O cozido das Furnas é uma das delícias gastronómicas portuguesas. Apesar de ser possível comer o cozido das Furnas em vários restaurantes nas Furnas, a nossa opção foi bem diferente. Decidimos preparar nós o nosso próprio cozido das Furnas e assim usufruir do verdadeiro espírito açoriano.
Se vai viajar para os Açores não perca as nossas dicas aqui no blogue
- Tudo o que precisa de saber para VIAJAR PARA OS AÇORES EM 2021
- Dicas e roteiro de lugares para viajar para a ILHA DAS FLORES nos Açores
- Dicas e roteiro de lugares para viajar para a ILHA DO CORVO nos Açores
- Dicas e roteiro de lugares para viajar para a ILHA DE SÃO MIGUEL nos Açores
- Lugares obrigatórios para visitar em SÃO MIGUEL nos Açores
- Visitar SANTA MARIA, o segredo mais bem escondido dos Açores
- Visitar SÃO JORGE, a ilha das fajãs dos Açores
- Trilho da CALDEIRA DE SANTO CRISTOna ilha de São Jorge, nos Açores
- Visitar a ILHA DO PICO, a ilha vulcão dos Açores
- Subir a MONTANHA DO PICO, o ponto mais alto de Portugal (tudo o que precisa de saber para subir num dia ou com pernoita)
- Viajar nas ILHAS DO TRIÂNGULO DOS AÇORES, com roteiro detalhado para explorar as ilhas do Pico, São Jorge e Faial.
- Visitar a ILHA DO FAIAL, com roteiro, locais a visitar e o que ver e fazer na ilha do Faial, nos Açores.
.
COMO FAZER O COZIDO DAS FURNAS
Fazer o cozido das Furnas pode não parecer fácil mas é mais do que parece. Fazer o cozido das Furnas exige tempo e paciência mas é definitivamente um dos pontos altos de uma viagem às Furnas. Assim, vamos contar-vos o segredo do cozido das Furnas de forma rápida.
Parte 1 – Preparar o Cozido das Furnas
1. MOTIVAÇÃO – Esqueça os restaurantes. Faça o seu cozido das Furnas!
2. OPERACIONALIZAR – Nós fomos a um supermercado, conversámos com a talhante que nos disse todos os ingredientes que devíamos comprar para o cozido das Furnas: carnes, enchidos, legumes, batata doce e inhame. Faça o mesmo, peça dicas ao talhante. Ele vai ajudá-lo a preparar o seu cozido das Furnas.
3. PANELA – Comprámos uma panela baratinha num hipermercado para fazer o cozido das Furnas de uma das vezes, da outra vez, pedimos na guesthouse onde estávamos alojados.
4. PEÇA AJUDA – Lá fomos nós para as Furnas! Com a ajuda do senhor que lá trabalha colocámos todos os ingredientes por ordem no cozido das Furnas. E olhe que tem ciência! Peça ajuda ao funcionário que lá está. Ele vai adorar ajudá-lo na ordem dos ingredientes no cozido das Furnas.
5. ORDEM DOS INGREDIENTES – Primeiro coloca-se algumas folhas de couve para forrar a panela do cozido das Furnas. Depois as carnes de porco e vaca. De seguida, o repolho, a couve, a batata doce, a cenoura e o inhame. De seguida o frango e o chouriço. No fim a morcela enrolada em couve para que durante a cozedura não rebente. Não se esqueça de colocar sal no cozido das Furnas!
6. ATAR A PANELA – Atámos depois a panela com um fio e já estava pronto para ir para o local do cozido das Furnas.
Parte 2 – Como funciona para colocar o Cozido das Furnas
O senhor que trabalha nas Furnas leva a panela com o cozido das Furnas para um buraco numa área cheia de caldeiras e fumarolas. A panela é colocada num buraco e um fio atado à panela é deixado de fora. Depois o buraco é tapado com uma tampa e posteriormente coberto de terra. O senhor dá-nos um número correspondente ao nosso buraco onde está o cozido das Furnas. Agora, basta esperar cerca de 6 horas pelo cozido das Furnas! Nós enterrámos o cozido das Furnas às 11 h. Às 17 h, voltámos para comer o famoso cozido das Furnas.
Entretanto, fomos explorar a área do vulcão das Furnas. Em seis horas dá para fazer muitas coisas. Nós fomos à Poça da Dona Beija, às fumarolas, ao Parque Terranostra e depois voltámos. Também há imensos percursos para se fazer a pé na zona. O tempo não custa nada a passar. É um dia maravilhoso!
ROTEIRO PARA O DIA ENQUANTO ESPERA PELO COZIDO DAS FURNAS
1. Relaxe na Poça da Dona Beija
Enquanto cozido das Furnas ficou nas Furnas nós fomos até à Poça da Dona Beija tomar um bom banho. As águas da Poça da Dona Beija estão a uma temperatura de 39º C. Mesmo num dia de calor, é muito relaxante e terapêutico. Na Poça da Dona Beija, nas Furnas, relaxar é a palavra de ordem. Se isto não é o paraíso, mostrem-nos onde é que ele está!!! A Poça da Dona Beija faz parte de um conjunto de nascentes férreas e quentes associadas aos fenómenos de vulcanismo secundário bem evidentes na Caldeira do Vulcão das Furnas.
.
A sua formação advém da existência de aquíferos termais subterrâneos cuja água, em contacto com as rochas sujeitas a altas temperaturas, aquece gradualmente e atinge a superfície com temperaturas médias de 39º C. No local encontra-se uma nascente natural de água quente, dentro duma gruta, que fornece as duas piscinas, uma zona para molhar os pés ou o corpo, e parte da ribeira, que alberga uma comporta removível, proporcionando uma mistura de água quente e fria.
.
2. Visitar a povoação das Furnas
Visitámos ainda a povoação das Furnas e o Parque Terra Nostra. Nas Furnas exploramos as fumarolas e geysers no meio da povoação e fizemos um passeio pela caldeira.
.
COMER O COZIDO DAS FURNAS
Seis horas depois… retirámos a panela e era hora de tirar o cozido das Furnas e comer! E que maravilha de cozido das Furnas!!!
Os Açores são um lugar memorável e este foi mais um dia extraordinário neste belíssimo arquipélago.
Onde Dormir em São Miguel, nos Açores
Se vai viajar para São Miguel o local mais central para dormir é em Ponta Delgada. Com carro alugado poderá chegar a quase qualquer ponto da ilha num dia. No entanto, o ideal é alojar-se em diferentes lugares da ilha para poder usufruir da sua viagem. Se optar por ficar em Ponta Delgada saiba que há excelentes opções de alojamento e as melhores são:
Se procura hotel, guesthouse ou alojamentos típicos:
- Casa do Campo de São Francisco
- Casa Do Populo
- Azor Hotel
- Casa das Palmeiras Charming House
- Solmar Alojamentos Garden
- Azorean Urban Lodge
- Out Of The Blue
- Quinta de Santa Clara
- Quinta da Abelheira
- Herdade do Ananás
- Villa Loureiro-Luxury Retreat
- In53 Guest House
- 1ofushostel B&B
Se procura um apartamento:
Se procura um hostel:
Se gosta de roteiros e rotas para explorar Portugal, não pode perder estes nossos artigos aqui no blogue:
- Roteiro para as ilhas dos Triangulo dos Açores – Um roteiro para aproveitar 10 dias pelas ilhas de São Jorge, Pico e Faial com informação dia-à-dia e de transporte entre ilhas.
- Roteiro para aproveitar a EN222 – Um roteiro para aproveitar uma das estradas mais belas de Portugal junto ao Douro.
- Roteiro pelos Miradouros do Douro Internacional – Um roteiro com indicação para chegar a todos os miradouros do Douro Internacional.
- As melhores estradas para conhecer e explorar Portugal – EN2, EN222 são apenas algumas das magníficas estradas para conhecer Portugal. Conheça a nossa selecção.
- Estrada Nacional 2 – Um roteiro magnífico e personalizado, cheio de dicas para fazer a Estrada Nacional 2.
- Rota Termal e da Água – Um artigo para o ajudar a fazer uma rota magnífica em Portugal, a rota na zona de Chaves pelas diferentes termas da região.
- 9 Roteiros para conhecer Portugal de Carro – Um artigo com 9 propostas de roteiros para conhecer o melhor de Portugal de carro. Veja os nossos mapas e guarde estas sugestões.
- Rota do Românico em Portugal – Um conjunto de artigos sobre as Rotas do Românico em Portugal, no Sousa, Douro e Tâmega.
Olá boa tarde.
tenho uma questão em relação a preparação do cozido nas furnas. É necessário marcar ou basta aparecer nas furnas com os ingredientes e a panela?
Obrigada
Marisa
Basta aparecer.
Olá! Sabe se ainda é possível fazer dessa maneira?
Sim, ainda pode fazer o cozido assim mesmo. Os açorianos é assim que fazem.
Boa noite! é necessário marcar com antecedência com o senhor do cozido?
Não. É só aparecer.
Não precisaram de pagar nada ao senhor para deixar o cozido a fazer?
Na altura dava-se quanto se queria.
[…] Nas Furnas há muita coisa para fazer. Vale a pena explorar as fumarolas e geysers no meio da povoação, contemplando as formas de vulcanismo secundário do vulcão das Furnas. Vale também a pena dar um passeio pelo parque e pela caldeira. Experimente os pães levedos das Furnas (que são maravilhosos) e dê uma voltinha pela povoação. Não perca o cozido das Furnas, preferencialmente feito por si. Veja as nossas dicas para um dia bem passado nas Furnas com todas as dicas para fazer o seu próprio cozido das Fur…. […]
Qual é o melhor mês para visitar a ilha?
Desde Abril a Outubro é sempre bom.