O Pinhão é a alma do Douro Vinhateiro. Visitar o Pinhão pode e deve ser a primeira escolha para quem pretende conhecer a região do Douro e ainda não sabe por onde começar. O Pinhão é um dos melhores locais para apreciar o Douro tradicional, com lagaradas, vindimas, sementeiras e todo o processo de produção do vinho nesta paisagem consagrada como Património Mundial pela UNESCO.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
Se gosta de visitar vilas e pequenas aldeias em Portugal para escapadinhas veja aqui algumas das nossas sugestões
- Visitar Dornes – Uma bela aldeia no Zêzere excelente para uma escapadinha.
- Visitar Mértola – Um artigo cheio de dicas para conhecer a vila islâmica portuguesa.
- Visitar Sintra – Um das vilas mais encantadoras em Portugal e tudo o que precisa de saber para a visitar desde Lisboa.
- Visitar o Piódão – A aldeia do Piódão é um dos mais belos locais de Portugal.
- Visitar o Marvão – Um artigo cheio de dicas para explorar a vila medieval do Marvão.
- Visitar Drave – Um artigo para lhe explicar tudo sobre como visitar a aldeia abandonada de Drave.
- Visitar Monsaraz – Um artigo para lhe inspirar a visitar Monsaraz e o Alqueva, cheio de dicas maravilhosas.
- Aldeias obrigatórias a visitar em Portugal – Uma selecção daquelas que achamos serem as aldeias obrigatórias a visitar em Portugal.
- Visitar Baião – Um artigo cheio de dicas para visitar a região de Baião, do Marão ao Douro.
- Visitar Foz Côa – Um artigo cheio de dicas para visitar Foz Côa.
- Visitar a Costa Nova – Um artigo para visitar a povoação da Costa Nova e as suas casas às riscas.
- Visitar Carrazeda de Ansiães – Um artigo sobre este recanto esquecido no norte de Portugal.
- Visitar Miranda do Douro – Um artigo sobre uma das vilas mais belas de Portugal, sobre o rio Douro.
Pinhão e o Douro Vinhateiro
A Região de Pinhão e do Alto Douro Vinhateiro é famosa internacionalmente pelo seu fruto preferido, a uva, e o produto daí resultante, os Vinhos do Porto e de mesa do Douro. Mas são cada vez mais as pessoas, nacionais e estrangeiros, que não se ficam pela degustação do néctar de Baco, mas que querem explorar esta região e visitar o Pinhão, com uma paisagem assombrosa, uma hospitalidade generosa, e uma gastronomia fantástica. O Enoturismo é o chamariz, mas a região do Douro e do Pinhão tem muito mais para oferecer. Resolvemos também nós explorar esta região de Portugal e visitar o Pinhão, descobrir as actividades ao alcance de todos, conhecer os restaurantes no Pinhão onde provar a comida tradicional portuguesa e saborear os famosos vinhos, os hotéis onde dormir no Pinhão e relaxar com vista para o rio, os miradouros onde se admira a paisagem deslumbrante, e as Quintas do Pinhão onde se aprende as histórias do vinho e sua produção. Seguem-se as nossas dicas para visitar o Pinhão, o que fizemos, e aquilo que recomendamos para um roteiro de 3 dias na região do Pinhão.
DICAS PARA VISITAR O PINHÃO E O DOURO VINHATEIRO
1. Escolha um fim de semana bonito para desfrutar do Douro Vinhateiro e do Pinhão, um belo exemplo do património cultural português. Mas não se deixe travar pelo tempo no Pinhão. O Douro é belo em qualquer altura do ano e por isso é sempre bom para visitar o Pinhão.
2. Trace o seu itinerário para explorar o Douro Vinhateiro e o Pinhão (no final do post deixamos-lhe uma sugestão de trajecto mas adeque às suas preferências quando visitar o Pinhão). Para isso vai precisar de carro no Pinhão. Se não tiver pode alugar carro aqui.
3. Privilegie a experiência vinícola e gastronómica deste itinerário para visitar o Pinhão. Não se irá arrepender. Experimente o enoturismo quando visitar o Pinhão.
4. Pinhão ou as povoações envolventes, onde existem várias quintas, são os lugares ideais para ficar alojado porque há grande oferta de hotéis e restaurantes para satisfazer a sua comodidade ao final do dia no Pinhão.
5. Experimente a Linha do Douro, o comboio que liga o Porto ao Pocinho, passando pelo Pinhão e Tua, quando visitar o Pinhão.
6. Faça o percurso pelo Douro Vinhateiro no Pinhão com tempo para desfrutar dos lugares, dos vinhos e das comidas do norte de Portugal.
7. Para fazer o percurso do Douro Vinhateiro no Pinhão que vai aos miradouros e estradas panorâmicas precisa de transporte particular no Pinhão. Não há transportes públicos por isso programe isso quando visitar o Pinhão.
8. Há várias perspectivas para contemplar o rio Douro no Pinhão. Não perca nenhuma delas quando visitar o Pinhão. Explore o Douro Vinhateiro a pé, de carro, de comboio e de barco.
9. Não perca um passeio de barco pelo Douro quando visitar o Pinhão. Há passeios de uma hora, duas, várias horas, dia completo ou até vários dias desde o Pinhão.
10. O Douro Vinhateiro é um belo percurso e pode ser feito no Douro Superior (região de Foz Côa), no Cima Corgo (região do Pinhão) e no Baixo Corgo (região da Régua). Escolha uma ou várias destas áreas e dedique-lhe um fim de semana. Não se irá arrepender quando visitar o Pinhão.
O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR O PINHÃO
1. Visitar as quintas de produção de vinho no Pinhão
Visitar uma das muitas quintas no Pinhão onde se produz Vinho do Porto ou vinho de mesa do Douro é um dos pontos altos e obrigatórios para quem faz um percurso pelo Douro Vinhateiro e no Pinhão. Durante a nossa estadia na região do Pinhão visitámos algumas quintas que consideramos que devem fazer parte de qualquer roteiro para visitar o Pinhão.
VISITAR A QUINTA DO SEIXO NO PINHÃO
Esta é provavelmente a quinta do Douro e do Pinhão com melhores vistas sobre o rio e sobre os vinhedos e uma das melhores para visitar o Pinhão. A Quinta está no topo da vertente, rodeada por vinhas quer do lado do Douro, quer na vertente oposta do Pinhão. A estrada para aceder à quinta sobe a vertente entre campos de vinha e depois desce por outro lado com vistas fabulosas sobre o Pinhão.
.
Ainda que não vá fazer a visita à Quinta do Seixo no Pinhão vale a pena subir lá cima quando visitar o Pinhão para ver o miradouro. No entanto, a visita guiada à Quinta do Seixo é obrigatória. Por 6€ pode integrar um grupo e conhecer um pouco melhor esta Quinta, hoje propriedade da Sogrape e do grupo Sandeman, mas originalmente da família de Antónia Ferreira, a Ferreirinha. No final da visita há uma prova de vinhos do Porto numa sala com vistas deslumbrantes sobre o Douro e o Pinhão. Pegue no seu copo e vá bebê-lo para o exterior, contemplando a paisagem harmoniosa construída pelo homem e pela natureza no Pinhão.
.
VISITAR A QUINTA DO BONFIM NO PINHÃO
Quer fazer uma prova de vinhos sentado numa bela esplanada com vista sobre o Douro, bebendo um bom vinho do Porto sob as vinhas quando visitar o Pinhão? A Quinta do Bonfim é o local ideal no Pinhão. Esta Quinta do Pinhão está paredes meias com o rio e com a linha de comboio, onde tivemos o privilégio de assistir ao passar do comboio histórico do Douro no Pinhão. Depois de uma visita guiada pela quinta, aprendendo a história do Douro e da família Symington, sentámo-nos na esplanada e desfrutámos um bom vinho no Pinhão. A família Symington tem 27 quintas espalhadas por toda a região demarcada do Douro, desde o Baixo Corgo até ao vale da Vilariça, incluindo no Pinhão.
A visita à quinta no Pinhão é muito informativa e vale a pena quando visitar o Pinhão. É uma óptima introdução ao Douro, à região demarcada, às diferentes áreas que compõem o Douro e às técnicas usadas na produção do vinho no Douro Vinhateiro no Pinhão.
.
VISITAR A QUINTA DO PORTAL NO PINHÃO
A Quinta do Portal, em Celeirós, foi distinguida recentemente com vários prémios vinícolas, entre eles o melhor vinho português do ano 2016. Não se pode deixar passar a oportunidade de conhecer esta quinta quando estiver no Pinhão, testemunhar a história da propriedade e fazer a prova deste delicioso líquido de Baco quando visitar o Pinhão. A Sara foi a nossa guia e recebeu-nos muito bem. Contou-nos a história da propriedade, da selecção das uvas, como é feito a preservação e envelhecimento do vinho nas caves, etc. A Leonor, a minha sobrinha, adorou esta visita ao Pinhão!
Apesar da visita a uma quinta no Pinhão não ser uma actividade típica para levar crianças pequenas, a pequena Leonor adorou e, munida da sua máquina fotográfica, tirou imensos registos desta sua viagem a visitar o Pinhão (estou em crer que está já a desenvolver algumas técnicas de blogger). Um dos pontos mais interessantes é uma barrica de vinho do porto com tampa de vidro, que nos permite contemplar o vinho a envelhecer em carvalho francês.
A prova de vinhos foi bastante interessante, já que tivemos oportunidade de provar o famoso vinho premiado, o Porto Douro Tinto Grande Reserva (cujo preço é de 24€/garrafa) e um Portal Tawny Porto 10 anos (igualmente fantástico). O vinho premiado é realmente muito bom mas o preço era demasiado caro para nós. Ficamo-nos pela prova ali no Pinhão.
A Quinta do Portal no Pinhão também tem um restaurante e uma casa de turismo rural, A Casa das Pipas, onde os turistas se podem alojar para explorar a região. Não experimentamos o restaurante nem ficamos ali alojados mas podem ser também uma opção no Douro Vinhateiro quando visitar o Pinhão.
.
VISITAR A QUINTA DO MORGADINHO DA CALÇADA NO PINHÃO
A Quinta do Morgadio da Calçada, apesar de produzir vinho, não é uma quinta vinícola que possa ser visitada para conhecer a produção vinícola do Pinhão. Quando decidimos visitar a quinta pensámos que o seria. A quinta produz apenas para os seus hóspedes já que se trata de uma unidade de turismo rural numa aldeia vinícola preservada no Douro, a aldeia de Provesende perto do Pinhão. A casa senhorial usada pela família preserva relíquias do passado mas os hóspedes não têm acesso garantido a este espaço, uma vez que os proprietários vivem ali. Ao lado existe um outro espaço, onde estão os quartos e vários espaços comuns como uma piscina, esplanada, sala comum ou um terraço. É uma quinta que alia o alojamento à cultura vinícola do Douro mas só para hóspedes. Pode marcar aqui.
.
2. Fazer um passeio de barco rabelo no Douro quando visitar o Pinhão
Uma das actividades obrigatórias na região do Douro quando visitar o Pinhão é fazer um passeio de barco no rio. Estando hospedados no Pinhão, escolhemos a Companhia Turística do Douro, Lda, que ali organiza circuitos turísticos e cruzeiros em barcos tradicionais, os famosos rabelos do Pinhão. O nosso objectivo era fazermos o cruzeiro Pinhão-Tua-Pinhão, mas a natureza não o deixou. Eram já meados de Maio, mas a primavera foi chuvosa no Douro, e o rio continuava com os caudais acima do normal. Nessas condições, as autoridades não permitem a navegação perto da descarga de água das barragens, por isso não foi possível irmos até ao Tua. Mesmo assim, era impensável não o fazer estando a visitar o Pinhão, uma vez que o passeio de barco no Pinhão permite uma perspectiva única da paisagem, e além disso poderíamos percorrer também um troço do rio a sul do Pinhão.
Após a partida do Pinhão, dirigimo-nos para norte, e passámos por baixo da ponte rodoviária. Tanto na margem esquerda, como na margem direita, as quintas sucedem-se e a paisagem cultivada domina as encostas. As Quintas do Bonfim, Roêda e Romaneira sucedem-se na margem norte, enquanto na margem sul, as Quintas de S. José, Pessegueiro e Carvalhas dominam a paisagem. A linha ferroviária, que aqui corre a escassos metros do rio, acompanha-nos durante toda a nossa viagem, e a bela ponte ferroviária da Ribeira do Roncão atraiu as nossas atenções. Faltou o comboio passar para completar a paisagem, mas são cada vez menos as automotoras que fazem o troço acima do Pinhão. Uma experiência obrigatória para visitar o Pinhão.
De regresso ao Pinhão, dirigimo-nos a sul e pudemos admirar as encostas da Quinta do Seixo, que tínhamos visitado no dia anterior, tendo assim uma perspectiva diferente daquela bela propriedade e da paisagem circundante. Após cerca de duas horas de cruzeiro no Pinhão, estava na hora de regressarmos. Estávamos plenamente satisfeitos com o passeio, e ficámos convencidos que só se conhece verdadeiramente o Douro quando nele se navega, nem que se seja por algumas horas no Pinhão.
.
3. Contemplar o Douro dos seus belos miradouros desde o Pinhão
3.1. MIRADOURO DE CASAL DE LOIVOS (miradouro obrigatório quando visitar o Pinhão)
Este é um dos mais belos miradouros sobre o rio Douro e o Douro Vinhateiro e é obrigatório quando visitar o Pinhão. Facilmente atingível a partir do Pinhão, do qual dista cerca de 5 km, o miradouro tem vistas deslumbrantes sobre o Pinhão, o rio e sobre o vale do Douro e o vale que segue em direcção a Sabrosa. Sente-se e contemple esta vista dos deuses no Pinhão.
.
3.2. MIRADOURO DA QUINTA DO SEIXO (também muito próximo do Pinhão)
A Quinta do Seixo não é só uma quinta no Pinhão, é também um belo miradouro para contemplar a paisagem vinícola do Douro no Pinhão. O salão de prova de vinhos, que também tem um bar, tem uma das melhores vistas sobre o Douro. Sente-se ali, beba um copo de Vinho do Porto ou prove um dos maravilhosos vinhos de mesa produzidos pela Sogrape no Douro e no Pinhão.
.
4. Percorrer estradas panorâmicas do Douro quando visitar o Pinhão
4.1. ESTRADA EN222 ENTRE O PINHÃO E A RÉGUA
A Estrada Nacional 222 foi considerada, pela AVIS, a World Best Driving Road, a melhor estrada do mundo para se conduzir. Não sabemos se é a melhor, mas sabemos que é uma das melhores e imperdível quando visitar o Pinhão. A estrada segue junto à margem direita do Douro, ladeada por vertentes vertiginosas cultivadas por vinha ali no Pinhão. Ao longo da estrada passa-se pela Quinta do Seixo e outras quintas do Pinhão, mas são as vistas sobre o rio e toda a área vinícola que encantam e não deixam ninguém indiferente. Pode ver aqui o nosso roteiro para explorar a EN222.
.
4.2. ESTRADA EN323 ENTRE PINHÃO E SABROSA
A estrada nacional 323 liga o Pinhão a Sabrosa e acompanha um dos vales mais bonitos do Douro Vinhateiro. Esta estrada passa pelas povoações de São Cristóvão do Douro e Provesende (para as visitar, têm que se fazer pequenos desvios) ao longo do chamado Vale do Pinhão. Há vários miradouros e locais bonitos para parar e contemplar a paisagem quando visitar o Pinhão. Este vale no Pinhão é mais rural, onde predominam as culturas vinícolas mais familiares do Pinhão. Há menos quintas do que no vale do Douro, mas há também algumas dignas de visita como é o caso da Quinta do Portal.
.
4.3. ESTRADA EM590 PINHÃO – FERRÃO
Quem sai do Pinhão, em direcção à Régua, segue normalmente a margem esquerda do Douro, pela Estrada Nacional 222, uma das mais belas da região para fazer quando visitar o Pinhão. Mas também é possível ir do Pinhão à Régua pela margem direita do Douro, numa estrada sinuosa e estreita, que atravessa várias aldeias vinícolas perdidas no tempo desde o Pinhão. A maioria das pessoas não faz esta estrada porque o trajecto demora mais de 1h30m pela margem direita, ao passo que na N222 se faz em 20 minutos. No entanto, não é preciso fazer a estrada toda quando visitar o Pinhão (embora nós o tivessemos feito e gostámos muito). Uma bela hipótese de passeio é fazer a estrada da margem direita que liga o Pinhão a Ferrão num trajecto de cerca de 18 km.
Depois de passar a ponte que liga o Pinhão à estrada que vai para Sabrosa, é necessário virar imediatamente à esquerda, como se fossemos para uma quinta particular junto ao rio. A estrada EM590 passa por baixo da linha férrea e depois acompanha o Douro em direcção a jusante. Esta estrada é maravilhosa e passa por Covas do Douro. Há muitos lugares onde pode parar pelo caminho e todos convidam a fazê-lo. Percorremo-la ao final da tarde quando visitar o Pinhão, com uma luz invejável e um dia verdadeiramente fabuloso, é maravilhoso. Algumas das melhores imagens e recordações que trouxemos do Douro Vinhateiro e do Pinhão vieram dali.
.
5. Percorrer a Linha do Douro
A linha do Douro é a linha ferroviária mais bela de Portugal e imperdível quando visitar o Pinhão. Desde a Régua ao Pocinho, a linha segue sempre junto ao rio, às vezes a menos de 10 metros da água. Esta é uma viagem obrigatória para quem quer conhecer o Douro e visitar o Pinhão. Pontes de pedra centenárias, vinhas a perder de vista, um rio enfurecido e domado, estações de comboio cobertas de azulejos que nos transportam para as origens. Esta viagem no Pinhão é muito mais do que andar de comboio, é certamente, uma das “best train rides in the world“. Pode ver os horários do comboio aqui.
.
6. Visitar a aldeia vinícola da Provesende
Provesende é uma aldeia situada no concelho de Sabrosa, na margem norte do Rio Douro, a cerca de 10 km do Pinhão. Subindo o vale pela estrada N323 chega-se a esta aldeia, localizada num planalto com vistas privilegiadas sobre o Douro Vinhateiro. Em 2001, Provesende foi classificada, juntamente com outras 5 aldeias, como Aldeia Vinhateira do Douro, integrando um programa de requalificação e valorização da cultura milenar do vinho. As casas brasonadas, algumas delas recuperadas, enriquecem o património da aldeia, juntamente com a Igreja Matriz, o Fontanário e o Pelourinho. O ambiente da aldeia era especial quando a visitámos pois coincidiu com a festa do santo padroeiro da aldeia. Um lugar obrigatório para visitar o Pinhão.
Duas curiosidades históricas adensam ainda mais a mística desta aldeia: foi ali que um viticultor, Joaquim Pinheiro de Azevedo Leite Pereira, começou a combater a filoxera, praga do século XIX, que quase destruiu a cultura do vinho do Porto, e diz-se que terá sido o local de nascimento do navegador Fernão de Magalhães.
7. Fazer o Trilho Provesende – Pinhão (Trilho São Cristóvão do Douro)
Uma das actividades mais interessantes para fazer nesta área do Douro quando visitar o Pinhão é o trilho entre Provesende e o Pinhão. Pode-se combinar este pequeno trilho no Pinhão com uma visita à aldeia vinícola. O trilho até ao Pinhão tem pouco mais de 4 quilómetros e demora entre uma hora e meia a duas horas. Faça o percurso de forma tranquila e descontraída quando visitar o Pinhão.
As melhores dicas para preparar o trilho de São Cristovão do Douro estão neste artigo.
O trilho tem inicio na igreja de Provesende e desce a estrada que circula a igreja pelo lado direito. Basta seguir o caminho, sempre em frente, seguindo as setas indicativas do percurso. Ao fim de quase uma hora de caminho há um corte à esquerda. O corte não está muito bem marcado porque a seta está a cerca de 10 metros do caminho. Vá atento ao seu lado esquerdo. Siga essa seta, já que ela vai ter à aldeia de São Cristóvão do Douro. Embora o percurso não vá mesmo até à aldeia, passa na entrada, abaixo da estrada nacional. O percurso atravessa a estrada nacional por poucos metros e depois volta à mesma vertente para descer até ao Pinhão. Antes de chegar ao Pinhão, o trilho atravessa várias propriedades vinícolas, permitindo um contacto directo com a cultura da vinha, contemplando uma paisagem verdadeiramente avassaladora no Pinhão.
O trilho termina na ponte romana do Pinhão mas pode seguir até à beira rio, terminando com uma bebida fresquinha numa esplanada. Nós fizemos este trilho no Pinhão com uma menina de quatro anos, que caminhou o percurso todo e se portou muito bem. Demoramos mais do que o previsto, quase três horas porque íamos mais devagar e parávamos algumas vezes para contemplar as formigas que nos faziam companhia durante o passeio no Pinhão.
.
ONDE DORMIR QUANDO VISITAR O PINHÃO
VINTAGE HOUSE DOURO
O Vintage House Douro é a cereja no topo do bolo do alojamento no Pinhão. Construído nos antigo edifício da Real Companhia Velha, no Pinhão, hoje é um dos hotéis mais luxuosos do Douro Vinhateiro. O edifício conquistou-nos logo quando entramos, com belas vinhas no parque de estacionamento e ramadas espalhadas pelos espaços exteriores. Várias esplanadas sobre o Douro e o Pinhão fizeram as nossas delícias nos dias que aqui passamos. Soube muito bem sentarmo-nos, apanhando os raios de sol, de frente para o rio, contemplando os socalcos e a terra cultivada no Pinhão. É o melhor local e o mais especial para dormir quando visitar o Pinhão.
Quando chegámos ao hotel fomos recebidos por um bom copo do vinho do Porto de qualidade. Sentamo-nos e bebericamos enquanto fazíamos o check-in, num espaço super agradável e que convida a uma entrada bem lenta. O nosso quarto é muito bonito, e tal como todos os quartos do hotel, tem vista sobre o rio Douro. A varanda é o nosso local preferido no Pinhão. Sentados em duas cadeiras de ferro, passamos ali os fins de tarde, contemplando o sol desaparecer no horizonte no Pinhão.
O hotel tem um bar magnífico que faz lembrar a decoração colonial e um óptimo restaurante onde jantamos numa das noites (sobre isso falaremos um pouco mais à frente). Mas há algo que não passa despercebido, a piscina junto ao rio. Um lugar soberbo para sentar ao fim do dia no Pinhão e conversar enquanto se desfruta de um copo de vinho do Porto. Para conhecer melhor a nossa experiência aqui veja este post.
.
CASA DE GOUVÃES
Há muitos lugares para se ficar alojado quando visitar o Pinhão mas em nenhum irá encontrar a generosidade, a simpatia e a hospitalidade que encontra na Casa de Gouvães (pode marcar no airbnb e aproveite o nosso convite para ter 15€ de desconto). Situada em Gouvães do Douro, a quatro quilómetros do Pinhão, a Casa de Gouvães tem uma das melhores vistas sobre o vale do Douro e vale do Pinhão, com uma paisagem deslumbrante até se perder de vista. Sentado no terraço superior é possível ver a Quinta do Junco, a povoação de Casal de Loivos e todos os campos de vinha em socalcos que povoam a região.
Fomos recebidos pela Estrela, de uma hospitalidade incomensurável, que nos ofereceu um maravilhoso bolo de laranja caseiro, ainda a sair do forno, acompanhado por vinho do Porto caseiro. Ficamos logo rendidos. A Estrela e a sua simpatia e generosidade engrandeceram a nossa visita, e tornaram a Casa de Gouvães num local familiar. Sentimo-nos parte de uma família do Douro.
No dia em que chegámos, optámos por jantar na Casa de Gouvães e a Estrela preparou-nos um jantar típico do Douro com um menu cheio de sabores da região. Enchidos, queijos e vinho do Porto de entrada, seguidos de um maravilhoso empadão de alheira e grelos (divinal) e de sobremesa, o maravilhoso leite creme queimado. Enquanto a Estrela queimava o leite creme até “salivávamos” na sala já que o aroma inundava o ambiente. Uma delícia.
.
Se a localização e simpatia por si só já justificavam uma estadia, a Casa é também um espaço boutique, com mobiliário vintage recuperado com extremo bom gosto e onde cada pormenor decorativo é pensado ao pormenor. Quartos, sala, casas de banho, sala de jogos, cozinha, todos os espaços da casa fazem-nos recuar ao tempo dos nossos avós, mas sem o cheiro a mofo. A piscina do exterior é fenomenal com camas espreguiçadeiras para se poder usufruir do prazer e deleite sensorial da região. O nosso local preferido foi, no entanto, uma cama exterior, virada para o vale do Douro. Sentar aqui e ler um bom livro enche a alma dos mais cépticos do poder das divindades.
A Casa de Gouvães é, no entanto, muito mais do que uma casa de Turismo Rural. A Casa de Gouvães combina o melhor do Turismo Rural com as vantagens do serviço de um hotel. Os hóspedes têm a privacidade total, sentindo-se em casa durante todo o tempo. Mas, ao mesmo tempo, a casa tem serviço de pequeno-almoço (com deliciosos produtos regionais e caseiros, como pão, compotas, enchidos, etc.) e atenção redobrada por parte da Estrela, a anfitriã.
PROCURE AQUI OUTROS ALOJAMENTOS NO DOURO
.
ONDE COMER QUANDO VISITAR O PINHÃO
RESTAURANTE RABELO
O restaurante Rabelo está localizado no interior do Vintage House Douro, no Pinhão, mas pode ser frequentado por todos aqueles que o queiram, já que não é exclusivo para hóspedes do hotel. O menu é muito variado e de excelente qualidade, uma cozinha de fusão com base regional. Resolvemos seguir as sugestões do chef, experimentando os sabores do Douro vinhateiro.
Começamos por uma sopa creme de couve-flor e uma entrada de barriga de leitão. De seguida escolhemos a tranche de robalo sobre cama de alho e um carré de cordeiro de leite com batata ralada, feijão verde, e molho de lentilhas e anis. De sobremesa não resistimos e comemos um delicioso pudim de Abade dos Priscos com um toque gourmet e uma ‘sopa’ de frutos vermelhos com gelado de baunilha. O jantar estava delicioso, que acompanhamos com um bom vinho do Douro de produção biológica. A sala é muito bonita, com pinturas murais alusivas ao Douro Vinhateiro. Infelizmente a noite não estava muito agradável porque, quando assim é, é possível jantar na esplanada, por baixo das ramadas de vinha, e com vista sobre o rio e vales cultivados.
Se procura mais locais para comer bem no Douro, veja este artigo.
.
UMA PROPOSTA PARA UM ROTEIRO DE 3 DIAS NO DOURO VINHATEIRO A VISITAR O PINHÃO
PRIMEIRO DIA A VISITAR O PINHÃO
Explore a região do Douro Vinhateiro, fazendo a EN222, uma bela estrada panorâmica que liga a Régua ao Pinhão. Da parte da manhã explore ainda a Quinta do Seixo e a paisagem sobre o Douro Vinhateiro. Regresse ao Pinhão e suba ao miradouro de Casal de Loivos para mais umas vistas deslumbrantes. No Pinhão é obrigatório fazer um belo passeio de barco no Douro, talvez navegando entre o Pinhão e o Tua, conhecendo do rio as várias quintas do Douro. Depois deste belo passeio, pegue no seu carro e percorra a estrada que liga o Pinhão a Ferrão, mais uma perspectiva avassaladora do Douro Vinícola. Termine o dia dormindo numa bela casa com vista sobre o vale do Douro e o seu património vinhateiro, como é o caso da magnífica Casa de Gouvães (pode marcar no airbnb e aproveite o nosso convite para ter 15€ de desconto).
SEGUNDO DIA A VISITAR O PINHÃO
Neste dia no Douro Vinhateiro, comece por fazer a estrada que liga o Pinhão a Sabrosa, passando por São Cristóvão do Douro e pela aldeia de Provesende. Explore a aldeia. Aproveite para fazer uma bela caminhada e desça a pé pelo trilho que passa perto de São Cristóvão do Douro e termina no Pinhão, aproveitando para fazer um piquenique pelo caminho. Termine o dia no Pinhão, jantando no restaurante Rabelo no interior do Vintage House Douro, experimentando um menu delicioso e um bom vinho. Se prefere o ambiente clássico e exclusivo de um hotel de requinte durma no magnífico Vintage House Douro e aproveite a vista, a piscina e a beleza do lugar.
TERCEIRO DIA A VISITAR O PINHÃO
Explore a região do Pinhão e do Douro Vinhateiro e faça a Linha do Douro, a viagem de comboio até ao Pocinho (ida e volta). Do Pinhão ao Pocinho a viagem demora uma hora para cada lado (pode ir e vir no mesmo comboio).
Seguro de viagem para visitar o Douro
Não facilite. É importante viajar com seguro de viagem, ainda que para escapadinhas pequenas. Pode fazer um seguro de viagem simples para cobrir despesas médicas e hospitalares. Aconselhamos que faça também o seu seguro de viagem para a Madeira. Nós usamos a IATI Seguros. Se usar este link terá 5% de desconto. Não facilite.
Se procura as melhores sugestões sobre o Douro
- Visitar o Alto Douro Vinhateiro – Um artigo sobre o que explorar na zona vinícola do Douro.
- Parque arqueológico das gravuras do Côa – Um artigo cheio de dicas para conhecer o vale do rio Côa.
- Comboio Histórico do Douro – Um artigo sobre uma das experiências mais marcantes para se fazer em Portugal.
- Linha do Douro – Um artigo sobre a antiga e actual Linha do Douro.
- Onde comer bem no Douro – Um artigo com os melhores restaurantes para comer na região do Douro.
- Castas e Pratos – Um artigo sobre o melhor restaurante da Régua.
- Dormir num alojamento local no Douro – Uma experiência de alojamento em Celeirós do Douro.
- Casa de Férias no Douro – Um artigo em que partilhamos a nossa experiência numa casa de férias no Douro.
- Dormir no Pinhão – Um artigo sobre um dos melhores hotéis do Pinhão.
- Dormir nas Caves do Vinho do Porto – Uma experiência incrível para conhecer a história do Vinho do Porto.
- Dormir no Douro – Um artigo cheio de boas opções para alojamentos na região do Douro.
- Roteiro para aproveitar a EN222 – Um roteiro para aproveitar uma das estradas mais belas de Portugal junto ao Douro.
- Roteiro pelos Miradouros do Douro Internacional – Um roteiro com indicação para chegar a todos os miradouros do Douro Internacional.
- Visitar Lamego – Um artigo cheio de dicas para conhecer esta bela cidade na região centro de Portugal.
- Visitar a Régua – Um artigo cheio de dicas para visitar o Douro na Régua.
- Trilho de São Cristóvão do Douro – Um belo trilho para descobrir o Douro Vinhateiro no Pinhão.
- Visitar Baião – Um artigo cheio de dicas para visitar a região de Baião, do Marão ao Douro.
- Visitar o Pinhão – Um artigo cheio de dicas para visitar o Douro Vinhateiro na região do Pinhão.
- Visitar Foz Côa – Um artigo cheio de dicas para visitar Foz Côa.
Gostaria de dar os parabéns por este vosso (interessante) projecto.
Comento para fazer uma pequena correcção o Vintage House no Pinhão não era armazém de Vinho do Porto da Real Companhia Velha, mas sim da Taylor’s. Foi esta empresa que reconstruiu todo o espaço de forma a criar um hotel de referência no Pinhão no final dos anos 90. Ainda hoje é essa empresa a proprietária do hotel
Continuação do vosso óptimo trabalho.
Cumprimentos
Muito obrigada pelo reparo. Apontado.
Ola Carla, somos de Sao Joao da Madeira. Uma pergunta: para ir ao longo da estrada com as melhores vistas é melhor pela N222 ou a N108? No mapa a N108 parece ir mais perto do Rio Douro….
Obrigado
Daniel
A N222 é mais bonita, especialmente na secção entre a Régua o Pinhão e Foz Coa, nas outras secções a 108 pode ser boa opção.
Adorei o seu Blog… estou a pensar ir de carro até á Régua pernoitar e de manha ir de barco até Pinhao e ficar uma noite, para conhecer um pouco do Douro. acha que encontro alguma quinta perto para visitar, sendo que o tempo é escasso.
Sim, encontra sim, mas marca antes, é melhor. Vê este artigo. https://www.viajarentreviagens.pt/portugal/as-melhores-quintas-do-douro/
Muito bom Carla, estive recentemente no Douro e pude conhecer pessoalmente esse local maravilhoso, como queria fazer degustações de vinhos em algumas vinícolas procurei alguém que pudesse me conduzir até as mesmas, tive a felicidade em contactar Emanuel David da Douro Táxi que me levou em algumas vinícolas e miradouro com total segurança e com um preço justo. Deixo a dica pra quem precisar e parabéns pela matéria.
Realmente são infindáveis as coisas que se pode fazer no Douro. A sua beleza é indiscritível e a comida. Upa upa.
E como o Douro deve ser recordado sugiro este grupo para verdadeiros Viciados nele.
É verdade, o Douro é lindo.
Optimo roteiro!! Falta só mesmo a quinta mais antiga e bonita do Pinhão – a Quinta das Carvalhas da Real Companhia Velha!
Infelizmente ainda não conhecemos, Raquel.
Olá. O trilho que refere de S. Cristóvão do Douro não é circular, pois não? Como fez para regressar ao ponto de partida, onde terá deixado o carro?
Obrigada
Não é circular. Tínhamos dois carros. Mas pode apanhar um táxi para ir buscar o carro.
Parabéns pela matéria do Douro; simplesmente a melhor que encontrei. Comecei a viagem por aqui.
Muito obrigada, Ana Paula. Esperamos que tenha gostado do Douro.
Obrigado ρara todos os outros excelente post. Ⲟnde maіѕ poԁe apenas
alguém que meio informações de taⅼ um ideal foгma da escrita?
Tenho uma apresentação subsequentes ѕemana,
e eu sou na procurar tais informaçõеѕ .
Olá Carla boa noite eu tenho tenho uma empresa de turismo (transportes) aqui no Porto recente e tenho aqui os turistas que recebi no aeroporto que são seis gostavam de fazer uma visita ao Douro está 5 feira queriam almoçar andar uma hora de barco E depois virem directos para o Porto tem que estar cá por volta das 18:00 será que me podes ajudar com algumas dicas ou marcação de almoço ou passeio. obrigado
Ando à procura de uma escapadinha de fim de semana para ficar alojada num local que tenha de preferencia piscina interior e boas vistas para rio ou vales e montanhas. Conhecem alguma coisa?
Obrigado
Viste estes artigos:
https://www.viajarentreviagens.pt/portugal/dormir-no-douro/
Este alojamento tem o que procuras:
https://www.viajarentreviagens.pt/portugal/douro-royal-valley-hotel-and-spa/
O melhor roteiro que li sobre o Douro, completo e com detalhe que nós turistas adoramos, PARABÉNS!!
Estou decepcionado porque irei no final do ano( de 21/12 a 26/12) estarei no Porto, e sei que essa época as vistas não são tão deslumbrantes, porém gostaria de saber se realmente vale a pena ir? E se iremos desfrutar de toda a beleza do Douro? Podemos seguir seu roteiro, em função do inverno e chuvas? Tem plano B?
Já percebeu que estou com muitas dúvidas…. Rsrsrs Obrigado!!!
Vale mesmo a pena visitar o Douro ainda que no Inverno. Aliás, é bem provável que apanhe dias de sol. Há muitos. Aconselhava a dormir uma noite no Pinhão, para assim ter mais hipótese de apanhar bom tempo. Vale mesmo a pena e garanto-lhe que não o vai desiludir. O Douro é lindo demais.
Ola CArla iremos com um grupo para o Douro em maio, pouco tempo e cerrado, na região vinícula, o quê fazer e ver? 11 e 12 apenas.
Obrigada.
Valquiria, não percebi a pergunta.
Adorei saber. Irei em janeiro com a família para a região. Uma dúvida: pensamos em alugar carro, mas como fazermos para visitar as vinícolas, beber os vinhos e voltar a dirigir se é proibido? como sugeres fazer? Obrigada e excelente artigo!
Alguém tem que se sacrificar e não pode beber. Nós os dois combinamos isso antes de viajar. Um dia é um, outro dia é outro. 😉
Adorei as dicas, já estou anotando para minha ida ao Douro!
Vocês sabem dizer quais os valores dos tours das outras quintas? Você tiveram que agendar?
Obrigada!
Sim, marcamos sim. Não sei dizer, Jaky.
Olá,
é possível visitar as vinícolas e voltar para o Porto ou melhor ficar nas vinicolas ou em Pinhão?
obrigada
Pode fazer como desejar. Dá para ir de carro ou comboio do Porto, ida e volta no mesmo dia. Mais cansativo mas possível. O ideal é ficar alojado no Pinhão ou nas imediações. Há excelentes opções de alojamento. Algumas dessas opções são em quintas. É uma boa escolha.
Maravilhoso esses roteiros.já estive varia vezes em lisboa .mas agora quero fazer o Douro.mas estou indo de motohome.dar pra fazer?? Pois daí vou ora espanha .sou de fortaleza ce um abraço
Sim, dá . Vai adorar.
Bom trabalho – dentro de 2 semanas vou fazer o percurso com uma amiga Suíça e tenho a certeza que vou redescobrir essa região que conheci ha mais de 50 anos quando era um rapaz de 10 anos e que passava as férias em Sao Martinho de Anta.
Sobretudo nao esqueçam de atualizar as informações – sabem como a net é um enorme cemitério de informação obsoleta.
Parabéns
Obrigada, Tony.
Oi Carla!
Adorei seu blog! Estarei com meus pais e minha esposa em Porto por alguns dias e gostaríamos de ir até Peso da Régua e voltar em um dia, sem pernoitar. Você tem sugestão de um roteiro de um dia para esse passeio? Queremos ir e voltar de comboio!
Muito obrigado!
Não perca o Museu do Douro e um passeio de barco na Régua. Pode ir também a Galafura. É lindo, apanha um táxi. Tem aqui um post sobre esse miradouro fabuloso.
Excelente blog, não conhecia. Parabéns! Eu e minha esposa pretendemos ir em maio vindouro. É um boa época? Pensamos em alugar um automóvel, para não depender do horário e da disponibilidade dos autocarros ou dos comboios. Gostaria de saber sobre a legislação portuguesa, se é possível tomar algum vinho e dirigir (claro que com responsabilidade, somos pessoas maduras) , ou se é igual ao Brasil, onde o tolerado é zero. Obrigado.
Olá Valter. Sim ,é uma boa época. É maravilhoso e já há cruzeiros no Douro. O ideal é viajar de carro próprio. Dá mais liberdade porque alguns lugares não tÊm transporte público e o táxi sai caro. Pode tomar algum vinho e dirigir. Tem que ter menos de 0.5 no sangue.
Oi Carla, estou programando uma viajem para Portugual com meu marido saindo do Brasil 24/01/2018 e retornando no dia 12/02/2018.
Depois que li o seu blog me apaixonei pelo Vale do Douro e pensei em conhecer esta região e a Serra da Estrela, minha dúvida é se nesta época ( inverno) eu consigo visitar as vinícolas, passeio de barco e se 14 dias é suficiente para um bom passeio.
Agradeço desde já, vc está de parabéns, seu relato sobre esta viajem é encantador.
Abraço,
Rina Gazzinelli.
Olá Rina. 14 dias é óptimo. Dá perfeitamente. No Inverno consegue fazer os passeios de barco no Douro mas em embarcações pequenas, iguais aquelas que vê aqui nas fotografias. Vale bem a pena. Vão adorar.
Oi, Rina!
Irei para Portugal no inverno também, na virada para o ano de 2019.
Estou preocupada se aproveitarei as vinícolas no inverno…
E ai, você gostou? Recomenda? Ou melhor aproveitar outro lugar?
Att,
Laura
No outono é melhor mas pode ser que ainda apanhe as vinhas vermelhas. É lindo.
Adorei a vossa descriçao permenorizada da viagem ao douro. Conhecem alguma quinta que esteja aberta as visitas de grupo?
Olá Carlos. Há muitas que fazem, aliás todas as que estão neste artigo fazem-no. Veja aqui: https://www.viajarentreviagens.pt/portugal/as-melhores-quintas-do-douro/
Que roteiro fantástico! Estou a pensar tirar uns dias para ir visitar o Douro e encontrei aqui toda a informação que preciso e ainda mais! Parabéns. O texto está óptimo e a apresentação e fotos excelentes!
Obrigada, Bernardo. 😀
Espectacular suas informações adorei.
Muito completo e interessante.
Obrigado. 😀
Um dos melhores roteiros que encontrei sobre o Douro. Parabéns!!
Obrigada 😀
Muito obrigada pela linda e perfeita descrição do Douro.
Aproveito para informar que agora já existe uma nova e bela maneira de percorrer todos esses percursos, com as famosas e típicas carrinhas pão de forma da minha empresa Vamoskombinar.
Brevemente os roteiros no Facebook.
Obrigada pela partilha.
Obrigada Carla, deliciei-me com a leitura no blog. Vou seguir as vossas dicas de 3 dias no Douro.
Vou seguir a Estrada do Pinhão à Régua mas pela margem direita :).
Obrigada do coração, bem haja! Parabéns pelo vosso trabalho mas mais ainda pelo saber que as vossas viagens lhe tem ditado! Mais um vez obrigada
Muito obrigada pelas suas palavras tão gentis, Clarisse. 😀
Desde já os meus parabéns! Estava á procura de percursos interessantes para fazer este verão e este já vai ser agendado. Um muito obrigado por toda a descrição feita e pelas maravilhosas fotos! Bons passeios e mais uma vez Parabéns!
Obrigada, Jorge. Muito obrigada, de coração. É mesmo importante para nós ter o retorno em relação aquilo que escrevemos. 😀 Boas férias e uma excelente viagem pelo Douro.
Estava precisamente à procura de um roteiro para um fim de semana no Douro vinhateiro e o Sr. Google direcionou-me, em boa hora, para aqui. Este post está fantástico. Obrigada pela partilha.
Obrigada, Helena. 😀
Roteiro muito interessante, nesta magnífica região!
Obrigada 🙂
Wow super guia para um destino fabuloso. O passeio de barco no Douro e as estradas panorâmicas para mim são do melhor! A vista da piscina do hotel Casa de Gouvães é brutal. Não restam dúvidas, este é o melhor guia de viagem para o Douro que a Internet conhece. Parabéns!
Obrigada, João. Deu trabalho mas valeu a pena. Tudo testado e comprovado em loco. É isso que faz de nós viajantes (dentro ou fora de Portugal). 🙂