Já ouviu falar nas Berlengas? Ouviu dizer que as Berlengas são um paraíso em Portugal? Gostava de visitar as Berlengas? Procura um roteiro nas Berlengas para aproveitar o dia? Tem medo de enjoar no barco para as Berlengas? Então este artigo sobre as Berlengas é para si! As ilhas Berlengas são uma das paisagens mais maravilhosas e singulares de Portugal. Visitar as ilhas Berlengas é uma viagem obrigatória para todos aqueles que desejam conhecer Portugal pois são um acidente geográfico do litoral português único.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
VISITAR AS ILHAS BERLENGAS
As Berlengas não são uma ilha, as Berlengas são um mini arquipélago. As Berlengas são ilhas, umas maiores outras menores, mas são um paraíso na terra. Uma ilha, por definição, é um território que é mais difícil de conquistar, não só militarmente, como economicamente. As Berlengas são um dos paraísos mais intocados e selvagens de Portugal.
Se procura as melhores praias em Portugal estes são alguns artigos que vai gostar de ver
- As melhores casas de férias do Algarve – Veja este nosso artigo com uma eleição das melhores casas de férias em Portugal.
- Visitar Lagos – Um artigo cheio de dicas de alojamento, praias e restaurantes em Lagos, no Algarve.
- Costa Vicentina – Um artigo sobre as melhores praias e alojamentos para aproveitar a Costa Vicentina, no Alentejo e Algarve.
- Tavira e Cancela Velha – Um artigo para o ajudar a explorar as praias da Zona de Tavira e Cacela Velha.
- Visitar Olhão, a Fuzeta e a ilha da Culatra – Um artigo cheio de dicas maravilhosas sobre onde dormir, comer e o que fazer para aproveitar Olhão e as praias da ria Formosa.
- Visitar a ilha de Santa Maria, nos Açores – Um artigo sobre a melhor ilha dos Açores para os amantes das praias de areia branca e azul turquesa.
- Visitar Faro e as praias da Península de Ancão – Um artigo para o auxiliar a preparar as suas férias no Algarve na zona de Faro.
- As melhores praias do Algarve – Um artigo exaustivo sobre as melhores praias de todo o Algarve com sugestões de alojamentos em cada uma delas.
- Ilhas da Ria Formosa – Um artigo cheio de dicas fabulosas sobre as diferentes ilhas e praias da Ria Formosa.
- Roteiro para visitar o Algarve – Um roteiro para visitar o Algarve durante 20 dias, explorando o melhor da região numas férias diferentes em Portugal.
- Praia do Barril – Um artigo sobre uma das melhores praias do Algarve.
- Ilha da Culatra – Um artigo para o ajudar a planificar a sua visita a uma das ilhas mais belas do Algarve.
- Praia da Falésia – Um artigo sobre como aproveitar uma das nossas praias preferidas no Algarve.
- Como visitar a Gruta de Benagil – Um artigo bem completo sobre tudo o que precisa de saber para visitar um dos lugares mais belos do Algarve.
- Ilha do Porto Santo – Um artigo para o ajudar a descobrir as melhores praias da ilha do Porto Santo.
- As melhores praias do norte de Portugal – Um artigo com a selecção das melhores praias do norte de Portugal e os melhores alojamentos para ficar em cada uma delas.
- As melhores praias da Costa Alentejana – Um artigo obrigatório para quem vai fazer férias na Costa Alentejana.
- As melhores praias do Centro de Portugal – Um artigo de leitura e pesquisa obrigatória para quem gosta de praias no centro de Portugal.
- Visitar a Costa Alentejana – Um artigo com dicas para visitar a Costa Alentejana em Portugal.
- Visitar as Berlengas – Um artigo cheio de dicas para quem quer visitar as ilhas Berlengas e as suas praias.
- 10 Lugares para passar férias em Portugal – Um artigo cheio de ideias para umas férias em Portugal.
- Costa Nova – Um artigo sobre uma das praias mais instagramáveis de Portugal.
- Praia da Apúlia e os seus moinhos – Mais um artigo sobre uma das paisagens mais instagramáveis da costa portuguesa.
- Costa de Peniche – Dicas para explorar as praias e actividades na costa de Peniche.
- Baleal – Um artigo sobre um dos nossos recantos preferidos em Portugal para surfar e explorar as praias.
O que são as ilhas Berlengas
O arquipélago das Berlengas, situado aproximadamente 6 milhas a oeste do Cabo Carvoeiro, é constituído por três pequenas ilhas, Berlenga Grande, Estelas e Farilhões e é apenas na primeira que existe ocupação humana, ainda assim bastante reduzida. O conjunto destas três é que são as Berlengas.
Como chegar e visitar as ilhas Berlengas
Pode chegar à ilhas Berlengas de forma independente ou em tour. Há muitas pessoas que optam pelas tours às Berlengas pois são mais cómodas, têm um itinerário definido e, geralmente, incluem já visitas de barco pequeno à grutas da ilha das Berlengas ou até passeios de canoa nas águas transparentes das Berlengas.
- Pode marcar a sua excursão às Berlengas desde Lisboa através deste link.
- Se preferir uma excursão privada às Berlengas marque aqui.
Barco para as Berlengas
Já estivemos várias vezes nas ilhas Berlengas e visitar as Berlengas é sempre um prazer. Da última vez nas Berlengas, resolvemos não deixar passar a oportunidade de voltar a este paraíso e para isso usámos o serviço de Julius Berlenga, uma companhia local gerida pelo Sr. Júlio, que nos proporcionou uma viagem na embarcação Julius, percorrendo as cerca de 7,5 milhas que separam a ilha do porto de Peniche. O Sr. Júlio foi super simpático e contou-nos imensas histórias do mar e sobre a costa de Peniche e as Berlengas.
- Os barcos para as Berlengas apanham-se no porto de Peniche logo bem cedo pela manhã.
- Há geralmente 3 saídas por dia para as Berlengas mas se quer aproveitar o dia na ilha deve apanhar os primeiros barcos para as Berlengas.
- A viagem de barco para as Berlengas demora cerca de 40 minutos a 1 hora e depende do estado do mar.
- Quando o mar está muito agitado é comum as pessoas sentirem-se com mal e ficarem enjoados a caminho das Berlengas.
- Se não gosta de andar de barco pergunte antes de comprar o bilhete para as Berlengas como está o mar naquele dia.
- Se tem vários dias para ir às Berlengas pergunte no guiché qual será o melhor dia em termos de previsão meteorológica para a travessia, eles vão ajudá-lo. Poderá depois gerir os seus dias de férias nas Berlengas.
Naquela manhã em que fomos às Berlengas, o mar estava bastante alterado e as ondas fustigavam o barco, balançando-o vigorosamente, mas o Julius aguentou-se muito bem. Ao chegarmos às Berlengas pudemos admirar o “Creoula”, um barco-escola da Marinha Portuguesa e que ali se encontrava atracado por uns dias. É muito frequente estes barcos estarem por ali nas Berlengas em exercícios da tripulação.
Marcar o barco para as Berlengas
Pode marcar a viagem às Berlengas no site da companhia mas também pode comprar o bilhete para as Berlengas nos guichés no porto de Peniche no próprio dia. Ainda que tenha problemas em andar de barco, tente superar, a viagem para as Berlengas é curta, se o mar ajudar faz-se bastante bem e, acredite que vai valer a pena. Não deixe de conhecer as Berlengas. As Berlengas são um dos lugares mais bonitos de Portugal. Há barcos grandes e barcos mais pequenos. Se tem tendência para enjoar, opte pelo barco grande que vai para as Berlengas.
Onde dormir quando visitar as ilhas Berlengas
Para visitar as Berlengas pode optar por dormir em Peniche ou na costa de Peniche, nomeadamente na bela zona do Baleal ou ficar mesmo nas ilhas Berlengas.
1. Dormir em Peniche
Se optar por dormir em Peniche quando for às Berlengas há cada vez mais ofertas de alojamento para todos os gostos. As primeiras vezes que fomos a Peniche acampávamos no Parque de Campismo de Peniche. O parque de campismo é bastante razoável e para quem gosta de acampar é uma excelente opção porque dá para explorar toda a região a pé e ir a pé para o barco que vai para as Berlengas.
Se procura hotéis, apartamentos ou residenciais quando for às Berlengas o melhor é alojar-se no centro da povoação, onde existe mais oferta e está próximo dos restaurantes e das infraestruturas. Se procura opções de alojamento em Peniche saiba que estas são as melhores opções na zona de Peniche:
- MH Peniche
- MH Atlantico
- Star Inn Peniche
- KateKero
- Hotel Pinhalmar
- West Side Guesthouse
- Apartamentos do Mar Peniche
PROCURE AQUI ALOJAMENTO NA COSTA DE PENICHE
2. Dormir nas ilhas Berlengas
Há três opções de alojamento nas ilhas Berlengas. A maioria das pessoas que fica a dormir nas ilhas Berlengas são jovens e optam por ficar acampados no camping das Berlengas (único local autorizado para acampar).
- O parque de campismo das Berlengas é completamente descampado e não tem sombras. Se for acampar nas Berlengas tenha isso em consideração. O parque de campismo das Berlengas tem infraestruturas muito básicas e deve ser marcado antecipadamente através da Câmara Municipal de Peniche. A zona de acampamento nas Berlengas é a zona dos terraços de terra que vemos na parte direita da fotografia abaixo.
- Outra das opções para dormir nas ilhas Berlengas são as casas pequenas (na realidade quartos) que ficam na zona do porto e do restaurante. São poucas as casas disponíveis nas Berlengas e por isso devem ser marcadas com bastante antecedência. São as casinhas brancas que vemos na fotografia acima das Berlengas.
- A outra opção de alojamento nas Berlengas é o Forte de São João Baptista. Agora funciona um hotel que permite o alojamento singular e espartano em pequenas celas do forte. Mais uma vez deve ser marcado antecipadamente quando for para as Berlengas.
ROTEIRO DO QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR AS ILHAS BERLENGAS
A maioria das pessoas visita as ilhas Berlengas num dia, em tour ou de forma independente, e na realidade, para conhecer as ilhas Berlengas é suficiente. Claro que se for apenas num dia às Berlengas será para fazer um passeio e conhecer, com algum tempo limitado para fazer praia. Sendo assim, se quiser conhecer as Berlengas, caminhar, visitar o forte, fazer kayak, dar um passeio pelas grutas e ainda fazer praia, o melhor é ficar uma noite nas Berlengas. Também se pode fazer num dia, claro, mas terá que apanhar o barco bem cedo e controlar bem o tempo nas Berlengas.
1. Aproveitar a praia das Berlengas
A praia das Berlengas, ao lado do porto, é maravilhosa. Tem um belo areal e a água é perfeitamente transparente nas Berlengas. A água não é quente, ao contrário do que a cor possa sugerir, a temperatura da água é igual ao resto da costa de Peniche.
A Praia do Carreiro do Mosteiro atrai os visitantes às Berlengas, com a sua pequena área de areia e as águas transparentes e esverdeadas que a banham. É uma opção que atrai muitos jovens, portugueses e estrangeiros, especialmente no Verão.
2. Experimente a maravilhosa caldeirada à pescador
Nas Berlengas, depois de visitar a praia decidimos provar a maravilhosa Caldeirada à Pescador nas Berlengas, servida no restaurante que existe na ilha. Aconselhamos que marque a caldeirada nas Berlengas antes ir para a praia, já que a procura é muita e a esplanada enche com muita facilidade.
3. Fazer os trilhos de observação pelas Berlengas
Com as baterias recarregadas, aventuramo-nos pelos trilhos das Berlengas que circundam a parte maior da ilha, podendo observar de perto as gaivotas e as suas crias, assim a paisagem circundante e as ilhas Berlengas próximas.
O percurso a pé pelos trilhos de observação das Berlengas é maravilhoso. Existem várias espécies de aves que habitam e nidificam nas Berlengas, como por exemplo o Corvo-marinho-de-crista, mas sem dúvida que a espécie reinante são as gaivotas, que nesta altura do ano protegem e alimentam as suas pequenas crias.
É muito importante não sair dos trilhos nas Berlengas já que as gaivotas nidificam na ilha e os seus ovos estão espalhados pela ilha. Como todas as mães, as gaivotas vão atacar todos aqueles que colocarem em perigo as suas crias. Lembre-se, vocês são os invasores. As gaivotas estão no seu território, as Berlengas são reserva natural da Biosfera.
É por isso que quando segue os trilhos nas Berlengas, ainda que não saia do trilho, possa ser atacado pelas gaivotas. As mães-gaivota não nos deixaram em paz durante o percurso, fazendo um barulho ensurdecedor e planando em voo rasante sobre as nossas cabeças. Isto acontece porque as gaivotas muitas vezes nidificam mesmo nos trilhos das Berlengas.
4. Visitar o Farol das Berlengas
Ocupando o edifício de um antigo mosteiro do séc. XVI nas Berlengas, podemos admirar o Farol Duque de Bragança (1841). Geralmente não está aberto ao público e só pode visitar por fora quando visitar as Berlengas.
5. Visitar o Forte de São João Baptista das Berlengas
Descendo do Farol, encontramos o belíssimo Forte de São João Baptista das Berlengas. O forte tem uma localização geográfica fabulosa e as vistas sobre o forte do início do trilho é maravilhoso. É ali que agora funciona um hotel que permite o alojamento singular e espartano em pequenas celas do forte das Berlengas.
A parte da ilha onde se encontra o farol e o forte está separada da maior parte da ilha por uma falha geológica (invisível para os mais desatentos). Vale a pena descer ao forte das Berlengas, entrar para conhecer as instalações e, tal como nós, resolver que da próxima vez que regressarmos à ilha vamos pernoitar no forte das Berlengas.
6. Fazer um passeio de barco pelas grutas
Foi no forte São João Baptista que novamente recorremos ao Sr. Júlio, que tem um serviço na ilha de uma lancha com fundo de vidro, e que, com o Toni ao leme, nos levou num pequeno percurso por grutas e enseadas desta parte das ilha.
DICA – Nós marcamos este passeio no guiché em Peniche e combinamos começar mesmo aqui no forte.
A transparência da água é realmente impressionante e justifica inteiramente ser este um dos melhores locais de mergulho de Portugal. Mas estas aventuras terão de ficar para a próxima…
7. Fazer canoagem nas Berlengas
A cor das águas nas Berlengas é verdadeiramente brutal e por isso vale mesmo a pena alugar um kayak e fazer um passeio de canoa nas ilhas Berlengas.
8. Fazer mergulho ou snorkel nas ilhas Berlengas
Outra das actividades obrigatórias para fazer nas Berlengas é mergulho. Se tem experiência, não perca esta oportunidade. Se não tem, também pode tirar um curso de mergulho nas Berlengas porque há empresas em Peniche e Lisboa que o fazem. Se não está virado para o mergulho mas gosta de fazer snorkel, experimente. Não se vai arrepender.
Ao final do dia, ou no final dos dias que passar nas Berlengas, regresse a Peniche. Geralmente a viagem de barco de volta a Peniche é muito mais calma, pois navegamos a favor da ondulação.
Se procura trilhos em Portugal, pode ter interesse nos vários trilhos que nós temos explicados aqui no blogue:
- Regras nos trilhos – Um artigo obrigatório sobre uma conduta e comportamento adequados durante as actividades na natureza.
- Os melhores trilhos de Portugal – Uma lista com uma pequena selecção de trilhos para fazer em Portugal.
- Trilhos da Rota Vicentina – 750 km de trilhos para fazer como Grande Rota ou trilhos diários no Alentejo e Algarve.
- Trilhos de Pitões das Júnias – Trilho curto na Serra do Gerês.
- Trilho do Poço Azul – Trilho para chegar ao Poço Azul, no Gerês.
- Trilho da Fajã de Santo Cristo – Trilho na ilha de São Jorge, nos Açores
- Subida da Montanha do Pico – Trilho para subir ao Pico e Piquinho, com pernoita ou num dia
- Rota dos Túneis – Trilho longo de Fregeneda a Barca d’Álva, na antiga linha do Douro.
- Trilho da Aldeia de Drave – Trilho curto na Serra da Freita
- Trilho da Georota do Orvalho – Um trilho misto com passadiço e trilho no distrito de Castelo Branco.
- Trilho dos Sete Vales Suspensos – Trilho curto de elevada beleza no Algarve.
- Os melhores Trilhos do Algarve – Um artigo cheio de dicas sobre os melhores trilhos do Algarve
- Trilho da Cascata da Pedra Ferida – Um trilho no distrito de Coimbra bem próximo da serra da Lousã.
- Trilho dos Dolmens – Um trilho para descobrir a serra da Aboboreira no concelho de Baião.
- Trilho do Sobreiral da Ermida – Um trilho longo na Serra do Gerês
- Os melhores trilhos da Serra do Gerês – Um artigo com uma lista de trilhos imperdíveis na Serra do Gerês.
- Trilho da Fenda da Calcedónia – Um trilho para amantes da aventura na Serra do Gerês.
- Trilho dos Miradouros do Gerês – Um trilho longo para quem gosta de aventuras e ver paisagens deslumbrantes.
- Trilho da Preguiça – Um trilho curto e fácil na Serra do Gerês.
- Trilho das 7 Lagoas dos Xertelo – Um trilho fácil e outro longo para chegar às 7 lagoas do Xertelo, no Gerês.
- Trilho da Praia do Barril – Um trilho curto para aproveitar uma praia no Algarve
- Trilho da Ilha da Culatra ao Farol – Um trilho curto para descobrir a Ria Formosa, no Algarve.
- Trilho da Praia da Falésia – Um trilho curto para aproveitar as vistas fabulosas das falésias no Algarve
- Trilho das Varandas sobre o Mar – Um dos trilhos mais bonitos do Algarve.
- Trilho da Praia da Luz a Lagos – Um trilho maravilhoso, o melhor na nossa opinião, para fazer no Algarve.
- Trilho do Pontal da Carrapateira – Um trilho curto, circular, para explorar a Costa Vicentina.
- Trilho de Sagres a Salema – Um trilho pela Rota Vicentina no Algarve.
- Trilho do Cabo de São Vicente a Sagres – Um trilho curto pelo mais belo da Rota Vicentina ao pôr do sol.
- Trilho dos Pescadores entre a Zambujeira do Mar e Odeceixe – Um dos troços mais belos da Rota Vicentina no Alentejo.
- Trilho da Levada do Caldeirão Verde e do Caldeirão do Inferno – Uma das mais belas levadas da ilha da Madeira.
- Trilho do Geoparque do Litoral de Viana do Castelo – Um belo trilho para descobrir as praias de Viana do Castelo.
- Trilho do Pico Areeiro ao Pico Ruivo – Um dos mais belos trilhos para fazer em Portugal e que permite estender até à Achada do Teixeira.
- Trilho das Fisgas de Ermelo – Um belo trilho para descobrir a Serra do Alvão, em Trás-os-Montes.
- Trilho do Pico Branco e Terra Chã – Um belo trilho para explorar a ilha de Porto Santo, na Madeira.
- Trilho de São Cristóvão do Douro – Um belo trilho para descobrir o Douro Vinhateiro no Pinhão.
- Trilho da Vereda do Pico Castelo – Um trilho para explorar na Ilha do Porto Santo, na Madeira.
- Trilho dos Pescadores entre Vila Nova de Milfontes e Almograve – Um trilho para explorar na Rota Vicentina.
- Trilho da Frecha da Mizarela – Um trilho para aventureiros que pretendem descobrir a Serra da Freita, no distrito de Aveiro.
- Trilho do Vale das Buracas de Casmilo – Um trilho para descobrir a paisagem incrível da Serra do Sicó, no distrito de Coimbra.
- Trilho da Ribeira dos Amiais – Um trilho curto e super interessante para descobrir as Serras de Aire e Candeeiros.
- Trilho pela Linha do Tua – Um trilho maravilhoso que, na actualidade, só se consegue fazer meio percurso.
- Trilho de Ponta Delgada à Fajã Grande – Um trilho maravilhoso para explorar a ilha das Flores, nos Açores.
Se procura algumas ideias para uma escapadinha ou fim-de-semana em Portugal temos algumas sugestões aqui.
Olá, podem me ajudar? Estou a planear visitar as Berlengas em família mas não estou a perceber uma coisa, não é possível passar lá um dia inteiro? Pelo que vi em vários sites, os barcos têm uma hora de ida e uma hora de vinda já pré estabelecida, com apenas 4 horas de duração toral da visita. É mesmo assim? Obrigada. Sofia Félix
Depende dos barcos, mas pode passar lá o dia todo sim, tem é que apanhar o último barco do dia. O horário depende da companhia.
Ótimo relato, parabéns. Estamos indo em Portugal já no outono, será que é possível visitar nessa época?
Se for me Setembro e Outubro eu penso que sim.
É possível acampar na ilha?
Sim, nas Berlengas há um parque de campismo e dá para acampar.
Ola , Gostaria saber se na data de 23/4 podemos visitar na ilia do Berlengas.
Muito obrigada pelo atencao.
Tem que tentar marcar no site das empresas. Nós não somos uma empresa de viagens.
Posso dormir uma ou duas noites nas Berlenga?
Tem Hotel e restaurante?
Pode dormir no forte ou na casa à chegada ao porto. Deve telefonar para marcar com antecedência. Se preferir, também pode acampar na ilha. Há um parque de campismo.
Que indo lugar !!! Adorei a sua dica e vou tentar incluir no meu roteiro. Em que época vc foi ?
Tem de ir no Verão. Só ai há barco.
Adorava conhecer mas não sei como fazer!!!
Basta ir até Peniche a lá apanhar um barco. Força! 😀
Quanto tempo precisa para explorar as belezas das Berlengas?
O ideal é um par de dias, mas se não tiver, pode ir de manhã e vir à noite.
e muita linda eu vou conhecer j nste verao
Que maravilha. 😀 Espero que tenha gostado.