O Verão em Portugal está quase aí e está também na altura de escolher os melhores destinos de Verão em Portugal. O sol, a praia e as altas temperaturas aproximam-se a passos largos mas a escolha de onde ir no Verão em Portugal não recai apenas apenas em sol, praia e mar. Desfrutar do Verão em Portugal é sinónimo disso mas muito mais. Portugal está cheio de arquitectura, História, Cultura e Natureza, fazendo da tarefa de escolher o próximo destino de Verão no nosso país algo difícil e naturalmente subjectivo. Quais serão então os melhores destinos de Verão em Portugal, para quem quer mais do que sol e praia? Neste artigo vamos apresentar uma lista daqueles que consideramos os melhores destinos deste Verão em Portugal.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
Escolher os melhores destinos de Verão em Portugal
Quem pensa em viajar no Verão em Portugal poderá pensar logo em sol e mar, sendo que o nosso país tem uma longa costa e praias maravilhosas, quer na costa oeste quer na costa algarvia. Mas os destinos de Verão em Portugal não se limitam a isso, podendo abarcar também cidades culturais e históricas ou ainda, pura e simplesmente, locais para desfrutar da Natureza, de uma forma activa em trilhos ou de uma forma relaxada em lugares de lazer. Se quer viajar neste Verão em Portugal, numa viagem curta ou mais longa, não deixe de considerar então as nossas propostas para os melhores destinos de Verão em Portugal.
MELHORES DESTINOS DE VERÃO EM PORTUGAL
Segue-se as nossas sugestões de destinos de Verão em Portugal, uns mais populares, outros mais “off the beaten track”, de forma a desfrutar da melhor maneira a estação do ano mais indicada para explorar o nosso país de norte a sul, quer em escapadinhas de alguns dias quer em viagens mais prolongadas.
1. Fazer a Rota Termal e da Água neste Verão em Portugal
Nos séculos XIX e XX, o termalismo viveu a sua época dourada, e à região de Chaves chegavam turistas de toda a Europa em busca das águas milagrosas. Hoje, as águas termais continuam a ser uma das imagens de marca da região, atraindo visitantes nacionais e estrangeiros, e assiste-se a um renascimento da importância dos balneários e parques termais e da Rota Termal e da Água. Deixe-se encantar pela região, percorra a Rota Termal e da Água e fique a conhecer um dos cantinhos mais singulares de Portugal, neste que é um destino mais invulgar para o Verão em Portugal.
A Rota Termal e da Água é um roteiro para explorar as termas e tradição termal do nordeste transmontano. A região do Alto Tâmega, em particular em redor de Chaves é, desde há séculos, conhecida pelas suas nascentes de águas termais, com qualidades terapêuticas e relaxadoras. Fazer a Rota Termal e da Água é explorar o eixo Verín (Espanha)-Chaves-Vidago-Pedras Salgadas, desfrutar dos balneários e parques termais, e visitar uma região do Norte de Portugal com uma história riquíssima, algo a não perder neste Verão em Portugal.
2. Visitar Coimbra
Coimbra é a cidade dos estudantes. A cidade que, todos aqueles que por lá passam, a recordam mais com o coração do que com a razão. Visitar Coimbra é indissociável de visitar a Universidade de Coimbra e de compreender a vida académica e a tradição coimbrã. Mesmo no Verão em Portugal, quando os estudantes vão de férias e Coimbra fica com um ambiente mais sossegado, há muito para ver e fazer em Coimbra.
A parte mais impressionante da cidade é a Universidade de Coimbra (fundada em 1290, fazendo dela uma das mais antigas do mundo), com vários edifícios centenários. Esta zona universitária é a Alta de Coimbra, rodeada pela parte velha da cidade, com ruas, ruelas, becos e escadarias, cheia de edifícios religiosos, casas antigas, repúblicas de estudantes e muitos estudantes, e que foi considerada Património Mundial da UNESCO em 2013. Para além disso, Coimbra exibe outros locais de interesse arqueológico, histórico e cultural. Não perca uma oportunidade única de conhecer este património neste Verão em Portugal.
3. Percorrer a EN2 no Verão em Portugal
A Estrada Nacional 2 é a maior estrada portuguesa, cruzando o nosso território de norte a sul, desde Chaves até Faro num total de 738 km. É a terceira estrada mais longa do mundo no feito de atravessar completamente um país. Percorrê-la é uma excelente oportunidade para conhecer melhor o nosso país, aprender sobre a nossa história, cultura e tradições, ao mesmo tempo que nos perdemos na sua geografia, e constitui um excelente programa para este Verão em Portugal.
O troço original da Estrada Nacional 2 atravessa grande parte do país, cruzando 11 dos 18 distritos portugueses, e estabelecendo a ligação entre três capitais de distrito, Vila Real, Viseu e Faro. Ao longo do percurso, a Estrada Nacional 2 atravessa cidades muito importantes na história e povoamento de Portugal, tais como Chaves, Régua, Lamego, Santa Comba Dão, Abrantes, Montemor-o-Novo e Aljustrel. Para poder desfrutar de tudo isso, recomendamos um mínimo de 8 dias (idealmente 15) neste Verão em Portugal para fazer a EN2.
4. Visitar Évora
Visitar Évora é conhecer aquela que é designada como “Cidade-Museu”, cuja fundação remonta aos tempos da ocupação romana, com um património histórico, arquitectónico e cultural resultante da vivência naquele local de diferentes civilizações ao longo dos séculos e que a tornam única no panorama nacional e um destino de Verão em Portugal a não perder.
A par das cidades do Porto e de Guimarães, o centro histórico de Évora é Património Mundial da UNESCO, classificado desde 1986. As muralhas da cidade de Évora circundam o núcleo urbano histórico, onde se destacam as ruas medievais, as habitações tradicionais, e vários edifícios históricos como a Sé Catedral, o templo romano de Évora, a Capela dos Ossos e ainda a Universidade de Évora e Colégio do Espírito Santo. Apesar das altas temperaturas que por vezes se registam em Évora durante a temporada mais quente do ano, consideramos que é uma das cidades históricas portuguesas a não perder neste Verão em Portugal.
5. Visitar a Ilha do Pico e descobrir os Açores neste Verão em Portugal
A ilha do Pico é um dos vértices do “triângulo” do grupo central (juntamente com São Jorge e Faial) e é a segunda maior dos Açores (apenas atrás da ilha de São Miguel). Hoje, começa a afirmar-se como um destino turístico emergente no panorama nacional, sendo este Verão em Portugal uma oportunidade a não perder para visitar a ilha do Pico, uma das mais singulares do arquipélago dos Açores.
Para além do terreno vulcânico e do vulcão do Pico (ponto mais alto de Portugal), magnífica paisagem votada, em 2010, como uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, a ilha exibe uma cultura muito interessante, com destaque para a história da baleação (caça à baleia) e a cultura vinícola, sendo que a Paisagem da Cultura da Vinha do Pico foi classificada como Património Mundial da UNESCO em 2004. Uma ilha multifacetada que não deve perder neste Verão em Portugal.
6. Visitar a Covilhã e descobrir a Serra da Estrela no Verão em Portugal
Cidade histórica, com vários filhos da terra famosos (como Pêro da Covilhã), a Covilhã é hoje uma cidade vibrante, uma das poucas do interior de Portugal que atrai uma população jovem, muito por conta de ser a sede da Universidade da Bera Interior. Mas o turismo também se tem vindo a afirmar como uma componente cada vez mais importante da economia da cidade, explorando o seu passado industrial, mas principalmente por ser uma porta de entrada da Serra da Estrela, com acesso privilegiado à Torre. Naturalmente no Verão em Portugal não há neve, mas a Covilhã é um excelente ponto de partida para explorar o Parque Natural da Serra da Estrela e desfrutar do artesanato e gastronomia serrana.
Para além disso, a Covilhã está também a afirmar-se como um dos expoentes nacionais de Arte Urbana, fruto do trabalho de artistas locais e também da criação do mais antigo festival de arte urbana de Portugal, o WOOL – Festival de Arte Urbana da Covilhã, com o objectivo de requalificar o centro histórico da Covilhã. Neste Verão em Portugal, passeie pelo centro histórico da Covilhã e aprecie estas obras de arte, de grande e pequena dimensão, que deram uma nova vida e novas cores à parte mais alta e nobre da cidade.
7. Fazer a Rota do Românico e descobrir as raízes da nacionalidade
A Rota do Românico é um conjunto de três rotas que permitem conhecer o melhor da arquitectura românica no norte de Portugal, transportando-nos para a época da fundação da Nacionalidade nos vales dos rios Sousa, Douro e Tâmega, e salientando o papel da nobreza e das ordens religiosas na construção do território nacional. Um conjunto de 58 monumentos erguidos entre os séculos XI e XIV, incluindo mosteiros, igrejas, capelas, memoriais, pontes, castelos e torres senhoriais, estão distribuídos pelos concelhos de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende, num roteiro a não perder neste Verão em Portugal.
Na realidade, a Rota do Românico são três rotas distintas, a Rota do Românico no Vale do Sousa, a Rota do Românico no Vale do Douro e a Rota do Românico no Vale do Tâmega, cada uma delas uma oportunidade única de conhecer o país profundo neste Verão em Portugal.
8. Percorrer a EN222 pelo melhor do Douro neste Verão em Portugal
A EN 222 é uma estrada nacional que liga Vila Nova de Gaia a Almendra (Vila Nova de Foz Côa), ao longo da margem esquerda do rio Douro. A empresa de aluguer de automóveis Avis Rent A Car considerou-a em 2015 a “melhor estrada para condução do mundo” (“World’s Best Driving Road“), e quem somos nós para discordar! Neste Verão em Portugal, esta é uma das melhores formas de descobrir o melhor do Alto Douro Vinhateiro, paisagem classificada como Património Mundial da UNESCO em 2001.
O troço mais famoso é da Régua ao Pinhão, com panoramas fantásticos ao nível da água, mas, ao deixar o Pinhão para trás, em direcção a Vila Nova de Foz Côa, a paisagem vinícola da EN222 ganha ainda mais autenticidade, conservando as marcas da luta do homem para domar a natureza, com socalcos a marcar a paisagem. A estrada nacional 222 é maravilhosa e um roteiro a não perder neste Verão em Portugal.
9. Visitar a ilha da Madeira e percorrer as suas levadas
A ilha da Madeira está na moda entre os visitantes estrangeiro e inclusive influencers de viagens. No entanto, os portugueses há muito que sabem que a Madeira é um excelente destino de férias, em particular durante o Verão em Portugal, com um pouco de tudo, lugares clássicos, festividades turísticas e até destinos inóspitos e de aventura.
Nenhuma visita à ilha da Madeira fica completa sem percorrer alguns trilhos. A Madeira é uma ilha montanhosa e há muitos trilhos pedestres para se fazer, em especial as levadas, canais criados pelo homem para transportar água da parte norte da ilha, onde a precipitação é maior, para a parte sul, hoje foram transformadas em percursos pedestres sinalizados. Um destino a acrescentar na lista de todos os amantes de montanha que querem desfrutar do Verão em Portugal.
10. Explorar o Gerês como um dos destinos mais verdes no Verão em Portugal
As serras do Gerês e da Peneda encerram o único parque nacional português, uma bela cordilheira para explorar com pequenas caminhadas ou grandes trilhos. O Gerês é um destino excelente para qualquer altura do ano e no Verão, com as suas lagoas de água cristalina, é ainda melhor! É o destino ideal para quem gosta de montanha e quer passar férias de Verão em Portugal.
A Serra do Gerês é o conjunto montanhoso delimitado pelo rio Cávado e rio Homem, predominantemente granítica, onde as formas de relevo são vigorosas e muito típicas desta morfologia. Os penedos graníticos do Gerês dão um toque singular à paisagem, fortemente recortada pela acção da tectónica que facilita o encaixe das linhas de água no Gerês, dando origem às famosas cascatas do Gerês. Para observar esta paisagem magnífica, não perca os melhores miradouros do Gerês.
Seguro de viagem para o Verão em Portugal
A IATI tem modalidades de seguro de viagem (“Mochileiro” ou “Estrela”) que são ideais para viajar para os destinos de Verão em Portugal, cobrindo todas as actividades que poderá experimentar, tais como paddle surf, pesca, snorkle, trekking, jet ski, surf e windsurf, e mergulho e atividades subaquáticas. Para além disso, todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e, se fizer o pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19 antes de ir para os destinos de Verão na Europa. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para viajar para os melhores destinos de Verão em Portugal.
Faça aqui o seu seguro IATI com 5% de desconto para os destinos de Verão em Portugal.