmo, vai adorar. 😀
Cada mirante mais lindo que o outro! Adorei a rota inteirinha mas o Miradouro Penedo Durão foi demais!! Parabéns!
Obrigada 😀 Quem sabe não se entusiasma e vem visitar esta parte de Portugal.
Post fantástico, tanto quanto os lugares mostrados. Já o coloquei nos favoritos.
Claudia Bins
Obrigada 😀
Que lugares lindos. Além do post estar bem completo e detalhado, as fotos são de encantar. Muito bom saber que estão investindo nestes locais. São realmente fantásticos e muito belos para ficarem “escondidos”. 😀
É isso mesmo. Portugal tem lugares encantadores, mas muitos deles, por várias razões, não são devidamente valorizados. Está na hora de mudar isso. Obrigada.
Mais um excelente post, desta vez esmiuçando vários estimulantes segredos deste nosso bem-amado Portugal 🙂 Um verdadeiro “chave na mão” para uns dias de deleite de natureza, sem esquecer a bela gastronomia 🙂 Parabéns! Bjks e abraços
Obrigada, Rui. bjinhos 😀
Sou destas que adora uma paisagem com amplitude e altura! Não conhecia esta opção de passeio por Portugal. É mais um encanto que o país tem a nos oferecer. Obrigada por compartilhar!
Obrigada, Gabi. Tem que vir conhecer. É maravilhoso.
Nossa, confesso que estou encantada com as paisagens! Não conhecia a rota dos miradouros e agora estou louca para percorrer. O Miradouro dos Picões lembrou paisagens do Brasil…
Lembra mesmo. Só falta as cachoeiras. 😉 Obrigada, Fabia.
Nunca tinha ouvido falar do Parque Natural do Douro Internacional.
Que lugar incrível, que fotos! Natureza exuberante!
E a comida do restaurante parecia estar uma delícia!
O parque é maravilhoso. Não é perto de Lisboa nem do Porto por isso é menos conhecido. É maravilhoso e vale a pena uma visita.
A partir do Porto, agora é rápido e fácil chegar tanto a Miranda como a Torre de Moncorvo. Obrigado pelas fotos espetacular. E então o restaurante é 5 estrelas. Boa comida e simpatia como é apanágio dos transmontanos.
É verdade. Agora é bem mais fácil. Mas para quem vem do sul, continua a ser bastante longe.