Visitar a ilha de São Miguel, nos Açores, é visitar um pequeno paraíso plantado no meio do Atlântico. Uns acreditam que a ilha de São Miguel é a velha Atlântida, outros sabem-no de coração. Qualquer viagem aos Açores deve incluir visitar a ilha de São Miguel, já que a ilha de São Miguel tem algumas das mais emblemáticas paisagens do arquipélago dos Açores (pode ver aqui um artigo com o nosso roteiro para 5 e 7 dias para visitar São Miguel).
CONTEÚDOS DO ARTIGO
DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR A ILHA DE SÃO MIGUEL
Quando visitar a ilha de São Miguel nos Açores
O clima dos Açores e da ilha de São Miguel é caracterizado por muita humidade no ar, chuvas regulares (topo o ano), ventos por vezes fortes e temperaturas amenas. Os Invernos não são rigorosos na ilha de São Miguel, mas podem ser muito chuvosos, enquanto no Verão os dias são mais quentes e ensolarados, sendo que ainda assim podem ser pouco comuns os dias de céu completamente limpo na ilha de São Miguel.
Sendo assim, a melhor altura do ano para visitar a ilha de São Miguel é no Verão, entre os meses de Maio e Setembro. Os meses de Verão são também aqueles em que decorrem as festividades mais importantes da ilha de São Miguel, com as festas tradicionais da ilha de São Miguel.
Como chegar para visitar a ilha de São Miguel nos Açores
Há voos directos para a ilha de São Miguel a partir de Lisboa e Porto, com duração de cerca de 1h45min, mas também pode chegar lá a partir da ilha do Pico ou Lajes (Terceira), sendo que a melhor companhia para voar para os Açores é a SATA Azores Airlines. A ilha de São Miguel é principal para fazer voos entrilhas.
Pode pesquisar e reservar o seu voo para a ilha de São Miguel aqui.
NOTA PARA VISITAR A ILHA DE SÃO MIGUEL: A SATA disponibiliza um serviço de encaminhamento, de acordo com a disponibilidade de lugares, sem encargos para o passageiro, de passageiros em viagens no interior da Região Autónoma dos Açores, com origem ou destino em Portugal Continental ou no Funchal, que pretendam utilizar nas suas deslocações qualquer das gateways dos Açores (Ponta Delgada [PDL] na ilha de São Miguel, Santa Maria [SMA], Terceira [TER], Faial [HOR], Pico [PIX]).
Procedimentos de entrada nos Açores (Covid-19) para visitar a Ilha de São Miguel
Em tempos de pandemia Covid-19, viajar para os Açores e, em particular, visitar a ilha de São Miguel, requer que tenha um resultado negativo num teste ao vírus. Pode fazê-lo ainda no continente, até 72 horas antes do voo, ou pode fazê-lo à chegada aos Açores mas, nesse caso, terá de esperar pelos resultados no hotel sem sair (em princípio, o resultado ser-lhe-á comunicado em 24 horas).
NOTA SOBRE A ILHA DE SÃO MIGUEL: A realização do teste é condição obrigatória para viajar para os Açores e visitar ilha de São Miguel. Se não fizer o teste antes de viajar, e se recusar a fazer o teste à entrada no arquipélago, terá de regressar ao continente e pagar os custos da viagem de regresso da ilha de São Miguel.
Seguro de viagem para os Açores (com cobertura de tratamento de Covid-19)
A IATI Seguros tem um seguro que é especialmente indicado para viagens para os Açores e à ilha de São Miguel. Este novo seguro oferece cobertura em caso de contágio por Covid-19 (exames médicos, transporte sanitário, assistência médica, hospitalização, quarentena obrigatória e repatriação), assim como o Seguro de Cancelamento permite o cancelamento da viagem em caso de resultado positivo para Covid-19 (do próprio segurado, pais ou filhos), se isso impedir a viagem na data prevista. Além disso, tem também coberturas específicas para cicloturistas, autocaravanas, campers e campistas, e ainda para animais de estimação na ilha de São Miguel.
Pode fazer o seu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.
Como deslocar-se quando visitar a ilha de São Miguel nos Açores
Alugar carro na ilha de São Miguel
A melhor forma de visitar a ilha de São Miguel é alugando carro (faça a sua reserva aqui e veja os melhores preços nas diferentes companhias). Há várias agências de aluguer de viaturas no aeroporto e em Ponta Delgada na ilha de São Miguel.
Percorrer os Açores de barco desde a ilha de São Miguel
Se quiser conhecer as ilhas açorianas o melhor é explorar o arquipélago de barco desde a ilha de São Miguel. Vai ser uma experiência única e que o pode levar a conhecer todas as ilhas com um orçamento bem reduzido. Para além disso, é uma excelente viagem de descoberta e aventura sem sair de Portugal. Todas as ilhas têm ligação de ferry, usando os serviços da Atlântico Line. Durante o Verão, há ligações com as ilhas do grupo oriental (ilha de São Miguel e Santa Maria), grupo central (Graciosa, Terceira, São Jorge, Pico e Faial) e ocidental (Flores e Corvo).
Onde dormir na ilha de São Miguel nos Açores
Se vai viajar para a ilha de São Miguel o local mais central para dormir é em Ponta Delgada. Com carro alugado poderá chegar a quase qualquer ponto da ilha de São Miguel num dia. Se optar por ficar em Ponta Delgada na ilha de São Miguel saiba que há excelentes opções de alojamento e as melhores são:
- Se procura hotel, guesthouse ou alojamentos típicos: Casa do Campo de São Francisco, a Casa Do Populo, o Azor Hotel, a Casa das Palmeiras Charming House, o Solmar Alojamentos Garden, o Out Of The Blue, a Quinta de Santa Clara e se procura algo mais luxuoso, a Quinta da Abelheira, a Herdade do Ananás ou o Villa Loureiro-Luxury Retreat.
- Se procura um apartamento: veja o Pinneapple Studio, o 43′ House, o Atlantic Home Azores e o Milícias Beach Apartment
- Se procura um hostel: veja o Marina Lounge Hostel, o The Nook Hostel ou o 1ofushostel B&B
No entanto, se pretende explorar a ilha de São Miguel, o ideal é alojar-se em diferentes lugares da ilha de São Miguel para poder usufruir da sua viagem. Se este for o seu desejo não se esqueça de consultar o nosso roteiro para 5 a 7 dias pela ilha de São Miguel cheio de dicas de como organizar os seus dias.
Dicas e roteiro de lugares para Roteiro para visitar a ILHA DE SÃO MIGUEL, nos Açores
O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR A ILHA DE SÃO MIGUEL
Se pretende visitar a ilha de São Miguel não se esqueça de incluir estes locais no seu roteiro de viagem pela ilha de São Miguel. São lugares obrigatórios a visitar na ilha de São Miguel, ainda que tenha apenas um fim de semana na ilha de São Miguel. A maioria requer o aluguer de carro para ter flexibilidade de tempo e de movimento mas, se estiver alojado em Ponta Delgada também pode visitar alguns destes locais na ilha de São Miguelem tours (tal como lhe indicamos para cada um deles ao longo do texto).
1. VISITAR A PONTA DA FERRARIA
Este é o nosso local preferido na ilha de São Miguel. É o nosso cantinho do paraíso. A Ferraria é um local onde a água quente, aquecida por vapores vulcânicos, se mistura com a água fria do mar, numa pequena enseada que forma uma pequena piscina natural. Visitar a Ferraria e tomar banho nestas águas quentes é um dos pontos altos de qualquer viagem a São Miguel mas há que estar atento às marés. Quando a maré está cheia a água quente quase não se sente e, quando a maré está baixa, a água é demasiado quente. Assim, se vai à Ferraria na ilha de São Miguel, planeie a sua visita em função da maré, e apanhe a altura em que a maré está a descer ou a subir.
2. VISITAR A LAGOA DAS SETE CIDADES
A Lagoa das Sete Cidades é a imagem de marca da ilha de São Miguel. Parte azul, parte verde, a lagoa preenche a imagem que todos têm dos Açores. As melhores vistas da lagoa são do miradouro Vista do Rei, mas vale a pena conduzir até à aldeia das Sete Cidades e explorar as suas margens.
3. VISITAR A LAGOA DO FOGO
A lagoa do Fogo é, provavelmente a lagoa mais bela de São Miguel. Não é fácil apanhar o céu limpo para ver a lagoa, mas se tiver sorte com o tempo, as vistas são magistrais. Há várias paragens na estrada para apreciar a magnífica lagoa, que ocupa uma caldeira vulcânica, mas o melhor é parar o carro e descer lá abaixo. Agora já há um pequeno parque de estacionamento na ilha de São Miguel. A decida demora pouco mais de 30 minutos. Depois pode usufruir da lagoa quase só para si. É um belo passeio para fazer na ilha de São Miguel.
4. VISITAR A PRAIA DE MOSTEIROS DE SÃO MIGUEL
Na praia de Mosteiros na ilha de São Miguel existem dois gigantes que parecem querer fugir do mar. Talvez sejam as ruínas da afamada Atlântida! Esta é a praia mais bonita da ilha de São Miguel. Uma praia pequena, de areia negra cheia de olivina, um mineral associado às rochas vulcânicas (repare nos cristais verdes fluorescentes que existem na areia). A praia da ilha de São Miguel é um belo lugar para estender a sua tolha e aproveitar o calor de Verão ou de Primavera.
5. VISITAR AS FURNAS DE SÃO MIGUEL
Nas Furnas da ilha de São Miguel há muita coisa para fazer. Vale a pena explorar as fumarolas e geysers no meio da povoação, contemplando as formas de vulcanismo secundário do vulcão das Furnas. Vale também a pena dar um passeio pelo parque e pela caldeira. Experimente os pães levedos das Furnas (que são maravilhosos) e dê uma voltinha pela povoação. Não perca o cozido das Furnas na ilha de São Miguel, preferencialmente feito por si. Veja as nossas dicas para um dia bem passado nas Furnas com todas as dicas para fazer o seu próprio cozido das Furnas.
6. VISITAR O ILHÉU DE VILA FRANCA DO CAMPO
A visita ao ilhéu de Vila Franca do Campo na ilha de São Miguel constitui um belíssimo passeio para um dia de bom tempo. Para chegar ao ilhéu tem que apanhar o barco em Vila Franca do Campo. A travessia normalmente inicia-se no mês de Maio e faz-se até Setembro – Outubro. A travessia é rápida, não chega a meia hora. No ilhéu da ilha de São Miguel há praia de areia, quando a maré está baixa, ou praia de rocha, quando a maré está alta. O ilhéu tem uma espécie de piscina natural no interior, onde as águas são calmas. O ilhéu é um lugar magnífico para fazer mergulho e snorkel na ilha de São Miguel.
7. VISITAR O NORDESTE DA ILHA DE SÃO MIGUEL (ideal para quem tem mais de 3 dias na ilha)
O nordeste da ilha de São Miguel tem algo de mágico. Esta é a parte menos visitada da ilha de São Miguel mas onde existe uma aura de beleza selvagem. Desde a Ponta da Ribeira, passando pela magnífica Ponta do Amel e terminando na Ponta da Madrugada ou na Ponta Redonda, o nordeste é um destino fabuloso para uma road trip em São Miguel. Estradas cheias de baías e enseadas, onde quedas de água e miradouros espreitam ao virar das esquinas. Um deleite na ilha de São Miguel.
.
8. VISITAR RABO DE PEIXE
No coração da Ribeira Grande, a pequena vila de Rabo de Peixe permanece quase esquecida na ilha de São Miguel. A povoação parece desafiar as leis da física, construída sobre as falésias rochosas e escarpadas de frente para o Atlântico. A maioria da população de Rabo de Peixe vive da pesca por isso passear por aqui pode ser uma bela forma de conhecer as actividades tradicionais da ilha de São Miguel.
9. VISITAR PONTA DELGADA, a capital da ilha de São Miguel
A cidade de Ponta Delgada na ilha de São Miguel é magnífica. As paredes caiadas de branco contrastam com as calçadas portuguesas de rocha negra basáltica. Passear na marginal de Ponta Delgada na ilha de São Miguel pode ser uma bela forma de conhecer a capital do arquipélago mas há muito mais ver e fazer. Passe pelo Forte São Brás, o Convento da Esperança e Igreja do Espírito Santo e Igreja de São José, na parte ocidental da cidade. No centro, não perca a Igreja Matriz, as Portas da Cidade, o Palácio da Conceição e as várias ermidas espalhadas pela cidade da ilha de São Miguel. Aproveite para visitar o museu Carlos Machado e conhecer a história do mar, da pesca e da caça à baleia no arquipélago. Para ter uma bela perspectiva da cidade, suba à Torre Sineira da Câmara, uma torre do século XVIII, na praça Vasco da Gama. Pode marcar um walking tour para um grupo de pessoas pela cidade aqui.
10. VISITAR AS PLANTAÇÕES DE CHÁ GORREANA
A Gorrena tem fama de ter as únicas plantações de chá da Europa. Pensa-se que a introdução da planta do chá na ilha de São Miguel terá sido feita pelas naus que, no século XVIII, traziam o chá do Oriente para Lisboa. Sem certezas, a verdade é que a planta Camellia sinensis, a partir da qual se faz o chá verde e o chá preto, plantada em São Miguel, pretendia fazer frente à importação crescente de chá da China e da Índia. A ideia era boa, já que a Europa não produzia chá, mas consumia-o. Os Açores pareciam ter as condições ideias para o plantar, especialmente na ilha de São Miguel. Parece que na actualidade há mais locais a plantar chá na Europa, mas a Gorreana detém ainda o título de “mais antiga plantação de chá da Europa”.
11. VISITAR A POÇA DA DONA BEIJA
A Poça da Dona Beija na ilha de São Miguel é um conjunto de piscinas próximo das Furnas. As águas da Poça da Dona Beija estão a uma temperatura de 39º C. Mesmo num dia de calor, é muito relaxante e terapêutico tomar aqui banho. Na Poça da Dona Beija, nas Furnas, relaxar é a palavra de ordem na ilha de São Miguel. A Poça da Dona Beija faz parte de um conjunto de nascentes férreas e quentes associadas aos fenómenos de vulcanismo secundário bem evidentes na Caldeira do Vulcão das Furnas. No local encontra-se uma nascente natural de água quente, dentro de uma gruta, que fornece as duas piscinas, uma zona para molhar os pés ou o corpo, e parte da ribeira, que alberga uma comporta removível, proporcionando uma mistura de água quente e fria.
12. VISITAR O PARQUE TERRANOSTRA
O Parque Terranostra na ilha de São Miguel, bem próximo das Furnas, é um lugar fantástico para passar um belo dia de Primavera ou de Verão. As piscinas de água quente são óptimas para relaxar na ilha de São Miguel, mas os magníficos jardins do palácio dão um belo passeio e servem de cenário a um magnífico piquenique açoriano. Desfrute dos lagos, dos recantos escondidos e das inúmeras espécies autóctones que ali existem. Para preparar a sua visita ao Parque Terranostra consulte o site oficial.
13. VISITAR A CALDEIRA VELHA
A Caldeira Velha é um dos lugares mais visitados na ilha de São Miguel. Ali uma queda de água quente escorre pelas rochas vulcânicas em direcção a uma pequena lagoa. Mas há mais para ver na Caldeira Velha. Há fumarolas por todo o lado e manifestações secundárias de vulcanismo activo da ilha de São Miguel.
14. VISITAR A CENTRAL GEOTÉRMICA DE SÃO MIGUEL
A única central geotérmica operacional em Portugal encontra-se na ilha de São Miguel, na Ribeira Grande, e é conhecida como Central Geotérmica do Pico Vermelho. É uma central que aproveita o calor emanado pelo interior da Terra na ilha de São Miguel e o transforma em energia eléctrica e térmica. Cerca de 20% do consumo energético da ilha de São Miguel provém desta central. Para visitar a central da ilha de São Miguel por dentro é necessário marcar, mas pode vê-la do exterior, o que vale bem a pena.
15. VISITAR A COSTA DE PORTO FORMOSO EM SÃO MIGUEL
A costa de Porto Formoso na ilha de São Miguel é extremamente recortada e apresenta vários cabos e baías que se sucedem. Vale a pena percorrer esta costa micaelense, parando nos vários miradouros e prainhas que existem. Leve um piquenique e desfrute das magníficas vistas da costa norte da ilha de São Miguel, sempre verdejante e magnífica.
16. VISITAR O MIRADOURO DA LAGOA DO CANÁRIO (na realidade Miradouro da Porta do Inferno)
Este é o miradouro mais emblemático da ilha de São Miguel. Na realidade não tem vistas sobre a Lagoa do Canário mas também sobre a Lagoa das Sete Cidades e até ao mar. É preciso subir ao vulcão das Sete Cidades para contemplar a sua beleza do topo do miradouro da Porta do Inferno na ilha de São Miguel. As vistas são imbatíveis, as melhores da ilha de São Miguel, sobre lagoas, povoações e caldeiras vulcânicas. Estivemos quase uma hora à espera que as nuvens permitissem a entrada dos raios solares que abrilhantam este lugar. Compensou. Os Açores é um dos lugares mais bonitos do mundo e só quem nunca viajou pode ter dúvidas.
17. Visitar a cascata do Salto do Cabrito
A cascata do Salto de Cabrito na ilha de São Miguel é um lugar extraordinário. Faz lembras as cascatas filipinas e merece uma visita e até um mergulho. Há um primeiro parque de estacionamento onde pode deixar o carro. Porém a estrada desce vertiginosamente, em troços com asfalta e terra batida, cerca de 500 metros. Se tiver experiência de condução em terrenos muito inclinados, pode levar o carro para perto da cascata, caso contrário aconselhamos que deixe o carro no primeiro parque.
.
.
Se vai viajar para os Açores não perca as nossas dicas aqui no blogue
- Tudo o que precisa de saber para VIAJAR PARA OS AÇORES EM 2022
- VISITAR OS AÇORES – Quer visitar para os Açores e não sabe por onde começar? Qual ilha ou ilhas escolher? Quantos dias para cada ilha? Qual a ilha mais adequada para si? Tudo isto e muito mais no nosso mais recente artigo sobre os Açores! Que tal, ajuda?
- ILHA DAS FLORES – Dicas e roteiro de lugares para viajar para a ilha das Flores nos Açores
- ILHA DO CORVO – Dicas e roteiro de lugares para viajar para a ilha do Corvo nos Açores
- ILHA DE SÃO MIGUEL – Dicas e lugares obrigatórios para visitar em São Miguel nos Açores
- ILHA DE SANTA MARIA, visitar o segredo mais bem escondido dos Açores
- ILHA DE SÃO JORGE, o que ver e fazer quando visitar a ilha das fajãs dos Açores
- ILHA DO FAIAL, com roteiro, locais a visitar e o que ver e fazer na ilha do Faial, nos Açores.
- ILHA DO PICO – Tudo para visitar a ilha vulcão dos Açores
- ILHA TERCEIRA – Tudo o que precisa saber para visitar esta ilha dos Açores.
- ILHA GRACIOSA – Tudo o que precisa saber para visitar o segredo mais bem guardado dos Açores.
- TRILHO DA CALDEIRA DE SANTO CRISTO na ilha de São Jorge, nos Açores
- SUBIR A MONTANHA DO PICO, o ponto mais alto de Portugal (tudo o que precisa de saber para subir num dia ou com pernoita)
- ILHAS DO TRIÂNGULO DOS AÇORES, com roteiro detalhado para viajar e visitar as ilhas do Pico, São Jorge e Faial.
- ROTEIRO PARA VISITAR A ILHA DE SÃO MIGUEL em 5 ou 7 dias nos Açores
Olá Carla
Parabéns pelo excelente blog, com dicas super preciosas.
É da opinião que se deve ficar 5 dias, ou seja 6 noites, para se conseguir ver essas maravilhas todas.
Obrigada
Beijinhos
Sim, 5 dias no mínimo completos na ilha de São Miguel. Mas para conseguir dar a volta à ilha toda vai precisar de 7 dias ou então andar sempre com um bom ritmo de manhã à noite.
Querida Carla, gostaria de parabenizá-la pelo excelente blog e as maravilhosas dicas. É imprescindível alugar um 4×4 para visitar a Ilha de São Miguel, caso pretenda fazer uma visita exaustiva à ilha? Desde já, agradeço sua atenção.
Olá Cristiane, não precisa de 4×4 para nada em São Miguel. Fica tranquila.
Boa tarde,
Muito obrigado pelos vossos artigos! Têm me ajudado em imensos planos! 🙂 têm feedback de são Miguel em Dezembro? Vale a pena? Tenho mais receio por causa da chuva/nevoeiro…
A chuva é sempre uma probabilidade, até no Verão. Eu acho que vale a pena arriscar.
Olá Boa Tarde, quero marcar um jantar especial para uma ocasião especial a dois, qual me recomendariam? ou pelo melhor bife, ou melhor vista ou romantico… algo inesquecivel.
Onde, em São Miguel toda? Ou em Ponta Delgada?
gostei muito do seu artigo, estou a aprender mais português para acompanhar e ajudar a familia enteira na viajem que desejamos fazer o ano que vem (a nossa familia do lado do meu pai veio da regiao nordeste) e vou aproveitar das suas sugerencias, muito obrigado!
Boa viagem, vão adorar visitar Portugal e os Açores.
boas tardes antes de mais parabens pelo artigo e pelo blog alem da chas da gorreana á outra casa onde tambem se pode visitar uma pessoa que já fez mais de quatros viagens a sao miguel
Não percebi a pergunta.
Gostei bastante do artigo. Somos do Brasil e iremos a São Miguel em julho, mas só temos três dias e meio!😰
Não sei quais lugares priorizar!! Gostaria muito de ir na Gruta do Carvão. Acha que vale a pena?
A Gruta do Carvão (Algar do Carvão) é na Ilha Terceira, não é em São Miguel.
Existe sim uma Gruta do Carvão, fica nos Arrifes em São Miguel 🙂
A sério? Então tenho que ir visitar. Obrigada pela contribuição.
Nas Furnas qual o Restaurante onde se come o melhor cozido.
Nunca fomos a nenhum. Não lhe sei responder.
O cozido é igual em qualquer restaurante das Furnas. Há uns quatro ou cinco restaurantes a servir o famoso cozido. O mais caro e mais conhecido é o Miroma. O mais em conta e central é o Tony’s. Tem de fazer reserva com um dia de antecedância.
Obrigada, Cândida. Já comi o cozido das Furnas em restaurante e confesso que não gostei (mas não me lembro do nome do restaurante). Senti que ficou a faltar a origem, o trabalho, a experiência… Sei que para a maioria das pessoas é mais cómodo, mas acho que se for bem programado, vale a pena cada um fazer o seu próprio cozido das Furnas.
Olá Carla. Sabe se a lagoa do Congro tem um acesso mais fácil que a lagoa do fogo? Levamos um bebé de 2 anos em mochila
Os acessos são semelhantes.
Bom tarde,
Estou a pensar em ir aos Açores. Quantos dias serão precisos para ver os 15 lugares imperdiveis do seu blog ? Obrigada
Alfredo, temos aqui no blogue um artigo com um roteiro em São Miguel, nos Açores, para 5 dias. Em cinco dias consegue ver isso tudo.
Muito bom!
vou visitar os Açores daqui as uns dias.
Gostei imenso do artigo e sei que vai ser incrível comparar os locais coma as fotos e as descrições…
Ainda bem, Mariana. Espero que goste de visitar os Açores. São um paraíso na Terra.
Muito bom (apesar de alguns, poucos, pequenos lapsos)!
Bem sei que escolheu apenas o número de quinze lugares imperdíveis, mas deixe-me acrescentar mais alguns: Lagoas Empadadas e miradouro do Paúl, Lagoa do Canário e miradouro da Grota do Inferno, Lagoa do Congro, Caloura, Tronqueira, miradouro do Salto do Cavalo, Porto Formoso, Jardim José do Canto, estufas de ananases, etc.
Muito obrigado pelo seu artigo!
Muito obrigada pelas sugestões. São muito boas. Temos que voltar para conferir as que ainda não conhecemos. Como somos um blogue pessoal, apenas sugerimos o que conhecemos. Ficou a vontade de voltar.
Bom dia,
Estou a pensar em ir aos Açores. Quantos dias serão precisos para ver os 15 lugares imperdiveis do seu blog ? Obrigada
Temos aqui no blogue um roteiro para 5 ou 7 dias. Já viu?
Esconde, pelo Amor de Deus, o lixo a escorrer pelas falésias de Rabo de Peixe!
Esconder porquê? As paisagens são aquilo que fazemos delas. 😀
Voici un livre-photo sur la végétation aux açores, une galeries d’œuvres végétales…
Vous en souhaitant bonne réception, bien à vous, Jean-Luc
Merci.
Obrigado pelas dicas! Foi a melhor lista que encontrei até agora 🙂
Estou ansioso por ir e respirar um pouco…!
Obrigada, Luís. Boa viagem. 😀
Obrigado pelo artigo, gostei imenso.
Obrigada. 😀
Todos estes lindos lugares fazem parte da beleza de S. Miguel.
Ligado ao Artesanato poderá visitar a Açor Arte uma empresa ligada à Tecelagem Manual, Retrosaria, Artes decorativas e Workshops.
Obrigada.
Esconde, pelo Amor de Deus, o lixo a escorrer nas falésias de Rabo de Peixe!
O lixo faz parte da paisagem e da vida dos pescadores. Se há vergonha, há que o limpar. 😉