ROADTRIPS – Portugal de carro | 9 roteiros para descobrir o melhor de Portugal ao volante

ROADTRIP - Portugal de carro | 10 roteiros para descobrir o melhor de Portugal ao volante do seu carro

Portugal é um excelente destino de férias, quer para portugueses, quer para estrangeiros. A maioria dos portugueses não conhece o seu próprio país e há um enorme número de razões para isso mudar. Há imensos roteiros, uns maiores, outros mais pequenos, que permitem conhecer bem Portugal de carro.

ROADTRIP - Portugal de carro | 9 roteiros para descobrir o melhor de Portugal ao volante

Vamos começar por lhe apresentar ideias de roteiros para conhecer Portugal de carro, uns mais generalistas, e depois, alguns percursos por regiões, permitindo assim, quando combinados, criar autenticas roadtrips fabulosas no nosso país.

ROADTRIP - Portugal de carro | 9 roteiros para descobrir o melhor de Portugal ao volante

Se tem carro, prepare-o já para uma roadtrip em Portugal. Se não tem, saiba que pode alugar carro em Portugal tal como aluga em qualquer outro país, usando a Rental Cars, a companhia que nós também usamos em viagem.

ROADTRIP - Portugal de carro | 9 roteiros para descobrir o melhor de Portugal ao volante


ROTEIROS PARA DESCOBRIR PORTUGAL DE CARRO

1. PORTUGAL DE CARRO – De Norte a Sul pela costa portuguesa

Dê início à sua viagem em Portugal de carro numa das vilas mais bonitas de Portugal, Caminha e a mítica foz do rio Minho. Daí, prepare-se para conhecer Viana do Castelo, uma das mais belas capitais de distrito portuguesa. Aí não perca o magnífico trilho pelo litoral, que promete bons momentos de descontracção. Siga para o Porto, uma das cidades mais belas da Europa. O Porto tem muito para ver por isso dedique-lhe alguns dias. Aproveite as nossas dicas e visite o Porto como nunca o viu. Apostamos que se vai encantar verdadeiramente pela cidade. Se seguida, rume para Ovar, onde pode seguir a estrada que liga a São Jacinto e que lhe permite desfrutar da magnífica Ria de Aveiro, de uma perspectiva completamente diferente daquelas que conhece. Depois dirija-se a Aveiro, cidade dos ovos moles e dos passeios de barco moliceiros pelos canais da cidade. Não é Veneza mas é com certeza uma bela paragem. A sua estrada para norte leva-o até Coimbra, a cidade dos estudantes. Na cidade dos doutores não pode perder a universidade e a baixa pombalina, cheia de vida e alegria. Durma ali pois a noite em Coimbra é memorável. Siga depois rumo a Peniche, onde não poderá perder a magnífica praia do Baleal, assim como as ilhas Berlengas. Esta viagem promete arrebatar o seu coração. Aproveite a auto-estrada e vá para Lisboa, a capital do país e onde poderá desfrutar de uma cidade cosmopolita, animada, viva e cheia de carisma. Ande de elevador e visite os lugares mais emblemáticos com a ajuda das nossas dicas. Depois de respirar a vida citadina, rume à Costa Alentejana. Há muitos lugares para conhecer ao longo da costa e se tiver tempo, aproveite estas nossas dicas. Se não tiver, não se preocupe, vá até à Zambujeira do Mar, um lugar que promete ficar gravado na sua memória para sempre. A sua viagem por Portugal de carro chegará ao fim na ponta de Sagres, o extremo sudoeste de Portugal, uma vila magnífica no Algarve e que ainda preserva uma áurea bastante interessante.

ROADTRIP - Portugal de carro | 9 roteiros para descobrir o melhor de Portugal ao volante


2. PORTUGAL DE CARRO – De Norte a Sul à descoberta do interior de Portugal

Comece a sua viagem por Portugal de carro no Parque Natural do Montesinho, um lugar ainda pouco conhecido em Portugal mas que promete derreter o seu coração com os modos de vida tradicionais da população. Siga depois para Bragança, a capital de distrito, cheia de história. O Parque Natural do Douro Internacional deve ser a sua próxima paragem. Há imenso miradouros para conhecer ao longo do parque por isso recomendamos-lhes que veja este nosso artigo com um roteiro bem explicadinho. Termine em Vila Nova de Foz Côa, cidade que tem algumas das pinturas rupestres mais importantes do mundo. Visite-as e use as nossas dicas para não perder nada na região. De seguida rume à Serra da Estrela, a maior serra de Portugal Continental, onde poderá provar o magnífico queijo da serra, experimentar ski e snowbord na pista da torre ou simplesmente fazer alguns belos percursos a pé. Desça em direcção sul, rumo a Vila Velha de Rodão, onde o Tejo entra em Portugal numa garganta de quartzitos que parece estrangular o rio. Depois vá até Campo Maior e Elvas, uma bela cidade fronteiriça que ainda hoje vive da herança da proximidade de Espanha. A estrada vai levá-lo até Évora, uma das cidades mais belas de Portugal e cheia de motivos para lá passar um ou dois dias a explorar a cidade e os arredores. Não perca ainda Beja, uma das capitais de distrito menos visitadas em Portugal e onde pode descansar tranquilamente num café ou restaurante e testemunhar o ritmo de vida das populações. Termine a sua viagem em Faro, uma cidade voltada para o mar e onde não será difícil encontrar uma bela praia para dar um mergulho depois de passar vários dias longe do litoral.

ROADTRIP - Portugal de carro | 9 roteiros para descobrir o melhor de Portugal ao volante


3. PORTUGAL DE CARRO – Uma volta pelo melhor de Portugal

Se não tem muito tempo disponível e quer fazer uma volta por Portugal de carro pelo melhor do país não perca tempo e lance-se já nesta aventura em Portugal de carro. Comece em Lisboa e dirija-se para norte, para Coimbra, a cidade dos doutores. Se tiver tempo faça uma paragem em Fátima, que fica mesmo na saída da auto-estrada. Em Coimbra desfrute da magnífica história académica da cidade, assim como das suas tradições centenárias e que perduram até hoje. Daí rume a Aveiro, a cidade que é conhecida como a Veneza portuguesa. Não perca um passeio de barco moliceiro nos canais da cidade, mas se tiver tempo, dê um saltinho à Ria de Aveiro e às praias a sul, tais como a Costa Nova ou a Vagueira. Dirija-se depois para o Porto, onde não se vai arrepender de passar alguns dias, desbravando a cidade com as melhores dicas que criamos para si. Do Porto rume a Guimarães, o local onde nasceu Portugal, uma cidade cheia de história, castelos, palácios, igrejas e ruas estreitas que prometem fazê.lo apaixonar por Portugal medieval. Opte por dormir na cidade, já que a cidade à noite é verdadeiramente encantadora e parece saída de um conto de fadas. Se tiver tempo, dê ainda um saltinho a Braga, capital religiosa do norte de Portugal. Continue em direcção ao Douro, nomeadamente à Régua ou ao Pinhão, conhecendo o que de mais belo Portugal tem no que toca a paisagens naturais e humanizadas. As vinhas do Douro são património mundial da Humanidade e depressa vai perceber porquê. Não tenha dúvidas, durma numa das quintas e alojamentos rurais do Douro. Desça para sul em direcção a Évora, passando pela Serra da Estrela, a serra mais alta de Portugal Continental, para aproveitar uma das cidades romanas mais bem preservadas da Península Ibérica. Daí rume ao Algarve, especialmente para a zona de Lagos, onde encontrará algumas das praias algarvias mais belas de Portugal e óptimas para uns dias animados. De regresso a Lisboa, vá até Porto Covo conhecer algumas das praias mais bonitas de Portugal, desertas, selvagens e incrivelmente belas. Não perca as nossas dicas para explorar esta parte da costa alentejana.

ROADTRIP - Portugal de carro | 9 roteiros para descobrir o melhor de Portugal ao volante


ROTEIROS PARA DESCOBRIR AS REGIÕES DE PORTUGAL DE CARRO

1. PORTUGAL DE CARRO – À descoberta do Além Tejo

Saia de Lisboa e dirija-se para sul de Portugal de carro, em direcção à Serra da Arrábida, destino ideal para se perder por alguns dias. O Portinho da Arrábida é a zona ideal para assentar arraiais, antes de se dirigir pela costa em direcção a Setúbal. Depois, o ideal é apanhar o ferry para Tróia. Se for de ferry, leve o seu carro no ferry e explore Tróia e a Comporta, assim como os arrozais do Sado e o seu estuário. Depois de explorar a região vá até Porto Covo, onde estão algumas das mais belas praias da costa alentejana. Não perca as nossas dicas da costa alentejana, e conheça todas as belas praias, certificando-se que pára na Zambujeira do Mar para desfrutar de um ou dois dias. Se gosta de caminhadas, aproveite as nossas dicas e faça a Rota Vicentina, nomeadamente o Trilho dos Pescadores. Depois, siga para Aljezur, com praias mais selvagens e um ambiente jovem e relaxado. De seguida inflicta para norte interior, em direcção a Mértola, uma bela paragem no Alentejo e, depois de explorar a tradição árabe da região, vá até Évora, a cidade património do Alentejo. Na viagem para norte para em Estremoz para contemplar as extracções dos melhores mármores da Europa, responsáveis pela construção do palácio de Vila Viçosa (que também não deve perder). Aproveite e espreite Elvas, com a sua magnífica muralha e planta em estrela, antes de se dirigir para Santarém, onde poderá admirar uma das mais belas vistas sobre o rio Tejo. Pelo caminho, pare para provar a sopa de pedra, algures na estrada. Não deixe de dar um saltinho ao castelo de Almourol! Regresse a Lisboa. Apostamos que virá muito satisfeito com esta voltinha por Portugal de carro.

ROADTRIP - Portugal de carro | 9 roteiros para descobrir o melhor de Portugal ao volante


2. PORTUGAL DE CARRO – Descobrindo o Algarve

Partindo de Aljezur, a porta de entrada no Algarve pela costa Alentejana, explore as magníficas praias da Arrifana e Monte Clérigo. Depois siga para sul de Portugal de carro, parando nas pequenas praias da Costa Vicentina, especialmente na Carrapateira, a praia da Bordeira e a praia do Amado. Siga depois para Sagres, parando pelo caminho em Vila do Bispo, onde poderá alojar-se num boutique hotel magnífico. Aproveite os dias seguintes para conhecer o Cabo de São Vicente e a Fortaleza de Sagres, assim como desfrutar da praia do Martinhal, do Tonel ou da Mareta. Siga depois pela costa em direcção a Lagos, parando pelo caminho e descobrindo as praias do Barvalento Algarvio, tais como a Praia da Luz ou a Praia da Figueira. Não perca a Ponta da Piedade e descanse uns dias em Lagos para ter tempo de desfrutar das praias escondidas nas falésias calcárias das redondezas. A praia Dona Ana, a Meia Praia e a Praia do Vale da Lama são algumas das que não deve perder. Siga depois para o Alvor e para a praia dos Três Irmãos e, passando por Portimão não deixe de descobrir a Praia da Rocha, provavelmente a praia mais turística do litoral algarvio. Opte por alojar-se em Ferragudo, mais calmo e mais característico com uma bela praia no Castelo de São João de Arade, na foz do rio, ou a praia da Afurada ou dos Caneiros. Pode ficar no Encosta da Praia GuesthouseDirija-se depois para Lagoa, onde deve seguir para a praia de Benagil para ver a magnífica gruta. Siga depois para Albufeira, mas pare na Guia para provar o magnífico franguinho da Guia, um frango de churrasco pequenino mas muito rico em molho de alho. Assente por uns dias na zona, para ter tempo para explorar Albufeira. Pode ficar alojado na povoação, por exemplo no Sea View Apartment Old Town Center. Do lado oriental de Albufeira, não perca os Olhos de Água, a magnífica Praia da Falésia, praia de Santa Eulália, praia da Oura e Vilamoura. Do lado ocidental de Albufeira não perca a Praia dos Arrifes, Praia de São Rafael, Praia da Vigia, Praia da Ponta Grande e da Ponta Pequena e a Praia do Castelo.  O melhor lugar para se alojar é fora de Albufeira e se procura um resort veja o Falesia Hotel. Siga depois em direcção a Faro para explorar o Parque Natural da Ria Formosa, nomeadamente a zona de Olhão e Fuzeta. Coma aqui bom pescado e marisco porque não se vai arrepender. Um dos expoentes máximos do Sotavento Algarvio vai encontrá-lo em Tavira e nas suas ilhas. Apanhe um barco e descubra as praias da ilha. Siga depois para Castro Marim e visite o sapal, na margem do rio Guadiana. Apanhe depois a A22 e termine a sua viagem num alojamento rural no interior do Algarve, nomeadamente na área de São Brás de Alportel. Aloje-se no Farmhouse Of The Palms ou no Panoramic Paradise  

ROADTRIP - Portugal de carro | 9 roteiros para descobrir o melhor de Portugal ao volante


3. PORTUGAL DE CARRO – À descoberta do Minho

Comece a sua viagem por Portugal de carro no Minho pela cidade do Porto e utilize as nossas dicas para explorar o melhor da cidade. Depois apanhe a A4 em direcção a Amarante, parando na zona de Penafiel para explorar o vale de Sousa, nomeadamente a Rota do Rômanico (com as nossas magníficas dicas). Embora Amarante já não seja Minho, vale a pena parar nesta cidade, na margem do rio Tâmega. Siga depois para a região de Basto, onde pode visitar Celorico de Basto, Mondim de Basto e Cabeceiras de Basto. Aloje-se num dos magníficos hotéis Aguahotels Mondim de Basto ou no Celorico Palace Hotel & Spa. Siga depois para Guimarães, uma das mais belas cidades portuguesas e o berço da nacionalidade. Guimarães merece que passe lá pelo menos uma ou duas noites, pois vai adorar o ambiente medieval da cidade, especialmente à noite. Pode ficar no fabuloso Santa Luzia ArtHotel. Siga depois para Braga, capital religiosa do norte de Portugal e não perca a Falperra e o Bom Jesus. Siga depois em direcção ao único parque nacional de Portugal, o Parque Nacional da Peneda Gerês. Pelo caminho pare em Ponte de Lima, uma belíssima cidade. Fique alojado no parque durante alguns dias para fazer alguns dos percursos pedestres magníficos que ali existem. Um boa opção de alojamento é nas Casas das GuimbrasSiga depois em direcção a Castro Laboreiro e a Melgaço, aproveitando depois para conhecer a zona ribeirinha do rio Minho, tais como as cidades de Monção e Valença. Venha pela estrada da costa, passando por Vila Nova de Cerveira, Caminha e  terminando em Viana do Castelo, onde pode explorar o Geoparque do Litoral com as nossas dicas. Siga depois para Esposende onde poderá ficar alojado na Apúlia e conhecer os seus magníficos moinhos (veja aqui as nossas dicas). Explore depois as praias do norte de Portugal com este nosso artigo e termine a sua viagem de carro na cidade do Porto.    

ROADTRIP - Portugal de carro | 9 roteiros para descobrir o melhor de Portugal ao volante


4. PORTUGAL DE CARRO – À descoberta de Trás-os-Montes

Comece a sua viagem por Portugal de carro em Amarante, a porta de entrada na Serra do Marão. Aloje-se na maravilhosa Casa da Calçada Relais & Chateaux. Conheça a cidade e explore a serra do Marão e Alvão a partir de Amarante. Siga depois a caminho de Vila Real, a capital de distrito. Depois dirija-se para sul, em direcção à Régua para começar a explorar o Douro. Siga a estrada N222 na margem do Douro em direcção a Pinhão. Aproveite as nossas dicas e saiba quais as melhores quintas do Douro e os melhores restaurantes para comer. O melhor local para se alojar é nas imediações do Pinhão. Para escolher o seu alojamento pode ver os hotéis e quintas onde já ficamos. Se o Douro Vinhateiro é magnífico e merece que lá passe alguns dias, siga depois em direcção a Vila Nova de Foz Côa, fazendo um percurso pelos mais belos miradouros do Douro Superior. Uma vez em Vila Nova de Foz Côa conheça as pinturas rupestres do Vale do Côa com as nossas dicas. Siga depois para Barca de Alva, onde, se gosta de trilhos deve fazer a Rota dos Túneis (veja este artigo). Depois explore o Parque Natural do Douro Internacional, um parque magnífico, com um roteiro que preparamos para si de forma a explorar as melhores vistas do rio Douro.  Termine o roteiro do parque em Miranda do Douro, provando os magníficos enchidos da cidade. Vá depois para Bragança, capital administrativa distrital e o seu castelo e Domus Municipal. Dali siga em direcção à bela Serra do Montesinho, uma das serras menos visitadas em Portugal. Aloje-se num belo alojamento local como A Lagosta Perdida ou a Casa da Portela, e explore a região. Siga depois para Chaves, passando por Vinhais (embora a melhor estrada seja por Espanha). Depois de visitar Chaves, explore as termas de Vidago e Pedras Salgadas e também a região de Montalegre e Pitões de Júnias. Apanhe depois a estrada de Chaves a Vila Real e regresse a casa.

ROADTRIP - Portugal de carro | 9 roteiros para descobrir o melhor de Portugal ao volante


5. PORTUGAL DE CARRO – O melhor da região Centro

Este percurso em Portugal de carro pode ser começado no Porto ou em Lisboa. Vamos começar em Lisboa a nossa descrição mas pode também fazer o percurso ao contrário. Comece em Lisboa a sua viagem. Se ainda não conhece a capital portuguesa veja as nossas dicas no blogue de forma a aproveitar melhor esta bela cidade europeia. De seguida, siga em direcção a Sintra, passando por Queluz para visitar o palácio. Em Sintra não perca o Palácio da Pena, Castelo dos Mouros e Quinta da Regaleira. O melhor é passar lá pelo menos uma noite, num belo boutique Palace. Siga depois para norte, em direcção a Peniche. Aí assente por alguns dias para desfrutar das praias, do Baleal, e das ilhas Berlengas. Há muita coisa para fazer por ali por isso, para não perder nada, veja as nossas dicas. Siga depois para o Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros. Pelo caminho visite Óbidos. No PNSAC há imensas coisas para fazer e descobrir. Assente aí por um ou dois dias e descubra grutas maravilhosas, algares e percursos pedestres incríveis. Use as nossas dicas para explorar a região, não se vai arrepender. Termine esta região visitando Fátima, a capital religiosa portuguesa. Siga para a BatalhaLeiria, onde pode visitar o Mosteiro da Batalha e o castelo da cidade de Leiria.  Depois rume a Coimbra, a cidade dos estudantes. Vale a pena dormir na cidade (num local com vistas panorâmicas) para conhecer o ambiente nocturno estudantil e muito animado. Não perca a universidade e a baixa da cidade, bem com as margens do Mondego. Siga depois em direcção à Serra da Lousã, onde pode explorar muitas das aldeias de xisto, mas não perca especialmente a aldeia do Piódão. Marque o seu alojamento com bastante antecedência pois esgota rapidamente. Siga depois para a Serra da Estrela, a maior serra de Portugal Continental, onde pode fazer fantásticos trilhos na natureza, tomar banhos em piscinas naturais, comer queijo da Serra e até percorrer um vale glaciar. Daí rume a Viseu, uma cidade que tem crescido nos últimos anos e o seu centro histórico está agora bem cuidado e cheio de lugares fantásticos para conhecer. Para o ajudar a explorar a cidade, veja este nosso artigo. De seguida dirija-se à zona de Arouca, onde deve assentar uns dias para explorar a Serra da Freita. Pode fazer os Passadiços do Paiva, ver a aldeia mágica de Drave, fazer vários percursos pedestres, etc. Não vão faltar locais fantásticos para conhecer na imediações. Se ainda tiver tempo, dê um saltinho a Aveiro. Sida depois para Santa Maria da Feira, onde deve visitar o magnífico castelo medieval. A sua viagem terminará na cidade do Porto, que pode conhecer de forma bastante mais completa se usar o nosso artigo cheio de dicas e feito pelo Rui, nascido e criado no Porto.

ROADTRIP - Portugal de carro | 9 roteiros para descobrir o melhor de Portugal ao volante

6. PORTUGAL DE CARRO – Uma escapadinha a partir de Lisboa 

Esta escapadinha por Portugal de carro é ideal para um fim de semana prolongado ou uns dias de férias. Saia de Lisboa e rume a Queluz para visitar o magnífico Palácio de Queluz e os seus jardins. De seguida, siga para Sintra e explore a magnífica serra de Sintra e a cidade. Assente aí alguns dias para, para além da cidade, explorar alguns trilhos a pé. Conheça as imediações de Sintra, como o Guincho, Praia da Ursa, Azenhas do Mar, Cabo da Roca, etc. Siga depois para a Ericeira, um belo destino de praia no Verão, mas também excelente para relaxar noutras alturas do ano. Depois siga para a Lourinhã, o local ideal para conhecer os testemunhos dos dinossauros em Portugal e o Dino Parque. Não perca a oportunidade de dormir num moinho de vento. Siga depois para a costa, nomeadamente Peniche, onde pode usar as nossas dicas para explorar a região. Não perca a oportunidade de visitar as ilhas Berlengas, um pequeno paraíso em Portugal com as nossas dicas. Não perca também todo o tômbolo de Peniche e do Baleal. Dê um saltinho à Foz do Arelho e depois siga para Óbidos para aproveitar esta pequena mas deslumbrante vila de Portugal. De seguida, vá até Mafra conhecer o magnífico Convento de Mafra, antes de rumar novamente a Lisboa.

ROADTRIP - Portugal de carro | 9 roteiros para descobrir o melhor de Portugal ao volante

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Resultado de imagem para casa icon Se procura uma casa ou apartamento pode usar o Airbnb. Se se registar com o nosso link terá 30€ de crédito grátis.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

38 Comentários

  1. Adoro road trips mas o meu marido não é muito fã. Alguma dica para o convencer a pegar no carro e sair à procura de aventura? Quando vamos ele acaba sempre por se divertir :)

    1. Carla Mota diz: Responder

      Tapa o olho dele com uma venda e o convence a entrar numa aventura com os olhos fechados. Ele vai amar. 😀

  2. Uma roadtrip como deve ser! Acho que mais completa que isto é impossível! 😛

    1. Carla Mota diz: Responder

      Também me parece. 😉 Mas sou suspeita. 😀

  3. Essa viagem deve ter sido um sonho!!! Já fui a Portugal e me apaixonei pelo país. Pretendo voltar ano que vem e já salvei suas dicas

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada. 😀

  4. Post lido, aprovado e salvo, obrigada pelas sugestões, Carla! Difícil é escolher apenas um destes roteiros…

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada. 😀

  5. quantos trajetos maravilhosos, com ctz a melhor forma de conhecer portugal é de carro, da pra aproveitar bastante! quero levar meu marido para conhecer!

    1. Carla Mota diz: Responder

      Anda, Ângela!

  6. Que legal, bem interessantes, nós fizemos algo parecido com o roteiro 3, mas só subimos até coimbra.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Agora há que voltar. 😉

  7. Apenas amei esse seu post! Fui à Portugal em 2016 e quero muito voltar no ano que vem. Sou adepta de roadtrips e encontrei tantas opções legais aqui que vai ser difícil escolher uma única.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada. 😀

  8. Aninhs diz: Responder

    É bem O tipo de viagem que gosto: ir andando com calma e no meu tempo pelos lugares de carro! Qual o roteiro favorito de vcs? Como é a estrada em Portugal?

    1. Carla Mota diz: Responder

      Nós já fizemos todos. 😀 Por isso os recomendamos. 😀

  9. Que fotos lindas!!! Só conheci Lisboa, viajar de carro por Portugal está nos meus planos. Adorei o post e as dicas.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada. 😀

  10. Ruthia Portelinha diz: Responder

    As opções multiplicam-se ao sabor da imaginação. Confesso que me falta explorar melhor o Alentejo

    1. Carla Mota diz: Responder

      E é uma região linda. 😀

  11. Uau, adorei os roteiros, um mais legal que o outro! Atualmente eu gostaria de fazer o “De Norte a Sul pela costa portuguesa” 😀 Portugal é demais, e como é um país pequeno nos permite explorar tudo de carro!

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada. 😀

  12. Já tive o privilégio de poder fazer estas rotas todas e mais algumas pelo nosso Portugal!
    Temos um país fantástico que vale muito a pena desbravar! Muito bom post de dicas. Parabéns

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada.

  13. Helian diz: Responder

    Gostei dos itinerários,
    Mas pergunto se o Algarve e sítio só de passagem ou pode ser um ponto de saída?
    Pq sair sair do barlavento para sotavento não são os únicos roteiros que podemos fazer, na minha opinião faltou um pouco de dedicação com essa ponta de Portugal só lembrada nas férias.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Pode ser um ponto de saída. Faro tem aeroporto e a estrada faz ligação ao mundo! Esta é só uma proposta, baseada na nossa experiência pessoal. Não vivemos no Algarve e o artigo também não é só sobre o Algarve. Sinto que ficou melindrado, talvez porque seja algarvio. Lamento, mas é apenas uma sugestão pessoal. Espero que perceba que o artigo é feito com base em escolhas pessoais. Só isso. As propostas que temos aqui é para cada pessoa gerir e fazer as alterações que quiser. Pode ir directo para Espanha, pode voar de Faro, pode apanhar estrada para Lisboa.Pode aproveitar o interior (que nós não conhecemos ainda). São sugestões e valem por isso.

  14. Cada vez com mais e mais vontade de descobrir Portugal e os seus múltiplos encantos… aqueles lugares genuínos da nossa infância. Começo a fartar-te dos grandes centros e é a ‘terra’ que chama por mim :) Excelente artigo. Impossível não aceitar um destes desafios e partir!

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada, Rui. É mesmo. É preciso explorar Portugal e, cada vez mais! 😀

  15. Adorei as ideias de roteiro e confesso que fiquei com vontade de fazer todos, mas me despertou mais interesse o primeiro, pelo litoral, as paisagens devem ser lindas.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Lindo demais, Leo.

  16. Meu Deus! Este é o post da minha vida! Gostei muito do itinerário pela costa. Talvez eu acrescentasse um desvio do Porto até Salamanca para conhecer essa parte da Espanha, e depois retornaria continuando o roteiro por Portugal.

    1. Carla Mota diz: Responder

      É uma ideia. 😀

  17. Nossa, que post maravilhoso! Esse é o tipo de viagem que amo fazer, pegar um carro e cair na estrada. Deu vontade de fazer todos os roteiros que você sugeriu. Muito bom! Parabéns

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada. 😀

  18. Nossa, quantos roteiros interessantes para conhecer o país. Gostei das opções e teria dificuldade para escolher qual faria primeiro. Tanto a rota costeira quanto a do interior me atraem, mas há muito mais para se conhecer. Guardarei as dicas.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada. 😀

  19. Eu A-M-E-I esse post. Quando estive em Portugal fiz pequenas road trips partindo do Porto, passando pelas estradas secundárias, conhecendo mais das cidades menores, foi lindo demais. Tenho especial carinho por Elvas e Évora e agora guardei o roteiro pelo Algarve, que não conheci ainda!

    1. Carla Mota diz: Responder

      Vai adorar, Bruna. Portugal é mesmo muito bonito e vale a pena explorar um bocadinho mais.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.