A Rota do Românico é um conjunto de três rotas que permitem conhecer o melhor da arquitectura românica no norte de Portugal. A Rota do Românico transportam-nos para a época da fundação da Nacionalidade nos vales dos rios Sousa, Douro e Tâmega, e do papel da nobreza e das ordens religiosas na construção do território nacional. Foi ali na Rota do Românico que famílias senhoriais e ordens religiosas ajudaram a construir Portugal, e é essa história que está inscrita em 58 monumentos românicos, erguidos entre os séculos XI e XIV, num conjunto de mosteiros, igrejas, capelas, memoriais, pontes, castelos e torres senhoriais. A Rota do Românico está distribuída pelos concelhos de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.
A Rota do Românico em Portugal tem então três áreas distintas. Como já fizemos as três Rota do Românico, partilhámos aqui no blogue as dicas práticas com roteiro e indicações de alojamentos e restaurantes para cada uma das Rota do Românico.
- ROTA DO ROMÂNICO NO VALE DO SOUSA – Artigo com dicas práticas sobre a Rota do Românico do Vale do Sousa de alojamento, restaurantes, roteiro e lugares de interesse.
- ROTA DO ROMÂNICO NO VALE DO DOURO – Artigo com dicas práticas sobre o Vale do Douro de alojamento, restaurantes, roteiro e lugares de interesse.
- ROTA DO ROMÂNICO NO VALE DO TÂMEGA – Artigo com dicas práticas sobre o Vale do Tâmega de alojamento, restaurantes, roteiro e lugares de interesse.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
DICAS GERAIS PARA FAZER A ROTA
1. Escolha um fim de semana bonito para desfrutar da Rota do Românico, um belo exemplo do património cultural português. Mas não se deixe travar pelo tempo.
2. Trace o seu itinerário para a Rota do Românico (os artigos que partilhamos têm roteiros para as três Rotas do Românico).
3. Junte a magnífica experiência vinícola e gastronómica a este itinerário pela Rota. Não se irá arrepender.
4. Levante o mapa da Rota do Românico num Posto de Turismo da região. Caso não consiga, não se preocupe. Todos os hotéis e restaurantes da região têm panfletos e mapas da rota. Se quiser saber mais sobre a Rota do Românico, adquira o guia, disponível também nos postos de turismo e em algumas lojas da região.
5. Levante o seu passaporte da Rota do Românico. Parte da beleza e divertimento desta aventura parte desta ideia genial. O passaporte da Rota do Românico permite-lhe colocar um “visto” em cada monumento visitado e ao mesmo tempo responder a uma questão sobre esse monumento. Nas duas primeiras páginas do passaporte há um glossário sobre a arquitectura românica. Não perca esta experiência. Os passaportes da Rota do Românico podem ser recolhidos nos postos de turismo e em alguns hotéis da região.
6. Não faça o percurso da Rota do Românico todo num dia. Dê tempo para desfrutar dos lugares, dos vinhos e das comidas do Douro.
7. Para fazer o percurso da Rota do Românico precisa de transporte particular. Não há transportes públicos.
8. A maioria dos monumentos da Rota do Românico estão fechados (este é o principal aspecto negativo da rota). Para visitar o seu interior terá duas opções. A primeira, e que exige preparação prévia, é agendar a sua visita com pelo menos três dias de antecedência e marcar a visita aos monumentos no site. Esta visita tem um custo de 4.50€. A segunda opção é tentar apanhar as horas de início e final de oração nos igrejas e mosteiros. Esta situação é impossível de aplicar a todos os monumentos do percurso.
9. Aproveite para visitar as igrejas ao início ou final do dia, quando é mais fácil encontrar-los abertos, possibilitando uma visita por dentro.
10. A Rota do Românico é um belo percurso e pode ser feito no Vale do Sousa (que já efectuamos), no Vale do Tâmega e no Vale do Douro. Escolha um destes percursos e dedique-lhe um fim de semana. Não se irá arrepender.
Estas rotas podem ser belos passeios de fim de semana para desfrutar em Portugal. Pode consultar o Guia da Rota do Românico, em formato digital (pdf) que pode ser descarregado aqui.
ROTA DO ROMÂNICO NO VALE DO SOUSA
A Rota no Vale do Sousa, que decidimos fazer num fim-de-semana, é um percurso que compreende 19 monumentos, iniciando-se no Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, em Felgueiras, e terminando no Memorial da Ermida, em Penafiel, passando também pelos concelhos de Lousada, Paços de Ferreira e Paredes. Pode ver as dicas desata Rota sobre como fazer e o que ver nesta Rota do Românico no nosso artigo aqui no blogue.
ROTA DO ROMÂNICO NO VALE DO DOURO
A Rota no Vale do Douro é outra das rotas que pode fazer. Este percurso compreende 14 monumentos, iniciando-se na Igreja de São Miguel de Entre-os-Rios, em Penafiel, e terminando no Memorial de Alpendorada, em Marco de Canaveses, passando também pelos concelhos de Castelo de Paiva, Cinfães, Resende e Baião. Fizemos esta Rota também num fim de semana e pode ver as dicas sobre como fazer e o que ver nesta rota no nosso artigo aqui no blogue.
ROTA DO ROMÂNICO NO VALE DO TÂMEGA
A Rota no Vale do Tâmega é outra das rotas que pode fazer no norte de Portugal. Este percurso compreende 25 monumentos, iniciando-se na Igreja de São Pedro de Abragão e terminando na Igreja Salvador de Fervença, passando pelos concelhos de Penafiel, Celorico de Basto, Amarante e Marco de Canaveses. Fizemos esta Rota também num fim de semana e pode ver as dicas sobre como fazer e o que ver nesta rota no nosso artigo aqui no blogue.
Se gosta de roteiros e rotas para explorar Portugal, não pode perder estes nossos artigos aqui no blogue:
- Roteiro para as ilhas dos Triangulo dos Açores – Um roteiro para aproveitar 10 dias pelas ilhas de São Jorge, Pico e Faial com informação dia-à-dia e de transporte entre ilhas.
- Roteiro para aproveitar a EN222 – Um roteiro para aproveitar uma das estradas mais belas de Portugal junto ao Douro.
- Roteiro pelos Miradouros do Douro Internacional – Um roteiro com indicação para chegar a todos os miradouros do Douro Internacional.
- As melhores estradas para conhecer e explorar Portugal – EN2, EN222 são apenas algumas das magníficas estradas para conhecer Portugal. Conheça a nossa selecção.
- Estrada Nacional 2 – Um roteiro magnífico e personalizado, cheio de dicas para fazer a Estrada Nacional 2.
- Rota Termal e da Água – Um artigo para o ajudar a fazer uma rota magnífica em Portugal, a rota na zona de Chaves pelas diferentes termas da região.
- 9 Roteiros para conhecer Portugal de Carro – Um artigo com 9 propostas de roteiros para conhecer o melhor de Portugal de carro. Veja os nossos mapas e guarde estas sugestões.
Apreciei o que li e vi no seu blogue…Parabéns!
Obrigada, Isabel.