Na região do Douro há muitos destinos apelativos e todos têm os seus atractivos, mas a região de Ansiães e Carrazeda de Ansiães, tão rica em património natural, histórico, gastronómico e cultural, há muito que chamava o Viajar Entre Viagens a fazer por ali uma incursão.
Mas as solicitações são muitas e, tal como o ditado popular diz “Santos da casa não fazem milagres”, íamos adiando uma visita mais detalhada. No entanto, decidimo-nos finalmente a explorar este pedaço do nosso país, Carrazeda de Ansiães, por vezes tão injustamente esquecido.

Se gosta de roteiros e rotas para explorar Portugal, não pode perder estes nossos artigos aqui no blogue:
- Roteiro para as ilhas dos Triangulo dos Açores – Um roteiro para aproveitar 10 dias pelas ilhas de São Jorge, Pico e Faial com informação dia-à-dia e de transporte entre ilhas.
- Roteiro para aproveitar a EN222 – Um roteiro para aproveitar uma das estradas mais belas de Portugal junto ao Douro.
- Roteiro pelos Miradouros do Douro Internacional – Um roteiro com indicação para chegar a todos os miradouros do Douro Internacional.
- As melhores estradas para conhecer e explorar Portugal – EN2, EN222 são apenas algumas das magníficas estradas para conhecer Portugal. Conheça a nossa selecção.
- Estrada Nacional 2 – Um roteiro magnífico e personalizado, cheio de dicas para fazer a Estrada Nacional 2.
- Rota Termal e da Água – Um artigo para o ajudar a fazer uma rota magnífica em Portugal, a rota na zona de Chaves pelas diferentes termas da região.
- 9 Roteiros para conhecer Portugal de Carro – Um artigo com 9 propostas de roteiros para conhecer o melhor de Portugal de carro. Veja os nossos mapas e guarde estas sugestões.
- Rota do Românico em Portugal – Um conjunto de artigos sobre as Rotas do Românico em Portugal, no Sousa, Douro e Tâmega.

VISITAR CARRAZEDA DE ANSIÃES
O nosso percurso em Carrazeda de Ansiães baseou-se no Circuito Turístico do Castelo e do Douro.
- Recentemente criado o Centro Interpretativo do Castelo de Ansiães pode ser desfrutado em visita guiada aos Sábados e Domingos durante os meses de verão (com inscrição prévia – tel: 278 610 200/278 618 253, e-mail: cica@cmca.pt), ou por iniciativa própria em qualquer altura do ano.

Como chegar a Carrazeda de Ansiães
- CARRO – Carrazeda de Ansiães é hoje facilmente acessível para quem vem do litoral, pela rede de auto-estradas A4 (para quem vem do Porto) ou A3 e A7 (de Braga e Guimarães), seguindo-se o novo IC5, que faz a ligação da A4 a Carrazeda de Ansiães (indo até Miranda do Douro). Carrazeda de Ansiães fica assim agora a menos de duas horas de carro da cidade do Porto.
- COMBOIO – Para aqueles enamorados pelos comboios e pela degustação mais lenta da paisagem, nada bate a Linha Ferroviária do Douro, que liga a cidade do Porto ao Pocinho. Quem se dirige a Carrazeda de Ansiães deve sair na paragem do Tua e apanhar transporte público (apenas 2 vezes por dia) ou um táxi que por uma pequena soma o levará rapidamente até à vila.

Centro interpretativo do Castelo de Ansiães
Visitamos o recém-criado Centro Interpretativo do Castelo de Ansiães, na vila de Carrazeda de Ansiães, onde se encontra exposto, de forma concisa e com uma ordenação cronológica, o processo histórico concelhio, centrando-se o grosso da informação no castelo e vila amuralhada de Ansiães. Ali a arqueóloga responsável fez-nos uma breve apresentação, antes de nos dirigirmos ao Castelo, localizado a cerca de 7 km da vila.

Castelo de Ansiães
Local arqueológico classificado como Monumento Nacional, a história do Castelo de Ansiães evoluiu de forma ininterrupta desde o 3º milénio a.C. até 1734, quando se dá a transferência da sede de concelho de Ansiães para Carrazeda. As características geográficas do sítio, localizado numa posição cimeira face ao planalto de Ansiães e ao rio Douro, terão sido o principal motivo desta ocupação contínua durante 5000 anos, em particular a sua vocação para defesa natural durante a Reconquista Cristã.

Fora das muralhas pode observar-se a enigmática igreja de S. João Baptista, de uma só nave com duas entradas laterais, de raiz pré-românica com sucessivas adaptações e restauros durante a Idade Média.

Já dentro das muralhas, podemos admirar as ruínas restauradas das habitações que rodeavam a fortificação central, assim como a bela Igreja de S. Salvador de Ansiães, em que se destaca o tímpano “Pantocrator” do portal principal, cuja iconografia de “Cristo em majestade” constitui o mais completo exemplar do românico português. Subindo para a parte alta da fortificação, junto à Torre de Menagem, acedemos à muralha e pudemos ter uma visão panorâmica sobre o concelho e arredores, inclusive para sul do rio Douro.


Carrazeda de Ansiães e o Douro
Dali seguimos em direcção ao rio, passando pelas aldeias de Selores, Seixo de Ansiães e Beira Grande, fazendo a estrada cénica que liga esta última localidade às margens do rio. Durante este percurso, entramos no reino do Vinho do Porto, com a paisagem dominada pelas encostas do vale do Douro povoadas de socalcos e vinhedos. Por esta altura (Dezembro) ainda é possível observar restos da cor vermelha da vinha que terá sido deslumbrante em Outubro e Novembro. Depois de pararmos no Miradouro da Rota do Douro, para admirar esta maravilhosa simbiose da paisagem natural e do esforço humano, prosseguimos em direcção à Senhora da Ribeira, percorrendo um troço deslumbrante onde temos vistas fabulosas para o outro lado do rio, onde ainda passa o comboio que liga o Tua ao Pocinho.



Saborear o Douro
Nesta pequena localidade junto à margem do rio, almoçamos no restaurante homónimo, sendo a especialidade da casa o peixe do rio frito, mas onde se podem apreciar outras iguarias, tais como a deliciosa posta de carne grelhada, tão característica de Trás-os-Montes.

Quinta do Lobazim
Depois de almoço, seguimos rio acima, pela estreita estrada que percorre a sua margem e de onde se pode admirar (e provar!) a outra cultura por aqui dominante, a da laranja. Alguns quilómetros à frente, paramos para visitar o armazém da Quinta do Lobazim, onde se encontram alguns tonéis e pipas impressionantes, que já guardaram milhares de litros do líquido tão apreciado pelo mundo inteiro, e em que ficamos a conhecer um pouco mais da história desta notável Quinta duriense e do processo de fabrico do Vinho do Douro.


Vilarinho da Castanheira
Retomando o nosso percurso, a estrada segue em frente para a localidade de Lousa, mas nós viramos encosta acima, em direcção à aldeia de Vilarinho da Castanheira, antiga sede de um concelho medieval. A estrada, e o que a rodeia, impressiona mais uma vez todos os que a percorrem. Na aldeia, visitamos o recém-inaugurado Museu da Memória Rural, um museu muito bem organizado e delineado, dedicado à divulgação e preservação das memórias patrimoniais imateriais do concelho de Carrazeda de Ansiães. Trata-se da primeira unidade museológica a trabalhar de forma abrangente temáticas relativas à cultura rural da região duriense, nomeadamente no que toca aos ofícios tradicionais, e aos ciclos do vinho e do pão.
Depois de uma prova de Vinho do Porto, regressamos rapidamente à sede do concelho, Carrazeda de Ansiães, passando pela aldeia de Fontelonga, já quando a noite se punha.
Estava assim completo um dia em cheio, passado numa região única em Portugal e no Mundo, e que merece com certeza a visita de um número crescente de turistas nacionais e estrangeiros.
Se procura as melhores sugestões sobre o Douro:
- Visitar o Alto Douro Vinhateiro – Um artigo sobre o que explorar na zona vinícola do Douro.
- Roteiro pelos Miradouros do Douro Internacional – Um roteiro com indicação para chegar a todos os miradouros do Douro Internacional.
- Visitar Lamego – Um artigo cheio de dicas para conhecer esta bela cidade na região centro de Portugal.
- Visitar a Régua – Um artigo cheio de dicas para visitar o Douro na Régua.
- Trilho de São Cristóvão do Douro – Um belo trilho para descobrir o Douro Vinhateiro no Pinhão.
- Visitar Baião – Um artigo cheio de dicas para visitar a região de Baião, do Marão ao Douro.
- Visitar o Pinhão – Um artigo cheio de dicas para visitar o Douro Vinhateiro na região do Pinhão.
- Visitar Foz Côa – Um artigo cheio de dicas para visitar Foz Côa.
- Parque arqueológico das gravuras do Côa – Um artigo cheio de dicas para conhecer o vale do rio Côa.
- Comboio Histórico do Douro – Um artigo sobre uma das experiências mais marcantes para se fazer em Portugal.
- Linha do Douro – Um artigo sobre a antiga e actual Linha do Douro.
- Onde comer bem no Douro – Um artigo com os melhores restaurantes para comer na região do Douro.
- Castas e Pratos – Um artigo sobre o melhor restaurante da Régua.
- Dormir num alojamento local no Douro – Uma experiência de alojamento em Celeirós do Douro.
- Casa de Férias no Douro – Um artigo em que partilhamos a nossa experiência numa casa de férias no Douro.
- Dormir no Pinhão – Um artigo sobre um dos melhores hotéis do Pinhão.
- Dormir nas Caves do Vinho do Porto – Uma experiência incrível para conhecer a história do Vinho do Porto.
- Dormir no Douro – Um artigo cheio de boas opções para alojamentos na região do Douro.
- Roteiro para aproveitar a EN222 – Um roteiro para aproveitar uma das estradas mais belas de Portugal junto ao Douro.
Bom dia,
daqui a duas semanas vou almoçar por Carrazeda de Ansiães, a caminho da Beira Baixa.
E estava aqui a ler sugestões para o que fazer antes ou depois do almoço.
Gostei do post, boas ideias, claro, explicativo, cativante, e a alusão à prova de vinhos deu-me ideias, mas fiquei sem saber onde a fez… tem alguma sugestão que me possa dar?
Obrigado.
Filipe Gomes
Olá Filipe, já foi há muito tempo e não me recordo do nome. Lamento não poder ajudar.