– Informam-se todos os passageiros que, infelizmente, o voo a SATA Air Açores para a ilha de São Miguel e Faial foi cancelado por motivo de mau tempo nas Flores. Estaríamos presos na ilha!?
Ter um voo cancelado num dia é mau, mas qual a probabilidade de ter dois?
O nosso 5º dia nas Flores deveria ter sido o último, mas não foi. De manhã levantamo-nos cedo e ficámos surpreendidos como o tempo estava fantástico. Arranjámos tudo à pressa na Aldeia da Cuada, tomámos o pequeno-almoço a correr e fomos ainda tirar fotografias com sol nas lagoas. Quando desciamos para Santa Cruz o céu estava completamente limpo e até no Corvo não havia nenhuma nuvem.
– Hoje os voos vão sair mesmo. Que pena, vamos ter que ir embora! – Brincámos.
Entregámos o carro no aeroporto, fizemos o check in e ainda tivemos tempo de visitar a Fábrica da Baleia de Boqueirão, em Santa Cruz das Flores. Vantagens de ter um aeroporto no centro da vila. Foi quase só atravessar a estrada, caminhar 300 metros e já estávamos no museu.
A Fábrica da Baleia é um museu dedicado à caça da baleia nos Açores, onde se conta a história da actividade baleeira, as etapas da faina, desde a vigia da costa até à caça no mar, as agruras de puxar as baleias para a costa e depois o processamento da baleia na fábrica. A fábrica de Santa Cruz só funcionou cerca de 40 anos mas muitas baleias foram ali desmanchadas, transformadas em carne, óleos, farinhas, etc. Tudo na baleia era aproveitado, desde a carne, pele, gordura, ossos, etc. A visita é extremamente interessante, sempre autoguiada em português e inglês por paíneis informativos simples e de fácil leitura. O preço é de 2.5€/pessoa e é um preço justo.
.
Estava quase na hora do nosso voo por isso regressámos ao aeroporto. Pelo caminho o tempo começou a ficar mau e começou a chover. Quando entrámos no aeroporto, estava quase na hora do avião partir por isso fizemos logo no embarque. Poucos minutos depois, recebemos o primeiro aviso de cancelamento acompanhado pela seguinte mensagem:
– O voo proveniente da Horta com destino às Flores voltou para trás devido ao mau tempo nas Flores.
– Estamos tão f@ck! – Pensamos logo. Vamos ficar presos na ilha!
Com aulas no dia seguinte, inclusive aulas de auto-avaliação, as coisas começavam a ficar preocupantes se ficássemos presos na ilha. Falámos com o pessoal da SATA, que foi fantástico (dentro do possível, claro) e que nos conseguiu colocar no voo da tarde (que já estava cheio). Tánhamos assim hipótese, em teoria, de chegar às 17h a Ponta Delgada e apanhar o voo das 17h15 para o Porto. Era muito justo mas eles iam avisar a TAP desta situação. Ficamos super contentes já que este voo nos permitiria chegar ao Porto a horas de trabalhar no dia seguinte. Quase beijámos o rapaz no stand da SATA. A mesma sorte teve um casal idoso à nossa frente, o padre e a sua irmã, que iam para uma consulta em Ponta Delgada. Conversámos imenso sobre as Flores, viver nas ilhas e até política nacional.
Recebemos o voucher de almoço e fomos almoçar ao Moleiro, ao lado da Fábrica da Baleia. Como não havia peixe fresco (contingências de uma ilha quando está mau tempo), comemos umas moelas estufadas e voltámos para o aeroporto.
Novo check-in. Novo embarque. Nova espera. Novo anúncio no autofalante do aeroporto:
– Informam-se os passageiros da SATA Air Açores que o voo das Flores com destino a Ponta Delgada está atrasado. Não tem hora prevista de chegada devido a mau tempo na ilha de São Miguel.
Não queríamos acreditar. Estávamos presos na ilha! Os 15 minutos de escala estavam agora definitivamente perdidos. Fomos novamente ao balcão da SATA. A única opção seria ir hoje para Ponta Delgada, passar lá a noite e depois no dia seguinte, pela manhã, apanhar um voo para Lisboa bem cedo e de lá outro para o Porto. Isso permitir-nos-ia chegar ao Porto ainda na 3ª feira de manhã. Esperamos. Esperamos até ter um novo anúncio. Sempre que ouço o altifalante do aeroporto até tremo.
– Informamos os passageiros que o voo da SATA com destino a Ponta Delgada foi cancelado por motivos de mau tempo na ilha de São Miguel.
Ao que parece todos os voos em São Miguel estão a ser cancelados. Está muito mau tempo e as ligações para as ilhas foram todas canceladas. Corremos para o balcão da SATA. Desta vez não tivemos sorte nenhuma. Era impossível prever o tempo para os dias seguintes. Mas ainda haviam mais más notícias:
– Os voos para amanhã estão todos cheios. Vamos ter que esperar que a SATA reagende novos voos para as Flores e ver se os conseguimos colocar em algum.
Depois de várias horas passadas no aeroporto, conseguimos um voo extra para amanhã, às 17h, com escala na Horta, paragem de uma noite em Ponta Delgada e partida para o Porto na quarta feira de manhã. Se correr bem, chegaremos ao Porto ao meio dia. Do mal todo, esta seria a melhor opção. No entanto, para tal, o tempo tem que melhorar amanhã. Não só aqui mas também no Faial e em Ponta Delgada. Estávamos mesmo presos na ilha.
No meio desta azáfama toda conhecemos o Padre José Trigueiro e a sua irmã que iam a caminho de Ponta Delgada e que no final do dia nos vieram oferecer um livro de fotografias das Flores e do Corvo, tiradas por eles. O casal com mais de 80 anos irá também amanhã connosco para Ponta Delgada. Despedimo-nos e juntámo-nos a mais dois casais para regressar à Aldeia da Cuada, onde vamos passar a noite. Já era bastante tarde quando chegámos. Pousamos tudo, enviámos emails para casa, para o trabalho, para alunos e tentamos remediar o que parecia não ter grande remédio. Em mais de 12 anos a viajar pelo mundo é a primera vez que temos um voo cancelado. E desta vez foram logo dois! Nem nas Svalbard, a 1000 km do Pólo Norte tivemos problemas, mesmo com o aeroporto e a pista cheia de gelo, neve e vento. Mas, a verdade é que por muito transtorno que nos faça, preferimos ficar em terra do que arriscar a voar e ter um acidente.
Jantámos na Aldeia da Cuada, que tem um ambiente mágico e idílico e de alguma forma nos fez esquecer a quantidade de problemas que teremos que resolver quando chegarmos ao continente. Amanhã será um novo dia e vamos esperar que o tempo melhor e que consigamos aproveitar o dia, mas acima de tudo, que consigamos voar para fora da Flores.
.
Veja as crónicas da nossa viagem à ilha das Flores aqui
- Crónicas da Ilha das Flores – Açores | Dia 1 – Chegamos ao meio do Atlântico!
- Crónicas da Ilha das Flores – Açores | Dia 2 – Vamos até ao Corvo!
- Crónicas da Ilha das Flores – Açores | Dia 3 – Pelos trilhos da ilha
- Crónicas da Ilha das Flores – Açores | Dia 4 – As Festas do Espírito Santo
- Crónicas da Ilha das Flores – Açores | Dia 5 – Presos na ilha!
- Crónicas da Ilha das Flores – Açores | Dia 6 – O regresso
Se vai viajar para os Açores não perca as nossas dicas aqui no blogue
- Tudo o que precisa de saber para VIAJAR PARA OS AÇORES EM 2021
- ILHA DAS FLORES – Dicas e roteiro de lugares para viajar para a ilha das Flores nos Açores
- ILHA DO CORVO – Dicas e roteiro de lugares para viajar para a ilha do Corvo nos Açores
- ILHA DE SÃO MIGUEL – Dicas e lugares obrigatórios para visitar em São Miguel nos Açores
- ILHA DE SANTA MARIA, visitar o segredo mais bem escondido dos Açores
- ILHA DE SÃO JORGE, o que ver e fazer quando visitar a ilha das fajãs dos Açores
- ILHA DO FAIAL, com roteiro, locais a visitar e o que ver e fazer na ilha do Faial, nos Açores.
- ILHA DO PICO – Tudo para visitar a ilha vulcão dos Açores
- ILHA TERCEIRA – Tudo o que precisa saber para visitar esta ilha dos Açores.
- ILHA GRACIOSA – Tudo o que precisa saber para visitar o segredo mais bem guardado dos Açores.
- TRILHO DA CALDEIRA DE SANTO CRISTO na ilha de São Jorge, nos Açores
- SUBIR A MONTANHA DO PICO, o ponto mais alto de Portugal (tudo o que precisa de saber para subir num dia ou com pernoita)
- ILHAS DO TRIÂNGULO DOS AÇORES, com roteiro detalhado para viajar e visitar as ilhas do Pico, São Jorge e Faial.
- ROTEIRO PARA VISITAR A ILHA DE SÃO MIGUEL em 5 ou 7 dias nos Açores