O Porto Santo, a pouco mais de 500 km da costa africana, é um pequeno paraíso no Atlântico. Com águas transparentes e areias douradas, Porto Santo é um belo destino de praia com uma excelente relação preço-qualidade, mas a ilha tem muito mais para descobrir. Visitar Porto Santo deve ser muito mais do que relaxar na praia. Há belíssimos percursos pedestres, passeios para fazer e lugares para conhecer. Aqui ficam as nossas dicas para visitar Porto Santo.
COMO IR
1. AVIÃO
Chegar à ilha do Porto Santo é cada vez mais fácil e económico. Para além dos voos regulares da TAP com o Funchal (cerca de 10 por dia e duração de 15 minutos), há voos directos com Lisboa e Porto. Há ainda voos directos para Dusseldorf, Londres, Birmingham e Manchester.
2. BARCO
É possível deslocar-se da ilha da Madeira para o Porto Santo usando o ferry “Lobo Marinho”, da Porto Santo Line, que circula diariamente entre as duas ilhas do arquipélago. Geralmente, o barco viaja de manhã às 8h, do Funchal para o Porto Santo, e regressa do Porto Santo ao Funchal, às 19h. No entanto, às sextas feiras, o barco sai do Funchal às 19h e regressa às 22h30. Aos domingos, o barco também regressa ao Funchal às 21h. Às vezes, no Verão, há dois barcos por dia. Para ter a certeza do horário, pode consultar o site oficial, onde encontra horários detalhados e pode adquirir o seu bilhete (para as pessoas e até para a viatura). Nós viajamos para o Porto Santo de barco e levámos connosco o carro que alugámos no Funchal. É possível comprar bilhete de ida e volta, com data marcada, antecipadamente.
COMO SE DESLOCAR NA ILHA
1. ALUGAR CARRO
A melhor forma de visitar Porto Santo é alugando carro. Há várias agências de aluguer de viaturas no aeroporto, em Vila Baleia e em alguns hotéis. Usar transportes públicos não é muito fácil já que são poucos e muito limitados.
2. TÁXI
Sem transporte próprio terá que fixar-se num hotel e poderá efectuar tours diários para conhecer as maiores atracções da ilha, nomeadamente de táxi. Pode contratar um táxi para andar consigo um dia ou meio dia.
3. SKOOTER
Outra possibilidade para explorar a ilha é alugando uma skooter e dar uma volta à ilha. Pode alugar skooter na povoação de Vila Baleira.
4. BICICLETA
Outra das formas mais fantásticas de explorar Porto Santo é de bicicleta. Há locais para alugar bicicletas em alguns hotéis e na povoação de Vila Baleira. Há também alojamentos que lhe permitem utilizar gratuitamente a bicicleta para visitar Porto Santo.
ONDE DORMIR
Para visitar Porto Santo optámos por ficar hospedados no Vila Baleira Porto Santo. A nossa escolha mostrou-se extremamente boa porque o hotel alia preço-qualidade. A simpatia de todos os funcionários é marcante e foi um dos pontos altos da nossa estadia. Para além disso, o hotel dispõe de uma boa praia, aliás, excelente, com um areal extenso, mar tranquilo, muitas espreguiçadeiras e bar de praia (com bolas de Berlim gratuitas ao longo do dia).
Para os amantes de piscina, há também duas piscinas, uma para adultos e outra para crianças, com animação durante o dia.
Outra das grandes vantagens do Vila Baleira é o serviço de spa, com tratamentos de balneoterapia. Nós experimentámos o serviço de VitaPool e viemos completamente renovamos. Temos que repetir!
Há dois restaurantes, o Dunas – Beach Club, com jantares mais temáticos, e o restaurante geral, onde se serve o pequeno-almoço, almoço e jantar. A comida é muito boa e bastante variada.
Ficámos alojados num quarto enorme, com casa de banho, varanda, cama de casal, uma sala com tv e frigorífico. O hotel tem uma localização excelente, quase a meia distância entre Ponta da Calheta e Vila Baleira.
PROCURE AQUI ALOJAMENTO NO PORTO SANTO
ONDE COMER
Há vários restaurantes na ilha e deve incluir alguns quando visitar o Porto Santo. Apesar de não termos experimentado muitos (porque optámos pelo regime Tudo Incluído no Vila Baleira), tentamos conhecer alguns, dos quais destacaríamos o Restaurante Ponta da Calheta, onde comemos óptimo peixe grelhado e algumas iguarias da ilha.
Já que está na ilha, aproveite as esplanadas existentes nas praias para sentar e comer lapas com bolo do caco ao almoço. Há muitas para escolher, basta explorar.
Seguro de viagem para o Porto Santo
Não facilite. É importante viajar com seguro de viagem, ainda que para escapadinhas pequenas. Pode fazer um seguro de viagem simples para cobrir despesas médicas e hospitalares. Aconselhamos que faça também o seu seguro de viagem para o Porto Santo. Nós usamos a IATI Seguros. Se usar este link terá 5% de desconto. Não facilite.
O que ver e fazer quando visitar Porto Santo
Para saber o que fazer e ver quando visitar Porto Santo, veja o nosso artigo sobre os os lugares imperdíveis na ilha. Está tudo lá. Para além disso, recomendamos dois percursos pedestres fantásticos para conhecer a ilha:
PR1 – Vereda do Pico Branco e Terra Chã
PS PR2 – Vereda do Pico Castelo
Bom dia Carla Mota,
Para visitar Porto Santo, quantos dias serão necessários para a visitar, confortavelmente, sem pressas? Percorrendo o vosso roteiro?
Obrigado,
Melhores cumprimentos,
Fernando Pereira
Olá Fernando. Nós visitámos o Porto Santo num roteiro de três ou quatro dias, mas para aproveitar bem, eu ficaria 4 a 5 dias. Nos nossos 4 dias estavam os dias dos trajectos do barco e isso limitou um pouco esses dias.
Gostaria de fazer uma viagem de Moscovo para Vladivastock, acho muito interessante.
Sou Mocambicano , Estudei na Uniao Soviética entre 1987-1994, na cidade de Odessa na Ucrânia.
Conheço a Ilha da Madeira e o Lobo Marinho só que nao pude ir ao Porto Santo o tempo de estadia foi curto.
Obrigado Carla Mota,
Que maravilha. Deve ter recordações muito interessantes desses tempos.
Eu nunca tinha ouvido falar de Porto santo, e foi uma delicia ser apresentada a um destino tão lindo por um post tão completo! Como você falou, o destino é muito mais que Praia, e parece ser bem meu estilo viajante: lindas paisagens, contato com a natureza e um lugar pouco explorado por turistas! Já quero visitar!
Obrigada, Klecia. É mesmo.
Achei a dica de hotel muito boa! Tenho muita vontade de conhecer essa região, mas acho que me locomoveria de bicicleta mesmo, acho mais fácil. =)
E é maravilhoso percorrer Porto Santo de bicicleta.
Oi Carla, que destino legal. Adore receber dicas de locais que ainda não conheço e principalmente de locais que mal ouvi falar. Fantástico! Espero poder conhecer em breve.
Vai mesmo. É lindo.
Que lugar mais lindo! Nunca tinha ouvido falar em Porto Santo. Entrou para a minha lista de desejos 🙂 Assim como a Madeira, que já faz tempo que planejo ir!
Vai mesmo Fernanda. É lindo.
Carla que bacana! Eu já tinha ficado com vontade de conhecer a ilha quando o li o outro post sobre o que fazer em Porto Santo, agora fico imaginando eu rodando a ilha de scooter seriam cenas de filme!
Obrigada por todas as dicas.
Obrigada eu, Mayte.