ALVIELA – Olhos d’água do Alviela, um fenómeno extraordinário

ALVIELA | Olhos d'água do Alviela, um fenómeno extraordinário

Os Olhos d’Água do Alviela correspondem à nascente do rio Alviela. É ali no Alviela que a água subterrânea brota à superfície num contacto litológico na transição das rochas do Maciço Calcário Estremenho e a Bacia Terciária do Tejo e do Sado. Esta nascente do Alviela está bem próximo do Carsoscópio, o Centro de Interpretação do Carso Português. Ali pode-se compreender melhor o percurso do rio Alviela antes deste “nascer” nos Olhos d’Água do Alviela.

Olhos d'Água do Alviela, um fenómeno extraordinário no PNSAC | Portugal

Visitar os Olhos d’Água do Alviela

Os Olhos d’Água do Alviela são há muito tempo um lugar de particular interesse para a população local. Há anos que existe uma praia fluvial nos Olhos d’Água do Alviela e que fervilha de gente e actividades, especialmente no Verão.

Olhos d'Água do Alviela, um fenómeno extraordinário no PNSAC | Portugal

Olhos d'Água do Alviela, um fenómeno extraordinário no PNSAC | Portugal

.

Os Olhos d’Água do Alviela é o mais importante fenómeno hidrocársico das Serras de Aire e Candeeiros, e de Portugal. A água nasce de forma inconstante ao longo do ano mas, no pico de cheia, no Inverno, pode chegar a debitar 17 mil litros por segundo.  Esta abundância de água não passou despercebida aos responsáveis pela gestão das águas em Portugal, e desde 1880 que foi utilizada para abastecer a cidade de Lisboa, através de um aqueduto.

Olhos d'Água do Alviela, um fenómeno extraordinário no PNSAC | Portugal

As duas cavidades de onde a água do Alviela brota são o local de entrada para um complexo de grutas subterrâneas submersas e onde espeleologistas experientes mergulham há anos. A gruta do Alviela estende-se por pelo menos por 120 metros e apenas os mergulhadores mais experientes e com formação para mergulho em grutas podem entrar. São os Olhos d’Água do Alviela.

Olhos d'Água do Alviela, um fenómeno extraordinário no PNSAC | Portugal

Estima-se que existam cerca de 180 km de cavidades subterrâneas em que o rio Alviela percorre um trajecto submerso nos Olhos d’Água do Alviela. Há nascentes do Alviela que são temporárias, que funcionam especialmente na época de Inverno, em anos de elevada precipitação. É o caso do Poço Escuro do Alviela.

Olhos d'Água do Alviela, um fenómeno extraordinário no PNSAC | Portugal

O aquífero sob os Olhos d’Água do Alviela é dos maiores de Portugal e da Península Ibérica e constitui um importante reservatório de água doce no nosso território (provavelmente o maior).

Olhos d'Água do Alviela, um fenómeno extraordinário no PNSAC | Portugal

Onde dormir nos Olhos d’Água do Alviela?

A cidade de Porto de Mós ou Alcanena são, provavelmente os melhores locais para se alojar e daí partir para explorar os lugares de maior interesse. No entanto. Há outros locais que podem ser boas opções,nomeadamente, AlcobaçaRio Maior ou até Santarém.

Em Alcanena, tem o hotel Eurosoluma opção boa na cidade para quando for ao Alviela.

  • Em Porto de Mós há belos alojamentos rurais. Há uma casa construída num moinho ou outrashabitações locais com piscina e óptimas para o Verão ou passagem de ano.
  • Na última vez que estivemos no PNSAC e no Alviela ficámos em Leiria, no Hotel São Luís. Foi uma boa opção, especialmente para quem tem carro, porque o hotel é perto de muitos lugares de interesse e tem uma boa relação qualidade/preço. O pequeno almoço era fantástico. Viajei com amigos e num quarto triplo pagámos 25€/pessoa. Mas na cidade há outras belas opções como o Hotel Casa da Nora ou o Aparthotel Beira Litoralum apartamento com uma vista fantástica sobre o castelo de Leiria. 
  • Em Rio Maior há um moinho de vento convertido em hotel. Nunca lá ficamos mas pareceu-nos muito giro. Gostávamos de experimentar na próxima visita à região do Alviela.
  • Se procura hostels, há um em Santarém e outro em Alvados.

Para além das cidades, há vários alojamentos rurais nas Serras de Aire e Candeeiros que podem ser boas escolhas para visitar o Alviela. Procure no booking.com porque há alojamentos maravilhosos em Alcaria e Alvados onde poderá desfrutar do espaço rural.


Veja este artigo para conhecer mais locais para visitar no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Se procura ideias para conhecer belas cidades em Portugal estas são algumas das nossas sugestões:

  • Visitar Lamego – Um artigo cheio de dicas para conhecer esta bela cidade na região centro de Portugal.
  • Visitar a Régua – Um artigo cheio de dicas para visitar o Douro na Régua.
  • Visitar Lagos – Um artigo cheio de Dicas sobre as praias e a zona de Lagos, no Algarve.
  • Visitar Faro – Um artigo cheio de dicas para visitar a capital do Algarve.
  • Visitar Aveiro – Um artigo cheio de dicas para visitar a cidade a veneza portuguesa.
  • Visitar o Porto – O nosso artigo cheio de dicas do Rui (nascido e criado na cidade do Porto) de uma das mais belas cidades da Europa.
  • Visitar Évora – Um artigo cheio de dicas maravilhosas para visitar Évora durante alguns dias.
  • Visitar Chaves – Uma das cidades mais belas do norte de Portugal e que merece uma visita.
  • Visitar o Funchal – Um artigo cheio de dicas maravilhosas para visitar a capital da ilha da Madeira.
  • Visitar Fátima – Um artigo cheio de dicas para os amantes da fé e da tradição cristã em Portugal.
  • Visitar Lisboa – Um artigo criado com base nas inúmeras vezes que fomos a Lisboa e aproveitamos para explorar os diferentes lugares da cidade.
  • Visitar Guimarães – Um artigo cheio de dicas sobre a cidade que escolhemos para viver nos últimos 12 anos.
  • Visitar Viseu – Um artigo cheio de dicas para explorar a cidade de Viseu, no centro de Portugal.
  • Visitar Viana do Castelo – Um artigo com as melhores dicas para explorar a região de Viana do Castelo, no norte de Portugal.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

QUE EQUIPAMENTO FOTOGRÁFICO USAMOS

Esta é provavelmente uma das perguntas que mais recebemos. A resposta é simples e está aqui. Desde drone, câmaras fotográficas, computadores, etc. Tudo o que vai na nossa bagagem está aqui.

  DSLR Camera free icon Máquinas fotográficas e drones sinal de símbolo de ícone de computador - Download Vetores Gratis ...Computador e gadgets

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão TRANSFERWISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão. . Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.