A nossa estadia nas Flores parecia não ter fim à vista. Seria hoje o dia do regresso? O dia amanhecia com muito vento e chuva. A noite foi de tempestade e da cama da nossa casa na Aldeia da Cuada ouvíamos o barulho lá fora. Não conseguia dormir. Tinha um mau pressentimento. Se o tempo continuasse assim, não via forma de sair das Flores.
Depois do pequeno-almoço tomado e de passar a manhã na internet a resolver problemas relacionados com o facto de não estarmos a dar aulas, nomeadamente a fazer auto-avaliação de alunos, rumámos a Santa Cruz das Flores para saber novidades sobre o nosso voo das 17h05. A boa notícia era que o voo da manhã tinha saído. Ficámos contentes. Era um princípio. No entanto, ainda haveriam mais dois voos da parte da tarde antes do nosso.
Fomos dar uma volta pela povoação, aproveitando para espairecer a cabeça, ver as piscinas naturais e falar um bocado com as populações. Quando voltámos ao aeroporto recebemos os bilhetes de embarque e os vouchers para a nossa estadia em Ponta Delgada.
O voo das 15h chegou e partiu carregado de pessoas. O voo das 17h já ia com um atraso de 2 horas…
O nosso voo, o das 17h05, aparentemente, ia sair a horas. Ao contrário do voo das 17h, que era directo para Ponta Delgada, o nosso voo ia pela Horta, onde faríamos escala e de lá rumaríamos a Ponta Delgada. Tivemos muita sorte. O voo directo para Ponta Delgada atrasou e o nosso chegou a tempo. Embarcámos e lá fomos. Seria este o dia do regresso ao continente?
Quando chegámos à Horta só tivemos tempo para comer qualquer coisa, já que ouvimos no altifalante do aeroporto:
– Todos os passageiros com origem nas Flores e destino a Ponta Delgada devem dirigir-se imediatamente ao balcão da SATA.
Corremos, claro! Já faltava pouco para o regresso. No balcão informaram-nos que o tempo na Horta estava a piorar e o nosso voo para Ponta Delgada ia ser antecipado, pois corria o risco de não sair. Corremos para o embarque e lá fomos, rapidamente, a caminho de Ponta Delgada. Chegávamos à capital dos Açores às 21h30. Apanhámos um táxi, respirámos fundo e instalámo-nos no Hotel Vip Executive.
Era hora de jantar, por isso, na companhia do Vítor e da Sandra, fomos a pé até ao centro da cidade, comer uns bifes magníficos no restaurante Aliança, uma instituição em Ponta Delgada. Ainda tive tempo para rever a Ana, uma amiga de faculdade que se mudou para São Miguel, e matar saudades.
O dia terminou com animo mas logo pela manhã o animo desvaneceu-se. Quando olhámos pela janela chovia torrencialmente e o nevoeiro era tão cerrado que não se via 2 metros à frente do nariz. O taxista que nos levou às 7h30 da manhã ao aeroporto dizia-nos:
– Não quero parecer pessimista mas com este tempo acho que não vai correr muito bem…
Quando chegámos ao aeroporto vimos que o voo da Ryanair para Lisboa já estava cancelado e havia voos para o Pico já com grande atraso. Gelámos. Felizmente, à hora programada embarcámos e mesmo com reduzida visibilidade o voo saiu. Como seria o regresso?
Ficámos radiantes quando, com dois dias de atraso, aterramos no aeroporto do Porto. Era o momento do regresso! Corremos para o carro, apanhámos a auto-estrada e à hora de almoço estávamos em Guimarães. Assim terminava a nossa viagem à ilha das Flores.
Veja as crónicas da nossa viagem à ilha das Flores aqui
- Crónicas da Ilha das Flores – Açores | Dia 1 – Chegamos ao meio do Atlântico!
- Crónicas da Ilha das Flores – Açores | Dia 2 – Vamos até ao Corvo!
- Crónicas da Ilha das Flores – Açores | Dia 3 – Pelos trilhos da ilha
- Crónicas da Ilha das Flores – Açores | Dia 4 – As Festas do Espírito Santo
- Crónicas da Ilha das Flores – Açores | Dia 5 – Presos na ilha!
- Crónicas da Ilha das Flores – Açores | Dia 6 – O regresso
Se vai viajar para os Açores não perca as nossas dicas aqui no blogue
- Tudo o que precisa de saber para VIAJAR PARA OS AÇORES EM 2021
- ILHA DAS FLORES – Dicas e roteiro de lugares para viajar para a ilha das Flores nos Açores
- ILHA DO CORVO – Dicas e roteiro de lugares para viajar para a ilha do Corvo nos Açores
- ILHA DE SÃO MIGUEL – Dicas e lugares obrigatórios para visitar em São Miguel nos Açores
- ILHA DE SANTA MARIA, visitar o segredo mais bem escondido dos Açores
- ILHA DE SÃO JORGE, o que ver e fazer quando visitar a ilha das fajãs dos Açores
- ILHA DO FAIAL, com roteiro, locais a visitar e o que ver e fazer na ilha do Faial, nos Açores.
- ILHA DO PICO – Tudo para visitar a ilha vulcão dos Açores
- ILHA TERCEIRA – Tudo o que precisa saber para visitar esta ilha dos Açores.
- ILHA GRACIOSA – Tudo o que precisa saber para visitar o segredo mais bem guardado dos Açores.
- TRILHO DA CALDEIRA DE SANTO CRISTO na ilha de São Jorge, nos Açores
- SUBIR A MONTANHA DO PICO, o ponto mais alto de Portugal (tudo o que precisa de saber para subir num dia ou com pernoita)
- ILHAS DO TRIÂNGULO DOS AÇORES, com roteiro detalhado para viajar e visitar as ilhas do Pico, São Jorge e Faial.
- ROTEIRO PARA VISITAR A ILHA DE SÃO MIGUEL em 5 ou 7 dias nos Açores