Olhos d’Água do ALVIELA, um fenómeno extraordinário no PNSAC | Portugal

Olhos d'Água do Alviela, um fenómeno extraordinário no PNSAC | Portugal

Os Olhos d’Água do Alviela correspondem à nascente do rio Alviela. É aqui que a água subterrânea brota à superfície num contacto litológico na transição das rochas do Maciço Calcário Estremenho e a Bacia Terciária do Tejo e do Sado. Esta nascente está bem próximo do Carsoscópio, o Centro de Interpretação do Carso Português. Aqui pode-se compreender melhor o percurso do rio Alviela antes deste “nascer” nos Olhos d’Água.

Olhos d'Água do Alviela, um fenómeno extraordinário no PNSAC | Portugal

Os Olhos d’Água do Alviela são há muito tempo um lugar de particular interesse para a população local. Há anos que ali existe uma praia fluvial que fervilha de gente e actividades, especialmente no Verão.

Olhos d'Água do Alviela, um fenómeno extraordinário no PNSAC | Portugal

Olhos d'Água do Alviela, um fenómeno extraordinário no PNSAC | Portugal

Os Olhos d’Água do Alviela é o mais importante fenómeno hidrocársico das Serras de Aire e Candeeiros, e de Portugal. A água nasce de forma inconstante ao longo do ano mas, no pico de cheia, no Inverno, pode chegar a debitar 17 mil litros por segundo.  Esta abundância de água não passou despercebida aos responsáveis pela gestão das águas em Portugal, e desde 1880 que foi utilizada para abastecer a cidade de Lisboa, através de um aqueduto.

Olhos d'Água do Alviela, um fenómeno extraordinário no PNSAC | Portugal

As duas cavidades de onde a água do Alviela brota são o local de entrada para um complexo de grutas subterrâneas submersas e onde espeleologistas experientes mergulham há anos. A gruta estende-se por pelo menos por 120 metros e apenas os mergulhadores mais experientes e com formação para mergulho em grutas podem entrar.

Olhos d'Água do Alviela, um fenómeno extraordinário no PNSAC | Portugal

Estima-se que existam cerca de 180 km de cavidades subterrâneas em que o rio percorre um trajecto submerso. Há nascentes do Alviela que são temporárias, que funcionam especialmente na época de Inverno, em anos de elevada precipitação. É o caso do Poço Escuro.

Olhos d'Água do Alviela, um fenómeno extraordinário no PNSAC | Portugal

O aquífero sob os Olhos d’Água do Alviela é dos maiores de Portugal e da Península Ibérica e constitui um importante reservatório de água doce no nosso território (provavelmente o maior).

Olhos d'Água do Alviela, um fenómeno extraordinário no PNSAC | Portugal


Onde dormir nos Olhos d’Água do Alviela?

A cidade de Porto de Mós ou Alcanena são, provavelmente os melhores locais para se alojar e daí partir para explorar os lugares de maior interesse. No entanto. Há outros locais que podem ser boas opções, nomeadamente, AlcobaçaRio Maior ou até Santarém.

  • Em Alcanena, tem o hotel Eurosoluma opção boa na cidade.
  • Em Porto de Mós há belos alojamentos rurais. Há uma casa construída num moinho ou outrashabitações locais com piscina e óptimas para o Verão ou passagem de ano.
  • Na última vez que estivemos no PNSAC ficámos em Leiria, no Hotel São Luís. Foi uma boa opção, especialmente para quem tem carro, porque o hotel é perto de muitos lugares de interesse e tem uma boa relação qualidade/preço. O pequeno almoço era fantástico. Viajei com amigos e num quarto triplo pagámos 25€/pessoa. Mas na cidade há outras belas opções como o Hotel Casa da Nora ou o Aparthotel Beira Litoralum apartamento com uma vista fantástica sobre o castelo de Leiria. 
  • Em Rio Maior há um moinho de vento convertido em hotel. Nunca lá ficamos mas pareceu-nos muito giro. Gostávamos de experimentar na próxima visita à região.
  • Se procura hostels, há um em Santarém e outro em Alvados.

Para além das cidades, há vários alojamentos rurais nas Serras de Aire e Candeeiros que podem ser boas escolhas. Procure no booking.com porque há alojamentos maravilhosos em Alcaria e Alvados onde poderá desfrutar do espaço rural.


 

Veja este artigo para conhecer mais locais para visitar no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

      Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

 Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Alugue carro usando o Rent a Car, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar. Tudo na comodidade de sua casa.

      Faça seguro de viagem na World Nomads ao menor preço do mercado.

     Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.