As mais belas fortalezas medievais e CASTELOS DE PORTUGAL

As mais belas fortalezas medievais e CASTELOS DE PORTUGAL

Portugal está cheio de fortificações medievais que datam do período da Reconquista Cristã e do processo de independência e construção do nosso território. Há fortificações espalhadas por todo o território mas estes são os mais belos castelos de Portugal.

1. Castelo de Guimarães

O castelo de Guimarães está intimamente ligado às lutas da independência de Portugal e é rodeado de um jardim muito agradável onde poderá fazer um piquenique no Verão, envolvido por crianças e jovens que correm e brincam rodeados de História. É um dos lugares da cidade de Guimarães que mais orgulha os seus residentes. Logo ao lado está a igreja de São Miguel e o Paço dos Duques (residência oficial da Presidência da República portuguesa). Pode ver mais sobre Guimarães aqui.

As mais belas fortalezas medievais e CASTELOS DE PORTUGAL

Veja aqui onde dormir em Guimarães

2. Castelo da Feira

O castelo de Santa Maria da Feira é um dos mais belos exemplos da arquitectura medieval portuguesa. Provavelmente o castelo datará da criação da nacionalidade e será contemporâneo do Castelo de Guimarães, já que fazia parte das terras do Condado Portucalense que foram dadas a D. Henrique, pai de D. Afonso Henriques. No entanto, parece haver evidências de que ao nível das fundações possam existir restos de uma fortificação anterior. Este é um dos mais belos castelos de Portugal.

As mais belas fortalezas medievais e castelos de Portugal

Veja aqui onde dormir em Santa Maria da Feira

3. Castelo de Almourol

Às portas de Lisboa, o castelo de Almourol é um dos mais belos castelos de Portugal. Localizado no concelho de Vila Nova da Barquinha, o castelo ergue-se num rochedo no meio do Tejo e para se ali chegar requer apanhar um barco. O castelo de Almourol datará do século X ou XI, e ainda pouco se sabe da sua construção. A sua história está intimamente ligada à presença dos Templários em Portugal. Pode saber mais sobre este castelo aqui. Este é um dos mais belos castelos de Portugal.

As mais belas fortalezas medievais e castelos de Portugal

Veja aqui onde dormir em Almourol

4. Castelo de Porto de Mós

O Castelo de D. Fuas Roupinho, conhecido por castelo de Porto de Mós, é um belo exemplo da arquitectura militar em Portugal. Embora existam vestígios pré-históricos no local, o castelo medieval data da Reconquista Cristã da Península Ibérica, feita por D. Afonso Henriques, no século XII, e terá tido um papel muito importante na defesa da área de Coimbra e Leiria. Apesar do sismo de 1755 ter danificado o castelo, este continua a ser um dos exemplos mais belos das fortificações medievais em Portugal.

As mais belas fortalezas medievais e castelos de Portugal

Veja aqui onde dormir em Porto de Mós

5. Castelo de Bragança

O castelo de Bragança localiza-se na margem do rio Fervença, no coração da cidade de Bragança. Parecem existir vestígios desde o Neolítico, do período Romano e Árabe, anteriores à construção do castelo medieval. O castelo terá sido construído no século XII, aquando da criação do Condado Portucalense e repovoamento da região de Guimarães. O castelo teve um papel decisivo na defesa da linha de fronteira com Espanha, na altura Castela e Leão. A Torre de Menagem, a Torre da Princesa e as janelas de estilo gótico são alguns dos ex-libris do castelo. Do castelo as vistas são maravilhosas e, num dia limpo, avista-se as serras de Montesinho, Sanabria, Rebordões e Nogueira.

As mais belas fortalezas medievais e castelos de Portugal

Veja aqui onde dormir em Bragança

6. Castelo de Castelo Melhor

Um dos castelos mais antigos em Portugal é o castelo de Castelo Melhor, em Foz Côa, com base num castro pré-romano. Pensa-se que o castelo medieval date do século XII ou XIII e a sua posição é verdadeiramente fabulosa. O castelo sita no topo de uma colina e domina a paisagem circundante, tendo desempenhado um papel determinante na defesa das terras de Ribacôa.

As mais belas fortalezas medievais e castelos de Portugal

Veja aqui onde dormir em Foz Côa

7. Castelo dos Mouros em Sintra

Localizado no coração da Serra de Sintra, o Castelo dos Mouros, está parcialmente em ruínas mas a sua muralha exterior é verdadeiramente impressionante. Do castelo há vistas fabulosas sobre o Palácio da Pena e a vila de Sintra, que se estendem até ao Atlântico e costa portuguesa. O castelo é um belo local para ser explorado e para fazer um piquenique durante o calor do Verão. O castelo datará do século VIII ou IX. Este é um dos mais belos castelos de Portugal.

As mais belas fortalezas medievais e castelos de Portugal

Veja aqui onde dormir em Sintra

8. Castelo de São Jorge em Lisboa

O castelo de São Jorge, no coração do bairro do Castelo, situa-se numa das sete colinas da cidade de Lisboa. O castelo terá sido construído pelos Mouros (muçulmanos) no século XI e foi aí que a elite muçulmana se refugiou durante a Conquista Cristã de Portugal. O castelo teve sempre um papel determinante na construção da nacionalidade e, embora os elementos árabes do castelo tenham sido praticamente removidos, a sua história é marcada pela presença Árabe e Cristã.

As mais belas fortalezas medievais e castelos de Portugal

Veja aqui onde dormir em Lisboa

9. Castelo de Óbidos

A muralha de Óbidos envolve de forma quase natural a vila de Óbidos, criando um núcleo urbano coeso e muito acolhedor. Num dos extremos da muralha, ergue-se um castelo medieval sobre ruínas mouras, que datam do início da nacionalidade. O período de Reconquista Cristã possibilitou a construção de um castelo medieval que marca a povoação.

As mais belas fortalezas medievais e castelos de Portugal

Veja aqui onde dormir em Óbidos

10. Castelo de Leiria

O castelo de Leiria foi um dos mais importantes durante a fase da Reconquista Cristã no século XII. Construído por D. Afonso Henriques, o castelo tem uma posição altaneira na cidade e foi determinante na defesa e expansão do território para sul do rio Mondego.

Veja aqui onde dormir em Leiria

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

 Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.