ROTA DO ROMÂNICO EM PORTUGAL – 3 rotas no norte do Portugal

ROTA DO ROMÂNICO EM PORTUGAL - 3 rotas no norte do Portugal

A Rota do Românico é um conjunto de três rotas que permitem conhecer o melhor da arquitectura românica no norte de Portugal. A Rota do Românico transportam-nos para a época da fundação da Nacionalidade nos vales dos rios Sousa, Douro e Tâmega, e do papel da nobreza e das ordens religiosas na construção do território nacional. Foi ali na Rota do Românico que famílias senhoriais e ordens religiosas ajudaram a construir Portugal, e é essa história que está inscrita em 58 monumentos românicos, erguidos entre os séculos XI e XIV, num conjunto de mosteiros, igrejas, capelas, memoriais, pontes, castelos e torres senhoriais. A Rota do Românico está distribuída pelos concelhos de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.

A Rota do Românico em Portugal tem então três áreas distintas. Como já as fizemos às três, partilhámos aqui no blogue as dicas práticas com roteiro e indicações de alojamentos e restaurantes para cada uma das Rotas.


DICAS GERAIS PARA FAZER A ROTA


1. Escolha um fim de semana bonito para desfrutar da Rota do Românico, um belo exemplo do património cultural português. Mas não se deixe travar pelo tempo.

2. Trace o seu itinerário para a Rota do Românico (os artigos que partilhamos têm roteiros para as três Rotas do Românico).

3. Junte a magnífica experiência vinícola e gastronómica a este itinerário pela Rota. Não se irá arrepender.

4. Levante o mapa da Rota do Românico num Posto de Turismo da região. Caso não consiga, não se preocupe. Todos os hotéis e restaurantes da região têm panfletos e mapas da rota. Se quiser saber mais sobre a Rota do Românico, adquira o guia, disponível também nos postos de turismo e em algumas lojas da região.

5. Levante o seu passaporte da Rota do Românico. Parte da beleza e divertimento desta aventura parte desta ideia genial. O passaporte da Rota do Românico permite-lhe colocar um “visto” em cada monumento visitado e ao mesmo tempo responder a uma questão sobre esse monumento. Nas duas primeiras páginas do passaporte há um glossário sobre a arquitectura românica.  Não perca esta experiência. Os passaportes da Rota do Românico podem ser recolhidos nos postos de turismo e em alguns hotéis da região.

Rota do Românico no Vale do Douro | Portugal

Rota do Românico no Vale do Douro | Portugal

Rota do Românico no Vale do Douro | Portugal

6. Não faça o percurso da Rota do Românico todo num dia.  Dê tempo para desfrutar dos lugares, dos vinhos e das comidas do Douro.

7. Para fazer o percurso da Rota do Românico precisa de transporte particular. Não há transportes públicos.

8. A maioria dos monumentos da Rota do Românico estão fechados (este é o principal aspecto negativo da rota). Para visitar o seu interior terá duas opções. A primeira, e que exige preparação prévia, é agendar a sua visita com pelo menos três dias de antecedência e marcar a visita aos monumentos no site. Esta visita tem um custo de 4.50€. A segunda opção é tentar apanhar as horas de início e final de oração nos igrejas e mosteiros. Esta situação é impossível de aplicar a todos os monumentos do percurso.

9. Aproveite para visitar as igrejas ao início ou final do dia, quando é mais fácil encontrar-los abertos, possibilitando uma visita por dentro.

10. A Rota do Românico é um belo percurso e pode ser feito no Vale do Sousa (que já efectuamos), no Vale do Tâmega e no Vale do Douro. Escolha um destes percursos e dedique-lhe um fim de semana. Não se irá arrepender.

Estas rotas podem ser belos passeios de fim de semana para desfrutar em Portugal. Pode consultar o Guia da Rota do Românico, em formato digital (pdf) que pode ser descarregado aqui.


ROTA DO ROMÂNICO NO VALE DO SOUSA


Rota no Vale do Sousa, que decidimos fazer num fim-de-semana, é um percurso que compreende 19 monumentos, iniciando-se no Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, em Felgueiras, e terminando no Memorial da Ermida, em Penafiel, passando também pelos concelhos de Lousada, Paços de Ferreira e Paredes. Pode ver as dicas desata Rota sobre como fazer e o que ver nesta Rota do Românico no nosso artigo aqui no blogue.

ROTA DO ROMÂNICO NO VALE DO SOUSA | As origens de Portugal

ROTA DO ROMÂNICO NO VALE DO DOURO


A Rota no Vale do Douro é outra das rotas que pode fazer. Este percurso compreende 14 monumentos, iniciando-se na Igreja de São Miguel de Entre-os-Rios, em Penafiel, e terminando no Memorial de Alpendorada, em Marco de Canaveses, passando também pelos concelhos de Castelo de Paiva, Cinfães, Resende e Baião. Fizemos esta Rota também num fim de semana e pode ver as dicas sobre como fazer e o que ver nesta rota no nosso artigo aqui no blogue.

ROTA DO ROMÂNICO NO VALE DO DOURO | À descoberta de Portugal

ROTA DO ROMÂNICO NO VALE DO TÂMEGA


A Rota no Vale do Tâmega é outra das rotas que pode fazer no norte de Portugal. Este percurso compreende 25 monumentos, iniciando-se na Igreja de São Pedro de Abragão e terminando na Igreja Salvador de Fervença, passando pelos concelhos de Penafiel, Celorico de Basto, Amarante e Marco de Canaveses. Fizemos esta Rota também num fim de semana e pode ver as dicas sobre como fazer e o que ver nesta rota no nosso artigo aqui no blogue.

ROTA DO ROMÂNICO NO VALE DO TÂMEGA | Um Portugal esquecido

Se gosta de roteiros e rotas para explorar Portugal, não pode perder estes nossos artigos aqui no blogue:

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

QUE EQUIPAMENTO FOTOGRÁFICO USAMOS

Esta é provavelmente uma das perguntas que mais recebemos. A resposta é simples e está aqui. Desde drone, câmaras fotográficas, computadores, etc. Tudo o que vai na nossa bagagem está aqui.

  DSLR Camera free icon Máquinas fotográficas e drones sinal de símbolo de ícone de computador - Download Vetores Gratis ...Computador e gadgets

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão TRANSFERWISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão. . Este blogue contém links de programas de afiliados.

2 Comentários

  1. Apreciei o que li e vi no seu blogue…Parabéns!

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada, Isabel.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.