O Douro Superior, do Pinhão até Barca d’Alva, é um troço muito menos turístico do que o resto da região do Douro Vinhateiro. Ao deixar o Pinhão para trás, em direcção a Vila Nova de Foz Côa, a paisagem vinícola ganha ainda mais autenticidade, conservando as marcas da luta do homem para domar a natureza, com socalcos a marcar a paisagem. Do Tua até Barca d’Alva, o Douro torna-se mais selvagem, correndo num vale escarpado sempre que encontra quartzitos, os mesmos que dão origem a miradouros naturais sobre o rio, onde, na generalidade, o homem construiu ermidas e capelas. O concelho de São João da Pesqueira é especialmente abençoado em locais fantásticos para se admirar o Douro Superior. Pequenas ermidas que jazem esquecidas no topo de penhascos. Para explorar o Douro Superior, fomos percorrendo a Estrada Nacional 222, e descobrindo paragens improváveis e recantos maravilhosos.
1. Miradouro Quinta das Carvalhas
Na margem oposta ao Pinhão, a Quinta das Carvalhas foi a nossa primeira paragem no Douro Superior. Na EN222, há um corte à esquerda que leva à Quinta das Carvalhas. Nós fizemos a estrada que vai até à porta da quinta, com pouca esperança de entrar, já que se trata de uma quinta privada. Apesar das melhores vistas do Douro serem da estrada de terra batida que leva à entrada da quinta, como o portão estava aberto, acabámos por entrar e contemplar a vista do miradouro. A vista é magnífica.
.
2. Miradouro de Frei Estevão
Pelo caminho, na EN222, vale a pena parar num parque na beira da estrada pouco depois de sair do desvio que leva à Quinta das Carvalhas. As vistas são magníficas mas devido à vegetação é necessário subir ao muro ou às mesas de merenda.
3. Miradouro da Senhora do Monte
Este é um dos miradouros que não permite contemplar o rio Douro, mas apenas a região vinícola do concelho de São João da Pesqueira. Vale a pena fazer a estrada de terra batida que leva à capela da Senhora do Monte (embora não exista sinalização na estrada) para contemplar a paisagem rural da região.
4. Miradouro da Nossa Senhora das Neves
No alto da Fraga da Bandeira, na freguesia de Soutelo do Douro, a capela da Senhora das Neves, permite contemplar uma parte bastante considerável do troço do Douro, assim como a paisagem vinhateira da região. Mas nem só de vinho se faz o Douro. Há muitos olivais e pomares na região.
5. Miradouro da Senhora de Lurdes
Este foi o miradouro que mais gostámos no nosso percurso no Douro Superior. Depois de chegar à povoação de Nagoselo do Douro, siga em direcção à capela da Senhora de Lurdes. A capela, minúscula, ergue-se num local verdadeiramente sobranceiro sobre o Douro. Na outra margem, do lado direito, vê-se a Foz do Tua e a estação de comboio em madeira. Lá em baixo, o Douro torna-se muito mais selvagem, talhando o seu vale encaixado nas bancadas quartzíticas, e com um leito mais estreito. O miradouro é mágico. Parece saído de um cenário de filme e, ao final do dia, tem ainda mais encanto.
.
6. Miradouro de São Salvador do Mundo
O miradouro de São Salvador do Mundo é um dos mais conhecidos no Douro Vinhateiro, em especial, no Douro Superior. De elevada beleza, a vista sobre o Douro é bonita, mas há outros muito superiores. O que de mais magnífico tem o miradouro é o conjunto em si. Há ali um santuário, uma capela e uma gruta, quase integradas completamente na paisagem granítica. Da capela é possível contemplar a barragem da Valeira ao fundo, assim como a paisagem vinícola do Douro. Do santuário desce uma via sacra, com capelinhas, algumas das quais do século XVI.
7. Miradouro da Quinta de Vargelas
Este miradouro situa-se na estrada EN222 e na entrada da Quinta de Vargelas. Dali vê-se a linha do Douro, nomeadamente a ponte em que o comboio cruza da margem norte para a margem sul do rio. Do ouro lado está a paisagem vinícola do concelho de Carrazeda de Ansiães. Ao fundo ainda se vê São Salvador do Mundo.
Que região linda essa do Douro Superior em Portugal! Estive no Porto 20 anos atrás, mas não exploramos tanto da região. AMEI as fotos e as vistas dos miradouros!
é lindo demais o Douro Superior.
Adorei a ideia de viajar pela EN222 e conhecer os miradouros do Douro Superior. É o tipo de viagem que eu mais gosto de fazer, de preferência sem pressa 🙂
É uma maravilha!
Eu adorei essa sugestão de roteiro pelos miradouros do Douro Superior.
Sou muito viciado em mirantes, e sempre que posso incluo um ou outro nas minhas viagens!
Percorrer uma rota com vários deles, e com paisagens deste nível, será incrível!
Obrigado!
Aposto que vai adorar percorrer a EN222 no Douro. É linda demais.