Visitar a Fundação Eça de Queiroz é uma excelente forma de entrar no universo do grande escritor português, e ficar a conhecer melhor a sua vida e obra. Criada em 1990, com o apoio dos descendentes do escritor e da Associação de Amigos de Eça de Queiroz, e com o primeiro objectivo de salvaguardar a memória cultural e física de Eça de Queiroz, a Fundação Eça de Queiroz é já uma referência cultural do norte de Portugal e nós, na nossa Rota do Românico pelo vale do Douro, não podíamos deixar passar a oportunidade de visitar a Fundação Eça de Queiroz.
Procura ideias de lugares para visitar em Portugal? Consulte o nosso artigo com mais de 50 lugares a visitar em Portugal.
Fundação Eça de Queiroz
A Fundação Eça de Queiroz encontra-se no lugar de Tormes, freguesia de Santa Cruz do Douro, no concelho de Baião, e está sediada na Casa e Quinta de Vila Nova, pertencente à família da mulher de Eça de Queiroz, Emília de Castro Pamplona, propriedade que Eça de Queiroz recebeu em herança e imortalizou como Quinta de Tormes em ‘A Cidade e as Serras’.
Pesquise aqui para comprar um exemplar de “A cidade e as Serras”, de Eça de Queiroz.
A casa da família foi objecto de intervenções arquitectónicas, criando-se um espaço museológico, uma biblioteca, um arquivo, um mini-auditório e um espaço para serviços administrativos, funcionando como sede da Fundação Eça de Queiroz. Além disso, três casas de antigos caseiros foram transformadas em casas de turismo rural na Fundação Eça de Queiroz. Pode consultar aqui o sítio oficial da Fundação Eça de Queiroz.
Para além de preservar a memória e património de um dos mestres da Língua Portuguesa, um dos objectivos da Fundação Eça de Queiroz é partilhar essa riqueza com todos aqueles que se interessem pela vida e obra do escritor. Para isso, há um programa de visitas guiadas na Fundação Eça de Queiroz, destinadas não só a visitantes a título individual, como também para grupos organizados ou públicos escolares. Foi precisamente uma visita à casa do escritor que nos trouxe até ali à Fundação Eça de Queiroz.
Casa de Eça de Queiroz
Com a ajuda da nossa guia na Fundação Eça de Queiroz, percorremos sala a sala da casa da Fundação Eça de Queiroz, e pudemos conhecer melhor a vida e obra deste escritor, através de um contacto próximo com alguns dos seus objectos pessoais (como o famoso monóculo), da mobília da sua casa em Paris, quadros, fotografias, presentes de amigos (como a cabaia que lhe trouxeram da China), uma parte da sua biblioteca e dos seus descendentes, e a que é, provavelmente, a peça mais emblemática de todo o espólio, a escrivaninha onde Eça escrevia de pé.
A visita terminou na capelinha do século XVI da Fundação Eça de Queiroz, que é a parte mais antiga da casa, e no rés-do-chão, outrora adega, onde há agora um auditório e uma pequena loja, onde compramos uma garrafa de Vinho de Tormes, produzido na propriedade.
Restaurante de Tormes
Depois da nossa visita à Fundação Eça de Queiroz, resolvemos apreciar mais uma das valências da Fundação Eça de Queiroz, neste caso resultante de uma parceria realizada com a Pensão Borges (Baião), o Restaurante de Tormes localizado mesmo ao lado da casa-mãe.
Ali no restaurante da Fundação Eça de Queiroz, a especialidade são as ementas queirosianas, onde experimentámos alguns dos pratos mencionados em diferentes obras do escritor. Depois de entradas com presunto, alheira, bolinhos de bacalhau, peixinhos da horta e bifinhos de vinha d’alho, passámos aos pratos principais, o famoso arroz de favas com frango alourado (mencionado em ‘A Cidade e as Serras’), que estava delicioso, e o bacalhau assado no forno. Tudo, claro está, regado com Vinho de Tormes da Fundação Eça de Queiroz.
Dicas para visitar a Fundação Eça de Queiroz
Para visitar a ‘Quinta de Tormes’ e a Fundação Eça de Queiroz, mergulhando no universo queirosiano, o horário é de Terça a Domingo, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 16h30, sendo que as entradas na casa realizam-se de hora em hora. Para marcar, pode consultar aqui os contactos da Fundação Eça de Queiroz e como lá chegar.
Onde dormir quando visitar a Fundação Eça de Queiroz
Quando visitámos a Fundação Eça de Queiroz, ficámos alojados no Douro Royal Valley Hotel & Spa, um hotel entre Ribadouro e a Pala, que alia glamour e requinte à tradição do Douro.
Pode marcar aqui a sua estadia no Douro Royal Valley Hotel & Spa.
Mas há outras excelentes opções de alojamento no concelho de Baião
- Na vila de Baião ou perto da Fundação Eça de Queiroz, pode escolher entre O Aconchego das Raízes, ou a CasadaVilla by TascaDino.
- Perto da Serra do Marão, pode escolher entre a Tasca do Valado, na aldeia de Mafómedes, e a Casa do Monte – Douro, em Teixeiró.
- Perto do rio Douro, experimente a Casa da Mouta – Douro Valley, as Casas de Pousadouro, a Quinta da Ermida – Turismo de Habitacao, ou ainda a Quinta das Aguincheiras.
- Para quem viaja em família ou em grupo, experimente as casas de férias Green House Village, a Family Secrets Douro, a Casa Douro Terrace, ou ainda a Casa Mateus – Aregos Douro Valley. Pode ainda optar pelos apartamentos , ou Belavista House.
- Se prefere alojamentos com mais conforto e exclusividade, pode optar pelo Douro Palace Hotel Resort & SPA, a Quinta Santo António Douro, ou a Casa da Lavand’eira.
Se vai visitar o Douro, consulte as nossas melhores sugestões:
- Visitar o Alto Douro Vinhateiro – Um artigo sobre o que explorar na zona vinícola do Douro.
- Roteiro pelos Miradouros do Douro Internacional – Um roteiro com indicação para chegar a todos os miradouros do Douro Internacional.
- Visitar Lamego – Um artigo cheio de dicas para conhecer esta bela cidade na região centro de Portugal.
- Visitar a Régua – Um artigo cheio de dicas para visitar o Douro na Régua.
- Trilho de São Cristóvão do Douro – Um belo trilho para descobrir o Douro Vinhateiro no Pinhão.
- Visitar Baião – Um artigo cheio de dicas para visitar a região de Baião, do Marão ao Douro.
- Visitar o Pinhão – Um artigo cheio de dicas para visitar o Douro Vinhateiro na região do Pinhão.
- Visitar Foz Côa – Um artigo cheio de dicas para visitar Foz Côa.
- Parque arqueológico das gravuras do Côa – Um artigo cheio de dicas para conhecer o vale do rio Côa.
- Comboio Histórico do Douro – Um artigo sobre uma das experiências mais marcantes para se fazer em Portugal.
- Linha do Douro – Um artigo sobre a antiga e actual Linha do Douro.
- Onde comer bem no Douro – Um artigo com os melhores restaurantes para comer na região do Douro.
- Castas e Pratos – Um artigo sobre o melhor restaurante da Régua.
- Dormir num alojamento local no Douro – Uma experiência de alojamento em Celeirós do Douro.
- Casa de Férias no Douro – Um artigo em que partilhamos a nossa experiência numa casa de férias no Douro.
- Dormir no Pinhão – Um artigo sobre um dos melhores hotéis do Pinhão.
- Dormir nas Caves do Vinho do Porto – Uma experiência incrível para conhecer a história do Vinho do Porto.
- Dormir no Douro – Um artigo cheio de boas opções para alojamentos na região do Douro.
- Roteiro para aproveitar a EN222 – Um roteiro para aproveitar uma das estradas mais belas de Portugal junto ao Douro.