PARQUES NATURAIS EM PORTUGAL – Top 7 áreas protegidas a visitar

PARQUES NATURAIS EM PORTUGAL - Top 7 áreas protegidas a visitar

Os Parques Naturais em Portugal são um conjunto de áreas protegidas em território nacional com elevador valor paisagístico, natural e/ou cultural. Estes Parques Naturais em Portugal são locais de lazer extraordinários para explorar em harmonia com a natureza, comungar da paz e tranquilidade e apreciar os modos de vida tradicionais das suas populações. Procura ideias para visitar áreas tranquilas em Portugal? Que tal os Parques Naturais em Portugal? Neste artigo mostramos-lhe os melhores Parques Naturais em Portugal para visitar.

PARQUES NATURAIS EM PORTUGAL - Top 7 áreas protegidas a visitar

REDE NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS EM PORTUGAL

Portugal, a par com a maioria dos países do mundo, apresenta um conjunto de Parques Naturais em Portugal inseridos numa rede de áreas protegidas que permitem conservar o meio, entendido este como o conjunto do habitat natural de diversas espécies, incluindo o homem, a biodiversidade, aspectos culturais e naturais. É nesta rede que se integram os Parques Naturais em Portugal.

PARQUES NATURAIS EM PORTUGAL - Top 7 áreas protegidas a visitar

Estabeleceu-se em Portugal uma Rede Nacional de Áreas Protegidas (RNAP) cuja intervenção no território está legislada e obedece a um conjunto de regras, essencialmente no que toca à edificação e utilização e uso solo e do território, incluindo dentro dos Parques Naturais em Portugal. Neste conjunto de áreas protegidas em Portugal inserem-se:

  • 34 áreas protegidas de âmbito nacional (na qual estão os Parques Naturais em Portugal),
  • 14 áreas protegidas de âmbito regional e local
  • 1 área protegida privada

É dentro de uma delas que aparecem os Parques Naturais em Portugal, que são parte integrante das 34 áreas protegidas de âmbito nacional, sendo que apenas 13 são Parques Naturais em Portugal.

PARQUES NATURAIS EM PORTUGAL - Top 7 áreas protegidas a visitar

As áreas protegidas de âmbito nacional integram cinco áreas distintas, hierarquizadas consoante a importância, necessidade de preservação e valor, assim como escala. Estas áreas protegidas são:

  • Parques Nacionais em Portugal
  • Parques Naturais em Portugal
  • Reservas Naturais em Portugal
  • Paisagens Protegidas em Portugal
  • Monumentos Naturais em Portugal
PARQUES NATURAIS EM PORTUGAL - Top 7 áreas protegidas a visitar

O PARQUE NACIONAL DA PENEDA GERÊS NÃO É UM DOS PARQUES NATURAIS EM PORTUGAL

O Parque Nacional Peneda Gerês não é um dos Parques Naturais em Portugal. O Parque Nacional Peneda Gerês é muito mais do que um dos Parques Naturais em Portugal, é o nosso único Parque Nacional, título mais elevado nesta hierarquia de Rede de Áreas Protegidas.

O Parque Nacional da Peneda Gerês é gerido pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF). O Parque Nacional da Peneda Gerês – PNPG – é muito mais do que a Serra do Gerês. É uma zona mais ampla, que envolve a Serra do Gerês, Serra da Peneda, Serra Amarela e Serra do Soajo. Inclui ainda o planalto de Castro Laboreiro e da Mourela. Sendo assim, o PNPG é uma vasta área com regiões naturais características, de paisagens naturais e humanizadas, de elementos de biodiversidade e de geossítios, com valor científico, ecológico e educativo.

PARQUES NATURAIS EM PORTUGAL - Top 7 áreas protegidas a visitar

Se está a pensar visitar o PNPG veja os nossos artigos sobre a Serra do Gerês:

PARQUES NATURAIS EM PORTUGAL - Top 7 áreas protegidas a visitar

PARQUES NATURAIS EM PORTUGAL

Os Parques Naturais em Portugal correspondem a um conjunto de áreas protegidas com elevado valor e interesse nacional que se caracterizam por conter paisagens naturais, seminaturais e/ou humanizadas. Os Parques Naturais em Portugal constituem espaços de integração harmoniosa da actividade humana com a natureza e que, a par destas características, representam amostras de um bioma ou região natural mediterrânica da Península Ibérica. São 13 os Parques Naturais em Portugal que se inserem nesta rede de áreas protegidas:

  • Parque Natural de Montesinho
  • Parque Natural do Litoral Norte
  • Parque Natural do Alvão
  • Parque Natural do Douro Internacional
  • Parque Natural da Serra da Estrela
  • Parque Natural do Tejo Internacional
  • Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros
  • Parque Natural da Serra de São Mamede
  • Parque Natural de Sintra-Cascais
  • Parque Natural da Arrábida
  • Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
  • Parque Natural do Vale do Guadiana
  • Parque Natural da Ria Formosa
PARQUES NATURAIS EM PORTUGAL - Top 7 áreas protegidas a visitar

Todos os Parques Naturais em Portugal, sem excepção, são lugares extraordinários para comungar com a natureza, praticar turismo activo e de natureza, actividades ao ar livre e, em especial, experimentar o alojamento rural e local em Portugal. Contudo, decidimos, criar a lista dos nossos 7 Parques Naturais em Portugal preferidos, por ordem decrescente. Não para desvalorizar ou valorizar os Parques Naturais em Portugal escolhidos, mas para os divulgar e motivar a sua exploração começando por alguns daqueles que elegemos. Contudo, a nossa lista dos Parques Naturais em Portugal tem sempre em conta as nossas preferências pessoais e aquilo que gostamos de fazer. Que esta lista (completamente subjectiva) sirva de inspiração para explorar os Parques Naturais em Portugal.

PARQUES NATURAIS EM PORTUGAL - Top 7 áreas protegidas a visitar

TOP 10 PARQUES NATURAIS EM PORTUGAL


1. TOP PARQUES NATURAIS EM PORTUGAL – Visitar o Parque Natural da Ria Formosa

Este é possivelmente o segredo mais bem guardado em Portugal e, para nós, o mais belo dos Parques Naturais em Portugal. O Parque Natural da Ria Formosa corresponde ao ambiente lacustre do Lido de Faro, um acidente geográfico na costa algarvia e que constitui o conjunto de duas penínsulas (Ancão e Cacela) e cinco ilhas barreira (Barreta, Culatra, Armona, Tavira e Cabanas). Este ambiente lagunar nos Parques Naturais em Portugal permite a preservação da biodiversidade marinha e avifauna, assim como das ilhas barreira que desempenham um papel importante na defesa da costa do avanço do mar e da erosão litoral. Visitar o Parque Natural da Ria Formosa, de Faro a Tavira, é uma das melhores formas de conhecer os Parques Naturais em Portugal e esta zona única no território nacional.

Se procura ideias para visitar a Ria Formosa no Algarve pode interessar-lhe também estes nossos artigos:

  • Visitar a Ria Formosa – Com imensas sugestões sobre como aproveitar o melhor da Ria Formosa e as suas experiências incríveis. As dicas que precisa para preparar a sua visita a um dos melhores Parques Naturais em Portugal estão aqui.
  • Visitar Faro – Com muitas sugestões de lugares a conhecer como Ilha Barreira (ou ilha Deserta), Ilha da Culatra, “Ilha” do Farol e Península de Ancão.
  • Visitar Tavira – Com muitas sugestões de lugares a conhecer como a Cacela Velha, a Praia da Fábrica, Praia do Barril, Ilha de Tavira e Cabanas de Tavira.
  • Visitar Olhão – Com muitas sugestões de lugares a conhecer como Ilha da Culatra, Ilha de Armona, Ria Formosa, “Ilha do Farol”, etc.
  • Roteiro para Viajar no Algarve – Um roteiro de 20 dias para explorar o melhor do Algarve numa viagem diferente do conceito habitual de férias.
  • As melhores praias do Algarve – Um artigo com mais de 50 praias maravilhosas para explorar no Algarve com dicas de onde dormir e o que fazer em cada uma delas.
  • Os melhores trilhos do Algarve – Uma lista dos melhores trilhos e passadiços para fazer no Algarve e explorar a região de forma muito mais saudável e sustentável.
  • Trilho da Praia do Barril
  • Trilho da Ilha da Culatra à Ilha do Farol
Visitar a RIA FORMOSA, um Algarve paradisíaco cheio de glamour e encanto
Visitar a RIA FORMOSA, um Algarve paradisíaco cheio de glamour e encanto

2. TOP PARQUES NATURAIS EM PORTUGAL – Visitar o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina corresponde à zona mais bela e selvagem da Costa Portuguesa e um dos melhores Parques Naturais em Portugal. De São Torpes a Burgau, o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, integra duas áreas de costa distintas:

  • Costa Alentejana (de São Torpes a Odeceixe)
  • Costa Vicentina (de Odeceixe a Burgau)

NOTA GEOGRÁFICA – Não confunda Costa Alentejana com Costa Vicentina. Parte da confusão resulta do facto de existir o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, um dos Parques Naturais em Portugal. O parque vai desde São Torpes até Burgau. A Costa Vicentina só começa em Odeceixe e é toda no Algarve. Vai desde Odeceixe a Burgau. A Costa Alentejana começa na Península de Troia e vai até Odeceixe. Não confunda as duas coisas. Não cometa este erro e não contribua para a iliteracia geográfica em Portugal ainda mais no que toca aos Parques Naturais em Portugal.

Este parque é um dos mais belos Parques Naturais de Portugal e é um local excelente para explorar a pé, razão pela qual, a Rota Vicentina é tão conhecida. A Rota Vicentina é um conjunto de trilhos e percursos pedestres e de btt que permitem percorrer o litoral sudoeste dentro de um dos Parques Naturais em Portugal. Fazer a Rota Vicentina é uma das experiências mais belas que se pode ter num dos Parques Naturais em Portugal, na medida em que permite conhecer o litoral do Alentejo, no Alentejo, e a Costa Vicentina, no Algarve.

Se procura ideias para visitar o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina pode interessar-lhe também estes nossos artigos

Fazer a ROTA VICENTINA | 750 km de trilhos desde São Torpes e Santiago do Cacém a Lagos
ROTA VICENTINA | 750 km de trilhos desde São Torpes e Santiago do Cacém a Lagos

3. TOP PARQUES NATURAIS EM PORTUGAL – Visitar o Parque Natural do Douro Internacional

O Parque Natural do Douro Internacional é um dos mais belos Parques Naturais de Portugal. Com uma paisagem natural de cortar a respiração, o vale do Douro serpenteia montes e planaltos desenhando uma paisagem única na Península Ibérica e é por isso um dos melhores Parques Naturais em Portugal. O Parque Natural do Douro Internacional é um dos lugares mais inacessíveis de Portugal. Durante anos, chegar ao Douro Internacional exigia deslocações morosas e desgastantes, já que as estradas eram de má qualidade e as distâncias longas. “De Bragança a Lisboa são nove horas de distância”, quem não se lembra da música dos Xutos e Pontapés? O encerramento das linhas férreas nas décadas de 80 e 90, levaram a um agravar da situação no Douro Internacional e um pouco por todos os Parques Naturais em Portugal no interior do país.

Nos últimos anos tem havido um investimento na acessibilidade ao interior do país, provocando um crescente interesse pelo público em geral por esta maravilha de Portugal, o Douro Internacional. Para explorar o Douro Internacional é importante percorrer os miradouros vertiginosos que permitem contemplar o rio Douro. Para tal, temos um artigo aqui no blogue onde traçamos um percurso que lhe permite explorar, em dois dias, os mais belos miradouros no Douro Internacional e este que é um dos melhores Parques Naturais em Portugal.

Se procura ideias para visitar o Parque Natural do Douro Internacional pode interessar-lhe também estes nossos artigos

Uma viagem pela ROTA DOS MIRADOUROS no Parque Natural do Douro Internacional | Portugal
Uma viagem pela ROTA DOS MIRADOUROS no Parque Natural do Douro Internacional | Portugal

4. TOP PARQUES NATURAIS EM PORTUGAL – Visitar o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

As Serras de Aire e Candeeiros constituem um dos ambientes de montanha mais interessantes de Portugal e é por isso que fazem parte da Rede de Parques Naturais de Portugal. O Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC) é um dos mais belos parques naturais de Portugal, com uma morfologia cársica, onde os calcários são reis e senhores da paisagem. A rocha calcária concede à paisagem das Serras de Aire e Candeeiros particularidades únicas, no que toca às suas formas de relevo, algumas de grande escala, outras de pormenor. Esta situação faz das Serras de Aire e Candeeiros um lugar fabuloso para explorar em Portugal e nos Parques Naturais em Portugal. Ali poderá encontrar grutas, algares, covas, campos de lápias e um conjunto de formas de relevo associadas à morfologia cársica que, àquela escala, são únicas em Portugal.

Se procura ideias para visitar o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros pode interessar-lhe também estes nossos artigos

  • Serras de Aire e Candeeiros – Um artigo com um roteiro maravilhoso para explorar as paisagens calcárias de Portugal. As dicas que precisa para preparar a sua visita a um dos melhores Parques Naturais em Portugal estão aqui.
  • Trilho do Vale das Buracas de Casmilo – Um trilho para descobrir a paisagem incrível da Serra do Sicó, no distrito de Coimbra.
  • Trilho da Ribeira dos Amiais – Um trilho curto e super interessante para descobrir as Serras de Aire e Candeeiros.
  • Olhos de água do Alviela – Um artigo que o vai ajudar a preparar a sua viagem à zona dos olhos de água do Alviela no coração do Maciço Calcário Extremenho.
SERRAS DE AIRE E CANDEEIROS, roteiro, lugares a visitar e trilhos
SERRAS DE AIRE E CANDEEIROS, roteiro, lugares a visitar e trilhos

5. TOP PARQUES NATURAIS EM PORTUGAL – Visitar o Parque Natural do Alvão

A Serra do Alvão integra-se no Parque Natural do Alvão e é uma das serras mais belas para explorar no norte de Portugal e nos Parques Naturais em Portugal. A norte do rio Douro localiza-se o conjunto montanhoso Alvão-Marão que, juntamente com as serras da Peneda, Gerês, Larouco, Barroso e Cabreira funcionam como uma barreira de condensação que separa o Minho e o Douro Litoral de Trás-os-Montes.

No Parque Natural do Alvão distinguem-se duas áreas com morfologia e paisagem distintas consoante a sua litologia. Uma área granítica de planalto na Serra do Alvão, onde se localizam as povoações de Alvadia e Lamas de Ôlo e uma outra, fortemente recortada pela acção da tectónica, predominantemente xistosa, onde se desenvolvem vertentes declivosas em direcção aos vales encaixados dos principais cursos de água: o rio Ôlo, o rio Cabril e o rio Poio. O contacto destas duas unidades litológicas da Serra do Alvão é feito por uma barreira quartzítica que marca a transição da paisagem, e na qual se localiza o mais emblemático acidente geomorfológico regional: as quedas de água das Fisgas de Ermelo. Este é outros dos melhores Parques Naturais em Portugal.

Se procura ideias para visitar o Parque Natural do Alvão pode interessar-lhe também estes nossos artigos

  • Serra do Alvão – Um artigo sobre a Serra do Alvão e as maravilhas deste território. As dicas que precisa para preparar a sua visita a um dos melhores Parques Naturais em Portugal estão aqui.
  • Trilho das Fisgas de Ermelo – Um belo trilho para descobrir a Serra do Alvão, em Trás-os-Montes.
TRILHO DAS FISGAS DE ERMELO | Descobrir a Serra do Alvão a pé
TRILHO DAS FISGAS DE ERMELO | Descobrir a Serra do Alvão a pé

6. TOP PARQUES NATURAIS EM PORTUGAL – Visitar o Parque Natural do Vale do Guadiana

O Parque Natural do Vale do Guadiana é um parque com quase 70.000 hectares. Este parque abrange parte dos concelhos de Mértola e Serpa, num troço do vale médio do Guadiana, que se estende desde a montante do Pulo do Lobo até à foz da ribeira de Vascão, na fronteira entre o Alentejo e o Algarve. Para além do seu interesse geomorfológico e histórico-cultural como outros Parques Naturais em Portugal, é lar de inúmeras espécies de aves, peixes e répteis. A cerca de 30 km de Serpa, na fronteira com Serpa, encontrará a espectacular cascata do Pulo do Lobo, uma das paisagens mas singulares do Alentejo e deste parque natural. É a maior queda de água do sul de Portugal continental, com mais de 15 m de altura, e resultou da adaptação do curso do rio Guadiana a uma bancada de rocha dura fracturada pela acção tectónica. Outro dos Parques Naturais em Portugal que é de visita obrigatória.

Se procura ideias para visitar o Parque Natural do Vale do Guadiana pode interessar-lhe também estes nossos artigos

VISITAR MÉRTOLA | O que ver e fazer na vila "islâmica" do Guadiana
VISITAR MÉRTOLA | O que ver e fazer na vila “islâmica” do Guadiana

7. TOP PARQUES NATURAIS EM PORTUGAL – Visitar o Parque Natural de Montesinho

O Parque Natural do Montesinho integra a Serra do Montesinho e a Serra da Coroa, dividindo-se pelos concelhos de Vinhais e Bragança. A serra do Montesinho tem uma superfície de 74.229 hectares e 88 aldeias, e ergue-se desde os seus 400 m de altitude, no vale dos rios e ribeiros, até 1487 m, no cimo da serra de Montesinho. Com paisagens deslumbrantes e uma vegetação, infelizmente cada vez menor, o Parque Natural do Montesinho ainda possui vastas manchas de carvalhos, soutos e bosque, mas a rainha da vegetação são as espécies arbustivas de giestas e urzes. Os lameiros, onde tradicionalmente pastam o gado, concedem à paisagem caraterísticas únicas nesta Terra Fria Transmontana.

Acredita-se que o Parque Natural do Montesinho seja habitat de uma das mais importantes populações de Lobo-ibérico na Península Ibérica. Todas as aldeias do parque retratam a simbiose do homem e da natureza, com exemplos de arquitetura popular, em que as casas utilizam os materiais característicos da região, nomeadamente granitos e xistos, dando características tão distintas a aldeias como as aldeias do Montesinho e Rio de Onor. Mais um dos Parques Naturais em Portugal a não perder.

Se procura ideias para visitar o Parque Natural do Montesinho pode interessar-lhe também estes nossos artigos

  • Serra do Montesinho – Um artigo cheio de dicas maravilhosas para uma bela escapadinha pelo norte de Portugal bem próximo de Bragança. As dicas que precisa para preparar a sua visita a um dos melhores Parques Naturais em Portugal estão aqui.
Visitar a SERRA DO MONTESINHO, um pedaço de céu no nordeste transmontano | Portugal
Visitar a SERRA DO MONTESINHO, um pedaço de céu no nordeste transmontano | Portugal

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

DSLR Camera free icon  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão TRANSFERWISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão. . Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.