Dicas para se divertir no SÃO JOÃO DO PORTO | Portugal

São João do Porto Portugal

Vem aí o São João, a festa mais aguardada pelos portuenses, e que traz para as ruas do Porto milhares de pessoas. Cada vez mais popular, a Festa de São João do Porto é cada vez mais procurada por visitantes que procuram uma descoberta autêntica. Aqui ficam onze dicas para aproveitar, como um portuense, o São João do Porto.

1. Compre um martelinho de São João

Faça como os portuenses que, mesmo antes de começar o São João do Porto, já têm o seu martelo pronto para a noite de 23 para 24 de Junho. Vista-se a preceito, com calçado prático, agarre no seu martelo e vá dar umas marteladas pela cidade. Os martelos querem-se grandes para impressionarem os populares. 😀

Dicas para se divertir no São João do Porto | Portugal

2. Jante nas ruas da ribeira do Porto

Há muitos locais fantásticos para passar a noite de São João do Porto mas poucos batem em alma e vista a ribeira do Porto. Aproveite e embrenhe-se nas ruas estreitas da ribeira, descubra uma tasca maravilhosa e jante ali. Pode comprar sandes, sardinhas assadas e chouriço e jantar junto à margem do rio, pode escolher um restaurante gourmet, há escolhas para todos os gostos e carteiras. A maravilha do São João do Porto é que é uma festa popular e com lugar para todos.

Dicas para se divertir no São João do Porto | Portugal

3. Coma uma fartura

As farturas são um dos doces mais populares em Portugal e ninguém os faz como no norte do país. Pare numa roulote de farturas e experimente esta iguaria nacional, afinal, o São João do Porto é só uma vez por ano.

Dicas para se divertir no São João do Porto | Portugal

4. Lance um balão de São João 

Portuense mais portuense, não há! Compre um balão de São João. Há-os à venda por toda a cidade, desde as lojas de conveniência, até às mercearias e supermercados. Escolha um ou dois, e ajude a iluminar os céus da cidade. O Porto tem ainda mais encanto nesta atura do ano. Lançar um balão de São João não é fácil, por isso, se calhar, mais vale comprar três ou quatro.

Dicas para se divertir no São João do Porto | Portugal

5. Junte-se às multidões para umas marteladas

As ruas da cidade do Porto enchem-se de gente. Prepare-se, é uma festa de multidões! Mas a grande piada da festa é misturar-se com os milhares de anónimos que percorrem as ruas com os martelos em punho para brincar com os restantes. Misture-se. Vai adorar.

Dicas para se divertir no São João do Porto | Portugal

6. Experimente o alho-porro (não é para comer)

Para os mais radicais, há que experimentar o alho-porro. Há-os à venda um pouco por toda a cidade do Porto. O cheiro é nauseabundo, mas essa é a piada. Vai sentir durante a noite o alho passar-lhe em frente ao nariz várias vezes, se quiser retribuir como um verdadeiro portuense, deve levar o seu alho-porro.

Dicas para se divertir no São João do Porto | Portugal

7. Veja o fogo de artifício dos melhores locais

Nenhuma noite de São João está completa sem o fogo de artifício na Ponte D. Luís. Há muitos lugares maravilhosos para ver o fogo escorrer pela ponte e ser lançado das barcas no Douro. A montante da Ponte D. Luís, os melhores sítios para ver o fogo de artifício são a Sé, as escadas dos Guindais, a Serra do Pilar ou o bairro das Fontainhas. A jusante da ponte, experimente qualquer lugar na ribeira do Porto ou de Gaia, ou ainda um barco no Douro.

Dicas para se divertir no São João do Porto | Portugal

8. Dê um saltinho até às Fontainhas para um bailarico

O bairro das Fontainhas ainda conserva a alma do São João do Porto. É aí que vai encontrar a festa mais genuína da cidade. Aproveite para ver como os populares brincam e desfrutam do São João, com crianças, farturas, jogos populares e comes e bebes tradicionais.

Dicas para se divertir no São João do Porto | Portugal

9. Beba e divirta-se, mas com moderação

A cerveja, o vinho e a sangria são bebidas oficiais para a noite de São João do Porto. Junte os amigos, divirta-se, coma e beba, mas não se esqueça, sempre com moderação. Não destrua a sua festa e a festa dos outros. Deixe o carro em casa e use os transportes públicos. Nessa noite, comboio, metro e autocarros funcionam a noite toda para que possa beber à vontade e não destruir a festa de ninguém.

Dicas para se divertir no São João do Porto | Portugal

10. Embrenhe-se nas multidões que vão da Ribeira até à Foz

Termine a noite de São João junto com as centenas que percorrem a marginal do Douro, desde a Ribeira até à Foz. Esta é uma das caminhadas clássicas do São João do Porto, e que permite encerrar uma noite maravilhosa de diversão. Quando aparecerem os primeiros raios de sol da manhã, sente-se numa esplanada da Foz e tome o pequeno almoço. A maior festa do ano no Porto está a chegar ao fim.

Dicas para se divertir no São João do Porto | Portugal

11. Escreva uma quadra de São João e perfume a sua casa com o cheiro de um manjerico

Para eternizar as memórias de uma noite bem passada, escreva uma quadra de São João (talvez inspirado pelas bebidas da noite) e compre um manjerico. Leve-o para casa e perfume o seu ambiente com as energias que recolheu nessa noite. Esta é uma das mais genuínas festas em Portugal.

Dicas para se divertir no São João do Porto | Portugal

PROCURE AQUI ALOJAMENTO NO PORTO

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Resultado de imagem para casa icon Se procura uma casa ou apartamento pode usar o Airbnb. Se se registar com o nosso link terá 30€ de crédito grátis.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

10 Comentários

  1. Que post diferente! Não sabia dessas tradições de comemoração. Valeu!

    1. Carla Mota diz: Responder

      As tradições do São João no Porto são muito ricas. Obrigada.

  2. Que interessante saber que existe festas como essas e que parecem bem animadas.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Sim, Leo a noite de São João é super animada. Tem de experimentar.

  3. A cada vez que eu leio um post sobre algum lugar de Portugal, ficou com mais vontade de conhecer o país todo.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Tem de ser, Christian, esse país é maravilhoso.

  4. Nossa, que bacana!! Não conhecia essa festa por lá, adorei, quero ir!!

    1. Carla Mota diz: Responder

      Conhecer o Porto durante o São João é maravilhoso.

  5. Cristina diz: Responder

    Uau!! Qta coisa que nem imaginava da cultura portuguesa!! Que saudade da zona ribeirinha! Quero voltar logo!

    1. Carla Mota diz: Responder

      Volta mesmo. 😀

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.