A cidade de Guimarães é encantadora em qualquer altura do ano, mas no mês de Novembro/Dezembro, quando o frio do Inverno já aperta, a cidade ganha ainda mais encanto. É o mês das Nicolinas, a festa dos estudantes dos liceus da cidade, e as ruas enchem-se de jovens que, de noite e dia, treinam as batidas correctas nos bombos e caixas. Os estudantes, e antigos estudantes, preparam-se para a noite do grande desfile na cidade, a noite do Pinheiro, altura em que Guimarães se enche de gente e som pela noite e madrugada dentro. É a noite mais longa do ano.
Visitar Guimarães nesta altura é visitar a cultura e tradição portuguesa. É como viajar ao encontro dos costumes ancestrais do nosso território. Se decidir visitar Guimarães nesta altura, saiba o que não pode perder e tudo aquilo que a cidade tem para lhe mostrar. Deixe-se encantar pelos eventos e tradições, quase todos gratuitos, que pode desfrutar durante as festividades.
ONDE DORMIR EM GUIMARÃES
Se quer aproveitar as Festas Nicolinas em Guimarães, passe lá o fim-de-semana. Não se vai arrepender. As melhores opções de alojamento são:
- Stay Hotel Guimarães Centro – Há muito uma das opções favoritas das pessoas que visitam Guimarães.
- Hotel Fundador– Uma opção por um hotel clássico e com serviço standard.
- Santa Luzia ArtHotel – A 500 m do centro, uma excelente opção para quem procura um espaço diferente. Tem uma bela piscina.
- Hotel Toural– Mais central e melhor é quase impossível.
- Hotel Mestre de Avis – Uma opção maravilhosa em pleno Centro Histórico.
- Pousada Mosteiro de Guimaraes – Uma opção com carimbo das Pousadas de Portugal. Soberbo.
Veja aqui as nossas sugestões para os melhores restaurantes para comer em Guimarães.
1. PINHEIRO
O Pinheiro é o actual ex-libris das Festas Nicolinas. Embora possa ser de tradição mais recente do que as festas Nicolinas, a noite do Pinheiro resulta da tradição popular minhota, em que se levanta um grande mastro (neste caso o Pinheiro, possivelmente associado à virilidade e órgão sexual masculino) no largo da igreja da cidade. A noite do Pinheiro anuncia o início das festividades.
Na noite de 29 para 30 de Novembro, um pinheiro é enfeitado com “balões” e um festão com as cores escolásticas (vermelho e branco). O pinheiro é colocado num carro puxado por juntas de bois, em que uma representação transvertida da deusa Minerva, deusa da sabedoria, é colocada na frente. Um membro da Comissão de Festas, o Chefe de Bombos, lidera o cortejo, seguido por centenas de estudantes, novos e velhos, que seguem a sua “boneca”, uma espécie de bastão ornamentado usado para marcar o ritmo dos bombos e caixas. O cortejo começa à meia-noite no Terreiro Do Cano, ao lado do Campo de São Mamede, passando pelo Castelo e pelo Toural, e descendo até ao Campo da Feira e Largo de S. Gualter. Aí, ao lado da Igreja de Santos Passos, é içado e aí permanece até ao final das Nicolinas.
Originalmente, as raparigas da cidade não podiam participar no desfile, possívelmente associado ao facto de ser um evento que marcava a masculinidade dos estudantes (ou simplesmente porque as raparigas raramente prosseguiam estudos). Nesta noite, os estudantes e antigos estudantes da cidade juntam-se em grandes grupos e jantam nas tradicionais “Ceias Nicolinas”, altura em que os restaurantes enchem invariavelmente semanas antes. Os mais resistentes, continuam a rufar os bombos e caixas pela noite dentro na Alameda Abel Salazar, em frente ao antigo Liceu Nacional de Guimarães. Esta é uma das festas mais interessantes do norte de Portugal e que vale a pena vivenciar.
2. MAÇAZINHAS
As Maçãzinhas acontecem a 6 Dezembro, dia de São Nicolau, e dia nobre das Nicolinas. O cortejo com carros alegóricos decorados pelas escolas, começa às 15h. É a festa das raparigas, já que não podiam participar no desfile do Pinheiro. Nas Maçazinhas, as jovens solteiras enchem as janelas e varandas do centro histórico de Guimarães, especialmente na Praça de Santiago, e cabe aos estudantes galantearem as meninas, presenteando-as com maças (geralmente muito pequenas porque eram oferecidas pelo Rendeiro de Urgeses).
As varandas e janelas da Praça de Santiago enchem-se de capas negras de estudante com camélias coloridas cosidas. Os estudantes usam uma lança presa a uma cana comprida, na ponta da qual colocam uma maça que será oferecida às raparigas. A lança é decorada e vai-se enchendo de fitas que as raparigas colocam previamente na lança em troca das maças. As fitas têm cores e significados diferentes e, em alguns casos, podem levar mensagens escritas.
A fita do laço (fita grossa que dá um laço nas restantes fitas) é a mais importante. Esta fita pode ser branca e é oferecida pela mãe do estudante na primeira vez que este participa nas Maçazinhas. Quando o estudante encontra a rapariga certa, recebe uma fita de laço rosa. Os estudantes usam um escudeiro para os auxiliar a colocar as maçazinhas na lança e assim chegarem ao maior número de raparigas possível.
Nessa tarde, a Praça de Santiago enche-se de vida e de cor e, ao cair da noite, os jovens distribuem maçazinhas, recebendo em troca prendas na lança. Quem sabe a mensagem de amor esperada! Quando o estudante escolhe uma rapariga a quem quer declarar o seu amor, oferece-lhe a ponta da lança. Se tal não acontecer, a lança é oferecida à mãe. É um revivar dos namoros à moda antiga, fazendo-nos transportar para o mundo do galanteio e romantismo longe das vidas agitadas do mundo moderno.
3. PREGÃO
O Pregão originalmente anunciava o início das Nicolinas mas, na actualidade, a noite do Pinheiro tomou esse protagonismo e o Pregão ficou associado à função de sátira da sociedade vimaranense, nacional e até internacional. O pregão tem como objectivo fazer uma crítica social e política. Um texto satírico-retórico é recitado pelo “pregoeiro”, um dos 10 estudante da Comissão de Festas. O texto é da autoria de um ou dois autores convidados pela Comissão de Festas. O Pregão realiza-se na véspera do dia de São Nicolau, ocorrendo sempre no dia 5 de Dezembro, sendo apregoado em cinco locais nobres da cidade, Câmara Municipal, Liceu Nacional de Guimarães, “Dona Aninhas” na Rua de Santa Maria, Torre dos Almadas, terminando no Toural. O cortejo do Pregão sai do Campo da Feira às 15h com os estudantes a seguir um coche puxado por cavalos, seguido pelos estudantes e os toques dos bombos e caixas. O Pregão é um “testemunho” histórico da sociedade actual. Os Pregões antigos retrataram, por exemplo, a chegada da luz eléctrica ou do automóvel a Guimarães, a implantação da República, a adesão à União Europeia, etc. Diz a tradição que quando o pregoeiro está a recitar o Pregão, os estudantes devem recorrer aos meios necessários para “fazer calar” todos aqueles que dificultam a passagem da mensagem. Este é um dia em que se faz História na cidade de Guimarães.
PROCURE AQUI ALOJAMENTO EM GUIMARÃES
4. NOVENAS
As Novenas são um conjunto de nove missas celebradas antes de 8 de Dezembro (dia da Imaculada Conceição) e que ocorrem nas Festas Nicolinas, e são celebradas na Capelinha de Nossa Senhora da Conceição de Fora (Capela de Azurém), pelas 9h30 da manhã. Os estudantes compareciam às nove missas da Nossa Senhora da Conceição, com os seus trajes tradicionais e bombos e caixas. Hoje em dia são celebradas várrias missas mas os estudantes só comparecem a uma ou duas. Nesse dia os estudantes acordam o centro histórico da cidade a caminho da Capela de Azurém. No final da missa, os estudantes regressam à cidade ao som do toque dos bombos e caixas, e dirigem-se ao Mercado Municipal, onde as vendedoras presenteiam-nos estudantes com alimentos das mais variadas espécies que depois são entregues na Casa dos Pobres.
5. ROUBALHEIRAS
As Roubalheiras fazem parte da cultura popular minhota, ligado essencialmente às Festas de São João. Os estudantes percorrem a cidade durante a noite “roubando” vários objectos e deixando-os no Largo do Toural. Quando o dia começa, a sociedade vimaranense começa a dar pela falta dos seus vasos, mesas, galinheiros, esplanadas, etc. Há que as procurar no Toural. Não estranhe ver vários objectos espalhados pelo largo numa das manhãs das Festas Nicolinas. A data da noite das roubalheiras não é anunciada.
6. POSSES E MAGUSTO
As Posses são um evento das Nicolinas em que os estudantes recolhem alimentos para posteriormente distribuir pela população. Ocorre a 4 Dezembro e tem início às 21h, no Campo da Feira, a partir de onde os estudantes da Comissão de Festas começam a pedir comidas e bebidas pelo centro histórico de Guimarães. Esses alimentos são distribuídos no Magusto, uma festa à volta de uma grande fogueira, onde se partilham castanhas e vinho, e que se prolonga pela noite dentro na Praça de Santiago. Durante o cortejo, a população segue os estudantes com archotes e uma banda de música, espalhando o Hino Escolástico pela cidade. Quando chegam às casas em que há oferendas para os estudantes, o benfeitor recita textos ou poemas. Hoje, as Posses têm uma componente cada vez mais humorística e frases como “Estudantes: como não tenho nada para vos dar, mostro-vos o rabo…” ou oferendas como fardos de palha ou pias para porcos, são também comuns. Este é um dos mais belos eventos tradicionais de Guimarães.
7. BAILE NICOLINO
O Baile Nicolino marca o encerramento das Nicolinas. É um Baile de Gala, onde estudantes e “noivas” se vestem a rigor e preceito. Os bilhetes têm que ser comprados com muita antecedência e a lotação é limitada.
Para saber mais sobre estas festividades pode consultar o site oficial das Nicolinas. Pode ainda ver mais fotografias nossas das Nicolinas aqui.
PROCURE AQUI ALOJAMENTO EM GUIMARÃES
Sugestão de um lugar para jantar
ALL GUIMARÃES
O All Guimarães é um restaurante/bar e café concerto, em Guimarães, bem perto do Shopping Guimarães (o que é óptimo para estacionar). É um dos restaurantes que elabora um menu típico das Nicolinas, na noite do Pinheiro, com rojões à moda do Minho, papas de sarrabulho, castanhas e vinho. Marque o seu jantar com antecedência porque fica lotado rapidamente. O ambiente nessa noite é muito bom, com grupos de antigos estudantes que se reúnem e festejam. Há batidas de tambores na parte de fora do restaurante. Faça como nós, divirta-se nesta noite de folia.
Bom Dia,só ontem na novela da TVI,vi a festa do Pinheiro.Gostaria se fosse possível,avisar-me com antecedência a data,para reservar hotel,pois vivo no Porto,e nessa data terei uma amiga aqui em Portugal,que não conhece assim como eu não tinha conhecimento.Obrigada desde já.
Olga, tem que estar atenta ao site da CMG. Não vamos estar em Portugal este ano.
Gostei muito de aprender sobre essa festa portuguesa, tantos detalhes interessantes que você apresentou! A proibição da participação das raparigas na origem da festividades mostra como os tempos mudaram.
É isso mesmo. É uma festa super interessante e diferente de tudo o que existe em Portugal.
Oi, Carla
como o mundo é rico e como eu queria conhecê-lo para testemunhar esta e outras tantas festas cheias de tradições. Que bom que existem blogs de viagem como o seu para a gente viajar virtualmente.
Muito obrigada, Marcia. <3
Olá Carla, tudo bem? Ainda não tive a oportunidade de conhecer Portugal, mas está nos planos. E esse tipo de festa é sempre uma oportunidade para vislumbrar a cultura do local! 😉
Vale bem a pena, Fábio. 😀
Uau, que interessante! Eu adorei visitar Guimarães, mas não conhecia a tradição das festas Nicolinas no fim do ano… agora quero voltar para viver essa experiência! 😀
Gabriela, vai adorar. 😀
As Nicolinas são a tradição mais singular e fabulosa da nossa cidade. Está quase…
Está mesmo. É magnífico. 😀
Que loucura isso das moças não poderem participar do desfile (originalmente)… Triste pensar que pode ser por conta de não seguir nos estudos… Mas que bom que hoje não funciona mais assim! Confesso que achei um tanto desconfortável tbm a ideia das mulheres ficarem nas janelas esperando ser galanteadas… oO (Embora elas pareçam estar se divertindo pelas fotos 😛 ) Mas amei as fitas coloridas! Achei lindo! Eu amo as decorações natalinas!
O papel da mulher na sociedade mudou muito. Na realidade a mulher esteve muito tempo fora da vida académica, especialmente há vários séculos atrás. Felizmente o mundo mudou mas ainda há um caminho grande a percorrer.
Adoro conhecer as festas e tradições de Natal em outros lugares do mundo. Essa época é tão fofa!
Guimarães fica ainda mais bonita nesta altura.
Que legal! Festa super típica né.. esse tipo de experiência deixa a viagem ainda mais interessante.. Bom saber da época em que elas acontecem.
Maravilhosas as Festas Nicolinas.
No natal a cidade fica linda, é uma ótima opção, to me programando para o Natal e essa opção é super válida! indico.
Obrigada 😀
Que interessante essa festa, cheia de cores e simbolismos. Deve ser um período muito animado e divertido na cidade, fora o romance e os namoros que devem surgir, rs.
eheheh Verdade! 😀
Excelente opção!!Nao sabia da existência destas festas. Excelente quero muito ir aí!!
É maravilhoso!
TAMBÉM SOU Amante de Viagens ,e tenho seguido os passos deste te Casal encantador.Adoro Ler ,às vossos relatos e experiências,pois Viajar E cultura,lazer e Conhecimento
Obrigada
Muito obrigada, Céu. 😀