A Rota do Românico é um conjunto de três rotas que permitem conhecer o melhor da arquitectura românica no norte de Portugal. Estas rotas transportam-nos para a época da fundação da Nacionalidade nos vales dos rios Sousa, Douro e Tâmega, e do papel da nobreza e das ordens religiosas na construção do território nacional. Foi ali que famílias senhoriais e ordens religiosas ajudaram a construir Portugal, e é essa história que está inscrita em 58 monumentos românicos, erguidos entre os séculos XI e XIV, num conjunto de mosteiros, igrejas, capelas, memoriais, pontes, castelos e torres senhoriais, distribuídos pelos concelhos de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.
Estas rotas podem ser belos passeios de fim de semana para desfrutar em Portugal. Pode consultar o Guia da Rota do Românico, em formato digital (pdf) que pode ser descarregado aqui.
ROTA DO ROMÂNICO NO VALE DO SOUSA
A Rota do Românico no Vale do Sousa, que decidimos fazer num fim-de-semana, é um percurso que compreende 19 monumentos, iniciando-se no Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, em Felgueiras, e terminando no Memorial da Ermida, em Penafiel, passando também pelos concelhos de Lousada, Paços de Ferreira e Paredes. Pode ver as dicas sobre como fazer e o que ver nesta rota no nosso artigo aqui no blogue.
ROTA DO ROMÂNICO NO VALE DO DOURO
A Rota do Românico no Vale do Douro é outra das rotas que pode fazer. Este percurso compreende 14 monumentos, iniciando-se na Igreja de São Miguel de Entre-os-Rios, em Penafiel, e terminando no Memorial de Alpendorada, em Marco de Canaveses, passando também pelos concelhos de Castelo de Paiva, Cinfães, Resende e Baião. Fizemos esta rota também num fim de semana e pode ver as dicas sobre como fazer e o que ver nesta rota no nosso artigo aqui no blogue.
ROTA DO ROMÂNICO NO VALE DO TÂMEGA
A Rota do Românico no Vale do Tâmega é outra das rotas que pode fazer no norte de Portugal. Este percurso compreende 25 monumentos, iniciando-se na Igreja de São Pedro de Abragão e terminando na Igreja Salvador de Fervença, passando pelos concelhos de Penafiel, Celorico de Basto, Amarante e Marco de Canaveses. Fizemos esta rota também num fim de semana e pode ver as dicas sobre como fazer e o que ver nesta rota no nosso artigo aqui no blogue.
Apreciei o que li e vi no seu blogue…Parabéns!
Obrigada, Isabel.