Quer percorrer os miradouros da EN222? Não perca este nosso roteiro pelo Douro desde a Régua a Foz Côa pelos miradouros da EN222. O Douro Superior, do Pinhão até Barca d’Alva, é um troço muito menos turístico do que o resto da região do Douro Vinhateiro. Da Régua ao Pinhão a estrada é fácil de desfrutar, cheia de miradouros da EN222 de encher o olho ao nível do Douro. Mas, ao deixar o Pinhão para trás, em direcção a Vila Nova de Foz Côa, a paisagem vinícola da EN222 ganha ainda mais autenticidade, conservando as marcas da luta do homem para domar a natureza, com socalcos a marcar a paisagem.
Do Tua até Barca d’Alva, o Douro torna-se mais selvagem, correndo num vale escarpado sempre que encontra quartzitos, os mesmos que dão origem a miradouros da EN222 sobre o rio, onde, na generalidade, o homem construiu ermidas e capelas. O concelho de São João da Pesqueira é especialmente abençoado em locais fantásticos para se admirar o Douro Superior na EN222. Pequenas ermidas que jazem esquecidas no topo de penhascos são os melhores miradouros da EN222. Para explorar o Douro Superior, fomos percorrendo a Estrada Nacional 222, e descobrindo paragens improváveis e recantos maravilhosos e os miradouros da EN222.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
Se gosta de roteiros e rotas para explorar Portugal, não pode perder estes nossos artigos aqui no blogue:
- Roteiro para as ilhas dos Triangulo dos Açores – Um roteiro para aproveitar 10 dias pelas ilhas de São Jorge, Pico e Faial com informação dia-à-dia e de transporte entre ilhas.
- Roteiro para aproveitar a EN222 – Um roteiro na EN222 para aproveitar uma das estradas mais belas de Portugal junto ao Douro, a EN222.
- Roteiro pelos Miradouros do Douro Internacional – Um roteiro com indicação para chegar a todos os miradouros do Douro Internacional.
- As melhores estradas para conhecer e explorar Portugal – EN2, EN222 são apenas algumas das magníficas estradas para conhecer Portugal. Conheça a nossa selecção.
- Estrada Nacional 2 – Um roteiro magnífico e personalizado, cheio de dicas para fazer a Estrada Nacional 2.
- Rota Termal e da Água – Um artigo para o ajudar a fazer uma rota magnífica em Portugal, a rota na zona de Chaves pelas diferentes termas da região.
- 9 Roteiros para conhecer Portugal de Carro – Um artigo com 9 propostas de roteiros para conhecer o melhor de Portugal de carro. Veja os nossos mapas e guarde estas sugestões, incluindo com a EN222.
- Rota do Românico em Portugal – Um conjunto de artigos sobre as Rotas do Românico em Portugal, no Sousa, Douro e Tâmega.
ROTEIRO PELOS MIRADOUROS DA EN222
MIRADOUROS DA EN222 DA RÉGUA AO PINHÃO
A estrada nacional 222 da Régua ao Pinhão é maravilhosa e basta escolher os melhores locais para parar mesmo junto ao rio, pois a estrada serpenteia o Douro, sempre pela sua margem esquerda, ao nível da água. Porém, se quiser boas vistas e descobrir os miradouros da EN222, compensa subir à Quinta do Seixo, para uma das panorâmicas mais belas do Douro. A entrada no miradouro da quinta é gratuita mas vale a pena aproveitar e fazer uma visita na EN222. Sendo assim, os melhores miradouros da EN222 neste troço é a própria estrada!
MIRADOUROS DA EN222 DO PINHÃO A FOZ CÔA
A estrada nacional 222, a EN222, do Pinhão a Foz Côa é muito mais difícil de aproveitar e merece alguns desvios para contemplar as melhores e mais belos miradouros da EN222 sobre o Douro Superior.
1. Visitar o Miradouro Quinta das Carvalhas, um dos mais altos miradouros da EN222
Na margem oposta ao Pinhão, a Quinta das Carvalhas foi a nossa primeira paragem no Douro Superior e o mais alto dos miradouros da EN222. Na EN222, há um corte à esquerda que leva à Quinta das Carvalhas. Nós fizemos a estrada EN222 que vai até à porta da quinta, com pouca esperança de entrar, já que se trata de uma quinta privada. Apesar das melhores vistas do Douro serem da estrada de terra batida que leva à entrada da quinta, como o portão estava aberto, acabámos por entrar e contemplar a vista do miradouro. A vista deste miradouros da EN222 é magnífica.
.
2. Visitar o Miradouro de Frei Estevão
Pelo caminho, na EN222, vale a pena parar num parque na beira da estrada pouco depois de sair da EN222 no desvio que leva à Quinta das Carvalhas. As vistas são magníficas mas devido à vegetação é necessário subir ao muro ou às mesas de merenda num dos miradouros da EN222.
3. Visitar o Miradouro da Senhora do Monte
Este é um dos miradouros da EN222 que não permite contemplar o rio Douro, mas apenas a região vinícola do concelho de São João da Pesqueira. Vale a pena fazer a estrada de terra batida que leva à capela da Senhora do Monte (embora não exista sinalização na estrada EN222) para contemplar a paisagem rural da região de um dos miradouros da EN222.
4. Visitar o Miradouro da Nossa Senhora das Neves, um dos mais belos miradouros da EN222
No alto da Fraga da Bandeira, na freguesia de Soutelo do Douro, a capela da Senhora das Neves, permite contemplar uma parte bastante considerável do troço do Douro, assim como a paisagem vinhateira da região. Mas nem só de vinho se faz o Douro. Há muitos olivais e pomares na região. Este é um dos mais belos miradouros da EN222.
5. Visitar o Miradouro da Senhora de Lurdes, um dos mais belos miradouros da EN222
Este foi um dos miradouros da EN222 que mais gostámos no nosso percurso no Douro Superior. Depois de chegar à povoação de Nagoselo do Douro pela EN222, siga em direcção à capela da Senhora de Lurdes. A capela, minúscula, ergue-se num local verdadeiramente sobranceiro sobre o Douro. Na outra margem, do lado direito, vê-se a Foz do Tua e a estação de comboio em madeira. Lá em baixo, o Douro torna-se muito mais selvagem, talhando o seu vale encaixado nas bancadas quartzíticas, e com um leito mais estreito. O miradouro é mágico e um dos melhores miradouros da EN222. Parece saído de um cenário de filme e, ao final do dia, tem ainda mais encanto.
.
6. Visitar o Miradouro de São Salvador do Mundo, o mais afamado dos miradouros da EN222
O miradouro de São Salvador do Mundo é um dos mais conhecidos miradouros da EN222 no Douro Vinhateiro, em especial, no Douro Superior. De elevada beleza, a vista sobre o Douro é bonita, mas há outros muito superiores. O que de mais magnífico tem o miradouro é o conjunto em si. Há ali um santuário, uma capela e uma gruta, quase integradas completamente na paisagem granítica. Da capela é possível contemplar a barragem da Valeira ao fundo, assim como a paisagem vinícola do Douro. Do santuário desce uma via sacra, com capelinhas, algumas das quais do século XVI. Não perca este local no seu périplo pelos mais belos miradouros da EN222.
7. Visitar o Miradouro da Quinta de Vargelas na EN222
Este miradouro situa-se na estrada EN222 e na entrada da Quinta de Vargelas. Dali vê-se a linha do Douro, nomeadamente a ponte em que o comboio cruza da margem norte para a margem sul do rio. Do outro lado do rio está a paisagem vinícola do concelho de Carrazeda de Ansiães. Ao fundo ainda se vê São Salvador do Mundo. É mais um dos belos miradouros da EN222.
DICAS PRÁTICAS PARA DORMIR NA EN222 E NO DOURO
ONDE DORMIR NO PINHÃO NA EN222
- O Vintage House Douro é a cereja no topo do bolo do alojamento no Pinhão e ideal para despois explorar os miradouros da EN222. Construído nos antigo edifício da Real Companhia Velha, no Pinhão, hoje é um dos hotéis mais luxuosos do Douro Vinhateiro. O edifício conquistou-nos logo quando entramos, com belas vinhas no parque de estacionamento e ramadas espalhadas pelos espaços exteriores. Várias esplanadas sobre o Douro fizeram as nossas delícias nos dias que aqui passamos. Soube muito bem sentarmo-nos, apanhando os raios de sol, de frente para o rio, contemplando os socalcos e a terra cultivada.
ONDE DORMIR NA RÉGUA NA EN222
- Quando visitámos a Régua para explorar os miradouros da EN222 alojámo-nos numa casa de alojamento local muito gira, à saída da Régua – Casa do Salgueiral. Não fica no centro da Régua, fica a cerca de 1,5 km mas dá para ir a pé, belo passeio pela ecopista sempre junto ao rio. Este alojamento é sem sombra de dúvida um dos melhores negócios preço-qualidade que vai encontrar na Régua pois tem quartos espaçosos, com wc, pequeno- almoço e uma piscina fabulosa (coisa rara na Régua, especialmente dentro desta gama de preços). O alojamento é fabuloso e só não vale a pena ficar aqui se estiver esgotado, por isso, marque rápido. Pode marcar o alojamento da Casa do Salgueiral Douro no Booking mas, já sabe, despache-se!
ONDE DORMIR EM FOZ CÔA NA EN222
- Na nossa viagem pelos miradouros da EN222, em Foz Côa optámos por hospedar-nos numa unidade de Turismo de Aldeia, na aldeia de Murça do Douro, próximo de Freixo de Numão. Ficámos alojados no Bairro Casal, numa casinha magnífica virada para o vale do Douro e com vista fabulosa. A nossa casa era a Casa Folgosinha, uma casa para duas pessoas, com um quarto, casa de banho, sala, cozinha, varanda e terraço.
Se procura as melhores sugestões sobre o Douro:
- Visitar o Alto Douro Vinhateiro – Um artigo sobre o que explorar na zona vinícola do Douro.
- Parque arqueológico das gravuras do Côa – Um artigo cheio de dicas para conhecer o vale do rio Côa. Excelente para combinar com a EN222.
- Comboio Histórico do Douro – Um artigo sobre uma das experiências mais marcantes para se fazer em Portugal. Excelente para combinar com a EN222.
- Linha do Douro – Um artigo sobre a antiga e actual Linha do Douro. Excelente para combinar com a EN222.
- Onde comer bem no Douro – Um artigo com os melhores restaurantes para comer na região do Douro. Excelente para combinar com a EN222.
- Castas e Pratos – Um artigo sobre o melhor restaurante da Régua. Excelente para combinar com a EN222.
- Dormir num alojamento local no Douro – Uma experiência de alojamento em Celeirós do Douro. Excelente para combinar com a EN222.
- Casa de Férias no Douro – Um artigo em que partilhamos a nossa experiência numa casa de férias no Douro. Excelente para combinar com a EN222.
- Dormir no Pinhão – Um artigo sobre um dos melhores hotéis do Pinhão. Excelente para combinar com a EN222.
- Dormir nas Caves do Vinho do Porto – Uma experiência incrível para conhecer a história do Vinho do Porto.
- Dormir no Douro – Um artigo cheio de boas opções para alojamentos na região do Douro. Excelente para combinar com a EN222.
- Roteiro para aproveitar a EN222 – Um roteiro na EN222 para aproveitar uma das estradas mais belas de Portugal junto ao Douro, a EN222.
- Roteiro pelos Miradouros do Douro Internacional – Um roteiro com indicação para chegar a todos os miradouros do Douro Internacional. Excelente para combinar com a EN222.
- Visitar Lamego – Um artigo cheio de dicas para conhecer esta bela cidade na região centro de Portugal. Excelente para combinar com a EN222.
- Visitar a Régua – Um artigo cheio de dicas para visitar o Douro na Régua.
- Trilho de São Cristóvão do Douro – Um belo trilho para descobrir o Douro Vinhateiro no Pinhão.
- Visitar Baião – Um artigo cheio de dicas para visitar a região de Baião, do Marão ao Douro.
- Visitar o Pinhão – Um artigo cheio de dicas para visitar o Douro Vinhateiro na região do Pinhão.
- Visitar Foz Côa – Um artigo cheio de dicas para visitar Foz Côa.
Sem dúvida que esta zona do Douro é extraordinária! Já fiz a N222 de mota e é uma experiência fantástica. Atenção apenas na visita no Verão pois é muito quente. O norte de Portugal é extraordinário e aproveito, para além de vos gratificar pelo excelente trabalho deste blog, para vos convidar para explorar melhor o território Arouca Geopark.
Mais uma vez parabéns pelo vosso trabalho e continuem a viajar e a partilhar experiências!
Obrigada. A Estrada N222 no Douro Superior é mesmo maravilhosa.
Que região linda essa do Douro Superior em Portugal! Estive no Porto 20 anos atrás, mas não exploramos tanto da região. AMEI as fotos e as vistas dos miradouros!
é lindo demais o Douro Superior.
Adorei a ideia de viajar pela EN222 e conhecer os miradouros do Douro Superior. É o tipo de viagem que eu mais gosto de fazer, de preferência sem pressa 🙂
É uma maravilha!
Eu adorei essa sugestão de roteiro pelos miradouros do Douro Superior.
Sou muito viciado em mirantes, e sempre que posso incluo um ou outro nas minhas viagens!
Percorrer uma rota com vários deles, e com paisagens deste nível, será incrível!
Obrigado!
Aposto que vai adorar percorrer a EN222 no Douro. É linda demais.