Quais são os melhores restaurantes de Guimarães? Não há outra forma de experimentar a gastronomia do que ir para o terreno e experimentar os restaurantes de Guimarães. Em Guimarães, fomos à procura das tascas típicas, dos restaurantes de Guimarães com comida tradicional portuguesa, ou daqueles que se distinguem pela cozinha gourmet. Comida saborosa, qualidade no serviço, simpatia, e profissionalismo nos restaurantes de Guimarães. Fomos à procura dos melhores restaurantes de Guimarães. Aqui ficam as nossas sugestões para os melhores restaurantes de Guimarães.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
OS MELHORES RESTAURANTES DE GUIMARÃES
Pusemo-nos à estrada e fomos experimentar alguns dos melhores restaurantes de Guimarães. Ficam aqui as nossas sugestões, numa ordem aleatória dos restaurantes de Guimarães.
1. Buxa, comida tradicional num dos melhores restaurantes de Guimarães
O Restaurante Snack-Bar Buxa, localizado em pleno centro histórico, é um dos melhores restaurantes de Guimarães. Aberto em 2013, rapidamente se tornou uma referência gastronómica da cidade. O seu ponto forte é a combinação de uma cozinha tradicional portuguesa, aliada a um serviço de qualidade e a um cuidado na apresentação dos pratos bem acima da média dos restaurantes de Guimarães mais populares. O espaço interior é acolhedor e elegante, mas é o espaço exterior, numa esplanada no belo Largo da Oliveira, que atrai as atenções da maioria dos clientes dos restaurantes de Guimarães.
Se o tempo o permitir, opte então pela esplanada, desfrutando também da arquitectura da Igreja de Nossa Senhora da Oliveira e do Padrão do Salado nestes belos restaurantes de Guimarães. Começará da melhor forma, pois, nas entradas, a cozinha tradicional portuguesa não podia estar melhor representada. A concorrência é forte, e o difícil é escolher. ‘Alheira de Mirandela’, ‘Punheta de Bacalhau com Broa’, ‘Polvo com Molho Verde’ são as referências da casa. Se estiver com dúvidas, não deixe de experimentar as deliciosas ‘Gambas ao Alho’.
.
Comer peixe no Buxa
Nos pratos principais de peixe, destacam-se os tradicionais ‘Polvo à Lagareiro’ e o ‘Bacalhau com Broa’, mas também pode optar pelo ‘Folhado de Marisco’ ou pelo ‘Lombo de Salmão com Queijo Brie’, que nós recomendamos nos restaurantes de Guimarães. A combinação de sabores deve ser realçada por um vinho verde branco, por exemplo o ‘Afros’ de 2009, da casta Loureiro, fresco e agradável, mas com um final aprimorado devido à sua provecta idade.
Comer carne no Buxa, um dos melhores restaurantes de Guimarães
Na cozinha minhota, a carne não pode faltar nos restaurantes de Guimarães. Lá estão as ‘Tripas à Portuguesa’, os ‘Secretos de Porco Preto com Migas de Pão’ ou o ‘Costeletão Grelhado’, mas a ‘Posta à Trás-os-Montes’ faz as delícias dos amantes dos prazeres da carne. Saborosa, com uma textura tenra, grelhada à medida da preferência do cliente (nós preferimos mal passada), e acompanhada de batatas e grelos. Claro que, com carne vermelha, o palato pede um vinho tinto, por exemplo um ‘Monte da Peceguina’ 2016, um blend de castas portuguesas e francesas.
.
Sobremesa no Buxa
Na sobremesa, e para acabar a refeição da maneira mais doce, sucumba aos encantos dos doces minhotos e delicie-se com a ‘Torta de Guimarães’ ou com um sublime ‘Pudim Abade de Priscos’ (o melhor dos restaurantes de Guimarães), provavelmente o melhor da cidade, acompanhados de um Porto Tawny. Faça como nós, e não deixe de visitar o Buxa, um dos melhores restaurantes de Guimarães.
2. Taberna Trovador, comida regional num dos melhores restaurantes de Guimarães
Perto do Jardim Público da Alameda, onde se pode ler a inscrição “Aqui Nasceu Portugal”, encontra-se um dos melhores restaurantes de Guimarães, a Taberna Trovador. O restaurante já tinha história na cidade, mas o filho do antigo proprietário renovou o espaço e o conceito, continuando a ser, no entanto, uma taberna à moda antiga portuguesa, com comida típica e animação musical de vez em quando. O espaço decorado com bom gosto, o serviço simpático, e a comida deliciosa atraem cada vez mais clientes ao Largo do Trovador, no centro histórico de Guimarães e agora um dos melhores restaurantes de Guimarães.
Entradas na Taberna Trovador
Entre então na Taberna Trovador, sente-se à mesa, aprecie todos os elementos decorativos, como as guitarras portuguesas, e prepare-se para uma refeição que o vai deixar a chorar por mais. O início não é fácil, pois a ementa apresenta como entradas uma extensa lista de petiscos maravilhosos, dos quais é difícil fazer uma selecção. Nós recomendamos os bolinhos de bacalhau, moelas, salpicão caseiro, polvo, alheira caseira, ou rojões, mas há muito mais por onde escolher, nomeadamente codornizes, punheta de bacalhau, chouriça assada, ou sardinhas, tudo se conjugando para fazer desta refeição uma verdadeira montra dos petiscos típicos portugueses, um rival à altura das tapas espanholas. Os pratinhos vêm para a mesa lentamente, para se poder ir degustando, e apreciando devidamente estas pérolas da gastronomia nortenha. Mas é preciso deixar algum espaço para o prato principal pois este é mesmo um dos melhoress restaurantes de Guimarães!
.
O prato principal na Taberna Trovador, um dos melhores restaurantes de Guimarães
Depois destas “entradas”, o conceito de prato principal perde um pouco do seu significado comum num dos melhores restaurantes de Guimarães. Sendo assim, a ementa no Trovador resume-se a seguir a dois pratos simples, mas cheios de qualidade e ambos símbolos do que uma tasca portuguesa deve ser. Pode optar então por um arroz de tomate ou de feijão, acompanhado de pataniscas ou de nacos de vitela. Nós recomendamos o arroz de tomate com os nacos de vitela. Divinal! Do melhor que já provámos nos restaurantes de Guimarães…
O vinho, esse, é presença indispensável à boa mesa portuguesa, para realçar os sabores e intensificar o prazer. Terá à disposição uma boa carta de vinhos, tintos e brancos, mas nós recomendamos o vinho tinto alentejano, por exemplo, o Maria Mora 2015, um blend de castas Trincadeira, Syrah e Touriga Nacional, com aromas de frutos vermelhos e especiarias.
.
Sobremesa na Taberna Trovador
À sobremesa, os doces típicos marcam presença, como o bolo de bolacha, o queijo com marmelada, o bolo de maça e canela, mas nós recomendamos o leite creme queimado, acompanhado de um bom vinho do Porto caseiro, uma forme doce e subtil de acabar uma refeição singular. Tudo neste que é um dos melhores restaurantes de Guimarães.
Visite a Taberna Trovador, um dos melhores restaurantes de Guimarães, e saiba como todas as tascas portuguesas deviam ser.
3. Le Babachris, comida gourmet num dos melhores restaurantes de Guimarães
Na Rua D. João, mesmo junto à Plataforma das Artes e da Criatividade, do Museu da Sociedade Martins Sarmento e do Largo do Toural, encontra-se Le Babachris, um dos melhores restaurantes de Guimarães e, provavelmente, o mais premiado, exibindo o selo Bib Gourmand Michelin 2020. Junte-se um chef de origem francesa, conceituado internacionalmente, uma história de amor com uma portuguesa e a escolha de Guimarães como o lugar certo para uma aventura gastronómica, e temos um restaurante original onde se dá largas à inspiração, à imaginação e ao prazer do paladar, e que dá cartas no panorama gastronómico da cidade e dos restaurantes de Guimarães.
Sem ementa fixa no Le Babachris
Entre no Le Babachris e, enquanto deixa o mundo exterior para trás, um novo mundo de sensações se abrirá neste que é um dos melhores restaurantes de Guimarães. Sem TV, sem acesso à internet, e sem música ambiente, fique aberto ao prazer da degustação e da conversa entre amigos ou enamorados num dos melhores restaurantes de Guimarães. E prepare-se; a ementa fixa não existe; só tem de decidir entre dois menus de experiência gastronómica, com 4 ou 6 ‘inspirações’. O resto, bem, o resto deixe com os especialistas; o chef Christian Rullan e a sua mulher, Bárbara Rodrigues, tratarão muito bem de si. Tudo é pensado com originalidade, tendo em conta os produtos frescos disponíveis, e o resultado é uma excelente surpresa que não esquecerá tão cedo. E como os menus mudam de 2 em 2 semanas, pode sempre voltar para experimentar novidades!
.
Menu de 6 inspirações no Le Babachris, um dos melhores restaurantes de Guimarães
Nós recomendamos o menu de 6 inspirações, com um vinho rosé ‘Pormenor’ Douro DOC 2016 a acompanhar neste que é um dos melhores restaurantes de Guimarães. Depois de um pão regional molhado em azeite virgem aromatizado com especiarias, está na hora das inspirações. Abra as portas ao requinte com uma inspiração de cereja marinada com três pimentas, acompanhada de um mix de legumes, numa cama de ovas de robalo em base de pizza. Deleite-se com uma inspiração de enchidos ibéricos, com três enchidos, acompanhados de rúcula, cogumelos e tomate cherry, em molho de melancia e tomate.
Saboreie um divinal arroz cremoso, com camarão, espirulina e ouriço-do-mar, em molho de queijo de burrata. Experimente a corvina com pimento padrón, acompanhado de puré de ervas verdes e caldo de mãozinhas de vitela.
Deguste um naco de vitela com puré de banana da madeira, aromatizado com especiarias, acompanhado de vegetais e em redução de vinho tinto do Douro. Delicie-se com um gelado de tiramisu com espuma de café, e creme de maracujá, e com top de chocolate ralado, acompanhado de um Vinho do Porto Andresen 10 anos.
Tudo são razões mais que suficientes para visitar o Le Babachris, um dos melhores restaurantes de Guimarães, e lembre-se, sempre que voltar, haverá novas surpresas à sua espera.
Se procura sugestões de restaurantes em Portugal não perca estes artigos:
- Onde comer bem no Douro – Um artigo com os melhores restaurantes para comer na região do Douro.
- Os melhores restaurantes de Guimarães – Um artigo sobre os melhores restaurantes para comer na cidade de Guimarães.
- Castas e Pratos – Um artigo sobre o melhor restaurante da Régua.
- Comer no Blend em Lisboa – Um artigo sobre um belo restaurante no Bairro Alto em Lisboa.
- Comer em Lisboa à Noite – Mais uma restaurante maravilhoso no Bairro Alto em Lisboa.
4. Casa Amarela, uma instituição cultural e um dos melhores restaurantes de Guimarães
Na Rua de Donães, no centro histórico de Guimarães, junto ao Largo da Oliveira e ao Museu Alberto de Sampaio, encontra-se uma casa amarela, outro dos restaurantes de Guimarães. Mas não é só uma casa amarela; é o Casa Amarela, uma casa centenária que alberga agora um dos melhores restaurantes de Guimarães.
Casa Amarela, local de divulgação das artes em Guimarães
Na verdade, nós conhecemos a Casa Amarela não como um dos restaurantes de Guimarães mas, primeiro, como local de convívio e de divulgação das artes, onde há noites de poesia, apresentação de livros, exposições, e sessões de cinema. Mas a fama da sua cozinha também nos atraiu, como a tantos outros, que ali rumam para provar algumas iguarias da cozinha portuguesa nos restaurantes de Guimarães.
Sente-se na esplanada da Casa Amarela, rodeado de casas históricas e relaxe num dos melhores restaurantes de Guimarães. Um ambiente acolhedor, um serviço simpático, e uma cozinha tradicional com qualidade, vão fazer com que tenha uma refeição memorável. Aproveite, para acentuar sabores, a experiência vínica de acompanhar os pratos com três vinhos de três regiões de Portugal.
.
Entradas na Casa Amarela
As entradas são variadas e todas muito apetecíveis. Costelinhas grelhadas com molho agridoce, polvo com molho verde, e tâmaras com bacon fazem as delícias de qualquer um, mas nós recomendamos a tábua de queijos com nozes e mel, ou as gambas salteadas com alho e laranja.
.
Peixe na Casa Amarela
Quanto ao peixe, o lombo de bacalhau com broa é famoso, e o salmão grelhado com molho de laranja e gengibre promete, mas renda-se ao polvo à Lagareiro com batata a murro e legumes, acompanhado de um vinho verde ‘Casa de Sezim’ 2017. Um clássico da gastronomia portuguesa, e de chorar por mais nestes restaurantes de Guimarães.
Carne na Casa Amarela
No que toca à carne, a posta à Casa é uma especialidade, assim como o entrecôte com molho de cogumelos, mas delicie-se com as bochechas de porco preto, em redução de vinho tinto, acompanhado de puré e legumes. Divinal, principalmente se acompanhado de um vinho tinto ‘Bafarela’ Reserva 2016. À sobremesa, não deixe de experimentar o tradicional toucinho-do-céu, ou a mousse de chocolate com flôr de sal e pimenta rosa. Acompanhe com um ‘Pato Frio’ do Alentejo. Delicioso!
No entanto, há outros motivos para visitar a Casa Amarela e desfrutar dos seus diferentes espaços. Além das duas salas do restaurante, a casa ainda oferece uma sala privada para grupos superiores a 20 pessoas, com palco e sistema de som, e ao fim-de-semana há música ao vivo no café concerto, no terraço/jardim, e bar. Todas são excelentes razões para não perder a oportunidade de conhecer o Casa Amarela, um dos melhores restaurantes de Guimarães.
Se procura ideias para conhecer belas cidades em Portugal estas são algumas das nossas sugestões:
- Visitar Lamego – Um artigo cheio de dicas para conhecer esta bela cidade na região centro de Portugal.
- Visitar a Régua – Um artigo cheio de dicas para visitar o Douro na Régua.
- Visitar Lagos – Um artigo cheio de Dicas sobre as praias e a zona de Lagos, no Algarve.
- Visitar Faro – Um artigo cheio de dicas para visitar a capital do Algarve.
- Visitar Aveiro – Um artigo cheio de dicas para visitar a cidade a veneza portuguesa.
- Visitar o Porto – O nosso artigo cheio de dicas do Rui (nascido e criado na cidade do Porto) de uma das mais belas cidades da Europa.
- Visitar Évora – Um artigo cheio de dicas maravilhosas para visitar Évora durante alguns dias.
- Visitar Chaves – Uma das cidades mais belas do norte de Portugal e que merece uma visita.
- Visitar o Funchal – Um artigo cheio de dicas maravilhosas para visitar a capital da ilha da Madeira.
- Visitar Fátima – Um artigo cheio de dicas para os amantes da fé e da tradição cristã em Portugal.
- Visitar Lisboa – Um artigo criado com base nas inúmeras vezes que fomos a Lisboa e aproveitamos para explorar os diferentes lugares da cidade.
- Visitar Viseu – Um artigo cheio de dicas para explorar a cidade de Viseu, no centro de Portugal.
- Visitar Viana do Castelo – Um artigo com as melhores dicas para explorar a região de Viana do Castelo, no norte de Portugal.