Os passadiços em Portugal estão na moda e porém são muitas as vozes que se erguem contra estas estruturas criadas nas praias, nas montanhas e até nas cidades. Obviamente que os passadiços em Portugal terão muitos pontos negativos, nomeadamente o aumento da carga de turistas e o desajuste entre as infraestruturas existentes e as necessidades. Porém, os passadiços em Portugal também podem ter muitas vantagens. Sendo assim, antes e vos mostrarmos alguns dos mais belos passadiços em Portugal iremos analisar os aspectos positivos e negativos dos passadiços em Portugal.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
PASSADIÇOS EM PORTUGAL – DIABOLIZAR OU AMAR?
Devemos discutir os passadiços em Portugal? Devem ser diabolizados ou terão aspectos positivos? Serão apenas os aspectos negativos? Valerá a pena discutir os passadiços em Portugal? Nós acreditamos que vale a pena reflectir sobre os passadiços em Portugal e é isso que pretendemos fazer.
Desvantagens dos passadiços em Portugal
- A construção dos passadiços em Portugal destina-se a atrair mais visitantes às regiões, contudo, na maior parte das vezes a construção de passadiços em Portugal não é acompanhada de uma melhoria das infraestruturas de apoio, tais como wc, bares, caixotes do lixo, recolha de lixos, parques de merendas, parques de estacionamento, etc. Toda esta situação cria uma sensação de sobrelotação e mal estar a quem visita e a quem reside no local dos passadiços em Portugal.
- Excesso de gente é excesso de lixo em todo o lado mas também nos passadiços em Portugal. A questão dos resíduos é muito importante quando se criam passadiços em Portugal pois o aumento do fluxo de pessoas irá, necessariamente, criar um aumento de resíduos. É importante salvaguardar esta situação de forma a que quem visite o espaço não sinta que uma atracção turística se transformou numa “lixeira”. Por isso é necessário haver caixotes do lixo suficientes nos passadiços em Portugal.
- Os passadiços em Portugal atraem imensa gente, é verdade, criando filas, falta de estacionamento e uma grande pressão demográfica. Tal acontece porque as pessoas sentem-se capazes de os fazer, porque os passadiços em Portugal são uma espécie de “autoestrada” nas montanhas. Isto deixa os amantes das montanhas insatisfeitos já que o ambiente de montanha, tradicionalmente, é um ambiente com fraca densidade.
- O impacto visual dos passadiços em Portugal em madeira não é muito, contudo, é um elemento estranho e não natural. Os passadiços em Portugal ainda não são todos em madeira e esperemos que assim continue, para o bem do planeta e dos lugares.
Vantagens dos passadiços em Portugal
- Os passadiços em Portugal podem ter um papel importantíssimo na preservação do solos, evitando o acelerar da erosão provocada pelas pessoas nos trilhos. Esta situação é especialmente importante em regiões dunares e lacustres, permitindo o acesso a praias, sapais e lagoas costeiras e continentais sem danificar a vegetação ou ter impacto assinalável nas espécies de fauna existentes. Nestes locais os passadiços em Portugal são muito vantajosos.
- Provavelmente será melhor alguns passadiços em Portugal do que um trilho em que, periodicamente, o seu trajecto não seja alterado e seja muito percorrido. Nos grandes parques nacionais que temos visitado, desde a Austrália, Nova Zelândia, Gronelândia ou Argentina, os trilhos são alterados com periodicidades de cerca de 5 anos. Esta situação destina-se a evitar a erosão acelerada dos solos e da rocha. Em Portugal, que nós saibamos, esta prática não é feita, o que deixa em alguns locais autenticas “valas” nas montanhas. Felizmente não há muita gente a fazer trilhos em Portugal por isso as taxas de erosão não serão ainda muito assinaláveis. Contudo, que saibamos, também não existem quaisquer estudos publicados sobre estes impactos o que, a existir, seria bastante interessante.
- Os passadiços em Portugal são uma forma de democratização das montanhas. São as chamadas “autoestradas” de pedestrianismo onde quase todos podem caminhar, de sapatilhas, botas de montanha e até sandálias. Os passadiços em Portugal são populares porque todos os podem fazer.
- Os passadiços em Portugal permitem que as pessoas façam percursos na natureza de uma forma mais acessível, tanto pessoas com mais idade como crianças. No caso dos passadiços em Portugal sem escadas permitem ainda essa prática para pessoas com mobilidade reduzida e isso é muito importante.
- O aumento do fluxo de visitantes criado com a construção dos passadiços em Portugal permite ajudar a economia local de áreas mais desfavorecidas e deprimidas (muitas vezes no interior do país).
- O aumento dos turistas que são atraídos pelos passadiços em Portugal permitem dinamizar o comércio local com restaurantes, cafés, unidades de alojamento, etc., gerando emprego e evitando a fuga dos mais jovens para as grandes cidades e para o estrangeiro, atenuando o despovoamento do território.
OS MELHORES PASSADIÇOS EM PORTUGAL
1. Passadiços do Paiva, o primeiro dos passadiços em Portugal
Os Passadiços do Paiva foram os primeiros passadiços em Portugal a serem criados e um caso de sucesso. Mas não é só aí que reside a sua vantagem. Os passadiços do Paiva estão muito bem criados, construídos e pensados. A sua existência prende-se com a génese dos trilhos em passadiço, criar uma acessibilidade facilitada a uma zona com muita dificuldade de progressão. É este o segredo destes passadiços em Portugal, aliado ao facto de serem longos e um desafio mesmo que caminhando sobre um passadiço de madeira.
2. Passadiços do Orvalho e Fraga da Água d’Alta, muito mais do que um dos passadiços em Portugal
A GeoRota do Orvalho – PR3 OLR, vulgarmente conhecida como os Passadiços do Orvalho, é um dos mais belos trilhos da Beira Baixa e um dos passadiços em Portugal. No seu percurso pode admirar a cascata da Fraga de Água d’Alta, considerada uma das mais belas das Beiras e o afamado miradouro do Mosqueiro, com vistas deslumbrantes sobre o Centro de Portugal pelos passadiços em Portugal.
3. Passadiços da Ribeira de Quelhas
O Passadiço da Ribeira das Quelhas é a mais recente novidade na Serra da Lousã e promete ser uma nova sensação no que toca aos passadiços em Portugal. Estas estruturas em madeira fundem-se com a paisagem de serra ou montanha, são ambientalmente sustentáveis, e permitem desfrutar de paisagens maravilhosas de uma forma mais cómoda, em terreno por vezes de difícil acesso, ou de uma forma menos intrusiva, quando o terreno é frágil. Mais um dos novos passadiços em Portugal.
4. Passadiços das Fragas de São Simão, a última sensação dos passadiços em Portugal
O Passadiço das Fragas de São Simão está pronto para receber visitantes e é uma novidade a acrescentar aos vários passadiços em Portugal que foram construídos recentemente, sendo alguns reconhecidamente um sucesso turístico, como é o caso dos Passadiços do Paiva. Agora para além da magnífica Fraga de São Simão e da sua praia fluvial há um miradouro e um passadiço magnífico.
5. Passadiços do Penedo Furado
Visitar o Passadiço do Penedo Furado é um belo programa para um dia de Primavera e Verão pelos passadiços em Portugal. O passadiço é pequeno por isso o passeio é curto mas como há muita coisa para fazer no Penedo Furado e nas imediações o dia é muito bem passado nos passadiços em Portugal.
6. Passadiços da Ria do Alvor
A ria do Alvor, um ambiente lacustre, tem um trilho de pouco menos de 6 km que permite apreciar este ambiente cheio de biodiversidade lacustre e dunar, o Trilho ao Sabor do Mar, sobre os passadiços da Ria do Alvor. Este é mais um dos belos passadiços em Portugal.
7. Passadiços dos Salgados
O trilho dos Passadiços dos Salgados é um trilho maravilhoso para explorar mais um ambienta lacustre do Barlavento Algarvio. Pode fazer o trilho dos Passadiços dos Salgados completo, entre a Praia Grande de Armação de Pêra e a Lagoa dos Salgados, num total de 10 km ou então fazer apenas a Lagoa dos Salgados, um percurso circular com cerca de 3 km. O trilho na realidade são dois, o nascente e o ponte, que podem ser unidos por destes belos passadiços em Portugal.
8. Passadiço de Pitões de Júnias
O trilho de Pitões das Júnias é um belo trilho rural e de montanha que nos permite explorar a Cascata de Pitões das Júnias, os miradouros da cascata e o mosteiro beneditino de Santa Maria das Júnias e até um dos belos passadiços em Portugal.
9. Passadiço dos Moinhos da Apúlia
Os moinhos da Apúlia ficam na praia da Apúlia, que se localiza na costa norte portuguesa, entre a Póvoa do Varzim e Esposende. É uma bela praia e tem agora um passadiço que permite visitar visitar os moinhos da Apúlia. Mais um dos belos passadiços em Portugal.
10. Passadiços do Geoparque Litoral de Viana do Castelo
Em Viana do Castelo abriu um novo geoparque, chama-se Geoparque Litoral com um dos passadiços em Portugal. Há um percurso pedestre, junto à costa, que permite visitar 5 geossítios através de um dos passadiços em Portugal. Depois de fazer esse percurso, decidimos partilhá-lo e dá-lo a conhecer. Embora falte ainda muita sinalização, especialmente no que toca à identificação dos geossítios, há alguns locais de interesse já identificados.
Se gosta de passadiços em Portugal e procura trilhos em Portugal, pode ter interesse nestes artigos aqui no blogue
- Regras nos trilhos – Um artigo obrigatório sobre uma conduta e comportamento adequados durante as actividades na natureza. Leia este artigo antes de ir para os passadiços em Portugal.
- Os melhores trilhos de Portugal – Uma lista com uma pequena selecção de trilhos para fazer em Portugal. Ideal para quem quer fazer mais do que os passadiços em Portugal.
- Trilhos da Rota Vicentina – 750 km de trilhos para fazer como Grande Rota ou trilhos diários no Alentejo e Algarve. Ideal para quem quer fazer mais do que os passadiços em Portugal.
- Trilhos de Pitões das Júnias – Trilho curto na Serra do Gerês.
- Trilho do Poço Azul – Trilho para chegar ao Poço Azul, no Gerês. Ideal para quem quer fazer mais do que os passadiços em Portugal.
- Trilho da Fajã de Santo Cristo – Trilho na ilha de São Jorge, nos Açores. Ideal para quem quer fazer mais do que os passadiços em Portugal.
- Subida da Montanha do Pico – Trilho para subir ao Pico e Piquinho, com pernoita ou num dia. Ideal para quem quer fazer mais do que os passadiços em Portugal.
- Rota dos Túneis – Trilho longo de Fregeneda a Barca d’Álva, na antiga linha do Douro. Ideal para quem quer fazer mais do que os passadiços em Portugal.
- Trilho da Aldeia de Drave – Trilho curto na Serra da Freita. Ideal para quem quer fazer mais do que os passadiços em Portugal.
- Trilho da Georota do Orvalho – Um trilho misto com passadiço e trilho no distrito de Castelo Branco.
- Trilho dos Sete Vales Suspensos – Trilho curto de elevada beleza no Algarve. Ideal para quem quer fazer mais do que os passadiços em Portugal.
- Os melhores Trilhos do Algarve – Um artigo cheio de dicas sobre os melhores trilhos do Algarve
- Trilho da Cascata da Pedra Ferida – Um trilho no distrito de Coimbra bem próximo da serra da Lousã.
- Trilho dos Dolmens – Um trilho para descobrir a serra da Aboboreira no concelho de Baião.
- Trilho do Sobreiral da Ermida – Um trilho longo na Serra do Gerês
- Os melhores trilhos da Serra do Gerês – Um artigo com uma lista de trilhos imperdíveis na Serra do Gerês. Ideal para quem quer fazer mais do que os passadiços em Portugal.
- Trilho da Fenda da Calcedónia – Um trilho para amantes da aventura na Serra do Gerês.
- Trilho dos Miradouros do Gerês – Um trilho longo para quem gosta de aventuras e ver paisagens deslumbrantes. Ideal para quem quer fazer mais do que os passadiços em Portugal.
- Trilho da Preguiça – Um trilho curto e fácil na Serra do Gerês.
- Trilho das 7 Lagoas dos Xertelo – Um trilho fácil e outro longo para chegar às 7 lagoas do Xertelo, no Gerês. Ideal para quem quer fazer mais do que os passadiços em Portugal.
- Trilho da Praia do Barril – Um trilho curto para aproveitar uma praia no Algarve
- Trilho da Ilha da Culatra ao Farol – Um trilho curto para descobrir a Ria Formosa, no Algarve.
- Trilho da Praia da Falésia – Um trilho curto para aproveitar as vistas fabulosas das falésias no Algarve
- Trilho das Varandas sobre o Mar – Um dos trilhos mais bonitos do Algarve.
- Trilho da Praia da Luz a Lagos – Um trilho maravilhoso, o melhor na nossa opinião, para fazer no Algarve. Ideal para quem quer fazer mais do que os passadiços em Portugal.
- Trilho do Pontal da Carrapateira – Um trilho curto, circular, para explorar a Costa Vicentina.
- Trilho de Sagres a Salema – Um trilho pela Rota Vicentina no Algarve.
- Trilho do Cabo de São Vicente a Sagres – Um trilho curto pelo mais belo da Rota Vicentina ao pôr do sol. Ideal para quem quer fazer mais do que os passadiços em Portugal.
- Trilho dos Pescadores entre a Zambujeira do Mar e Odeceixe – Um dos troços mais belos da Rota Vicentina no Alentejo. Ideal para quem quer fazer mais do que os passadiços em Portugal.
- Trilho da Levada do Caldeirão Verde e do Caldeirão do Inferno – Uma das mais belas levadas da ilha da Madeira. Ideal para quem quer fazer mais do que os passadiços em Portugal.
- Trilho do Geoparque do Litoral de Viana do Castelo – Um belo trilho para descobrir as praias de Viana do Castelo. Ideal para quem quer fazer mais do que os passadiços em Portugal.
- Trilho do Pico Areeiro ao Pico Ruivo – Um dos mais belos trilhos para fazer em Portugal e que permite estender até à Achada do Teixeira. Ideal para quem quer fazer mais do que os passadiços em Portugal.
- Trilho das Fisgas de Ermelo – Um belo trilho para descobrir a Serra do Alvão, em Trás-os-Montes.
- Trilho do Pico Branco e Terra Chã – Um belo trilho para explorar a ilha de Porto Santo, na Madeira.
- Trilho de São Cristóvão do Douro – Um belo trilho para descobrir o Douro Vinhateiro no Pinhão.
- Trilho da Vereda do Pico Castelo – Um trilho para explorar na Ilha do Porto Santo, na Madeira.
- Trilho dos Pescadores entre Vila Nova de Milfontes e Almograve – Um trilho para explorar na Rota Vicentina. Ideal para quem quer fazer mais do que os passadiços em Portugal.
- Trilho da Frecha da Mizarela – Um trilho para aventureiros que pretendem descobrir a Serra da Freita, no distrito de Aveiro. Ideal para quem quer fazer mais do que os passadiços em Portugal.
- Trilho do Vale das Buracas de Casmilo – Um trilho para descobrir a paisagem incrível da Serra do Sicó, no distrito de Coimbra. Ideal para quem quer fazer mais do que os passadiços em Portugal.
- Trilho da Ribeira dos Amiais – Um trilho curto e super interessante para descobrir as Serras de Aire e Candeeiros. Ideal para quem quer fazer mais do que os passadiços em Portugal.
- Trilho pela Linha do Tua – Um trilho maravilhoso que, na actualidade, só se consegue fazer meio percurso.
- Trilho de Ponta Delgada à Fajã Grande – Um trilho maravilhoso para explorar a ilha das Flores, nos Açores.
Interessante como este artigo se propõe analisar os prós e os contras dos passadiços, e chega a abordar o impacto negativa na paisagem, mas abre com, e repete, a expressão “belos passadiços”.
Sim, verdade, porque na realidade os passadiços são belos. Talvez por isso sejam uma estratégia tão apetecida pelas autarquias e com tantos resultados no que toca ao sucesso. Não será?
Não sabia dessa moda dos passadiços em Portugal. O fato dessa construção não vir acompanhada de uma infraestrutura necessária para atender ao maior número de pessoas que certamente irão visitar, é um problema. Mas, em relação a preservação do solo é bem positivo como vc falou. E não ficam visualmente invasivos. Achei até bonito sem falar que estão em lugares incríveis!
Sim, é isso mesmo. Se houvesse a preocupação de acompanhar os passadiços com infraestruturas de apoio era perfeito.
Percebo a insatisfação de muitos montanhistas, mas sabendo que muitos trilhos estão mal assinalados, ou mal mantidos, é uma boa vantagem de quem gosta de caminhar sem medo de se perder. Os passadiços em Pitões das Júnias não estão utilizáveis, neste momento.
Pelo que sei, o passadiço de Pitões de Júnias está a ser reposto. Acho que tiraram o velho e estão a colocar o novo. Deves ter ido lá nesse intervalo. Nós fomos ainda com o velho. O novo acho que estará pronto no final do mês. Estava mesmo precisar de um novo passadiço.
Que interessante esse post sobre os passadiços de Portugal! Primeiro pq tive que ver a foto para entender o que é passadiço, já que no Brasil chamamos de escadões ou escadarias. Segundo pela sua discussão super pertinente. Concordo plenamente com as vantagens e desvantagens apresentadas e acho que, infelizmente, as construções vão acontecer mesmo sabendo do estrago que ela causa ao meio ambiente. Acho que o pior é a quantidade de novas pessoas e lixo que trás, deixando o ambiente mais caótico e poluído. Mas não podemos negar que as construções são extremamente fotogênicas!
Obrigada pelo contributo, Bruno. Que maravilha saber que aí os passadiços são os escalões. Cá estão muito na moda. Imagino que também vá chegar aí, vai ver.
Que sensacional! Primeira vez que leio sobre os passadiços portugueses. Essas imagens me lembraram de alguns lugares na Eslovênia e em Bonito, MS. Gostei que você elaborou um pós e contras: sempre bom refletir qual será a real função dos passadiços no meio ambiente. Acredito que, mesmo que não houvesse a existência deles, ainda teríamos turistas na região e caminhando em lugares impróprios. Talvez, mesmo com as filas, ainda foi a melhor forma para preservar a natureza local, não?
Que fotogênicos esses passadiços em Portugal. Fiquei apaixonada pelas fotos. Ótima reflexão sobre as vantagens e desvantagens, acho válida e concordo. O lixo pode ser o pior problema já que as passarelas dão acesso para as pessoas mas dificultam o movimento do lixo acumulado!
Penso que se as entidades competentes forem responsáveis os problemas dos lixos podem ser minimizados e os lugares bem cuidados. Não podem é facilitar numa zona de passadiços.
É muito importante reflectir sobre o turismo que queremos e o país que queremos. Não fácil encontrar um equilibro, acredito, mas devemos tentar.
Que ideia genial a construção desses passadiços, como nem tudo é perfeito existem mais contras do que prós, os turistas deveriam ser mais conscientes e ajudar na manutenção, assim seria bom para ambos os lados.
Se os turistas forem responsáveis e não deixarem lixo já estão fazendo a parte mais importante. Vamos acreditar que sim.
Esses passadiços de Portugal são super charmosos heim?! Amei as dicas e já anotei alguns que quero conhecer, pois facilitam e muito as trilhas
Espero que adore! Tenho a certeza que vai gostar bastante dos passadiços de Portugal.
De fato, como tudo na vida, os passadiços em Portugal tem vantagens e desvantagens, mas acredito que se o equilíbrio entre preservação e democratização for observado, tudo caminhará bem.
Olhando as imagens as passarelas me pareceram não só impressionantes como em harmonia com a natureza. 🙂
Também concordo, os passadiços em Portugal podem ser bem positivos também. Mas no equilíbrio é que está a virtude.
Nossa, achei lindo estes lugres onde há passadiços em Portugal. Realmente, é importantíssimo se levar em conta as possíveis consequências dessas construções. Mas, sem dúvida, o fato de facilitar o passeio é uma grande vantagem para os viajantes!
Adorei as dicas!
Obrigado
Obrigada, Murilo. Os passadiços em Portugal são bastante polémicos mas têm muitas vantagens sim.
Acho que os Passadiços do Sistelo tinham aqui lugar sem favores
Acredito que sim mas ainda não fizemos. Falha nossa, claro. Um dia destes vamos. Boa sugestão.
Realmente os passadiços em Portugal são impressionantes, entendo o debate existente… no fim das contas, se os turistas são responsáveis, acaba sendo positivo e não agride tanto o meio ambiente…. está nas mãos dos visitantes. Lindíssima a foto dos Passadiços da Ribeira de Quelhas, hein?
Obrigada, Gabriela. É uma discussão que está em cima da mesa agora, mas os passadiços em Portugal podem ser uma boa opção mesmo.