Dicas para visitar a CASA DO PENEDO (casa dos Flintstones) | Portugal

IMG_5865
O Daily Mail, um jornal britânico, fez esta semana (Novembro 2015) um artigo sobre a Casa do Penedo, na Serra de Fafe, e transportou o imaginário dos ingleses para o cenário da casa dos Flintstones. Já em 2014 a casa tinha aparecido nos jornais internacionais quando foi considerada uma das casas mais estranhas do mundo pelo Strange Buildings. Resolvemos ir ao nosso baú e recuperar memórias do dia em que visitamos esta  Casa do Penedo, ao longo dum pequeno trek pela Serra de Fafe, no Norte de Portugal.
Dicas para visitar a CASA DO PENEDO (casa dos Flintstones) | Portugal
Na freguesia de Várzea Cova, a apenas 12 km de Fafe, o lugar é bastante acessível, quer de carro (que pode parar logo ao lado da casa dos Flintstones), quer a pé, já que existe um trilho de Pequena Rota que passa mesmo ao lado. 
 
Dicas para visitar a CASA DO PENEDO (casa dos Flintstones) | Portugal
 
A  Casa do Penedo foi construída nos anos 70, como refúgio da vida citadina, e é feita em pedra, utilizando três grandes penedos de granito pré-existentes. Rodeada de aerogeradores para produção de energia eólica, a  Casa do Penedo não tem electricidade o que lhe dá um carácter ainda mais rústico.
Dicas para visitar a CASA DO PENEDO (casa dos Flintstones) | Portugal
A  Casa do Penedo está desabitada, sendo que era utilizada como segunda residência de uma família portuguesa. Apesar de não se poder entrar, já que é propriedade privada, é possível observar ao longe. Se tiver sorte e estiver lá alguém pode pedir para espreitar pelas janelas e ter uma pequena ideia de como é a casa por dentro. É possível ver troncos de madeira que servem de corrimão no interior.
Dicas para visitar a CASA DO PENEDO (casa dos Flintstones) | Portugal

Chegar à Casa do Penedo de carro

A Serra de Fafe localiza-se entre Fafe e Celorico de Basto. Chegar à  Casa do Penedo não é difícil. Basta alcançar a cidade de Fafe e depois seguir a Estrada Nacional 311 em direcção a Cabeceiras de Basto. No alto da Lameira, pouco depois de passar por baixo de uma ponte há um corte logo a seguir a um café de tolde vermelho e é por aí que deve seguir. Depois, basta explorar os caminhos de terra batida que levam às aldeias da Serra. Aproveite para se perder por aqui pois a população local é afável e irá recebe-lo bem e explicar-lhe como chegar à Casa do Penedo. Se não gosta de se perder, poderá visitá-la seguindo as coordenadas: 41°29’17.15″N e 8°4’3.67″W

Dicas para visitar a CASA DO PENEDO (casa dos Flintstones) | Portugal

Chegar à Casa do Penedo de carro a 

Pode-se chegar à Casa do Penedo seguindo o PR10, designado Trilho do Vento, uma caminhada de 14 km, que pode ser feito calmamente em quatro ou cinco horas. Considerado com um grau de dificuldade baixo-médio, o trilho está ao alcance de todos. É um trilho circular e tem início na subestação do Parque Eólico das Terras Altas de Fafe. O percurso é muito interessante porque trata-se de um percurso temático criado com o objectivo de melhorar o conhecimento acerca da energia eólica e das rochas graníticas.
Dicas para visitar a CASA DO PENEDO (casa dos Flintstones) | Portugal
O trilho é muito interessante porque tem boas e belas panorâmicas sobre a Serra de Fafe e o modo de vida rural destas populações. Para além disso, é possível visitar a capela de Sto António em Vilela, a Casa de Pedra no Alto da Facha, a capela de Nossa Senhora da Guia, um antigo cruzeiro e o Marco do Fidalgo Rodrigo, um bloco de granito brasonado utilizado para delimitar as terras.
NOTA: A Casa do Penedo está actualmente cercada e já não é possível chegar mesmo lá, pode-se no entanto ver bem de uma curta distância, cerca de 50 metros.
Dicas para visitar a CASA DO PENEDO (casa dos Flintstones) | Portugal

Ficha Técnica

Partida e chegada: subestação do Parque Eólico das Terras Altas de Fafe
Tipo de Percurso: PR10 (Pequena Rota)
Distância: 14 Km
Duração do Percurso: aprox. 4h – 5h
Nível de Dificuldade: baixo/médio
Aproveite as nossas dicas e vá conhecer Portugal!

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

      Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

 Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Alugue carro usando o Rent a Car, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar. Tudo na comodidade de sua casa.

      Faça seguro de viagem na World Nomads ao menor preço do mercado.

     Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

4 Comentários

  1. Oiii esses 14 km é ida e volta caminhando?

    Obrigada :)

    1. Carla Mota diz: Responder

      só se quiser fazer o trilho. 😉

  2. Somente uma correção: a estrada que liga Fafe a Cabeceiras de Basto é a EN 311.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada, vou corrigir. :)

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.