Visitar a ilha Graciosa é conhecer uma das ilhas mais pequenas e genuínas dos Açores, com um património natural repleto de paisagens deslumbrantes e sítios de interesse geológico, cuja protecção, valorização e dinamização foi formalizada na criação da Reserva da Biosfera da Graciosa, que, desde 2007, faz parte da Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO.
Apesar de, por vezes, parecer ser ofuscada por outras ilhas dos Açores, a ilha Graciosa merece uma visita, e quem o faz acaba por partir com saudade e com a convicção de ter conhecido uma das ilhas mais características e bonitas dos Açores. Hoje, a ilha Graciosa recebe cada vez mais visitantes, atraídos pelos seus encantos naturais e pela hospitalidade das suas gentes.
- Procura ideias de lugares para visitar em Portugal? Consulte o nosso artigo com mais de 50 lugares a visitar em Portugal.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
Visitar a ilha Graciosa
A ilha Graciosa é a ilha mais a norte do grupo central, sendo a segunda ilha mais pequena dos Açores, a seguir à ilha do Corvo. Com uma população de pouco mais de 4.000 habitantes, e uma área de 62 quilómetros quadrados, a ilha Graciosa é constituída por um único município, Santa Cruz da Graciosa, dividida em quatro freguesias: Guadalupe, Luz, São Mateus e Santa Cruz de Graciosa. Tudo está perto de tudo, e é muito fácil explorar a ilha Graciosa, de mota ou de carro.
Não perca o nosso artigo com todas as dicas e roteiro sobre viajar no grupo central dos Açores, pelas ilhas do Pico, Faial e São Jorge.
Historicamente, o povoamento da ilha Graciosa terá começado por volta de 1450, mas era uma ilha com costas baixas, que permitiam o ataque de piratas e corsários. Ainda assim, fixou-se uma população apreciável, que sempre viveu da agricultura, pecuária e vinha, exportando cereais e mantendo um comércio privilegiado com a ilha Terceira, o centro administrativo do arquipélago, a apenas 80 km de distância.
O património natural da ilha Graciosa
Tal como com as outras ilhas do arquipélago dos Açores, visitar a ilha Graciosa é conhecer um importante património geológico, composto por locais de interesse científico, pedagógico e turístico, englobados no Geoparque Açores.
Do ponto de vista geomorfológico, a ilha Graciosa é constituída por quatro unidades: o Maciço da Caldeira da ilha Graciosa, que corresponde a um vulcão central com caldeira, a Serra das Fontes, que corresponde a uma relíquia de um antigo vulcão em escudo, o Maciço centro-meridional, que engloba a Serra Branca e a Serra Dormida, e a Plataforma noroeste da ilha Graciosa, uma área de baixa altitude marcada pela existência de diversos cones de escórias.
Podes ver aqui um mapa da localização das unidades geomorfológicas da ilha Graciosa.
Maciço da Caldeira da ilha Graciosa
A Caldeira da ilha Graciosa é verdade que é o mais pequeno estrato vulcão dos Açores, não muito alto mas espraiado. Ainda assim, a Caldeira da Graciosa, com um diâmetro máximo de 1,6 km, é bem impressionante, ocupando toda a parte sudeste da ilha Graciosa, e é de uma beleza ímpar. Na realidade, a caldeira actual resulta da junção de duas caldeiras mais pequenas, após actividade pliniana (de tipo explosivo).
No subsolo do interior da caldeira da ilha Graciosa, encontra-se a Furna do Enxofre, uma espectacular cavidade vulcânica, e visita obrigatória na ilha Graciosa. A sua génese está associada à formação de um lago de lava no interior da caldeira, que transbordou para noroeste, dando origem a outras grutas, como a Furna da Maria Encantada.
Vulcanismo na ilha Graciosa
Apesar de não haver registo de nenhum evento vulcânico no período histórico na ilha Graciosa, estima-se que, nos últimos 12.000 anos, se registaram pelo menos 10 erupções vulcânicas na ilha Graciosa, dos quais se salienta uma erupção intracaldeira que envolveu a produção de um enorme lago de lava que, após o colapso do interior da caldeira, drenou através da Furna do Enxofre. A última erupção na ilha Graciosa terá sido há menos de 2000 anos.
DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR A ILHA GRACIOSA
Deixamos aqui as nossas dicas práticas para visitar a ilha Graciosa, de forma a facilitar-lhe a sua vida no terreno, nomeadamente quando visitar a ilha Graciosa, como chegar à ilha Graciosa, incluindo os novos procedimentos devido à pandemia, como se deslocar no terreno, e onde dormir na ilha Graciosa.
1. Quando visitar a ilha Graciosa, nos Açores
O clima dos Açores é caracterizado por elevados índices de humidade do ar, e chuvas regulares durante todo o ano. No entanto, a ilha Graciosa é a menos montanhosa das ilhas dos Açores, atingindo apenas 405 m de altitude máxima. Esta relativa baixa elevação faz com que a ilha Graciosa tenha um clima mais temperado, caracterizado pela menor precipitação do arquipélago. Ainda assim, a melhor altura do ano para visitar a ilha Graciosa é no Verão, entre os meses de Junho e Setembro, quando a temperatura média é mais agradável e a precipitação é menor.
Em Agosto decorrem as Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres na ilha Graciosa, onde o profano se alia ao religioso, reunindo eventos de música, como o Festival Ilha Branca, e animação cultural, como as largadas de touros. Como em outras ilhas dos Açores, as festas em honra do Espírito Santo são muito importantes para a população da ilha Graciosa, decorrendo entre Maio e Setembro, em festas populares designadas por “bodos”. O Carnaval na ilha Graciosa, um dos mais afamados dos Açores, é também uma época especial, com desfiles de máscaras e fantasias organizados pelas colectividades locais da ilha Graciosa.
2. Como chegar à ilha Graciosa, nos Açores
Chegar de avião à ilha Graciosa
Não há voos directos para a ilha Graciosa a partir do continente, pois os voos a partir do Porto e Lisboa fazem escala em São Miguel (Ponta Delgada) ou Terceira (Lajes). A única companhia que faz voos internos nos Açores é a SATA Azores Airlines.
Pode pesquisar e reservar aqui o seu voo para a ilha Graciosa.
Chegar de barco à ilha Graciosa
Se estiver numa das ilhas do grupo central dos Açores (São Jorge, Faial, Pico e Terceira), também pode chegar à ilha Graciosa por mar, numa ligação de ferry, usando os serviços da Atlântico Line. Em circunstâncias normais, durante o Verão, há também ligações com o grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) e ocidental (Flores e Corvo) mas, devido à pandemia de Covid-19, estas ligações marítimas não estavam a funcionar.
3. Procedimentos de entrada para visitar a ilha Graciosa, nos Açores (Covid-19)
Viajar para os Açores e visitar a ilha Graciosa requer que tenha um resultado negativo num teste ao Covid-19. Pode fazê-lo ainda no continente, até 72 horas antes do voo, ou pode fazê-lo à chegada aos Açores mas, nesse caso, terá de esperar pelos resultados no hotel sem sair (em princípio, o resultado ser-lhe-á comunicado em 24 horas). Em ambas opções, o teste é pago pelo Governo Regional dos Açores, nos laboratórios com os quais tem acordos.
NOTA: A realização do teste é condição obrigatória para viajar para os Açores e visitar a ilha Graciosa. Se não fizer o teste antes de viajar, e se recusar a fazer o teste à entrada no arquipélago, terá de regressar ao continente e pagar os custos da viagem de regresso.
Não deixe de consultar o nosso artigo com todas as dicas sobre viajar para os Açores em 2022.
4. Seguro de viagem para visitar a ilha Graciosa e os Açores (com cobertura de tratamento de Covid-19)
A IATI Seguros tem um seguro que é especialmente indicado para viagens para os Açores e para a ilha Graciosa. Este novo seguro oferece cobertura em caso de contágio por Covid-19 (exames médicos, transporte sanitário, assistência médica, hospitalização, quarentena obrigatória e repatriação), assim como o Seguro de Cancelamento permite o cancelamento da viagem em caso de resultado positivo para Covid-19 (do próprio segurado, pais ou filhos), se isso impedir a viagem na data prevista.
Pode fazer aqui o seu seguro IATI ESCAPADINHAS com 5% de desconto.
5. Como deslocar-se quando visitar a ilha Graciosa nos Açores
É verdade que, para se deslocar entre algumas localidades da ilha Graciosa pode usar os serviços de autocarros da “Empresa de transportes colectivos da ilha Graciosa“, mas a melhor opção para se deslocar quando visitar a ilha Graciosa é alugar carro, dando-lhe a autonomia necessária para desfrutar de tudo o que a ilha Graciosa lhe tem para oferecer.
Pesquise e reserve aqui o seu carro nos Açores, aos melhores preços.
NOTA: Na ilha Graciosa, há muito poucas opções de aluguer de carro. Quando nós visitámos a ilha Graciosa, não havia nenhum carro disponível e acabámos por alugar uma mota. Como a ilha Graciosa é pequena, esta também é uma boa opção.
6. Onde dormir quando visitar a ilha Graciosa nos Açores
A ilha Graciosa é uma ilha pequena e não tem muitas opções de alojamento. As duas principais localidades, Santa Cruz da Graciosa e Praia de São Mateus, é onde encontrará mais diversidade e qualidade.
- Nós ficámos alojados no Hotel Ilha Graciosa, bem no centro de Santa Cruz da Graciosa, com quartos confortáveis e preços acessíveis. Dali, dava para explorar o centro histórico de Santa Cruz da Graciosa a pé.
Mas há outras excelentes opções de alojamento para quando visitar a ilha Graciosa.
Onde dormir em Santa Cruz da Graciosa, ilha Graciosa
Boas opções de alojamento em Santa Cruz da Ilha Graciosa são o INATEL Graciosa, um pouco afastado do centro, a Moniz House, ou a Casa da Barra, ambas perto do centro.
Onde dormir na Praia de São Mateus, ilha Graciosa
Boas opções de alojamento na Praia de São Mateus na ilha Graciosa são a Casa Das Faias, perto do centro, ou a Casa da Madrinha Graciosa, um pouco afastada do centro. Uma opção especial de alojamento na Praia de São Mateus é ficar a dormir num antigo moinho de vento! Duas destas opções na ilha Graciosa são o Moinho Mó da Praia e a Boina de Vento.
O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR A ILHA GRACIOSA
A ilha Graciosa é a segunda ilha mais pequena dos Açores, mas tem muito a oferecer a quem a visita, por isso recomendamos que dedique pelo menos 2 dias a explorar a ilha, conhecendo lugares fantásticos e percorrendo belos trilhos.
1. Visitar Santa Cruz da Graciosa
Santa Cruz da Graciosa é a sede do único concelho da ilha Graciosa. É uma pequena vila, com um ritmo muito próprio, onde todos os habitantes se conhecem. É uma base para explorar o resto da ilha Graciosa.
A marginal junto ao mar é particularmente bonita e merece um passeio a pé. Em termos culturais, não perca o Museu da Graciosa, embora nós não tivemos oportunidade de o visitar pois estava fechado devido ao covid-19.
2. Circundar a Caldeira da Graciosa
Fazer este trilho é algo que não deve perder quando visitar a ilha Graciosa. Com a extensão de 10,8 km (3 horas de duração) e grau de dificuldade fácil, este belo percurso segue o perímetro do Monumento Natural da Caldeira da Graciosa, podendo ser complementado com o acesso ao seu interior e à Furna do Enxofre. Pode optar por uma versão mais relaxada se fizer o percurso circular de carro (o trilho segue pela estrada).
Pode fazer aqui o download do folheto deste trilho na ilha Graciosa.
3. Visitar a Furna da Maria Encantada
Situada na cumeada da Caldeira da Graciosa, a Furna da Maria Encantada é um tubo lávico que teve origem no transbordo da lava sobre o bordo desta cratera. O seu interior é um dos lugares mais curiosos e impressionantes da ilha Graciosa. De lá, terá também vistas privilegiadas sobre o interior da Caldeira da Graciosa, uma vez que há aberturas laterais.
4. Visitar a Furna do Enxofre
Localizada no interior da Caldeira da Graciosa, a Furna do Enxofre é algo a não perder quando visitar a ilha Graciosa. É uma espectacular cavidade vulcânica em abóbada perfeita, com comprimento máximo de 194 m, e altura máxima de 40 m.
O acesso é feito por uma torre construída no início do século XX, com 37 m de altura. No interior deste local único a nível mundial, poderá apreciar a grandeza da cavidade e a beleza das estalactites.
No fundo da cavidade, existe uma lagoa de água fria e um campo fumarólico, com emissões de dióxido de carbono, e uma fumarola de lama. A concentração de dióxido de carbono é medido no interior, e em certas alturas do ano é demasiado elevado e as visitas são suspensas. Em qualquer circunstância, não é permitido o acesso à margem da lagoa. Não deixe de explorar o Centro de Visitantes.
5. Visitar a Furna do Abel
A Furna do Abel é um tubo lávico com quase 100 m de comprimento, ao qual se tem acesso por uma das clarabóias provenientes do abatimento do tecto em diferentes pontos. Lá dentro, encontra-se um altar e uma cruz de pedra, pois foi aí celebrada missa na década de 70 do século passado.
6. Visitar a Furna da Água
Esta pequena cavidade vulcânica, na forma de tubo lávico, está perto da Furna do Abel (do outro lado da estrada). Tem uma porta (quase escondida pela vegetação) mas não está trancada. No seu interior, existe uma nascente de água.
7. Comer bife regional no Café Grafil
A gastronomia é um dos pontos fortes da ilha Graciosa, e Santa Cruz da Graciosa tem alguns dos melhores restaurantes da ilha. Para os adeptos da carne, o bife regional no Café Grafil é de chorar por mais.
8. Comer o melhor pão de alho e ameijoas da ilha no Snack-Bar Jale
O Snack-Bar Jale, em Santa Cruz da Graciosa, também é um óptimo local onde experimentar a gastronomia da ilha Graciosa. Adorámos o pão de alho!
9. Desfrutar da Praia do Barro Vermelho
Ainda na freguesia de Santa Cruz da Graciosa, a Praia do Barro Vermelho é uma praia muito agradável e bonita, com areia de tonalidade vermelha. A zona de banhos é em mar aberto, mas é resguardado da ondulação mais forte.
10. Deslumbrar-se com o Ilhéu da Baleia
O Ilhéu da Baleia é uma das imagens de marca da ilha Graciosa. É uma formação rochosa de origem vulcânica, de basalto em tom avermelhado, e com a forma de uma baleia, claro.
11. Conhecer o Farol da Ponta da Barca
Na Ponta da Barca, junto ao Ilhéu da Baleia, encontra-se um dos faróis da ilha Graciosa, o Farol da Ponta da Barca (de 1930) tem a torre mais alta dos Açores e está numa posição com vistas espectaculares da costa, tanto para oeste, como para leste.
12. Caminhar na paisagem lunar da Ponta da Barca
A Ponta da Barca tem uma paisagem sublime e merece mesmo que faça um pequeno percurso a pé sobre as falésias. Não é para aqueles com vertigens! Mas vai ver que vale a pena…
13. Ver o pôr-do-sol na Ponta da Barca
A Ponta da Barca é bonita em todas as horas do dia, mas quando o sol se põe, fica particularmente deslumbrante. Se puder, não deixe de assistir ao pôr-do-sol a olhar para as águas de tonalidade azul-turquesa da Baía da Ponta da Barca.
14. Tomar banho nas piscinas naturais dos Poceirões
As piscinas naturais dos Poceirões são um dos locais mais bonitos da ilha Graciosa. As pequenas piscinas são pouco profundas e rodeadas de rochas, e a água é transparente. Não vai lá encontrar muita gente, por isso aproveite da beleza e tranquilidade do local.
15. Encantar-se pela baía de Porto Afonso
Porto Afonso fica no extremo leste da ilha Graciosa, e é um antigo porto de pesca aninhado num dos lugares mais espectaculares da costa da ilha. As altas arribas erguem-se dezenas de metros na vertical e constituem uma paisagem imponente. A baía também é usada por banhistas e praticantes de pesca submarina.
16. Apreciar as vistas do miradouro da Ribeirinha
O miradouro da Ribeirinha é um dos locais a não perder para se ter uma vista especial da ilha Graciosa e da sua costa.
17. Subir e circundar a Caldeirinha
A Caldeirinha, ou Pico da Caldeirinha, tem no seu cimo uma espectacular cratera vulcânica, ou o que dela resta, sendo que é possível fazer um percurso a pé à sua volta. A zona está muitas vezes encoberta por nevoeiro ou neblina.
18. Apanhar pedra-pomes na ilha Graciosa
Uma das heranças do vulcanismo da ilha Graciosa é a presença abundante de pedra-pomes nas suas vertentes, em particular as arribas da Serra Branca. Veja o vídeo para ver como a pedra-pomes pode ajudar a provar uma das mais importantes leis da Física!
19. Comer bife regional no Café Leão – Casa de Pasto
Outro local que não pode perder se quiser provar a maravilhosa carne de vaca da Graciosa é o Café Leão – Casa de Pasto, em Guadalupe, na estrada EN3 que atravessa a ilha Graciosa.
20. Contemplar o pôr-do-sol na aldeia mágica de Beira Mar
A aldeia de Beira Mar é um conjunto de casas típicas situada na Fajã da Beira Mar, com belas vistas para o mar e principalmente ao pôr-do-sol. Tem um parque de merendas e vistas fabulosas da Baía do Filipe.
21. Subir à Serra Branca para contemplar as suas vistas
A Serra Branca está situada nas freguesias de Guadalupe e da Luz, e deve o seu nome à presença de traquito, uma rocha de cor clara. No seu topo, a cerca de 375 m de altitude tem-se boas vistas (se não houver nebulosidade) e é onde está implantado o Parque Eólico da Graciosa.
22. Visitar a Baía da Folga
A Baía da Folga é uma baía muito bonita, com um porto e zona balnear. Há um pequeno percurso pedestre (PR 03 GRA; 2 km) que liga à aldeia da Luz à baía.
23. Experimentar as melhores lapas dos Açores no restaurante Estrela do Mar
Das várias vezes que visitámos os Açores, um dos nossos passatempos preferidos é a “caça” ao melhor prato de lapas grelhadas de cada ilha. O Restaurante Estrela do Mar, na Baía da Folga, venceu este prémio na ilha Graciosa.
24. Comer Molho à Pescador, um prato tradicional da ilha Graciosa
O Molho à Pescador à moda da Graciosa é um prato típico do ilha e não deve perder a oportunidade de saborear esta delícia local, uma espécie de sopa com peixe cozido e pão e um molho à base de tomate, vinho branco, vinagre.
25. Mergulhar nas piscinas naturais de Carapacho
As piscinas naturais de Carapacho são uma das atracções mais populares da ilha Graciosa. Novos e velhos juntam-se ali para desfrutar de um bom mergulho nas águas do oceano. Há zonas em mar aberto e zonas fechadas (mas atingidas pela água trazida pela ondulação).
26. Experimentar as Termas de Carapacho
Quase tão famosas quanto as piscinas naturais, são as Termas de Carapacho (de 1750!), com águas sulfurosas, indicadas para o tratamento de problemas da pele e reumatismos. Se tiver tempo, é de experimentar.
27. Contemplar o ilhéu de Baixo a partir do Farol do Carapacho
No extremo sueste da ilha Graciosa, o Farol da Ponta do Carapacho tem vistas fabulosas sobre o mar e costa, em particular do Ilhéu de Baixo.
28. Conhecer a vila da Praia (de São Mateus)
Antiga sede de concelho, a vila da Praia é algo a não perder quando visitar a ilha Graciosa. É lá que atraca o barco que faz as ligações entre as ilhas e constitui uma boa base para explorar a ilha. Tem vários edifícios dignos de registo, como os moinhos, Impérios, ermidas e igrejas. Vale a pena dar um passeio a pé pelo centro histórico.
29. Dar um mergulho na praia de areia negra da Praia
É na Vila da Praia que encontrará a praia mais popular da ilha. Junte-se aos habitantes locais, relaxe, dê um mergulho e descanse ao sol, estendido sobre areia negra.
30. Explorar os moinhos de vento da Graciosa
Os moinhos de vento característicos da ilha Graciosa foram um elemento fundamental na produção agrícola da ilha. Têm um estilo nórdico, e foram introduzidos na ilha nos finais do século XIX. Hoje são um elemento muito bonito na paisagem e atraem as atenções dos visitantes.
31. Conhecer a história da Ermida da Nossa Senhora da Ajuda
Com vista para a vila da Praia de São Mateus, encontra-se num alto a Ermida da Nossa Senhora da Ajuda, de 1915, construída pela população para celebrar a ajuda que receberam de Nossa Senhora contra os terramotos. É um edifício bonito, mas a visita vale a pena pelas vistas fabulosas!
32. Conhecer uma praça de touros dentro de uma caldeira vulcânica
A Praça de Touros da Graciosa é única no mundo! Se descer pelo caminho empedrado desde a Ermida da Nossa Senhora da Ajuda, irá chegar a uma praça de touros construída no interior de uma caldeira vulcânica. É simplesmente espectacular, mesmo que não seja aficionado das lides!
33. Comer as deliciosas queijadas da Graciosa
As queijadas da Graciosa são uma das imagens de marca da ilha, sendo produzidas localmente mas conhecidas (e consumidas!) por todo o arquipélago. Este doce tem a massa exterior fina e estaladiça, em forma de estrela, e um recheio de ovos e leite.
34. Jantar no restaurante Costa do Sol e beber uma sangria excelente
O restaurante Costa do Sol, em Santa Cruz da Graciosa, é uma das referências na restauração da ilha. E com razão! Todos os pratos são confeccionados com muita qualidade, mas foi a sangria que nos conquistou! É muito concorrido, por isso deve fazer reserva antecipadamente.
35. Dormir num moinho de vento
É uma das experiências mais curiosas que pode ter quando visitar a ilha Graciosa, em particular na vila da Praia de São Mateus, onde antigos moinhos foram transformados em unidades de alojamento. Nós não tivemos essa oportunidade, mas quando voltarmos à ilha Graciosa, não deixaremos passar!
Pode marcar aqui a sua estadia no Moinho Mó da Praia ou na Boina de Vento.
36. Explorar a ilha Graciosa de mota
A ilha Graciosa é pequena e as estradas têm pouco movimento, por isso explorar a ilha Graciosa de mota é uma excelente opção, mesmo para quem não tem (muita) experiência. Foi o que nós fizemos e adorámos!
37. Conhecer as limitações de água potável da ilha
Historicamente, um dos grandes problemas da ilha Graciosa foi a falta de água potável, uma vez que a ilha é pequena e tem poucas montanhas. Ao longo dos tempos foram sendo construídas estruturas para aproveitar a água das poucas nascentes e recolher a água da chuva na ilha Graciosa. Um exemplo desses são os grandes tanques abertos na principal praça de Santa Cruz da Graciosa (que estavam em trabalhos de manutenção quando visitámos a lha Graciosa). O actual sistema de abastecimento público minimizou este problema uma vez que usa água de lençóis freáticos.
38. Fazer snorkel nas águas repletas de vida da ilha Graciosa
Se tiver tempo, não deixe de fazer snorkel ou mergulho nas águas transparentes da costa da ilha Graciosa. Há vários locais de interesse na ilha Graciosa, mas o mais indicado é contratar uma agência local que saiba escolher conforme as condições do mar no dia e as características e interesses de cada pessoa.
39. Fazer um passeio de barco à volta da ilha Graciosa
Se tiver tempo, uma actividade interessante para fazer quando visitar a ilha Graciosa é dar um passeio de barco à volta da ilha, para ter uma perspectiva diferente e poder ter acesso a lugares que não é possível a partir de terra.
40. Contemplar todas as ilhas encantadas do Grupo Central a partir da Graciosa
Se a visibilidade for boa, é possível contemplar todas as ilhas do Grupo Central dos Açores a partir da costa sudeste da ilha Graciosa, por exemplo, da Ponta do Carapacho. Além destas, há histórias de ilhas encantadas que só aparecem em determinados condições mas que se mantêm normalmente escondidas, por isso procure bem o horizonte!
41. Comer meloa da Graciosa
A meloa da ilha Graciosa é uma das imagens de marca dos produtos da ilha e é uma delícia, suculenta e saborosa! É consumida em todo o arquipélago mas mais na ilha Graciosa.
42. Experimentar os queijos da Graciosa
As pequenas queijarias da ilha Graciosa, conhecidas pela produção artesanal de queijo fresco ou curado, têm-se imposto a nível nacional e até internacional como fontes de qualidade de queijo com valor intrínseco e comercial. A verdade é que, a par com outras ilhas dos Açores, não deve perder a oportunidade de provar (e trazer para casa) queijos da ilha Graciosa.
43. Comprar o que dizem ser os melhores alhos de Portugal na Graciosa
O alho da Graciosa tem características próprias e benéficas para a saúde, e está certificado como de “Indicação Geográfica Protegida”. Por isso, traga este produto para casa e use na sua cozinha! Pode comprar na Adega Cooperativa da Graciosa.
44. Comer hambúrguer em bolo do caco na ilha Graciosa
Na Praia de São Mateus na ilha Graciosa pode comer um delicioso hambúrguer em bolo do caco. Não perca!
ROTEIRO DE 3 DIAS PARA VISITAR A ILHA GRACIOSA
Apresentamos a seguir uma sugestão de um roteiro de 3 dias para visitar a ilha Graciosa e poder desfrutar do essencial que a ilha Graciosa tem a oferecer.
1º Dia para visitar a ilha Graciosa
- Santa Cruz da Graciosa
- Praia do Barro Vermelho
- Piscinas dos Poceirões
- Ponta da Barca
- Porto Afonso
2º Dia para visitar a ilha Graciosa
- Praia de São Mateus
- Serra Branca
- Caldeirinha
- Beira Mar
- Baía da Folga
3º Dia para visitar a ilha Graciosa
- Caldeira da Graciosa
- Furna da Maria Encantada
- Furna do Abel
- Furna da Água
- Furna do Enxofre
- Ponta do Carapacho
Se vai viajar para os Açores não perca as nossas dicas aqui no blogue
- Tudo o que precisa de saber para VIAJAR PARA OS AÇORES EM 2022
- VISITAR OS AÇORES – Que ilha escolher e qual a ilha mais adequada para aquilo que procura.
- ILHA DAS FLORES – Dicas e roteiro de lugares para viajar para a ilha das Flores nos Açores
- ILHA DO CORVO – Dicas e roteiro de lugares para viajar para a ilha do Corvo nos Açores
- ILHA DE SÃO MIGUEL – Dicas e lugares obrigatórios para visitar em São Miguel nos Açores
- ILHA DE SANTA MARIA, visitar o segredo mais bem escondido dos Açores
- ILHA DE SÃO JORGE, o que ver e fazer quando visitar a ilha das fajãs dos Açores
- ILHA DO FAIAL, com roteiro, locais a visitar e o que ver e fazer na ilha do Faial, nos Açores.
- ILHA DO PICO – Tudo para visitar a ilha vulcão dos Açores
- ILHA TERCEIRA – Tudo o que precisa saber para visitar esta ilha dos Açores.
- ILHA GRACIOSA – Tudo o que precisa saber para visitar o segredo mais bem guardado dos Açores.
- TRILHO DA CALDEIRA DE SANTO CRISTO na ilha de São Jorge, nos Açores
- SUBIR A MONTANHA DO PICO, o ponto mais alto de Portugal (tudo o que precisa de saber para subir num dia ou com pernoita)
- ILHAS DO TRIÂNGULO DOS AÇORES, com roteiro detalhado para viajar e visitar as ilhas do Pico, São Jorge e Faial.
- ROTEIRO PARA VISITAR A ILHA DE SÃO MIGUEL em 5 ou 7 dias nos Açores
Apenas uma breve correção… o hamburguer que se prova na praia de São Mateus (que é realmente delicioso), é confecionado em bolo lêvedo, de fabrico local e não em bolo do caco (que é uma iguaria típica da Madeira e não dos Açores). 😉 família de 4, muito agradecida pelas dicas. Já agora, sugeria acrescentarem a visita à associação de amigos do Burro Anão da Graciosa, na localidade de Esperança Velha, acesso via Ribeirinha.
Boas,
Belo roteiro como sempre, vai dar bastante jeito para a semana!
Onde é que alugaram a mota? era 125cc?
Thks
Era uma scooter. Foi num rent a car no centro. Não me recordo do nome.