Visitar o Porto Santo pode ser um dos melhores planos de viagem em Portugal, especialmente se gosta de praias tropicais, boa comida e está com um orçamento baixo. Porto Santo pode ser uma ilha pequena, mas se quer mesmo aproveitá-la, há imensas coisas que pode ver e fazer no Porto Santo. Comece por alugar carro e vá explorar a ilha do Porto Santo. Há imensas coisas para fazer a pé e de carro. Desfrute das praias de água transparente e deixe-se deslumbrar com as iguarias que a ilha do Porto Santo tem para lhe oferecer. Não deixe de visitar o Porto Santo.
A ilha do Porto Santo, a pouco mais de 500 km da costa africana, é um pequeno paraíso no Atlântico. Com águas transparentes e areias douradas, a ilha do Porto Santo é um belo destino de praia com uma excelente relação preço-qualidade, mas a ilha do Porto Santo tem muito mais para descobrir. Visitar o Porto Santo deve ser muito mais do que relaxar na praia. Há belíssimos percursos pedestres na ilha do Porto Santo, passeios para fazer e lugares para conhecer. Aqui ficam as nossas dicas para visitar o Porto Santo.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
COMO CHEGAR À ILHA DO PORTO SANTO
1. CHEGAR DE AVIÃO VISITAR O PORTO SANTO
Chegar à ilha do Porto Santo é cada vez mais fácil e económico. Para além dos voos regulares da TAP com o Funchal (cerca de 10 por dia e duração de 15 minutos), há voos directos com Lisboa e Porto. Há ainda voos directos para Dusseldorf, Londres, Birmingham e Manchester para o Porto Santo.
2. CHEGAR DE BARCO PARA VISITAR O PORTO SANTO
É possível deslocar-se da ilha da Madeira para a ilha do Porto Santo usando o ferry “Lobo Marinho”, da Porto Santo Line, que circula diariamente entre as duas ilhas do arquipélago. Geralmente, o barco viaja de manhã às 8h, do Funchal para o Porto Santo, e regressa do Porto Santo ao Funchal, às 19h. No entanto, às sextas feiras, o barco sai do Funchal às 19h e regressa às 22h30. Aos domingos, o barco também regressa ao Funchal às 21h. Às vezes, no Verão, há dois barcos por dia. Para ter a certeza do horário, pode consultar o site oficial do Porto Santo Line, onde encontra horários detalhados e pode adquirir o seu bilhete (para as pessoas e até para a viatura). Nós viajamos para a ilha do Porto Santo de barco e levámos connosco o carro que alugámos no Funchal. É possível comprar bilhete de ida e volta, com data marcada, antecipadamente, para a ilha do Porto Santo.
COMO SE DESLOCAR PARA VISITAR O PORTO SANTO
1. ALUGAR CARRO PARA VISITAR O PORTO SANTO
A melhor forma de visitar a ilha do Porto Santo é alugando carro. Há várias agências de aluguer de viaturas no aeroporto, em Vila Baleia e em alguns hotéis do Porto Santo. Usar transportes públicos não é muito fácil já que são poucos e muito limitados. Contudo, reserve carro com antecedência. Há poucos carros para alugar na ilha do Porto Santo, especialmente na época alta, Natal e Passagem de Ano, Carnaval, Páscoa e Verão.
2. VIAJAR DE TÁXI NO PORTO SANTO
Sem transporte próprio para visitar o Porto Santo terá que fixar-se num hotel e poderá efectuar tours diários para conhecer as maiores atracções da ilha, nomeadamente de táxi. Pode contratar um táxi para andar consigo um dia ou meio dia na ilha do Porto Santo.
3. VISITAR A ILHA DO PORTO SANTO DE SKOOTER
Outra possibilidade para explorar a ilha do Porto Santo é alugando uma skooter e dar uma volta à ilha. Pode alugar skooter na povoação de Vila Baleira.
4. VISITAR O PORTO SANTO DE BICICLETA
Outra das formas mais fantásticas de explorar a ilha do Porto Santo é de bicicleta. Há locais para alugar bicicletas em alguns hotéis e na povoação de Vila Baleira. Há também alojamentos que lhe permitem utilizar gratuitamente a bicicleta para visitar o Porto Santo.
Se vai viajar na ilha da Madeira estes artigos do blogue podem interessar-lhe:
- Visitar o Funchal – Um artigo cheio de dicas para visitar a capital do arquipélago da Madeira e servir de base à sua viagem na ilha.
- Lugares a visitar na ilha da Madeira – Todos os lugares que não pode perder quando visitar a ilha da Madeira estão neste artigo.
- Dicas para visitar a Madeira – Todas as dicas práticas que precisa para visitar a ilha da Madeira estão aqui.
- Levada do Caldeirão Verde e Caldeirão do Inferno – Um artigo cheio de dicas para fazer uma das levadas mais belas da ilha da Madeira.
- As melhores levadas da ilha da Madeira – Um artigo sobre as melhores levadas da ilha da Madeira e tudo sobre cada uma delas.
- Trilho do Pico Areeiro ao Pico Ruivo – Um artigo sobre o trilho da Vereda do Pico Areeiro ao Pico Ruivo e com saída pela Achada da Teixeira.
LUGARES OBRIGATÓRIOS, E O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR O PORTO SANTO
1. Conhecer o molhe de Vila Baleira, no Porto Santo
Comece a sua viagem por Porto Santo explorando a sua capital, a povoação de Vila Baleira. Vale a pena passear pelas ruas da povoação, conhecer alguns dos seus edifícios típicos mas não perca o molhe. Faz lembrar a ilha do Sal, em Cabo Verde.
2. Ir à Ponta Calheta
A Ponta Calheta é um dos lugares mais bonitos da ilha e a visitar no Porto Santo. As águas verdes transparentes são ideais para um banho mas a vista também é simplesmente maravilhosa. O ilhéu da Cal, onde há décadas se extraía cal para ser usada na ilha, é maravilhoso.
3. Fazer o trilho do Pico Branco e Terra Chã
Pegue nas botas ou sapatilhas de caminhada e faça o trilho mais bonito da ilha quando visitar o Porto Santo. O PR1 – Vereda do Pico Branco e Terra Chã, é um trilho que demora cerca de 3 horas a percorrer, incluindo a subida ao Pico Branco. O percurso é linear, o que significa que pode levar um lanche para comer na Terra Chã, onde existe uma pequena casa que em tempos era usada para os avistamentos da caça à baleia. O percurso é deslumbrante, com vistas maravilhosas sobre a costa da ilha. Ao chegar à Terra Chã repare nas bombas vulcânicas que existem nos depósitos piroclásticos. Do mais belo que vai encontrar para fazer quando visitar o Porto Santo.
- Trilho da Vereda do Pico Branco à Terra Chã – Um dos trilhos mais belos para fazer na ilha do Porto Santo.
4. Subir o Pico Castelo no Porto Santo
O Pico Castelo não é o ponto mais alto da ilha do Porto Santo mas é aquele que tem melhores vistas da ilha e por isso imperdível quando visitar o Porto Santo. Subir o Pico Castelo, desde o miradouro homónimo, demora cerca de uma hora. Lá de cima pode-se contemplar o aeroporto, o campo de golfo, as praias da parte sul da ilha, as escarpas da parte norte, Vila Baleira e quase toda a ilha do Porto Santo.
- Trilho da Verde do Pico Castelo – Um trilho para explorar na ilha do Porto Santo.
5. Beber uma poncha madeirense no Rei da Poncha
“Não podem sair do Porto Santo sem irem ao Rei da Poncha”, disse-nos um rapaz que conhecemos na ilha do Porto Santo. E foi isso que fizemos, imediatamente antes de entrar no ferry que nos ia levar para o Funchal, na ilha da Madeira. Infelizmente só tivemos tempo para provar a poncha de maracujá mas há ponchas para todos os gostos e que deve experimentar quando visitar o Porto Santo. Dizem que a melhor é a de tangerina. O Rei da Poncha é um bar com muito bom aspecto e embora não tivéssemos aproveitado, ficou a vontade de lá voltar uma noite para desfrutar do ambiente.
6. Fazer um passeio de barco na ilha do Porto Santo
Fazer um passeio de barco em redor da ilha quando visitar o Porto Santo pode ser uma bela maneira de conhecer a ilha. Embora não tivéssemos a sorte de ver golfinhos, vimos tartarugas (SIM!) e, o melhor de tudo, vimos os ilhéus da Cal e do Farol bem de perto. As vistas sobre os ilhéus do Porto Santo são magníficas. Para além disso, o barco pára numa área de águas cristalinas onde se pode fazer snorkel. É obrigatório quando visitar o Porto Santo.
Procure aqui alojamento no Porto Santo
7. Ir ao miradouro da Portela quando visitar o Porto Santo
As melhores vistas de Vila Baleira são deste miradouro da Portela. Ao fundo vê-se toda a costa sul da ilha com as praias de areia dourada e o mar verde transparente. Este é um cartão postal da ilha.
8. Ir à praia do Zimbralinho
Se gosta de fazer mergulho, snorkel, caça submarina ou praias desertas, esta praia é para si. Para chegar ali há que meter o carro (ou a bicicleta) por uma estrada de terra batida (perto do miradouro das Flores) e depois descer a pé até à praia. As águas ali são completamente transparentes e têm uma visibilidade incrível. É um lugar incrível para visitar na ilha.
9. Conhecer as formações rochosas de Morenos
Em Moldes existe um pequeno parque de merendas que convida a um piquenique quando visitar o Porto Santo. As vistas sobre o ilhéu do Ferro são magníficas mas as formações rochosas vulcânicas, com filões de lava basálticos e níveis piroclásticos e cinzas vulcânicas da erupção que criou a ilha não são de perder. Há um painel interpretativo no local para ajudar a perceber como se formou a ilha.
10. Conhecer os Prismas Basálticos do Pico Ana Ferreira, um lugar obrigatório quando visitar o Porto Santo
O Pico Ana Ferreira tem as mais belas formações rochosas vulcânicas da ilha de Porto Santo. Esta formação rochosa é um dos ex-libris geológicos de Portugal. Trata-se de uma formação de prismas basálticos, típico das regiões vulcânicas com arrefecimento lento da lava. Os prismas basálticos apresentam uma forma predominantemente hexagonal disposta em colunas designadas por disjunção prismática. Embora estes prismas apresentem frequentemente 6 lados, podem apresentar entre três ou doze, dependendo da velocidade do arrefecimento. Face à grande concentração de prismas basálticos e à sua dimensão estima-se que o arrefecimento da lava terá sido bastante lento, criando estas formas devido à contracção das fracturas e descontinuidades. Para saber mais sobre este e outros geossítios da Madeira e para visitar na ilha veja o site da GeoDiversidade da Madeira.
11. Subir ao Miradouro das Flores no Porto Santo
Este é o miradouro com a vista mais bela da ilha do Porto Santo. Vê-se a Ponta Calheta com a sua praia de águas transparentes e o ilhéu da Cal. É um lugar para parar, sentar, sentir cheiro e a calma da ilha. Este foi o nosso lugar preferido na ilha. Voltámos ali todos os dias e por isso não pode perder quando visitar o Porto Santo.
12. Ver os moinhos da Portela na ilha do Porto Santo
Na Portela, mesmo por trás do miradouro há três moinhos de vento. Os moinhos produziam em tempos farinha que era destinada a abastecer os navios que navegavam em direcção ao continente americano. Hoje os moinhos já não funcionam mas estão muito bem preservados e merecem uma visita quando estiver na ilha.
Procure aqui alojamento no Porto Santo
13. Tomar banhos de areias terapêuticas quando visitar o Porto Santo
As areias da ilha são areias de origem biogénica e ricas em minerais de cálcio, estrôncio e iodo, cuja absorção pela pele permite a fixação de cálcio no organismo. Enterrar-se na areia das dunas, quando esta está bem quente (por volta da hora do almoço), durante 20 minutos, pode ter efeitos muito benéficos para a saúde. Apesar de serem recomendadas cerca de 10 sessões, nós só o fizemos uma vez porque não tivemos tempo para mais. Mais uma aventura obrigatória para quando visitar o Porto Santo!
14. Relaxar no VitaPool do Baleira Talasso & Spa
Aproveite o Spa do Vila Baleira Resort e desfrute de uma sessão de cerca de 90 minutos de balneoterapia no programa de VitaPool. Há um terapeuta que lhe mostra o percurso aconselhado a seguir, com variação de tratamentos para os ombros, costas, pernas, circulação de sangue, relaxamento e até banhos turcos, sauna e hammam. Nós experimentámos e adorámos.
15. Desfrutar das águas transparentes das praias da parte sul da ilha do Porto Santo
Porto Santo é conhecido pelas suas magníficas praias de areia dourada e águas transparentes. Não perca um bom dia de praia quando visitar o Porto Santo. Eleja uma a seu gosto e descanse nas suas areias. Dê uns mergulhos no mar. Apesar das águas não serem quentes, a temperatura da água é muito semelhante à do Algarve, com a diferença de que as praias têm pouca gente e as águas são muito mais transparentes. A temperatura média das águas é 24ºC. Parecem os trópicos, ok, um bocadinho menos!
16. Contemplar as formações arenosas da Fonte da Areia na ilha do Porto Santo
As formações rochosas de arenito, na Fonte da Areia, fazem lembrar as paisagens areníticas do Arizona, nos EUA (em ponto pequeno, claro). Estas formações são únicas na ilha e no arquipélago da Madeira. Há ali um miradouro sobre a costa norte e com vista para o ilhéu de Fonte da Areia.
17. Comer peixe fresco no Restaurante Ponta Calheta quando visitar o Porto Santo
Um dos lugares mais bonitos para jantar na ilha é na Ponta Calheta, um restaurante com um magnífico menu de peixe e mariscos, com vista para o ilhéu da Cal. Contemple o pôr-do-sol com uma poncha ou uma caipirinha, acompanhada por bolo do caco. Depois não perca o peixe grelado típico da ilha. Nós comemos garoupa, bodião e peixe espada. Se preferir, pode também almoçar e aproveitar o calor da tarde para relaxar na esplanada quando visitar o Porto Santo.
18. Experimentar as tapas e o bolo do caco numa esplanada em frente ao mar quando visitar o Porto Santo
Há muitas esplanadas de frente para o mar nos 9 km de praias da ilha da Madeira. Desde a Marina até à Ponta Calheta, escolha uma esplanada e desfrute de umas lapas grelhadas, acompanhadas por bolo do caco e manteiga de alho. Tudo acompanhado por um copo de vinho, uma sangria ou um bom sumo. Assim vale a pena viajar e visitar o Porto Santo.
Seguro de viagem para visitar o Porto Santo
Não facilite. É importante viajar com seguro de viagem, ainda que para escapadinhas pequenas. Pode fazer um seguro de viagem simples para cobrir despesas médicas e hospitalares. Aconselhamos que faça também o seu seguro de viagem para o Porto Santo. Nós usamos a IATI Seguros. Se usar este link terá 5% de desconto. Não facilite.
ONDE DORMIR NA ILHA DO PORTO SANTO
Para visitar a ilha optámos por ficar hospedados no Vila Baleira Porto Santo. A nossa escolha mostrou-se extremamente boa porque o hotel alia preço-qualidade. A simpatia de todos os funcionários é marcante e foi um dos pontos altos da nossa estadia. Para além disso, o hotel dispõe de uma boa praia, aliás, excelente, com um areal extenso, mar tranquilo, muitas espreguiçadeiras e bar de praia (com bolas de Berlim gratuitas ao longo do dia).
.
Para os amantes de piscina, há também duas piscinas, uma para adultos e outra para crianças, com animação durante o dia quando visitar o Porto Santo.
.
Outra das grandes vantagens do Vila Baleira é o serviço de SPA, com tratamentos de balneoterapia. Nós experimentámos o serviço de VitaPool e viemos completamente renovamos. Temos que repetir quando voltarmos a visitar o Porto Santo!
Há dois restaurantes, o Dunas – Beach Club, com jantares mais temáticos, e o restaurante geral, onde se serve o pequeno-almoço, almoço e jantar. A comida é muito boa e bastante variada.
.
Ficámos alojados num quarto enorme, com casa de banho, varanda, cama de casal, uma sala com tv e frigorífico. O hotel tem uma localização excelente, quase a meia distância entre Ponta da Calheta e Vila Baleira.
PROCURE AQUI OUTROS ALOJAMENTOS NO PORTO SANTO
ONDE COMER NA ILHA DO PORTO SANTO
Há vários restaurantes na ilha e deve incluir alguns no seu roteiro quando visitar o Porto Santo. Apesar de não termos experimentado muitos (porque optámos pelo regime Tudo Incluído no Vila Baleira), tentamos conhecer alguns, dos quais destacaríamos o Restaurante Ponta da Calheta, onde comemos óptimo peixe grelhado e algumas iguarias da ilha.
.
Já que está na ilha do Porto Santo, aproveite as esplanadas existentes nas praias para sentar e comer lapas com bolo do caco ao almoço. Há muitas para escolher, basta explorar.
GUIA DE VIAGEM DA MADEIRA
Este é o Guia de Viagem da Madeira versão pdf de todos os nossos artigos publicados aqui no blogue sobre a ilha da Madeira e do Porto Santo.
Podes comprar o Guia de Viagem da Madeira aqui
10€
Se procura as melhores praias em Portugal estes são alguns artigos que vai gostar de ver:
- As melhores casas de férias do Algarve – Veja este nosso artigo com uma eleição das melhores casas de férias em Portugal.
- Visitar Lagos – Um artigo cheio de dicas de alojamento, praias e restaurantes em Lagos, no Algarve.
- Costa Vicentina – Um artigo sobre as melhores praias e alojamentos para aproveitar a Costa Vicentina, no Alentejo e Algarve.
- Tavira e Cancela Velha – Um artigo para o ajudar a explorar as praias da Zona de Tavira e Cacela Velha.
- Visitar Olhão, a Fuzeta e a ilha da Culatra – Um artigo cheio de dicas maravilhosas sobre onde dormir, comer e o que fazer para aproveitar Olhão e as praias da ria Formosa.
- Visitar a ilha de Santa Maria – Um artigo sobre a melhor ilha dos Açores para os amantes das praias de areia branca e azul turquesa.
- Visitar Faro e as praias da Península de Ancão – Um artigo para o auxiliar a preparar as suas férias no Algarve na zona de Faro.
- As melhores praias do Algarve – Um artigo exaustivo sobre as melhores praias de todo o Algarve com sugestões de alojamentos em cada uma delas.
- Ilhas da Ria Formosa – Um artigo cheio de dicas fabulosas sobre as diferentes ilhas e praias da Ria Formosa.
- Roteiro para visitar o Algarve – Um roteiro para visitar o Algarve durante 20 dias, explorando o melhor da região numas férias diferentes em Portugal.
- Praia do Barril – Um artigo sobre uma das melhores praias do Algarve.
- Ilha da Culatra – Um artigo para o ajudar a planificar a sua visita a uma das ilhas mais belas do Algarve.
- Praia da Falésia – Um artigo sobre como aproveitar uma das nossas praias preferidas no Algarve.
- Como visitar a Gruta de Benagil – Um artigo bem completo sobre tudo o que precisa de saber para visitar um dos lugares mais belos do Algarve.
- Porto Santo – Um artigo para o ajudar a descobrir as melhores praias da ilha do Porto Santo.
- As melhores praias do norte de Portugal – Um artigo com a selecção das melhores praias do norte de Portugal e os melhores alojamentos para ficar em cada uma delas.
- As melhores praias da Costa Alentejana – Um artigo obrigatório para quem vai fazer férias na Costa Alentejana.
- As melhores praias do Centro de Portugal – Um artigo de leitura e pesquisa obrigatória para quem gosta de praias no centro de Portugal.
- Visitar a Costa Alentejana – Um artigo com dicas para visitar a Costa Alentejana em Portugal.
- Visitar as Berlengas – Um artigo cheio de dicas para quem quer visitar as ilhas Berlengas e as suas praias.
- 10 Lugares para passar férias em Portugal – Um artigo cheio de ideias para umas férias em Portugal.
- Costa Nova – Um artigo sobre uma das praias mais instagramáveis de Portugal.
- Praia da Apúlia e os seus moinhos – Mais um artigo sobre uma das paisagens mais instagramáveis da costa portuguesa.
- Costa de Peniche – Dicas para explorar as praias e actividades na costa de Peniche.
- Baleal – Um artigo sobre um dos nossos recantos preferidos em Portugal para surfar e explorar as praias.
Se procura uma sugestão de um lugar especial para conhecer em Portugal, veja estes artigos:
- Escapadinhas a partir de Lisboa – Ideias para várias escapadinhas a 3 horas de Lisboa.
- Visitar o Alqueva – Ideias para um fim de semana especial no Alqueva.
- Garganta do Cabril do Ceira – Um lugar muito especial em Portugal para descobrir no Verão.
- Visitar o Alto Douro Vinhateiro – Um artigo sobre o que explorar na zona vinícola do Douro.
- Parque arqueológico das gravuras do Côa – Um artigo cheio de dicas para conhecer o vale do rio Côa.
- Comboio Histórico do Douro – Um artigo sobre uma das experiências mais marcantes para se fazer em Portugal.
- Linha do Douro – Um artigo sobre a antiga e actual Linha do Douro.
- Os mais belos castelos de Portugal – Um artigo pelos castelos e fortalezas de Portugal.
- Mosteiro da Batalha – Um lugar obrigatório a visitar em Portugal.
- Castelo de Almourol – Mais um local obrigatório a visitar em Portugal.
Olá boa tarde!!
Gostaria de questionar sobre os voos que fala inter-ilhas, como posso saber mais, pois já pesquisei e não consigo encontrar…. Também gostaria de alugar carro onde aconselha?
Muito obrigada pela partilha!!!!!
O Jorge Gabriel e presidente Marcelo costumam visitar a ilha todos anos
Obrigado pelas dicas. Nós vamos este verão e vamos com certeza aproveitar estas ideias! Estou curioso apenas com a máquina que usou. Gostei da qualidade! Posso saber qual foi? Obrigado.
Usamos a Canon 7D.
É sem duvida uma ilha maravilhosa que tive a oportunidade de conhecer bem pois vivi la durante 4 anos fantásticos ,aconselho também alem de todas estas dicas irem a Porto Santo nas festas de são João durante o mês de julho com animação e marchas populares .
Obrigada pelas dicas.
Gostaria de saber quanto tempo ficaram na ilha! Estou a planear ir á ilha.
Nós ficamos 3 noites.
Vou guardar! Quando vejo artigos sobre Porto Santo nunca são tão completos. Agora sim, já pecebi que dá para fazer muitas coisas na ilha.
Não há só praia. Porto Santo é lindo.
Uaaaau! Amei a vista do Pico Branco. Os miradouros são fantásticos e as prismas também. Nunca tinha ouvido falar desses lugares. Arrasou nas dicas!
Obrigada, Anna.
A minha afilhada mais velha foi baptizada em Porto Santo. Tive o privilégio de ter visitado a ilha mais do que uma vez. Maravilha. Aconselho uns bons dias de deleite neste pedaço de pérola do Atlântico…
Um pedaço do paraíso.
Ual, quantas coisas interessantes a se fazer em Porto Santo! O que mais me interessou com certeza foi fazer o trilho do Pico Branco e Terra Chã. Obrigada pelas dicas 🙂
É lindo, Victoria. Vale a pena.
Nossa Carla, fiquei apaixonada demais pelas suas fotos e pelo lugar! Já quero conhecer 🙂
Obrigada 😀
quanta aventura para ter num so lugar! achei demais a vista do pico e dos prismas basalticos, acho demais esse tipo de formação rochosa (achei que só tinha na irlanda e islandia!)
Em Portugal, nas ilhas também tem. 😀
Olá bom dia.
Este tipo de formação geológica também se pode encontrar no continente, num pequeno vulcão extinto, na região de Mafra.
Não são tão exuberantes, mas mostram que a actividade vulcânica existiu aqui.
Parabéns pelo Blog.
Cumprimentos
António Martins
Olá António, obrigada. É onde, na estrutura diapírica?
que mar maravilhoso!!! gostei das dicas principalmente a da trilha. estará na lista para a próxima viagem 🙂
Obrigada 😀 Faz mesmo.
Estou indo dia 17 de novembro para porto santo ,sabe dizer se dá para tomar banho,ou já esta fria a agua.
Porto Santo parece um paraíso de tão lindo! Preciso conhecer logo!!!
É mesmo. 😀
Que lugares estonteantes, e suas fotos parecem fazer jus à paisagem. Parabéns!!!
Obrigada 😀
Acrescentaria uma visita ao porto das salemas, um pequeno almoço no helio’s bar, o picado e o prego no bolo do caco do escorpiao pub, o polvo da casa d’avó, uma visita guiada aos ilheus, uma ida ate ao owa para uma surfada ou outro desporto aquatico do interesse, um batismo de mergulho ( sabia que existem plantas fluorescentes debaixo de agua? Foi uma surpresa 😉 ), subir o pico ana ferreira e visitar as grutas, fazer a vereda do pico do faicho mais conhecido como vereda do moledo e muito mais. Fica um nervoso miudinho quando me dizem que o Porto Santo é so praia e sim claro sou de lá :P. Espero que volte :))
Boas sugestões, Filipa. Obrigada. O Pico Ana Ferreira também fizemos. O tempo infelizmente não deu para tudo mas um dia voltaremos para fazer o resto.
À 20anos que visito o Porto Santo e é uma ilha que tem sempre algo a Descobrir! Este roteiro está fantástico, adicionalmente sugiro uma visita ao Porto das Salemas (com a maré baixa descobrem-se lindíssimas piscinas naturais de água cristalina), um passeio a cavalo pela ilha onde nos sentimos em uníssono com a natureza e a degustação de um maravilhoso polvo no restaurante Torres cuja receita está na família à 4 gerações!
Obrigada pelas sugestões. 😀
Obrigado, por gostar da ” minha ilha” quando cá voltar esta convidada para degustar da melhor espetada regional…
Obrigado pelo convite. 😀
Que areal imenso e que água transparente! Tenho mesmo de ir à Madeira e ao Porto Santo! Acho que para mim 2018 vai ser o ano das ilhas, heheh
Vais adorar, Diana.
Nunca tinha ouvido falar nesse destino incrível e já estou apaixonada e nem precisava de tantos motivos para me convencer a planejar uma viagem, parabéns pelo post.
Obrigada.
Que fotos lindas! Esse lugar deve ser incrível, ainda não conhecemos infelizmente
Maravilhoso.
O que é esse lugar? Como eu ainda nem sequer tinha ouvido falar em Porto Santo?! Me lembrou Fernando de Noronha e quase morri aqui com as disjunções colunares <3 mais do que anotada a dica, agora entrou pra minha wish list. Muito obrigada por compartilhar com a gente.
Obrigada eu, Camilla.
Gente, Porto Santo é um paraíso!! Já me convenci só de olhar essas fotos rs. Imagino que seja um destino delicioso, olha a cor da água que maravilhosa!!
Eu nem conheço Portugal ainda, mas já fiquei tentada a ir, meus roteiros com esses posts só aumentam, tomara que consiga fazer tudo!!
Abraços.
Faz um roteiro e vem mesmo. É lindo.
Acredita que não conhecia esse destino? Me envergonho sempre quando vejo textos incríveis assim sobre portugal pois sou obrigada a assumir que sei quase nada de um país que anda a me surpreender e me encantar. Estamos ainda num namoro distante, ele jogando charme pra mim, mas eu ainda não cedi aos encantos. Qualquer dia desses, bato na porta do aeroporto de Lisboa pra descobrir se essa paixão virtual vai virar amor real!
por sinal: que fotos lindas! Ajudou muito na hora de pontuar sobre as belezas de Porto Santo!
Klecia, vem com tempo porque vai amar todos os cantos. Portugal é lindo.
Ler um post como esse só desafia ainda mais meu desejo de emitir um ticket pra Portugal hoje mesmo! Nossa mas que lugares espetaculares vc conseguiu listar nessa matéria hein?! Eu particularmente gostei muito do visual obtido nos primas bálticos, já quero conhecer e já está na minha lista de desejos 😉 Abração!
Obrigada.
Que post maravilhoso! Se você queria convencer as pessoas a conhecerem este lugar lindo, está feito, parabéns! As fotos são um convite e eu que adoro uma trilha fiquei louca para aceitá-lo!
Obrigada.
Estou doida para conhecer Porto Santo. Encontrei a algum tempo passagens na promoção para um final de semana. Já ouvi falar também que não havia muito o que fazer. Muito legal saber que sim, há muitas opções e que a natureza é o maior convite que a região oferece. Quanto a hospedagem? O que a acharam? Transporte público? Há?
Transporte público há muito pouco mas pode usar bicicleta. Nós fizemos um post com dicas. Espreita. Está lá tudo explicadinho.
Amei esse lugar! Que incrível, que lindo, que paradisíaco!
Já me conquistou quando disse que teria que alugar um carro, adoro explorar os destinos de carro! Quando me mostrou os picos ganhou meu coração, mas passar pela praia do Zimbralinho com certeza seria arrebatador!
Adorei a dica e já salvei no Pinterest no board: Wish List!
Obrigada, Mayte. Valeu. 😀
Nossa…
Mto bacana…. alem de tudo as fotos me deram agua na boca… adorei
Obrigada.
Meninos, parem com isso !! Vocês fazem-nos ter mais vontade de ir aqui ou ali SEMPRE !! Como é possível ? Esta ilha é fantástica!
eheheheh 😀 Temos mesmo que parar. Já me doem as costas. 😉 eheheh
Menina que lugar é esse?!?!? Logo no início do post já fiquei morrendo de vontade de conhecer, depois de ver o restante então.. quase sai correndo pra lá agora mesmo! Tudo bem que as suas fotos também estão maravilhosas e devem ter contribuído muito pra isso, mas ainda assim… Deve ser fantástico demais!
É demais, Niki. 😀
Muito legal esse lugar, tenho vontade de conhecer. Deve ser realmente incrível igual as fotos. Adorei as fotos
Obrigada.
Nossa, Portugal sempre apresentando novos destinos, e só pelos que eu conheço, já posso dizer que é imperdível. Gastronomia de primeira, beleza natural e povo fantástico. Parabéns pelo ótimo relato!
Obrigada. Portugal é TOP! 😀
Puxa vida!!!! Como este Portugal está sempre a me surpreender! Quando eu penso que já vi todas as belas paisagens do país me deparo com esta cor de mar e este lugar incrível! Portugal definitivamente me chama de muitas e variadas formas. Quero muito voltar inúmeras vezes!
Volta mesmo. 😀
Tenho lido tanta coisa sobre Portugal que estou quebrando meu preconceito com o país e devo visitá-lo muito em breve. Juro que nunca tinha ouvido falar desse lugar e me pareceu muito interessante. Abs
E qual era o preconceito, Amilton?
É cada vista maravilhosa! Vou levar essa listinha comigo e farei todas as sugestões!! 🙂
Obrigada.
Confesso que nunca tinha ouvido falar sobre Porto Santo e suas belezas, fiquei apaixonado pelas suas fotos e pela descrição cheia de dicas. Parabéns pelo lindo trabalho neste blog maravilhoso!
Obrigada, Fábio.
Nossa… que lugar mais lindo e que fotos maravilhosas! Já quero conhecer. Quando for a Portugal com certeza farei esses passeios.
Faz mesmo. 😀
Nossa! Amei esse lugar! A primeira foto já me convenceu a visitar e a vontade só aumentou quando li as tantas outras coisas maravilhosas pra se fazer com uma vista dessa! Dica anotadíssima!
Obrigada.