Os Olhos d’Água do Alviela correspondem à nascente do rio Alviela. É ali no Alviela que a água subterrânea brota à superfície num contacto litológico na transição das rochas do Maciço Calcário Estremenho e a Bacia Terciária do Tejo e do Sado. Esta nascente do Alviela está bem próximo do Carsoscópio, o Centro de Interpretação do Carso Português. Ali pode-se compreender melhor o percurso do rio Alviela antes deste “nascer” nos Olhos d’Água do Alviela.
Visitar os Olhos d’Água do Alviela
Os Olhos d’Água do Alviela são há muito tempo um lugar de particular interesse para a população local. Há anos que existe uma praia fluvial nos Olhos d’Água do Alviela e que fervilha de gente e actividades, especialmente no Verão.
.
Os Olhos d’Água do Alviela é o mais importante fenómeno hidrocársico das Serras de Aire e Candeeiros, e de Portugal. A água nasce de forma inconstante ao longo do ano mas, no pico de cheia, no Inverno, pode chegar a debitar 17 mil litros por segundo. Esta abundância de água não passou despercebida aos responsáveis pela gestão das águas em Portugal, e desde 1880 que foi utilizada para abastecer a cidade de Lisboa, através de um aqueduto.
As duas cavidades de onde a água do Alviela brota são o local de entrada para um complexo de grutas subterrâneas submersas e onde espeleologistas experientes mergulham há anos. A gruta do Alviela estende-se por pelo menos por 120 metros e apenas os mergulhadores mais experientes e com formação para mergulho em grutas podem entrar. São os Olhos d’Água do Alviela.
Estima-se que existam cerca de 180 km de cavidades subterrâneas em que o rio Alviela percorre um trajecto submerso nos Olhos d’Água do Alviela. Há nascentes do Alviela que são temporárias, que funcionam especialmente na época de Inverno, em anos de elevada precipitação. É o caso do Poço Escuro do Alviela.
O aquífero sob os Olhos d’Água do Alviela é dos maiores de Portugal e da Península Ibérica e constitui um importante reservatório de água doce no nosso território (provavelmente o maior).
Onde dormir nos Olhos d’Água do Alviela?
A cidade de Porto de Mós ou Alcanena são, provavelmente os melhores locais para se alojar e daí partir para explorar os lugares de maior interesse. No entanto. Há outros locais que podem ser boas opções,nomeadamente, Alcobaça, Rio Maior ou até Santarém.
Em Alcanena, tem o hotel Eurosol, uma opção boa na cidade para quando for ao Alviela.
- Em Porto de Mós há belos alojamentos rurais. Há uma casa construída num moinho ou outrashabitações locais com piscina e óptimas para o Verão ou passagem de ano.
- Na última vez que estivemos no PNSAC e no Alviela ficámos em Leiria, no Hotel São Luís. Foi uma boa opção, especialmente para quem tem carro, porque o hotel é perto de muitos lugares de interesse e tem uma boa relação qualidade/preço. O pequeno almoço era fantástico. Viajei com amigos e num quarto triplo pagámos 25€/pessoa. Mas na cidade há outras belas opções como o Hotel Casa da Nora ou o Aparthotel Beira Litoral, um apartamento com uma vista fantástica sobre o castelo de Leiria.
- Em Rio Maior há um moinho de vento convertido em hotel. Nunca lá ficamos mas pareceu-nos muito giro. Gostávamos de experimentar na próxima visita à região do Alviela.
- Se procura hostels, há um em Santarém e outro em Alvados.
Para além das cidades, há vários alojamentos rurais nas Serras de Aire e Candeeiros que podem ser boas escolhas para visitar o Alviela. Procure no booking.com porque há alojamentos maravilhosos em Alcaria e Alvados onde poderá desfrutar do espaço rural.
Se procura ideias para conhecer belas cidades em Portugal estas são algumas das nossas sugestões:
- Visitar Lamego – Um artigo cheio de dicas para conhecer esta bela cidade na região centro de Portugal.
- Visitar a Régua – Um artigo cheio de dicas para visitar o Douro na Régua.
- Visitar Lagos – Um artigo cheio de Dicas sobre as praias e a zona de Lagos, no Algarve.
- Visitar Faro – Um artigo cheio de dicas para visitar a capital do Algarve.
- Visitar Aveiro – Um artigo cheio de dicas para visitar a cidade a veneza portuguesa.
- Visitar o Porto – O nosso artigo cheio de dicas do Rui (nascido e criado na cidade do Porto) de uma das mais belas cidades da Europa.
- Visitar Évora – Um artigo cheio de dicas maravilhosas para visitar Évora durante alguns dias.
- Visitar Chaves – Uma das cidades mais belas do norte de Portugal e que merece uma visita.
- Visitar o Funchal – Um artigo cheio de dicas maravilhosas para visitar a capital da ilha da Madeira.
- Visitar Fátima – Um artigo cheio de dicas para os amantes da fé e da tradição cristã em Portugal.
- Visitar Lisboa – Um artigo criado com base nas inúmeras vezes que fomos a Lisboa e aproveitamos para explorar os diferentes lugares da cidade.
- Visitar Guimarães – Um artigo cheio de dicas sobre a cidade que escolhemos para viver nos últimos 12 anos.
- Visitar Viseu – Um artigo cheio de dicas para explorar a cidade de Viseu, no centro de Portugal.
- Visitar Viana do Castelo – Um artigo com as melhores dicas para explorar a região de Viana do Castelo, no norte de Portugal.