Festa das Vindimas? Quando ouvimos que ia existir uma festa nas Vindimas no Dão pensamos logo em visitar. Chegado o mês de Setembro, é tempo de vindimas, e nós estamos sempre prontos para conhecer novos lugares, e novas histórias para contar sobre esta época tão especial, que é cada vez mais apreciada por portugueses, e estrangeiros que visitam o nosso país. O ano passado fomos à região do Douro, e neste ano decidimos que estava na altura de conhecer melhor a região do vinho do Dão, e visitar Viseu e a Festa das Vindimas.
A Festa das Vindimas é fruto do reconhecimento do enorme potencial da tradição vitivinícola para o crescimento económico e turístico da cidade e da região, e é um conjunto de eventos com o duplo objectivo de promover os Vinhos do Dão, mas também a cidade de Viseu como destino privilegiado no panorama do enoturismo nacional e internacional.
Se gosta de explorar as melhores Serras de Portugal temos alguns artigos que vai gostar de descobrir:
- Serra da Lousã – Um artigo cheio de dicas maravilhosas para explorar a Serra da Lousã, com roteiro dia-à-dia para um fim de semana prolongado.
- Serra do Montesinho – Um artigo cheio de dicas maravilhosas para uma bela escapadinha pelo norte de Portugal bem próximo de Bragança.
- Serras de Aire e Candeeiros – Um artigo com um roteiro maravilhoso para explorar as paisagens calcárias de Portugal.
- Visitar a Serra do Gerês – Um artigo com as melhores dicas para visitar o Gerês e a serra, com dicas para trilhos, piscinas naturais, restaurantes e alojamentos.
- Serra da Freita – Um artigo com as melhores dicas para visitar e aproveitar a maravilhosa Serra da Freita, no centro de Portugal.
- Serra do Açor – Um artigo com um roteiro e dicas para visitar a Serra do Açor em 2 ou 4 dias.
- Serra do Alvão – Um artigo sobre a Serra do Alvão e as maravilhas deste território.
Como chegar a Viseu e às Festas das Vindimas
Viseu fica no coração de Portugal, a apenas 100 km de Coimbra e a 80 km de Aveiro, e é facilmente acessível a partir de qualquer ponto do país de carro e ideal para conhecer na Festa das Vindimas.
Onde dormir na Festa das Vindimas
Escolhemos um alojamento estrategicamente localizado bem perto do Rossio e do centro histórico da cidade, e preparámo-nos para viver a Festa das Vindimas.
MARQUE AQUI O SEU ALOJAMENTO EM VISEU
Visitar a Festa das Vindimas
Viseu, nesta época do ano, tem muitas experiências a não perder e a Festa das Vindimas é a melhor.
1. Visitar o Mercado de Vinhos e Sabores, no centro da Festa das Vindimas
O ponto de encontro de produtores e consumidores na Festa das Vindimas, e centro da acção da Festa das Vindimas, foi, como já vem sendo habitual, o Mercado 2 de Maio, onde se concentraram barraquinhas e tasquinhas no “Mercado de Vinhos e Sabores”. Ali, claro, pôde-se provar e comprar vinhos do Dão, mas também queijos e enchidos, doces e geleias, entre outros produtos gastronómicos. No segundo patamar desta praça histórica, encontrava-se um espaço infanto-juvenil, e o local de concertos e outros eventos culturais da Festa das Vindimas.
2. Assistir a um concerto de música com Viseu como pano de fundo
Fazem parte da tradição das Festas das Vindimas os concertos de música com artistas de renome e num local emblemático da cidade, quer seja no Adro da Sé, ou no Rossio. Este ano, o programa foi dominado pelas mulheres e as cabeças de cartaz foram Isabel Silvestre, Teresa Salgueiro e Ana Moura. Uma oportunidade única para assistir a boa música num ambiente histórico na Festa das Vindimas. Na Sexta à noite, depois de jantarmos no restaurante Muralha da Sé, estava a começar um concerto logo ao lado, em frente à Fonte das Três Bicas, mas não pudemos ficar a assistir pois decidimos participar numa actividade nocturna que considerámos deveras original e interessante. É um programa obrigatório nas Festa das Vindimas.
3. Participar na Vindima Nocturna, na Quinta de Lemos
O Hugo é enólogo e participou na fundação da Quinta de Lemos em 1997. Com uma personalidade calorosa e apaixonado pelo que faz, acolheu-nos na adega e deu-nos uma breve explicação das vantagens e desvantagens da vindima nocturna, sendo a baixa temperatura das uvas benéfica para o processo de fermentação, mas também sendo mais difícil angariar mão-de-obra feminina para trabalhar durante a noite. Munidos de um frontal e uma tesoura de poda, pudemos comprovar no terreno o que é fazer a vindima sob um céu estrelado, e que as noites de início de Outono em Viseu já arrefecem bastante. Esta é uma actividade da Festa das Vindimas. Findo o trabalho árduo, e tal como os trabalhadores a sério, aproveitámos para fazer uma ceia, para a qual nos encaminhámos em direcção ao Mesa de Lemos, o restaurante da Quinta de Lemos, onde o chefe Diogo Rocha nos brindou com uma reinterpretação gourmet da ceia dos trabalhadores. Uma saborosíssima maneira de acabar o dia na Festa das Vindimas, e com excelente companhia.
4. Provar os Vinhos do Dão e a gastronomia local na Festa das Vindimas
A tradição vinícola de Viseu já vem de longe, acompanhando a história da própria cidade, desde a sua origem na época castreja, passando pelo período da romanização e pela invasão muçulmana. A excelência dos vinhos do Dão e o seu prestígio internacional, notório já no final do século XIX, levou a um reconhecimento oficial da sua especificidade com a instituição, em 1908, da Região Demarcada do Dão, tendo sido a primeira região demarcada de vinhos não licorosos do país. A Região Demarcada do Dão apresenta cerca de 20 mil hectares de vinhas, divididas por sete sub-regiões, nos distritos de Coimbra, Guarda e Viseu. O clima, condicionado pelas serras circundantes do Caramulo e outras, e caracterizado pela existência de elevadas amplitudes térmicas, o solo predominantemente granítico, e as castas implementadas, das quais se destacam as tintas Touriga Nacional, Alfrocheiro e Jaen e a branca Encruzado, resultam em vinhos elegantes e de aromas intensos e frutados, combinando na perfeição com a gastronomia local, forte em carnes vermelhas. Em Viseu, os vinhos do Dão, tintos ou brancos, são os companheiros de eleição do cabrito assado, do arroz de polvo, e da vitela assada, entre outras iguarias regionais. Mais uma actividade a não perder na Festa das Vindimas.
5. Participar na Vindima nas Quintas
Visitar a Festa das Vindimas em Viseu e não participar nas vindimas propriamente ditas e como ir a Roma e não ver o Papa! Já que na cidade os vinhos do Dão são réis e senhores da Festa das Vindimas, há que sair da cidade e visitar uma das quintas produtoras da região e ter uma experiência memorável, onde se aprende como a uva se torna o líquido precioso e se vivência em primeira mão o gosto e o entusiasmo dos produtores vitivinícolas da região. Este ano, foram treze as quintas do Dão aderentes à Festa das Vindimas e que abriram portas para receber visitantes de todas as idades e vindos de todo o país e estrangeiro.
No site oficial da Festa das Vindimas, pode-se escolher a quinta a visitar e reservar lugar. As quintas são todas diferentes, assim como a experiência, por isso há que escolher conforme o gosto. Pode fazer-se a vindima, mas também a pisa tradicional das uvas, assim como uma visita às instalações da quinta.
Nós escolhemos a Quinta Vinha Paz, onde o António e os seus trabalhadores nos receberam de braços abertos, e nos proporcionaram um ambiente genuíno e cordial, numa quinta marcada pelo carácter familiar e acolhedor. Tivemos por companhia várias famílias com filhos, que já têm por tradição visitar a Festa das Vindimas, e um casal de brasileiros a residir e Portugal. Enquanto vindimávamos, fomos agraciados com a música e cantorias do Grupo de Cantares da associação de Vila Chã de Sá, e o trabalho foi ainda mais agradável na Festa das Vindimas.
Depois da recolha das uvas, miúdos e graúdos deliciaram-se com a pisa das uvas, não nos lagares graníticos tradicionais da quinta (pois a vindima este ano foi precoce), mas em cima do tractor. Que bela Festa das Vindimas!
Depois do trabalho estava na hora de aproveitar a frescura da água da piscina e da relva do jardim, e acabar a Festa das Vindimas com um belo repasto constituído por produtos tradicionais da região, acompanhados pelo vinho da Quinta Vinha Paz.
Antes de regressarmos a Viseu, o António ainda nos levou a uma visita à adega e lagares da quinta. Uma experiência a não perder na Festa das Vindimas, para desfrutar com a sua cara-metade, com amigos ou com toda a família.
Quintas onde pode participar nas vindimas:
- Quinta Vinha Paz (esta quinta é ideal para levar os miúdos)
- Quinta do Medronheiro
- Quinta de Turquide
- Quinta Chão de São Francisco
- Quinta de Reis
- Quinta da Falorca
- Quinta do Cruzeiro
- Quinta do Perdigão
- Quinta de Cabriz
- Quinta de Santar
- Quinta Pedra de Cancela
- Quinta de Lemos
- Quinta da Ínsua
6. Participar numa corrida ou caminhada da Festa das Vindimas
Na manhã de Domingo, enquanto visitávamos o centro histórico da cidade durante a Festa das Vindimas, pudemos ainda testemunhar a passagem, em frente ao edifício histórico da Câmara Municipal, dos corredores que participavam na Meia Maratona do Dão, a quarta prova em 2017 do circuito Running Wonders EDP – Meias Maratonas em Patrimónios Mundiais. Além da Meia Maratona, apenas para os mais profissionais, também decorreram a Mini Maratona e a Caminhada, que abriram esta “Corrida de Emoção” a todos aqueles que quiseram conjugar uma actividade física saudável com um belo passeio pela magnífica cidade de Viseu. Acabámos por partilhar alguns troços da caminhada com os participantes, mas como só tínhamos esse dia para explorar Viseu, tivemos de seguir pelo nosso próprio percurso.
7. Explorar o património de Viseu
Mesmo antes da formação do Condado Portucalense, já Viseu era uma importante cidade, com uma identidade vinhateira bem marcada. Aliás, Viseu foi residência dos condes D. Teresa e D. Henrique, os quais lhe concederam um foral em 1123, sendo que alguns historiadores defendem que D. Afonso Henriques terá ali nascido. Fruto de conquistas e reconquistas, a cidade acabou por ser dotada de um sistema defensivo em diferentes épocas, podendo ainda hoje admirar-se vestígios das muralhas romana e afonsina. Mas é o núcleo histórico em redor da Sé e da Igreja da Misericórdia que domina a cidade, juntamente com o Rossio e a Igreja dos Terceiros de São Francisco. O património histórico também se exibe entre paredes, e apesar de o Museu Nacional Grão Vasco ser o mais rico e importante da cidade, Viseu ostenta um conjunto de 8 Museus Municipais muito interessantes e diversos, que exploram o património histórico, mas também arqueológico, natural e artístico da região, e todos de entrada grátis. Sobre tudo isto, falaremos noutro artigo, sobre os lugares obrigatórios a visitar em Viseu.
MARQUE AQUI O SEU ALOJAMENTO EM VISEU
Veja a nossa experiência na Festa das Vindimas em video.
Se gosta de roteiros e rotas para explorar Portugal, não pode perder estes nossos artigos aqui no blogue:
- Roteiro para as ilhas dos Triangulo dos Açores – Um roteiro para aproveitar 10 dias pelas ilhas de São Jorge, Pico e Faial com informação dia-à-dia e de transporte entre ilhas.
- Roteiro para aproveitar a EN222 – Um roteiro para aproveitar uma das estradas mais belas de Portugal junto ao Douro.
- Roteiro pelos Miradouros do Douro Internacional – Um roteiro com indicação para chegar a todos os miradouros do Douro Internacional.
- As melhores estradas para conhecer e explorar Portugal – EN2, EN222 são apenas algumas das magníficas estradas para conhecer Portugal. Conheça a nossa selecção.
- Estrada Nacional 2 – Um roteiro magnífico e personalizado, cheio de dicas para fazer a Estrada Nacional 2.
- Rota Termal e da Água – Um artigo para o ajudar a fazer uma rota magnífica em Portugal, a rota na zona de Chaves pelas diferentes termas da região.
- 9 Roteiros para conhecer Portugal de Carro – Um artigo com 9 propostas de roteiros para conhecer o melhor de Portugal de carro. Veja os nossos mapas e guarde estas sugestões.
- Rota do Românico em Portugal – Um conjunto de artigos sobre as Rotas do Românico em Portugal, no Sousa, Douro e Tâmega.