Os miradouros do Gerês são uma das formas mais incríveis de conhecer a paisagem granítica desta serra de Portugal. Trilhar caminhos pela Serra do Gerês é como passear num gigantesco trilho de miradouros do Gerês. A serra granítica está repleta de blocos arredondados e gigantescos no topo dos quais existem vários miradouros do Gerês. Uns miradouros do Gerês são mais conhecidos do que outros mas a maioria tem vistas sobre os vales fluviais da serra, nomeadamente o vale do rio Gerês, do rio Cávado, do rio Cabril ou do rio Homem.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
VISITAR OS MELHORES MIRADOUROS DO GERÊS
Perca-se de amores pela Serra do Gerês e escolha visitar os mais belos miradouros do Gerês. Seja a pé ou de carro, o ideal para conhecer o Gerês é conhecer os seus mais belos miradouros do Gerês.
1. Miradouro da Pedra Bela, o mais emblemático dos miradouros do Gerês
O miradouro da Pedra Bela é considerado por muitos o mais belo dos miradouros do Gerês. À popularidade deste belo miradouros do Gerês não escapa, especialmente porque está localizado muito próximo da Vila do Gerês e das Cascatas do Arado. A vista é de extrema beleza, especialmente ao pôr-do-sol, quando se ilumina de tons dourados. Na realidade existem dois miradouros do Gerês, o Velho e o Novo, e ambos valem a visita. Distam um do outro cerca de 100 metros. O automóvel vai mesmo até ao miradouro pelo que é de acesso fácil a estes miradouros do Gerês.
- Coordenadas GPS: 41°42’56.6″N 8°09’11.7″W
2. Miradouro da Ermida, o miradouro rural do Gerês
O miradouro da Ermida, na aldeia homónima, está localizado sobre um bloco granítico e tem vistas panorâmicas sobre o vale do rio Arado e a aldeia da Ermida, com as suas encostas agricultadas e é um dos mais belos miradouros do Gerês. Tem uma vista fabulosa e é a partir daqui que tem início o trilho PR14 – Sobreiral da Ermida. É um dos miradouros do Gerês que não pode perder.
- Coordenadas GPS: 41°42’07.8″N 8°07’45.7″W
3. Miradouro das Rocas, o mais popular dos miradouros do Gerês
O Miradouro das Rocas é um dos mais belos miradouros do Gerês e também mais acessíveis (embora seja preciso subir a pé até lá acima). O miradouro é acessível de carro perto da cascata do Arado. Contudo, quando lá chegar é preciso estacionar e trepar pelas rochas acima até alcançar o topo do miradouro. A subida demora cerca de 5 minutos por isso não resista. Vale mesmo a pena contemplar as vistas deste que é um dos magníficos miradouros do Gerês.
- Coordenadas GPS: 41°42’55.4″N 8°07’51.8″W
4. Miradouro das Silhas, um dos esquecidos miradouros do Gerês
Bem próximo da aldeia da Ermida e acessível apenas a pé desde a aldeia este é um dos miradouros do Gerês com vista sobre o vale do rio Arado. Na realidade não é um miradouro mas dois miradouros no Gerês, que valem a pena visitar. A caminhada é de cerca de 1,5 km e está bem sinalizada desde a aldeia da Ermida.
- Coordenadas GPS: 41°42’43.8″N 8°07’25.1″W
5. Miradouro de Fafião, o mais belo dos miradouros do Gerês
Este é provavelmente o mais belo dos miradouros do Gerês. Foi o último miradouro que visitámos no Gerês e foi aquele que mais nos apaixonou. O miradouro tem vista sobre o vale do rio Cabril de um lado e sobre o vale do rio Cávado, do outro. A meio, a aldeia de Fafião. Mas a maior beleza do miradouro é mesmo o seu contexto geográfico e geológico. O miradouro está no topo de um bloco gigantesco de granito, ligado a um outro por uma ponte de ferro. O contexto geográfico destes miradouros do Gerês é verdadeiramente fabuloso.
- Coordenadas GPS: 41°42’24.8″N 8°05’27.8″W
6. Miradouro da Fraga Negra, um dos miradouros do Gerês mais negligenciado
O Miradouro da Fraga Negra fica a cerca de 300 metros da estrada que liga a Vila do Gerês ao Campo do Gerês. É um miradouro incrível com vistas panorâmicas sobre a Vila do Gerês e o vale do rio Gerês. Mais um dos miradouros do Gerês que é obrigatório visitar.
- Coordenadas GPS: 41°43’37.0″N 8°10’05.4″W
7. Miradouro da Boneca, um miradouro para apreciar a beleza em tranquilidade
O miradouro da Boneca é menos acessível do que os outros miradouros do Gerês. É necessário caminhar cerca de 1 km para lá chegar mas vale bem a pena. O miradouro tem belíssimas panorâmicas sobre a albufeira da Caniçada e o vale do rio Gerês e é um lugar muito tranquilo com belos miradouros do Gerês.
- Coordenadas GPS: 41°43’39.8″N 8°10’16.3″W
8. Miradouro da Junceda, um miradouro para um belo picnic
O miradouro da Junceda é acessível de carro, através de um estradão de terra batida chamado “trilha da silha dos ursos” até cerca de 400 metros do miradouro. Vale a pena a visita porque mais uma vez irá ter vistas fantásticas sobre o vale do Gerês e a Caniçada. É excelente para fazer um picnic no Verão e Primavera a par com a visita a outros miradouros do Gerês.
- Coordenadas GPS: 41°44’30.4″N 8°10’12.2″W
9. Miradouro do Mirante Velho, não um mas dois miradouros no Gerês
Estes dois belos miradouros do Gerês, um acima do outro, são lindos, completamente enquadrados na paisagem e mesmo junto à estrada. Basta parar o carro e desfrutar dos miradouros do Gerês de cima, o Velho Mirante, e depois descer por um trilho até ao miradouro de baixo, a poucos metros de distância. Estes são dos mais belos miradouros do Gerês.
- Coordenadas GPS: 41°42’50.2″N 8°10’36.1″W
10. Miradouro das Voltas de São Bento, um dos nossos miradouros preferidos no Gerês
Este é um dos mais belos miradouros do Gerês embora seja muito pouco conhecido. O miradouro situa-se na estrada entre a Vila do Gerês e o Campo do Gerês, num promontório rochoso fabuloso com vistas fenomenais desde o Santuário de São bento da Porta Aberta até à Portela do Homem e mata de Albergaria, com todo o vale do rio Gerês por baixo. É genial este e outros miradouros do Gerês!
- Coordenadas GPS: 41°42’33.9″N 8°11’10.8″W
11. Miradouro da Preguiça, um dos miradouros do Gerês mais acessível
O Miradouro da Preguiça fica mesmo ao lado da Casa da Preguiça, entre a Vila do Gerês e a Portela do Homem. O miradouro fica mesmo próximo da estrada por isso só é necessário subir para contemplar as suas belas vistas sobre o vale do Rio Gerês. Este é um dos miradouros do Gerês mais acessíveis.
- Coordenadas GPS: 41°45’03.1″N 8°09’14.9″W
Pode ver este nosso artigo aqui no blogue com informação detalhada para fazer o Trilho da Preguiça.
12. Miradouro de São Bento da Porta Aberta, um dos miradouros do Gerês mais clássicos
No Santuário de São Bento da Porta Aberta as vistas sobre o rio Caldo e a albufeira da Caniçada são maravilhosas. Apesar do santuário não ser propriamente um miradouro, as vistas são um dos melhores miradouros do Gerês.
- Coordenadas GPS: 41°41’24.4″N 8°12’12.0″W
13. Miradouro da Calcedónia, muito mais do que um miradouro
Do alto dos rochedos da Calcedónia as vistas panorâmicas são verdadeiramente arrepiantes. Do topo das rochas é possível admirar o vale do rio Caldo com a aldeia do Covide e o Campo do Gerês. Para o outro lado, é possível apreciar o vale do rio Gerês. Sendo assim, estas rochas são um dos melhores miradouros do Gerês.
- Coordenadas GPS: 41°43’30.7″N 8°12’00.2″W
14. Miradouro sobre a albufeira de Vilarinho das Furnas
Antes de chegar à barragem de Vilarinho das Furnas, do lado de quem vem do Campo do Gerês, há um parque de estacionamento em terra batida com vistas panorâmicas sobre a albufeira de Vilarinho. As vistas destes miradouros do Gerês são maravilhosas.
- Coordenadas GPS: 41°45’46.4″N 8°12’21.6″W
Se gosta de fazer trilhos não pode perder o nosso artigo sobre os melhores trilhos do Gerês.
15. Miradouro das Cascatas de Pitões das Júnias, um miradouro bem diferente
Na aldeia de Pitões das Júnias vale a pena visitar o miradouro com vistas sobre a Cascata de Pitões das Júnias. Para lá chegar o melhor é ver o nosso artigo sobre as mais belas cascatas do Gerês com tudo devidamente explicado.
- Coordenadas GPS: 41°49’46.4″N 7°57’00.5″W
16. Miradouro da Ponte do Diabo (Ponte da Misarela)
O Miradouro da Ponte do Diabo quase dispensa apresentações. Os miradouros do Gerês ali têm vistas panorâmicas sobre a Ponte da Misarela, lá em baixo, ao fundo, dando mesmo a sensação de lugar fantástico e misterioso a esta bela ponte.
- Coordenadas GPS: 41°41’34.4″N 8°01’08.0″W
17. Miradouro da Cascata do Arado, um dos miradouros do Gerês que é imperdível
Este é um dos miradouros do Gerês mais visitados na Serra já que permite ter as melhor vistas sobre a Cascata do Arado. Para chegar aqui basta, depois do estradão, subir uma escadaria de pedra, durante cerca de 5 minutos.
- Coordenadas GPS: 41°43’25.0″N 8°07’45.8″W
18. Miradouro da Vela
Acessível desde a aldeia da Ermida, a caminho da Cascata da Rajada e dos miradouros do Gerês das Silhas, não deixe de fazer um desvio de 500 metros para ir ao miradouro da Vela, com belas vistas sobre o vale do Arado.
- Coordenadas GPS: 41°42’17.0″N 8°07’02.1″W
Se gosta de explorar as melhores Serras de Portugal temos alguns artigos que vai gostar de descobrir:
- Serra da Lousã – Um artigo cheio de dicas maravilhosas para explorar a Serra da Lousã, com roteiro dia-à-dia para um fim de semana prolongado.
- Serra do Montesinho – Um artigo cheio de dicas maravilhosas para uma bela escapadinha pelo norte de Portugal bem próximo de Bragança.
- Serras de Aire e Candeeiros – Um artigo com um roteiro maravilhoso para explorar as paisagens calcárias de Portugal.
- Visitar a Serra do Gerês – Um artigo com as melhores dicas para visitar o Gerês e a serra, com dicas para trilhos, piscinas naturais, restaurantes e alojamentos.
- Serra da Freita – Um artigo com as melhores dicas para visitar e aproveitar a maravilhosa Serra da Freita, no centro de Portugal.
- Serra do Açor – Um artigo com um roteiro e dicas para visitar a Serra do Açor em 2 ou 4 dias.
- Serra do Alvão – Um artigo sobre a Serra do Alvão e as maravilhas deste território.
ONDE FICAR ALOJADO QUANDO VISITAR OS MIRADOUROS DO GERÊS
Há imensas opções de alojamento na Serra do Gerês ideais para conhecer os miradouros do Gerês, desde casas de granito nas aldeias, até hotéis de luxo nas vilas. A Serra divide-se nas suas zonas oeste, onde se encontram a albufeira de Vilarinho das Furnas, a aldeia de Campo do Gerês e a vila das Termas do Gerês, e leste, onde se encontram a albufeira de Paradela e a aldeia de Pitões das Júnias. Como o nosso principal objectivo ao visitar a Serra do Gerês era fazer trilhos, precisávamos de acordar cedo e estar perto do início dos trilhos, e assim privilegiámos ficar alojados dentro do Parque Nacional. No entanto, fora da área do Parque Nacional, há excelentes opções suficientemente perto para serem consideradas. Ficam então aqui as nossas sugestões sobre onde dormir na Serra do Gerês quando procurar os melhores miradouros do Gerês.
1. Dormir nas Vila das Termas do Gerês
A vila de Termas do Gerês é a localidade mais central na região do Gerês, e é quase inevitável ficar ali alojado quando visitar a Serra do Gerês e os miradouros do Gerês, pois permite-lhe estar perto de muitos lugares de interesse e do início de vários trilhos. Há várias opções possíveis, todas de boa qualidade.
- Nós ficámos alojados no Gerês Village Apartment, um apartamento T2 pertencente ao Grupo Pousadela (responsável pelos aldeamentos Pousadela Village e Casas da Encosta de Louredo, também na região do Gerês), mesmo no centro da vila, enorme, moderno e com muito conforto. E quanto à localização, mais central era impossível!
Pode reservar aqui a sua estadia no Gerês Village Apartment.
Mas há outras excelentes opções na vila das Termas do Gerês quando visitar os miradouros do Gerês. Pode escolher entre:
- alojamentos mais baratos, como a Gerês Guest House, a Residencial Ribeiro, ou o Home Geres Hostel;
- hotéis clássicos como o Hotel Central Jardim, o Hotel Universal, o Adelaide Hotel, ou o Baltazar Hotel;
- ou , se viajar em família ou grupo, as casas de férias Quinta Machado Da Pedra Bela, a Tea House Gerês, ou o São Miguel do Gerês, ou ainda o apartamento Casa Ribom, as Casinhas do Gerês, ou os Geresiana Apartamentos;
- ou ainda, se preferir mais conforto e exclusividade, o Chalé de Soutelinho.
2. Dormir na Aldeia da Ermida
- Ficar alojado na aldeia de Ermida, perto da Cascata do Arado, é também uma boa opção quando fizer o trilho PR 14 ou o trilho do Poço Azul e visitar os miradouros do Gerês. Só há, no entanto, uma opção (mas com excelente cotação), que é a Casa Baranda.
3. Dormir no Campo do Gerês
O Campo do Gerês é uma das principais aldeias do Gerês e está localizada no extremo oeste da Serra do Gerês, perto da Albufeira de Vilarinho das Furnas, a 15 km da sede do concelho (Terras de Bouro). Ficar ali alojado é uma boa opção se for fazer o trilho da Fenda da Calcedónia ou o trilho da Águia do Sarilhão. No Campo do Gerês, onde existem vários miradouros do Gerês, poderá escolher entre:
- alojamentos mais baratos, como o HI Geres – Pousada de Juventude do Gerês, ou a Abrigo da Geira House;
- ou, se viajar em família ou grupo, as casas de férias Casa Sulfato, Casa Tritão, ou o Refúgio da Geira, ou ainda o apartamento Casa da Fonte.
NOTA: A caminho do Campo do Gerês, pode também ficar alojado perto do Santuário de São Bento da Porta Aberta, na freguesia de Rio Caldo, o segundo santuário mais popular em Portugal, a seguir ao de Fátima. A opção mais clássica é o Hotel São Bento da Porta Aberta, mas também pode optar pela Casa São Bernardo de Claraval, ou ainda a Quinta do Caneiro.
4. Dormir em Pitões das Júnias
- Para fazer o trilho de Pitões das Júnias e visitar estes miradouros do Gerês, e para poder apreciar melhor a beleza e o ambiente desta zona da Serra do Gerês, convém ficar a dormir, pelo menos, uma noite em Pitões das Júnias, no extremo nordeste da Serra do Gerês e a poucos quilómetros de Espanha. Nós ficámos alojados na Casa do Preto, com quartos simples mas confortáveis e um restaurante com uma cozinha de babar por mais. Outras boas opções em Pitões das Júnias são a Casa da Fonte, a Casa D’Campo Ferreira, ou o Cantinho Ti Carlos.
- Nessa zona da Serra do Gerês, há também outras boas opções em Outeiro, perto da Albufeira da Barragem de Paradela, como o Hotel Vista Bela do Geres, e a Oficina Do Joe Guesthouse.
SEGURO DE VIAGEM IATI PARA ESCAPADINHAS EM PORTUGAL (cobre Covid-19)
A IATI tem um seguro que é especial para viagens dentro de Portugal e para umas férias nos miradouros do Gerês. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Podes fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui!
Se procura trilhos em Portugal, pode ter interesse nos vários trilhos que nós temos explicados aqui no blogue:
- Regras nos trilhos – Um artigo obrigatório sobre uma conduta e comportamento adequados durante as actividades na natureza.
- Os melhores trilhos de Portugal – Uma lista com uma pequena selecção de trilhos para fazer em Portugal. Excelente para visitar junto com os miradouros do Gerês.
- Trilhos da Rota Vicentina – 750 km de trilhos para fazer como Grande Rota ou trilhos diários no Alentejo e Algarve.
- Trilhos de Pitões das Júnias – Trilho curto na Serra do Gerês. Excelente para visitar junto com os miradouros do Gerês.
- Trilho do Poço Azul – Trilho para chegar ao Poço Azul, no Gerês. Excelente para visitar junto com os miradouros do Gerês.
- Trilho da Fajã de Santo Cristo – Trilho na ilha de São Jorge, nos Açores
- Subida da Montanha do Pico – Trilho para subir ao Pico e Piquinho, com pernoita ou num dia
- Rota dos Túneis – Trilho longo de Fregeneda a Barca d’Álva, na antiga linha do Douro.
- Trilho da Aldeia de Drave – Trilho curto na Serra da Freita
- Trilho da Georota do Orvalho – Um trilho misto com passadiço e trilho no distrito de Castelo Branco.
- Trilho dos Sete Vales Suspensos – Trilho curto de elevada beleza no Algarve.
- Os melhores Trilhos do Algarve – Um artigo cheio de dicas sobre os melhores trilhos do Algarve
- Trilho da Cascata da Pedra Ferida – Um trilho no distrito de Coimbra bem próximo da serra da Lousã.
- Trilho dos Dolmens – Um trilho para descobrir a serra da Aboboreira no concelho de Baião.
- Trilho do Sobreiral da Ermida – Um trilho longo na Serra do Gerês. Excelente para visitar junto com os miradouros do Gerês.
- Os melhores trilhos da Serra do Gerês – Um artigo com uma lista de trilhos imperdíveis na Serra do Gerês. Excelente para visitar junto com os miradouros do Gerês.
- Trilho da Fenda da Calcedónia – Um trilho para amantes da aventura na Serra do Gerês. Excelente para visitar junto com os miradouros do Gerês.
- Trilho dos Miradouros do Gerês – Um trilho longo para quem gosta de aventuras e ver paisagens deslumbrantes.
- Trilho da Preguiça – Um trilho curto e fácil na Serra do Gerês. Excelente para visitar junto com os miradouros do Gerês.
- Trilho das 7 Lagoas dos Xertelo – Um trilho fácil e outro longo para chegar às 7 lagoas do Xertelo, no Gerês. Excelente para visitar junto com os miradouros do Gerês.
- Trilho da Praia do Barril – Um trilho curto para aproveitar uma praia no Algarve
- Trilho da Ilha da Culatra ao Farol – Um trilho curto para descobrir a Ria Formosa, no Algarve.
- Trilho da Praia da Falésia – Um trilho curto para aproveitar as vistas fabulosas das falésias no Algarve
- Trilho das Varandas sobre o Mar – Um dos trilhos mais bonitos do Algarve.
- Trilho da Praia da Luz a Lagos – Um trilho maravilhoso, o melhor na nossa opinião, para fazer no Algarve.
- Trilho do Pontal da Carrapateira – Um trilho curto, circular, para explorar a Costa Vicentina.
- Trilho de Sagres a Salema – Um trilho pela Rota Vicentina no Algarve.
- Trilho do Cabo de São Vicente a Sagres – Um trilho curto pelo mais belo da Rota Vicentina ao pôr do sol.
- Trilho dos Pescadores entre a Zambujeira do Mar e Odeceixe – Um dos troços mais belos da Rota Vicentina no Alentejo.
- Trilho da Levada do Caldeirão Verde e do Caldeirão do Inferno – Uma das mais belas levadas da ilha da Madeira.
- Trilho do Geoparque do Litoral de Viana do Castelo – Um belo trilho para descobrir as praias de Viana do Castelo.
- Trilho do Pico Areeiro ao Pico Ruivo – Um dos mais belos trilhos para fazer em Portugal e que permite estender até à Achada do Teixeira.
- Trilho das Fisgas de Ermelo – Um belo trilho para descobrir a Serra do Alvão, em Trás-os-Montes. Excelente para visitar junto com os miradouros do Gerês.
- Trilho do Pico Branco e Terra Chã – Um belo trilho para explorar a ilha de Porto Santo, na Madeira.
- Trilho de São Cristóvão do Douro – Um belo trilho para descobrir o Douro Vinhateiro no Pinhão.
- Trilho da Vereda do Pico Castelo – Um trilho para explorar na Ilha do Porto Santo, na Madeira.
- Trilho dos Pescadores entre Vila Nova de Milfontes e Almograve – Um trilho para explorar na Rota Vicentina.
- Trilho da Frecha da Mizarela – Um trilho para aventureiros que pretendem descobrir a Serra da Freita, no distrito de Aveiro. Excelente para visitar junto com os miradouros do Gerês.
- Trilho do Vale das Buracas de Casmilo – Um trilho para descobrir a paisagem incrível da Serra do Sicó, no distrito de Coimbra.
- Trilho da Ribeira dos Amiais – Um trilho curto e super interessante para descobrir as Serras de Aire e Candeeiros.
- Trilho pela Linha do Tua – Um trilho maravilhoso que, na actualidade, só se consegue fazer meio percurso.
- Trilho de Ponta Delgada à Fajã Grande – Um trilho maravilhoso para explorar a ilha das Flores, nos Açores.
Não conheço esses miradouros todos, mas hei-de lá chegar. O novo miradouro de Fafião também é o meu preferido (dos que conheço). Quero muito fazer o trilho da Calcedónia
A Serra do Gerês é maravilhosa. É um pote de surpresas, cheio de miradouros, trilhos e piscinas naturais maravilhosas. Precisa é de tempo para ser explorado.
Nada melhor como miradouros para conhecer bem Geres. Que paisagens lindas.
Os miradouros do Gerês são maravilhosos mesmo.
Se tem uma coisa que me atrai são os miradouros. Ter uma visão da imensidão e de quanto somos pequeninos me faz amar ainda mais esse mundão. E os Miradouros do Gerês na Serra do Gerês me parecem transmitir exatamente essa sensação.😊
Não consegui escolher o meu miradouro de Gerês preferido! Cada vez que pulava para o próximo eu me apaixonava mais. Não vejo a hora de conseguir usar todas essas dicas de viagem.
Victória vais adorar visitar os miradouros do Gerês. É lindo demais!
É isso mesmo. É uma sensação incrível quando se visitam os miradouros do Gerês.
O Gerês é um dos lugares que mais tenho vontade de conhecer em Portugal! Quando puder vou ficar de olho nessas dicas para conhecer os melhores miradouros. Obrigada
Os miradouros do Gerês são lindos. Vais adorar.
Ando observando que Gerês está entrando na wish list dos visitantes, pois estou lendo vários blogs sobre esse destino. O que te motivou a visitar o norte de Portugal? Quantos dias você sugere para conhecer bem a região?
Eu sugeria uma semana para a Serra do Gerês, especialmente para quem gosta de trilhos e natureza.
São paisagens incríveis realmente! Eu fiquei deslumbrando com tamanha beleza. Espero ter a oportunidade de conhecer essa região de Gerês em breve.
Visitar o Gerês é mesmo uma descoberta incrível e deve fazer parte de qualquer roteiro de viagem por Portugal.
Que linda as paisagens pela Serra do Gerês! Portugal anda tão famosa pelas belas praias que às vezes nos deixamos esquecer destes outros cenários, né?!
Quantos dias você recomenda passar na região para conhecermos os principais miradouros?
Obrigado!
É isso mesmo, Portugal é muito conhecido pelas belas praias mas há muito, muito mais do que isso, e os nossos trilhos são também maravilhosos. Eu para fazer os miradouros da zona, com calma, reservaria aí uns 3 dias completos na sua visita ao Gerês.