MIRADOUROS DA EN222 | Roteiro pelo Douro Superior

MIRADOUROS DA EN222 | Roteiro pelo Douro Superior da Régua ao Pinhão e Foz Côa

Quer percorrer os miradouros da EN222? Não perca este nosso roteiro pelo Douro desde a Régua a Foz Côa pelos miradouros da EN222. O Douro Superior, do Pinhão até Barca d’Alva, é um troço muito menos turístico do que o resto da região do Douro Vinhateiro. Da Régua ao Pinhão a estrada é fácil de desfrutar, cheia de miradouros da EN222 de encher o olho ao nível do Douro. Mas, ao deixar o Pinhão para trás, em direcção a Vila Nova de Foz Côa, a paisagem vinícola ganha ainda mais autenticidade, conservando as marcas da luta do homem para domar a natureza, com socalcos a marcar a paisagem. Do Tua até Barca d’Alva, o Douro torna-se mais selvagem, correndo num vale escarpado sempre que encontra quartzitos, os mesmos que dão origem a miradouros da EN222 sobre o rio, onde, na generalidade, o homem construiu ermidas e capelas. O concelho de São João da Pesqueira é especialmente abençoado em locais fantásticos para se admirar o Douro Superior. Pequenas ermidas que jazem esquecidas no topo de penhascos são os melhores miradouros da EN222. Para explorar o Douro Superior, fomos percorrendo a Estrada Nacional 222, e descobrindo paragens improváveis e recantos maravilhosos e os miradouros da EN222.


ROTEIRO PELOS MIRADOUROS DA EN222


MIRADOUROS DA EN222 DA RÉGUA AO PINHÃO


A estrada nacional 222 da Régua ao Pinhão é maravilhosa e basta escolher os melhores locais para parar mesmo junto ao rio, pois a estrada serpenteia o Douro, sempre pela sua margem esquerda, ao nível da água. Porém, se quiser boas vistas e descobrir os miradouros da EN222, compensa subir à Quinta do Seixo, para uma das panorâmicas mais belas do Douro. A entrada no miradouro da quinta é gratuita mas vale a pena aproveitar e fazer uma visita. Sendo assim, os melhores miradouros da EN222 neste troço é a própria estrada.


MIRADOUROS DA EN222 DO PINHÃO A FOZ CÔA


A estrada nacional 222 do Pinhão a Foz Côa é muito mais difícil de aproveitar e merece alguns desvios para contemplar as melhores e mais belos miradouros da EN222 sobre o Douro Superior.

1. Miradouro Quinta das Carvalhas, um dos mais altos miradouros da EN222

Na margem oposta ao Pinhão, a Quinta das Carvalhas foi a nossa primeira paragem no Douro Superior e o mais alto dos miradouros da EN222. Na EN222, há um corte à esquerda que leva à Quinta das Carvalhas. Nós fizemos a estrada que vai até à porta da quinta, com pouca esperança de entrar, já que se trata de uma quinta privada. Apesar das melhores vistas do Douro serem da estrada de terra batida que leva à entrada da quinta, como o portão estava aberto, acabámos por entrar e contemplar a vista do miradouro. A vista deste miradouros da EN222 é magnífica.

Roteiro para visitar os MIRADOUROS DO DOURO SUPERIOR do Pinhão a Foz Côa | Portugal

Contemplando o Douro Superior do Pinhão a Foz Côa | Portugal

Contemplando os miradouros do Douro Superior do Pinhão a Foz Côa | Portugal

.

2. Miradouro de Frei Estevão

Pelo caminho, na EN222, vale a pena parar num parque na beira da estrada pouco depois de sair do desvio que leva à Quinta das Carvalhas. As vistas são magníficas mas devido à vegetação é necessário subir ao muro ou às mesas de merenda num dos miradouros da EN222.

Contemplando os miradouros do Douro Superior do Pinhão a Foz Côa | Portugal

3. Miradouro da Senhora do Monte

Este é um dos miradouros da EN222 que não permite contemplar o rio Douro, mas apenas a região vinícola do concelho de São João da Pesqueira. Vale a pena fazer a estrada de terra batida que leva à capela da Senhora do Monte (embora não exista sinalização na estrada) para contemplar a paisagem rural da região de um dos miradouros da EN222.

Contemplando os miradouros do Douro Superior do Pinhão a Foz Côa | Portugal

4. Miradouro da Nossa Senhora das Neves, um dos mais belos miradouros da EN222

No alto da Fraga da Bandeira, na freguesia de Soutelo do Douro, a capela da Senhora das Neves, permite contemplar uma parte bastante considerável do troço do Douro, assim como a paisagem vinhateira da região. Mas nem só de vinho se faz o Douro. Há muitos olivais e pomares na região. Este é um dos mais belos miradouros da EN222.

Contemplando os miradouros do Douro Superior do Pinhão a Foz Côa | Portugal

5. Miradouro da Senhora de Lurdes, um dos mais belos miradouros da EN222

Este foi um dos miradouros da EN222 que mais gostámos no nosso percurso no Douro Superior. Depois de chegar à povoação de Nagoselo do Douro, siga em direcção à capela da Senhora de Lurdes. A capela, minúscula, ergue-se num local verdadeiramente sobranceiro sobre o Douro. Na outra margem, do lado direito, vê-se a Foz do Tua e a estação de comboio em madeira. Lá em baixo, o Douro torna-se muito mais selvagem, talhando o seu vale encaixado nas bancadas quartzíticas, e com um leito mais estreito. O miradouro é mágico e um dos melhores miradouros da EN222. Parece saído de um cenário de filme e, ao final do dia, tem ainda mais encanto.

Contemplando os miradouros do Douro Superior do Pinhão a Foz Côa | Portugal

Contemplando os miradouros do Douro Superior do Pinhão a Foz Côa | Portugal

Contemplando os miradouros do Douro Superior do Pinhão a Foz Côa | Portugal

.

6. Miradouro de São Salvador do Mundo, o mais afamado dos miradouros da EN222

O miradouro de São Salvador do Mundo é um dos mais conhecidos miradouros da EN222 no Douro Vinhateiro, em especial, no Douro Superior. De elevada beleza, a vista sobre o Douro é bonita, mas há outros muito superiores. O que de mais magnífico tem o miradouro é o conjunto em si. Há ali um santuário, uma capela e uma gruta, quase integradas completamente na paisagem granítica. Da capela é possível contemplar a barragem da Valeira ao fundo, assim como a paisagem vinícola do Douro. Do santuário desce uma via sacra, com capelinhas, algumas das quais do século XVI. Não perca este local no seu périplo pelos mais belos miradouros da EN222.

Contemplando os miradouros do Douro Superior do Pinhão a Foz Côa | Portugal

7. Miradouro da Quinta de Vargelas

Este miradouro situa-se na estrada EN222 e na entrada da Quinta de Vargelas. Dali vê-se a linha do Douro, nomeadamente a ponte em que o comboio cruza da margem norte para a margem sul do rio. Do outro lado está a paisagem vinícola do concelho de Carrazeda de Ansiães. Ao fundo ainda se vê São Salvador do Mundo. É mais um dos belos miradouros da EN222.

Contemplando os miradouros do Douro Superior do Pinhão a Foz Côa | Portugal


DICAS PRÁTICAS PARA DORMIR NO DOURO


ONDE DORMIR NO PINHÃO

O Vintage House Douro é a cereja no topo do bolo do alojamento no Pinhão e ideal para despois explorar os miradouros da EN222. Construído nos antigo edifício da Real Companhia Velha, no Pinhão, hoje é um dos hotéis mais luxuosos do Douro Vinhateiro. O edifício conquistou-nos logo quando entramos, com belas vinhas no parque de estacionamento e ramadas espalhadas pelos espaços exteriores. Várias esplanadas sobre o Douro fizeram as nossas delícias nos dias que aqui passamos. Soube muito bem sentarmo-nos, apanhando os raios de sol, de frente para o rio, contemplando os socalcos e a terra cultivada.

ONDE DORMIR NA RÉGUA

Quando visitámos a Régua para explorar os miradouros da EN222 alojámo-nos numa casa de alojamento local muito gira, à saída da Régua – Casa do Salgueiral. Não fica no centro da Régua, fica a cerca de 1,5 km mas dá para ir a pé, belo passeio pela ecopista sempre junto ao rio. Este alojamento é sem sombra de dúvida um dos melhores negócios preço-qualidade que vai encontrar na Régua pois tem quartos espaçosos, com wc, pequeno- almoço e uma piscina fabulosa (coisa rara na Régua, especialmente dentro desta gama de preços). O alojamento é fabuloso e só não vale a pena ficar aqui se estiver esgotado, por isso, marque rápido. Pode marcar o alojamento da Casa do Salgueiral Douro  no Booking mas, já sabe, despache-se!

ONDE DORMIR EM FOZ CÔA

Na nossa viagem pelos miradouros da EN222, em Foz Côa optámos por hospedar-nos numa unidade de Turismo de Aldeia, na aldeia de Murça do Douro, próximo de Freixo de Numão. Ficámos alojados no Bairro Casal, numa casinha magnífica virada para o vale do Douro e com vista fabulosa. A nossa casa era a Casa Folgosinha, uma casa para duas pessoas, com um quarto, casa de banho, sala, cozinha, varanda e terraço.

Se procura as melhores sugestões sobre o Douro:

Se gosta de roteiros e rotas para explorar Portugal, não pode perder estes nossos artigos aqui no blogue:

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

QUE EQUIPAMENTO FOTOGRÁFICO USAMOS

Esta é provavelmente uma das perguntas que mais recebemos. A resposta é simples e está aqui. Desde drone, câmaras fotográficas, computadores, etc. Tudo o que vai na nossa bagagem está aqui.

  DSLR Camera free icon Máquinas fotográficas e drones sinal de símbolo de ícone de computador - Download Vetores Gratis ...Computador e gadgets

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão TRANSFERWISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão. . Este blogue contém links de programas de afiliados.

6 Comentários

  1. Que região linda essa do Douro Superior em Portugal! Estive no Porto 20 anos atrás, mas não exploramos tanto da região. AMEI as fotos e as vistas dos miradouros!

    1. Carla Mota diz: Responder

      é lindo demais o Douro Superior.

  2. Marcela diz: Responder

    Adorei a ideia de viajar pela EN222 e conhecer os miradouros do Douro Superior. É o tipo de viagem que eu mais gosto de fazer, de preferência sem pressa 🙂

    1. Carla Mota diz: Responder

      É uma maravilha!

  3. Murilo Pagani diz: Responder

    Eu adorei essa sugestão de roteiro pelos miradouros do Douro Superior.
    Sou muito viciado em mirantes, e sempre que posso incluo um ou outro nas minhas viagens!
    Percorrer uma rota com vários deles, e com paisagens deste nível, será incrível!

    Obrigado!

    1. Carla Mota diz: Responder

      Aposto que vai adorar percorrer a EN222 no Douro. É linda demais.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.