Lugares obrigatórios a visitar na ilha da Madeira | Portugal

Lugares obrigatórios a visitar na ilha da Madeira | Portugal

A Madeira é uma ilha grande e embora as estradas sejam boas, conhecer a ilha requer algum tempo e o aluguer de carro. Se pretende conhecê-la relativamente bem, o ideal é uma semana. No entanto, em função do tempo que tem disponível pode montar um roteiro, sabendo quais são os lugares obrigatórios a visitar na ilha da Madeira.

Lugares obrigatórios a visitar na ilha da Madeira | Portugal

1. Funchal

Toda a viagem pela ilha da Madeira deve passar pela sua capital, o Funchal. Um dia chega para conhecer e experimentar o que de melhor tem o Funchal, nomeadamente o teleférico do Monte, os carros de cesto, o mercado de lavradores, a zona histórica em torno da rua Santa Maria ou os jardins magníficos. O Funchal é o lugar ideal para começar a visitar na ilha da Madeira.

Lugares obrigatórios a visitar na ilha da Madeira | Portugal

Procure alojamento no Funchal

2. Cabo Girão

O magnífico Cabo Girão é o maior promontório natural em Portugal, com uma verticalidade de 589 m. Um miradouro recente, de fundo de vidro, permite contemplar agora ainda melhor as fajãs cultivadas na base do promontório. As vistas do miradouro estendem-se desde Câmara de Lobos até ao Funchal, com estas cidades voltadas para o Atlântico.

Lugares obrigatórios a visitar na ilha da Madeira | Portugal

Procure alojamento no Cabo Girão

3. Curral das Freiras

Com pouco mais de dois mil habitantes, Curral das Freiras é uma pequena povoação no coração das montanhas da Madeira. Outrora praticamente isolada num vale fechado, apenas acessível por uma estrada vertiginosa, hoje é possível transpor um túnel e alcançar a povoação facilmente. Vale a pena sentir a claustrofobia do local, mas também contemplar a povoação de alguns dos mais belos miradouros da Madeira, como é o caso do Miradouro do Paredão e do Miradouro da Eira do Serrado. Este é um dos lugares obrigatórios a visitar na ilha da Madeira.

Lugares obrigatórios a visitar na ilha da Madeira | Portugal

Procure alojamento no Curral das Freiras

4. Pico Areeiro

O Pico Areeiro, em dias de céu limpo, é um dos lugares mais bonitos da ilha. As rochas coloridas dos picos da ilha da Madeira estendem-se no horizonte e perdem-se de vista. Este é um dos lugares obrigatórios a visitar na ilha da Madeira. Para os mais aventureiros, há que fazer o trilho PR1 – Pico Areeiro – Pico Ruivo, mas para quem não tem tempo, ou não quer, aconselha-se que faça o início do percurso, até ao miradouro em balcão, a cerca de 1 km. Pelo caminho já irá desfrutar das vistas mais soberbas da ilha.

Lugares obrigatórios a visitar na ilha da Madeira | Portugal

Procure alojamento próximo do Pico Areeiro

5. Pico Ruivo

O Pico Ruivo é o ponto mais alto da ilha da Madeira, com 1861 m de altitude. Para ali chegar é necessário caminhar. Pode ir até à Achada do Teixeira, em Santana, e daí caminhar cerca de 1h30 (ida e volta) para chegar ao pico. Em dias de céu limpo as vistas são magníficas.

Lugares obrigatórios a visitar na ilha da Madeira | Portugal

Procure alojamento em Santana

6. Santana

As casas tradicionais de Santana são o bilhete postal da ilha e do arquipélago da Madeira. Mas desengane-se se pensa que vai encontrar uma aldeia de casinhas coloridas em Santana. Outrora as casas cobertas de colmo eram mais comuns, mas com a crescente melhoria do nível de vida, a maioria da população abandonou as casas tradicionais e vive em habitações comuns. Apesar de haver algumas casas espalhadas pela zona, especialmente nas povoações pequenas, para ver as casas tradicionais terá que se dirigir à praça municipal da cidade, onde existem seis casas, quatro das quais convertidas em lojas turísticas. As casas estão todas recuperadas e pode visitá-las por dentro. Há ainda duas que funcionam como habitação particular. Essas não são visitáveis. Se quiser ver uma destas casas tradicionais por dentro, tal como eram utilizadas, terá de ir ao Parque Temático da Madeira, em Santana, e pagar 1€/entrada. Aí uma menina explicar-lhe-á como funcionavam estas casas.

Lugares obrigatórios a visitar na ilha da Madeira | Portugal

Procure alojamento em Santana

7. Grutas e Centro de Vulcanismo de São Vicente

São Vicente, na parte norte da ilha da Madeira, foi construída num corredor de lava, por onde o material incandescente e fluido escorria dos vulcões em erupção, em direcção ao mar. Para perceber isto e muito mais, especialmente como se formou a ilha da Madeira, vale a pena visitar o Centro de Vulcanismo de São Vicente. A visita ao centro inclui uma visita a uma exposição sobre vulcanismo no mundo, onde se contextualiza a origem vulcânica dos relevos mundiais e dos arquipélagos. Segue-se a visualização de um vídeo sobre a formação da Madeira e um outro em 3D. Depois da contextualização geológica e geomorfológica, segue-se uma visita às grutas, os túneis de lava por onde escorreu o material fluido expelido pelo vulcão e que se deslocou para o oceano. Este é um dos lugares mais fascinantes da Madeira.

Lugares obrigatórios a visitar na ilha da Madeira | Portugal

Procure alojamento em São Vicente

8. Piscinas naturais de Porto Moniz

A Povoação de Porto Moniz cresceu à volta da ponta da ilha onde piscinas naturais, encurraladas nas rochas vulcânicas atraíam os veraneantes. Outrora completamente naturais, hoje há cada vez mais estruturas, como escadas, passadiços e várias infraestruturas de apoio aos turistas. Pode tomar banho nas piscinas naturais ou nas modernas, já arranjadas, mas a essência ainda está lá, nadar no meio das lavas solidificadas das erupções vulcânicas que formaram a ilha. Tudo com uma vista magnífica sobre o ilhéu Mole. Apesar de ser um lugar turístico, é um local a visitar na ilha da Madeira.

Lugares obrigatórios a visitar na ilha da Madeira | Portugal

Procure alojamento em Porto Moniz

9. Costa de São Jorge

Entre Santana e São Vicente há uma estrada fenomenal, que serpenteia a parte norte da ilha, e percorre algumas das povoações mais características da Madeira, tais como São Jorge, Ribeira Funda, Arco de São Jorge, Boaventura e Ponta Delgada, e algumas das paisagens mais maravilhosas da ilha. A estrada ER101 passa por vários miradouros deslumbrantes e permite contemplar ainda o modo de vida tradicional destas populações. Aproveite para comprar aos agricultores locais os frutos tradicionais (muito mais baratos do que nos mercados do Funchal), tais como a banana-maracujá, banana-ananás, maracujá-laranja ou maracujá-limão. Para além disso, não perca a tradicional banana da Madeira que ali é tão saborosa.

Lugares obrigatórios a visitar na ilha da Madeira | Portugal

Procure alojamento em São Jorge

10. Serra do Rabaçal e Paul da Serra

Depois de subir a Serra de Água, com paisagens vertiginosas, chega-se a um planalto de montanha que se estende por vários quilómetros e que constitui o Paul da Serra e, um pouco mais à frente, a Serra do Rabaçal.  Um vasto campo eólico foi construído ali. Na Serra do Rabaçal há lugares magníficos para fazer caminhadas, nomeadamente na área das 25 Fontes e do Risco.

Lugares obrigatórios a visitar na ilha da Madeira | Portugal

Procure alojamento próximo da Serra do Rabaçal

11. Ponta de São Lourenço

A Ponta de São Lourenço, no extremo nordeste da Madeira, é um lugar magnífico para uma caminhada. Pode optar pelo trilho PR8 – Vereda de São Lourenço, com 4 km de extensão (tem que fazer ida e volta o que dá 8 km de percurso de Baía d’Abra até ao Cais da Sardinha). O percurso completo demora cerca de 5 horas e tem vistas magníficas sobre a ponta onde terá atracado o barco de Gonçalves Zarco quando descobriu a Madeira. Se o seu tempo é mais limitado, há um trilho à direita do placard que contorna as vertentes e tem vistas magníficas sobre a própria ponta. Outra opção para contemplar este local é subir ao miradouro da Ponta do Rosto. Este é um dos lugares obrigatórios a visitar na ilha da Madeira.

Lugares obrigatórios a visitar na ilha da Madeira | Portugal

Procure alojamento na Ponta de São Lourenço

12. Câmara de Lobos

Câmara de Lobos era (e ainda é) uma povoação piscatória às portas do Funchal. Hoje tem dos melhores restaurantes da Madeira e é aqui que rumam todos aqueles que querem experimentar bom peixe e marisco. Apesar do desenvolvimento dos últimos anos, Câmara de Lobos ainda conserva alma e é uma das povoações mais tradicionais e que vale a pena visitar na ilha da Madeira. Na altura das festividades de São Pedro veste-se a preceito e fica ainda mais animada.

Lugares obrigatórios a visitar na ilha da Madeira | Portugal

Procure alojamento em Câmara de Lobos

13. Experimentar uma caminhada pelas levadas da Madeira

Nenhuma visita à Madeira fica completa sem percorrer algumas das suas levadas. As levadas constituem canais criados pelo homem para transportar a água da parte norte da ilha, onde a precipitação é maior, para a parte sul. Hoje muitas destas levadas, que aproveitam as curvas de nível, foram transformadas em percursos pedestres e estão sinalizadas. Há levadas difíceis e exigentes, mas há também levadas para os menos bem preparados. Uma das levadas mais fáceis de fazer, mais bonitas e mais curtas é a Levada dos Balcões (com apenas 1,5 km para cada lado). Para os mais bem preparados, a Levada das 25 Fontes ou a Levada do Caldeirão Verde são das mais belas. Os mais exigentes, podem seguir ainda a Levada do Caldeirão Verde para o Caldeirão do Inferno. Mas há muitas outras levadas para experimentar na Madeira. Basta espreitar o site do Turismo da Madeira e escolher as levadas que mais lhe agradam.

Lugares obrigatórios a visitar na ilha da Madeira | Portugal

Procure alojamento no Funchal

14. Antiga estrada ER101 e o Véu da Noiva

A Antiga estrada ER101 termina agora oficialmente em São Vicente mas há ainda pequenos troços até Porto Moniz onde a pode percorrer, umas partes de carro, outras a pé. E há algumas secções que valem mesmo a pena, nomeadamente nas proximidades do Seixal e da Ribeira da Janela. Neste percurso, não perca ainda uma paragem no miradouro do Véu da Noiva, uma queda de água que caía sobre a antiga estrada regional. Na actualidade esta secção já não pode ser feita devido a um desabamento de terras mas continua a ser um local a visitar na ilha da Madeira.

Lugares obrigatórios a visitar na ilha da Madeira | Portugal

Procure alojamento na costa norte

Lugares obrigatórios a visitar na ilha da Madeira | Portugal

Lugares obrigatórios a visitar na ilha da Madeira | Portugal

Não perca tempo e vá visitar na ilha da Madeira!

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

      Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Alugue carro usando o Rent a Car, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar. Tudo na comodidade de sua casa.

      Faça seguro de viagem na World Nomads ao menor preço do mercado.

     Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

7 Comentários

  1. Kátia diz: Responder

    Gostaria de saber se a Ilha da Madeira é um lugar acessível a deficientes, pois sou deficiente e meus ancestrais vieram de lá, por isso tenho muita curiosidade em conhecer, mas ouvi que é um lugar de difícil acesso para deficientes.

  2. Silvio Freitas diz: Responder

    Sou madeirense e muito exigente sobre o que se diz sobre o arquipélago. Tenho lido muita informação errada sobre nós o que leva a que muitos visitantes venham com ideias adulteradas sobre a nossa vivência.
    Acho o vosso site muito acertado sobre as informações e experiências que deram a conhecer.Do melhor que já vi.
    Vir à Madeira, assim como em qualquer parte do mundo, é ter uma atitude despretensiosa sobre o que vão encontrar porque cada lugar é único. Quem vai fazer férias e leva uma atitude igual à que usa no seu dia a dia em casa, vai ficar desiludido e zangado. E gente chateada e empertigada nós madeirenses não toleramos.
    Parabéns ao vosso site.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Sílvio, o seu comentário foi dos mais elogiosos que já tivemos no nosso blogue, não apenas porque gostou do nosso trabalho (já agora o nosso muit obrigada), mas porque valoriza aquilo que nós mais gostamos de mostrar às pessoas: que a beleza do mundo depende da forma como o vemos. A Madeira é linda, mas como todos os destinos, têm lugares que agradam mais a uns do que a outros. Devemos tentar encontrar o nosso lugar, aquele que nos preenche e aprender com ele. Respeitá-lo, conhecê-lo e valorizá-lo. O mundo é lindo, todo ele, mas temos que usar as lentes certas. Olhar o mundo com preconceito, torna-o belo na mesma, as pessoas é que não o conseguem ver. Obrigada. 😀

  3. Gustavo Agostinho diz: Responder

    Carla, Para alguém que quer visitar o Funchal que locais de interesse, nos podes dizer.
    Obrigado

    1. Rui Pinto diz: Responder

      Obrigatório é fazer o passeio dos cestos e o bairro de Santa Maria. Nós vamos fazer um artigo sobre o Funchal. Espero que ainda vá a tempo.

  4. Eimy Minowa diz: Responder

    Para quem vai dar a volta a ilha, voce recomenda ficar em quais lugares alem de funchal!! obrigada! :)

    1. Carla Mota diz: Responder

      Para quem vai dar a volta á ilha recomendo ficar um dia na parte norte, por exemplo Porto Moniz ou São Vicente. Uma alternativa é a zona de Santana. Acho que vale a pena fugir um bocadinho do Funchal.

Deixe uma resposta