Tivemos oportunidade de visitar a Plataforma das Artes e da Criatividade, em Guimarães. Pode parecer estranho, mas a verdade é que já vivemos em Guimarães há seis anos e nunca tínhamos visitado Plataforma das Artes e da Criatividade. Se calhar não é tão estranho assim. Quantos de nós já visitamos lugares tão longe de casa e nunca perdemos tempo para conhecer o museu da nossa cidade ou a aldeia que fica ao virar da rua?
Se gosta de explorar as melhores Serras de Portugal temos alguns artigos que vai gostar de descobrir:
- Serra da Lousã – Um artigo cheio de dicas maravilhosas para explorar a Serra da Lousã, com roteiro dia-à-dia para um fim de semana prolongado.
- Serra do Montesinho – Um artigo cheio de dicas maravilhosas para uma bela escapadinha pelo norte de Portugal bem próximo de Bragança.
- Serras de Aire e Candeeiros – Um artigo com um roteiro maravilhoso para explorar as paisagens calcárias de Portugal.
- Visitar a Serra do Gerês – Um artigo com as melhores dicas para visitar o Gerês e a serra, com dicas para trilhos, piscinas naturais, restaurantes e alojamentos.
- Serra da Freita – Um artigo com as melhores dicas para visitar e aproveitar a maravilhosa Serra da Freita, no centro de Portugal.
- Serra do Açor – Um artigo com um roteiro e dicas para visitar a Serra do Açor em 2 ou 4 dias.
- Serra do Alvão – Um artigo sobre a Serra do Alvão e as maravilhas deste território.
O Mercado Municipal de Guimarães antes da Plataforma das Artes
O espaço onde hoje sita a Plataforma das Artes e da Criatividade foi durante anos o mercado municipal de Guimarães, projectado por José Marques da Silva, um arquitecto de renome e muito querido na cidade berço, já que para além de projectar o mercado foi responsável também pelo edifício da Sociedade Martins Sarmento e pelo Santuário da Penha.
Mas, o mercado que durante os anos do Estado Novo fervilhava de balbucio, começou a definhar especialmente no século XXI. A cidade mudara. Guimarães crescera. O mercado central, tão perto das zonas nobres da cidade, como o Toural ou o centro histórico, tornara-se menos acessível, com transito congestionado, dificuldades de estacionamento e, para os comerciantes, grandes dificuldades para os transportes fazerem o abastecimento diário das bancas.
A cidade de Guimarães, assim como qualquer cidade portuguesa, mudou muito. O centro da urbe deixou de ser a zona mais acessível da cidade e o mercado começou a perder os seus mais fiéis clientes. A obra que José Marques da Silva projectou começou a dar sinais de abandono e o que era uma imagem da paisagem urbana de Guimarães, criado para ser uma área agregadora, começava a definhar.
Plataforma das Artes e da Criatividade
Integrado num projecto de revitalização urbana para acolher a Capital Europeia da Cultura 2012, o mercado foi parcialmente recuperado para galerias e lojas e, a parte leste, renovada, tendo aí nascido um projecto moderno de arquitectura, a Plataforma das Artes e da Criatividade.
Um edifício inspirado em Le Corbusier e Mies van der Rohe, construído em betão armado e revestido a tubos de latão e soldados de forma manual, deu forma à Plataforma das Artes e da Criatividade, um espaço que promete ser um local de actividade artística, cultural e sócio-cultural.
O projecto da Plataforma das Artes e da Criatividade foi tão arrojado que, embora inicialmente pouco compreendido pela população vimaranense, começou a conquistar adeptos à medida que era galardoado com diversos prémios de arquitectura, tais como o Detail Prize Award 2012, o Reddot Design Award “best of the best 2013”, o Copper in Architecture Awards – European Copper Institute ou a nomeação para a lista final dos 25 projectos do European Union Prize for Contemporary Architecture Mies van der Rohe Award 2013.
Hoje, a Plataforma das Artes e da Criatividade acolhe uma exposição permanente de José Guimarães, um artista filho da cidade e que muito orgulha a população vimaranense.
A exposição na Plataforma das Artes e da Criatividade divide-se por várias salas, organizadas de forma temática com arte africana, arte pré-colombiana, arte chinesa e obras criadas pelo artista. As obras expostas na Plataforma das Artes e da Criatividade resultam de inúmeras viagens levadas a cabo por José de Guimarães, viagens essas que começaram com a sua estadia em Angola durante o período da Guerra Colonial. Dessa estadia no país, assim como em muitos outros da África Ocidental, José de Guimarães recolheu vários objectos de arte e etnografia, especialmente máscaras que se encontram expostas na Plataforma das Artes e da Criatividade.
Esta colecção na Plataforma das Artes e da Criatividade é verdadeiramente inspiradora e permite ao visitante algo que é cada vez mais raro, viajar no tempo e levar o seu imaginário de encontro às tribos africanas.
As viagens empreendidas por José de Guimarães marcariam para sempre a sua visão do mundo, assim como a forma como expressa a sua arte. Já alguém dizia “nós somos o por onde os nossos pés pisaram”. E a obra artística de José de Guimarães mostra isso mesmo: um homem viajado, com mente aberta, com uma visão alegre e colorida do mundo e que nos deu confiança e inspiração.
Marque aqui alojamento em Guimarães
Se procura ideias para conhecer belas cidades em Portugal estas são algumas das nossas sugestões:
- Visitar Lamego – Um artigo cheio de dicas para conhecer esta bela cidade na região centro de Portugal.
- Visitar a Régua – Um artigo cheio de dicas para visitar o Douro na Régua.
- Visitar Lagos – Um artigo cheio de Dicas sobre as praias e a zona de Lagos, no Algarve.
- Visitar Faro – Um artigo cheio de dicas para visitar a capital do Algarve.
- Visitar Aveiro – Um artigo cheio de dicas para visitar a cidade a veneza portuguesa.
- Visitar o Porto – O nosso artigo cheio de dicas do Rui (nascido e criado na cidade do Porto) de uma das mais belas cidades da Europa.
- Visitar Évora – Um artigo cheio de dicas maravilhosas para visitar Évora durante alguns dias.
- Visitar Chaves – Uma das cidades mais belas do norte de Portugal e que merece uma visita.
- Visitar o Funchal – Um artigo cheio de dicas maravilhosas para visitar a capital da ilha da Madeira.
- Visitar Fátima – Um artigo cheio de dicas para os amantes da fé e da tradição cristã em Portugal.
- Visitar Lisboa – Um artigo criado com base nas inúmeras vezes que fomos a Lisboa e aproveitamos para explorar os diferentes lugares da cidade.
- Visitar Guimarães – Um artigo cheio de dicas sobre a cidade que escolhemos para viver nos últimos 12 anos.
- Visitar Viseu – Um artigo cheio de dicas para explorar a cidade de Viseu, no centro de Portugal.
- Visitar Viana do Castelo – Um artigo com as melhores dicas para explorar a região de Viana do Castelo, no norte de Portugal.