Sempre que temos um tempinho livre e uns dias de descanso não conseguimos resistir: fugimos para o Baleal. Há muito que o Baleal, na
costa de Peniche, é um dos nossos refúgios espirituais, um local onde gostamos de ver o sol desaparecer por trás do azul do Atlântico, um lugar onde as nossas geografias se encontram.
Há muito tempo que o Baleal faz parte de nós, da alma do
Viajar entre Viagens. Acho que desde que começamos a viajar que não houve uma etapa das nossas expedições de Verão que não tivesse sido preparada no Baleal. Assim, este local é também um pouco de nós. Faz parte integrante do Viajar entre Viagens.
Este ano não poderia deixar de ser diferente. Aproveitamos alguns dos nossos dias pré-expedição ao Árctico para explorar o Baleal e a costa de Peniche. Nunca ficamos alojados em Peniche, não porque a cidade não seja bonita, mas porque somos completamente enamorados pelo Baleal.
O Baleal é aquele lugar onde nos sentimos em casa. Será que mais alguém tem lugares assim? Lugares que nos atraem e cuja atracção não conseguimos explicar? Lugares que fazem parte de nós e que nunca percebemos porquê? É como se de algum modo pertencêssemos a este espaço sem que nunca aqui tenhamos vivido ou passado muito tempo. Talvez, o futuro nos reserve uma explicação.
Para desfrutar do Baleal e da Costa de Peniche ficamos alojados num alojamento familiar: a
Pequena Baleia.
Este é um alojamento muito calmo, relaxante e confortável. O Sr. Florêncio e a Dª Idalina são pessoas maravilhosas e receberam-nos como amigos. Conversa puxa conversa, falávamos sobre a região, o Baleal, o país, o turismo, o mundo. Ao fim de três dias já nos sentimos parte desta família.
O nosso quarto no Baleal é deslumbrante. Da janela vemos o Atlântico, o tômbolo de Peniche e as ilhas Berlengas. A panorâmica das Berlengas é verdadeiramente impressionante. Quando abrimos a janela pela manhã é como se a alma se enchesse.
Todos os dias, pela manhã, recebem-nos para mais um belíssimo pequeno-almoço sempre acompanhado por um grande sorriso. O pequeno almoço é muito bem servido e até nos mimam com um pastel de nata com canela. Que forma maravilhosa de começar o dia.
O quarto é muito espaçoso, tem tv cabo, wc e wi-fi. Mas, o que nos conquistou completamente foi o magnífico terraço voltado para o mar. Nem apetece sair daqui. Mas, claro, há que explorar o Baleal e toda a zona costeira. E foi isso que fizemos.
As praias do Baleal possuem condições ímpares para a prática de surf e body board. Nos últimos anos, esta pequena povoação tem-se tornado uma meca destes desportos mas conserva o carisma e autenticidade. Também nós já tiramos um curso de surf no Baleal. Já lá vão alguns anos mas bateu a vontade de voltar à água. Mas, não havia tempo. Neste dias, limitamo-nos a aproveitar as magníficas praias e os ilhéus.
Em tempos o Baleal foi uma pequena ilhota que se uniu ao continente através de um istmo (língua de areia) e deve o seu nome ao papel que alegadamente os seus rochedos desempenharam no auxílio à caça à baleia.
Hoje em dia, o Baleal, tal como Peniche, é um tômbolo. Se no tômbolo de Peniche é difícil ter a noção que há uma língua da areia que une o continente à ilha, no Baleal está tudo em frente a nós. Aqui vê-se muito bem o istmo de areia e a praia de um e do outro lado. Mas, em frente ao Baleal ainda existem dois ilhéus: ilhéu de Fora e ilhota das Pombas.
O Baleal é dos lugares mais extraordinários e mágicos do mundo. O sol quando caí sobre o horizonte transforma a paisagem e as areias ficam da cor do ouro. Parece magia da natureza, mas não é.
O Baleal é um pequeno paraíso. Dormir no Baleal é acordar com o cheiro da maresia e o barulho das ondas a baterem nas rochas. É ver o sol descer no céu azul e transformá-lo num amarelo e laranja electrizante. É apreciar a vida e vivê-la de forma descontraída. Haverá algo melhor? Sinceramente não me ocorre nada. É por isso que voltamos sempre ao Baleal.
Se procura opções de alojamento saiba que estas são as melhores opções na zona de Peniche:
O vosso blog é fantástico! Na semana passada eu e o meu marido, que já tínhamos passado umas pequenas férias em Peniche, optamos desta vez pelo Baleal (com hospedagem na Pequena Baleia) e pelas Berlengas. Já estamos com saudades e já há planos para a próxima viagem 🙂
Que maravilha! Bateu agora uma saudade… 😀