CASTELOS DE PORTUGAL | Visite as mais belas fortalezas medievais

CASTELOS DE PORTUGAL | Visite as mais belas fortalezas medievais

Quais os mais belos castelos de Portugal? Portugal está cheio de fortificações medievais que datam do período da Reconquista Cristã e do processo de independência e construção do nosso território. Há fortificações espalhadas por todo o território mas estes são os mais belos castelos de Portugal.

Se gosta de visitar vilas e pequenas aldeias em Portugal para escapadinhas veja aqui algumas das nossas sugestões:

  • Visitar Dornes – Uma bela aldeia no Zêzere excelente para uma escapadinha.
  • Visitar Mértola – Um artigo cheio de dicas para conhecer a vila islâmica portuguesa.
  • Visitar Sintra – Um das vilas mais encantadoras em Portugal e tudo o que precisa de saber para a visitar desde Lisboa.
  • Visitar o Piódão – A aldeia do Piódão é um dos mais belos locais de Portugal.
  • Visitar o Marvão – Um artigo cheio de dicas para explorar a vila medieval do Marvão.
  • Visitar Drave – Um artigo para lhe explicar tudo sobre como visitar a aldeia abandonada de Drave.
  • Visitar Monsaraz – Um artigo para lhe inspirar a visitar Monsaraz e o Alqueva, cheio de dicas maravilhosas.
  • Aldeias obrigatórias a visitar em Portugal – Uma selecção daquelas que achamos serem as aldeias obrigatórias a visitar em Portugal.
  • Visitar Baião – Um artigo cheio de dicas para visitar a região de Baião, do Marão ao Douro.
  • Visitar o Pinhão – Um artigo cheio de dicas para visitar o Douro Vinhateiro na região do Pinhão.
  • Visitar Foz Côa – Um artigo cheio de dicas para visitar Foz Côa.
  • Visitar a Costa Nova – Um artigo para visitar a povoação da Costa Nova e as suas casas às riscas.
  • Visitar Carrazeda de Ansiães – Um artigo sobre este recanto esquecido no norte de Portugal.
  • Visitar Miranda do Douro – Um artigo sobre uma das vilas mais belas de Portugal, sobre o rio Douro.

1. Castelo de Guimarães, aqui nasceu o primeiro dos castelos de Portugal

O castelo de Guimarães está intimamente ligado às lutas da independência de Portugal e é rodeado de um jardim muito agradável onde poderá fazer um piquenique no Verão, envolvido por crianças e jovens que correm e brincam rodeados de História. É um dos lugares da cidade de Guimarães que mais orgulha os seus residentes. Logo ao lado está a igreja de São Miguel e o Paço dos Duques (residência oficial da Presidência da República portuguesa) está um dos mais belos castelos de Portugal. Pode ver mais sobre Guimarães aqui.

Veja aqui onde dormir em Guimarães

As mais belas fortalezas medievais e CASTELOS DE PORTUGAL

2. Castelo da Feira, o mais misterioso dos castelos de Portugal

O castelo de Santa Maria da Feira é um dos mais belos exemplos da arquitectura medieval portuguesa e dos castelos de Portugal. Provavelmente o castelo datará da criação da nacionalidade e será contemporâneo do Castelo de Guimarães, já que fazia parte das terras do Condado Portucalense que foram dadas a D. Henrique, pai de D. Afonso Henriques. No entanto, parece haver evidências de que ao nível das fundações possam existir restos de uma fortificação anterior. Este é um dos mais belos castelos de Portugal.

Veja aqui onde dormir em Santa Maria da Feira

As mais belas fortalezas medievais e castelos de Portugal

3. Castelo de Almourol, o mais fotogénico dos castelos de Portugal

Às portas de Lisboa, o castelo de Almourol é um dos mais belos castelos de Portugal. Localizado no concelho de Vila Nova da Barquinha, o castelo ergue-se num rochedo no meio do Tejo e para se ali chegar requer apanhar um barco. O castelo de Almourol datará do século X ou XI, e ainda pouco se sabe da sua construção. A sua história está intimamente ligada à presença dos Templários em Portugal. Pode saber mais sobre este castelo de Almourol aqui. Este é um dos mais belos castelos de Portugal.

Veja aqui onde dormir em Almourol

As mais belas fortalezas medievais e castelos de Portugal

4. Castelo de Porto de Mós

O Castelo de D. Fuas Roupinho, conhecido por castelo de Porto de Mós, é um belo exemplo da arquitectura militar em Portugal e dos castelos de Portugal. Embora existam vestígios pré-históricos no local, o castelo medieval data da Reconquista Cristã da Península Ibérica, feita por D. Afonso Henriques, no século XII, e terá tido um papel muito importante na defesa da área de Coimbra e Leiria. Apesar do sismo de 1755 ter danificado o castelo, este continua a ser um dos exemplos mais belos das fortificações medievais e castelos de Portugal.

Veja aqui onde dormir em Porto de Mós

As mais belas fortalezas medievais e castelos de Portugal

5. Castelo de Bragança

O castelo de Bragança localiza-se na margem do rio Fervença, no coração da cidade de Bragança e é um dos mais belos castelos de Portugal. Parecem existir vestígios desde o Neolítico, do período Romano e Árabe, anteriores à construção do castelo medieval. O castelo terá sido construído no século XII, aquando da criação do Condado Portucalense e repovoamento da região de Guimarães. O castelo teve um papel decisivo na defesa da linha de fronteira com Espanha, na altura Castela e Leão. A Torre de Menagem, a Torre da Princesa e as janelas de estilo gótico são alguns dos ex-libris do castelo. Do castelo as vistas são maravilhosas e, num dia limpo, avista-se as serras de Montesinho, Sanabria, Rebordões e Nogueira. Um dos castelos de Portugal imperdíveis.

Veja aqui onde dormir em Bragança

As mais belas fortalezas medievais e castelos de Portugal

6. Castelo de Castelo Melhor

Um dos castelos de Portugal mais antigos é o castelo de Castelo Melhor, em Foz Côa, com base num castro pré-romano. Pensa-se que o castelo medieval date do século XII ou XIII e a sua posição é verdadeiramente fabulosa. O castelo sita no topo de uma colina e domina a paisagem circundante, tendo desempenhado um papel determinante na defesa das terras de Ribacôa.

Veja aqui onde dormir em Foz Côa

As mais belas fortalezas medievais e castelos de Portugal

7. Castelo dos Mouros em Sintra, a melhor vista dos Castelos de Portugal

Localizado no coração da Serra de Sintra, o Castelo dos Mouros, está parcialmente em ruínas mas a sua muralha exterior é verdadeiramente impressionante. Do castelo há vistas fabulosas sobre o Palácio da Pena e a vila de Sintra, que se estendem até ao Atlântico e costa portuguesa. O castelo é um belo local para ser explorado e para fazer um piquenique durante o calor do Verão. O castelo datará do século VIII ou IX. Este é um dos mais belos castelos de Portugal.

Veja aqui onde dormir em Sintra

As mais belas fortalezas medievais e castelos de Portugal

8. Castelo de São Jorge em Lisboa

O castelo de São Jorge, no coração do bairro do Castelo, situa-se numa das sete colinas da cidade de Lisboa e é um dos mais belos castelos de Portugal. O castelo terá sido construído pelos Mouros (muçulmanos) no século XI e foi aí que a elite muçulmana se refugiou durante a Conquista Cristã de Portugal. O castelo teve sempre um papel determinante na construção da nacionalidade e, embora os elementos árabes do castelo tenham sido praticamente removidos, a sua história é marcada pela presença Árabe e Cristã. É um dos primeiros castelos de Portugal a conhecer.

Veja aqui onde dormir em Lisboa

As mais belas fortalezas medievais e castelos de Portugal

9. Castelo de Óbidos, um dos castelos a conhecer em Portugal

A muralha de Óbidos envolve de forma quase natural a vila de Óbidos, criando um núcleo urbano coeso e muito acolhedor, fazendo deste um dos mais belos castelos de Portugal. Num dos extremos da muralha, ergue-se um castelo medieval sobre ruínas mouras, que datam do início da nacionalidade. Este é um dos belos castelos de Portugal. O período de Reconquista Cristã possibilitou a construção de um castelo medieval que marca a povoação.

Veja aqui onde dormir em Óbidos

As mais belas fortalezas medievais e castelos de Portugal

10. Castelo de Leiria

O castelo de Leiria foi um dos mais importantes castelos de Portugal durante a fase da Reconquista Cristã no século XII. Construído por D. Afonso Henriques, o castelo tem uma posição altaneira na cidade e foi determinante na defesa e expansão do território para sul do rio Mondego.

Veja aqui onde dormir em Leiria

Se procura ideias para conhecer belas cidades em Portugal estas são algumas das nossas sugestões:

  • Visitar Lamego – Um artigo cheio de dicas para conhecer esta bela cidade na região centro de Portugal.
  • Visitar a Régua – Um artigo cheio de dicas para visitar o Douro na Régua.
  • Visitar Lagos – Um artigo cheio de Dicas sobre as praias e a zona de Lagos, no Algarve.
  • Visitar Faro – Um artigo cheio de dicas para visitar a capital do Algarve.
  • Visitar Aveiro – Um artigo cheio de dicas para visitar a cidade a veneza portuguesa.
  • Visitar o Porto – O nosso artigo cheio de dicas do Rui (nascido e criado na cidade do Porto) de uma das mais belas cidades da Europa.
  • Visitar Évora – Um artigo cheio de dicas maravilhosas para visitar Évora durante alguns dias.
  • Visitar Chaves – Uma das cidades mais belas do norte de Portugal e que merece uma visita.
  • Visitar o Funchal – Um artigo cheio de dicas maravilhosas para visitar a capital da ilha da Madeira.
  • Visitar Fátima – Um artigo cheio de dicas para os amantes da fé e da tradição cristã em Portugal.
  • Visitar Lisboa – Um artigo criado com base nas inúmeras vezes que fomos a Lisboa e aproveitamos para explorar os diferentes lugares da cidade.
  • Visitar Guimarães – Um artigo cheio de dicas sobre a cidade que escolhemos para viver nos últimos 12 anos.
  • Visitar Viseu – Um artigo cheio de dicas para explorar a cidade de Viseu, no centro de Portugal.
  • Visitar Viana do Castelo – Um artigo com as melhores dicas para explorar a região de Viana do Castelo, no norte de Portugal.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. . Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.