Quer visitar quintas no Douro? Quais as melhores perspectivas sobre o rio Douro? Que Quintas do Douro têm a melhor visita guiada? Onde pode aprender mais sobre o vinho e a vinha nas quintas no Douro? Quintas do vinho do Porto ou vinho de mesa? Há muitas Quintas do Douro para escolher mas nem todas valem a pena serem visitadas. Aqui ficam as quintas que nós visitamos e que, por diferentes motivos, recomendamos e achamos que valem uma visita ou uma prova de vinhos.
Se procura as melhores sugestões sobre o Douro:
- Visitar o Alto Douro Vinhateiro no Pinhão – Um artigo sobre o que explorar na zona vinícola do Douro.
- Parque arqueológico das gravuras do Côa – Um artigo cheio de dicas para conhecer o vale do rio Côa.
- Comboio Histórico do Douro – Um artigo sobre uma das experiências mais marcantes para se fazer em Portugal.
- Linha do Douro – Um artigo sobre a antiga e actual Linha do Douro.
- Onde comer bem no Douro – Um artigo com os melhores restaurantes para comer na região do Douro.
- Castas e Pratos – Um artigo sobre o melhor restaurante da Régua.
- Dormir num alojamento local no Douro – Uma experiência de alojamento em Celeirós do Douro.
- Casa de Férias no Douro – Um artigo em que partilhamos a nossa experiência numa casa de férias no Douro.
- Dormir no Pinhão – Um artigo sobre um dos melhores hotéis do Pinhão.
- Dormir nas Caves do Vinho do Porto – Uma experiência incrível para conhecer a história do Vinho do Porto.
- Dormir no Douro – Um artigo cheio de boas opções para alojamentos na região do Douro.
- Roteiro para aproveitar a EN222 – Um roteiro para aproveitar uma das estradas mais belas de Portugal junto ao Douro.
- Roteiro pelos Miradouros do Douro Internacional – Um roteiro com indicação para chegar a todos os miradouros do Douro Internacional.
- Visitar Lamego – Um artigo cheio de dicas para conhecer esta bela cidade na região centro de Portugal.
- Visitar a Régua – Um artigo cheio de dicas para visitar o Douro na Régua.
- Trilho de São Cristóvão do Douro – Um belo trilho para descobrir o Douro Vinhateiro no Pinhão.
- Visitar Baião – Um artigo cheio de dicas para visitar a região de Baião, do Marão ao Douro.
- Visitar o Pinhão – Um artigo cheio de dicas para visitar o Douro Vinhateiro na região do Pinhão.
- Visitar Foz Côa – Um artigo cheio de dicas para visitar Foz Côa.
1. QUINTA DE LA ROSA NO DOURO
A Quinta de La Rosa é uma das quintas mais próximas do Pinhão o que a torna de fácil acesso, mesmo para quem visita a região em transportes públicos. A quinta tem uma área bastante grande mas a sua vinha ex-libris é no Vale do Inferno, uma área alcançada facilmente por um trilho a pé. O trilho está bem marcado e na quinta dão-lhe um mapa para poder explorar a vinha.
A quinta é maravilhosa e durante a visita pode-se perceber o processo de produção do vinho de mesa e do vinho do Porto. A visita à quinta permite visitar a produção do vinho, fazer uma prova de vinhos na adega e explorar as vinhas. Na altura das vindimas a visita é ainda mais maravilhosa.
Visitámos a quinta na época das vindimas e nesta altura é possível fazer um programa especial que geralmente contempla a visita aos lagares, adegas, com corte da uva e/ou pisa do vinho. Nós fizemos a pisa do vinho à noite, depois de um jantar maravilhoso no meio das barricas do Douro. A pisa foi muito interessante porque, para além da experiência, partilhamos o lagar com jovens da região que ganham algum dinheiro extra nesta altura do ano a pisar o vinho. É uma das quintas altamente recomendadas para visitar no na região. Pode também ficar aqui a dormir. Para tal basta marcar o alojamento através da internet.
.
2. QUINTA DO SEIXO
Esta é provavelmente a quinta com melhores vistas sobre o rio Douro e sobre os vinhedos. A quinta está no topo da vertente, rodeada por vinhas quer do lado do rio, quer na vertente oposta. A estrada para aceder à quinta sobe a vertente entre campos de vinha e depois desce por outro lado com vistas fabulosas sobre o Pinhão.
Ainda que não vá fazer a visita à Quinta do Seixo vale a pena subir lá cima. No entanto, a visita guiada à Quinta do Seixo é obrigatória. Por 6€ pode integrar um grupo e conhecer um bocado melhor esta quinta, hoje propriedade da Sogrape e do grupo Sandeman, mas originalmente da família de Antónia Ferreira, a Ferreirinha. No final da visita há uma prova de vinhos do Porto numa sala com vistas deslumbrantes sobre o Douro. Pegue no seu copo e vá bebê-lo para o exterior, contemplando a paisagem harmoniosa construída pelo homem e pela natureza.
.
3. QUINTA DO BONFIM NO DOURO
Quer fazer uma prova de vinhos sentado numa bela esplanada com vista sobre o rio, bebendo um bom vinho do Porto sob as vinhas? A Quinta do Bonfim é o local ideal. Esta quinta está paredes meias com o rio e com a linha de comboio, onde tivemos o privilégio de assistir ao passar do comboio histórico do Douro. Depois de uma visita guiada pela quinta, aprendendo a história do rio e da família Symington, sentámo-nos na esplanada e desfrutámos um bom vinho. A família Symington tem 27 quintas espalhadas por toda a região demarcada do Douro, desde o Baixo Corgo até ao vale da Vilariça.
A visita à quinta é muito informativa e vale a pena. É uma óptima introdução à região demarcada, às diferentes áreas que compõem o Douro e às técnicas usadas na produção do vinho no Douro Vinhateiro.
.
4. QUINTA DO PORTAL
A Quinta do Portal, em Celeirós, foi distinguida recentemente com vários prémios vinícolas, entre eles o melhor vinho português do ano 2015. Não podíamos deixar passar a oportunidade de conhecer esta Quintas do Douro, testemunhar a história da propriedade e fazer a prova deste delicioso líquido de Baco. Estávamos com o meu irmão, cunhada e a minha pequena sobrinha, a Leonor, que tem 4 anos. A Sara foi a nossa guia e recebeu-nos muito bem. Contou-nos a história da propriedade, da selecção das uvas, como é feito a preservação e envelhecimento do vinho nas caves, etc.
Apesar da visita a uma quinta não ser uma actividade típica para levar crianças pequenas, a pequena Leonor adorou e, munida da sua máquina fotográfica, tirou imensos registos desta sua viagem (estou em crer que está já a desenvolver algumas técnicas de blogger). Um dos pontos mais interessantes é uma barrica de vinho do porto com tampa de vidro, que nos permite contemplar o vinho a envelhecer em carvalho francês.
A prova de vinhos foi bastante interessante, já que tivemos oportunidade de provar o famoso vinho premiado, o Porto Douro Tinto Grande Reserva (cujo preço é de 24€/garrafa) e um Portal Tawny Porto 10 anos (igualmente fantástico). O vinho premiado é realmente muito bom mas o preço era proibitivo para bloggers de viagem. Ficamo-nos pela prova.
A Quinta do Portal também tem um restaurante e uma casa de turismo rural, A Casa das Pipas, onde os turistas se podem alojar para explorar a região. Não experimentamos o restaurante nem ficamos aqui alojados mas podem ser também uma opção no Douro Vinhateiro.
5. QUINTA DO VALLADO
Esta foi a visita mais completa e profissional que fizemos a uma Quintas do Douro. Fomos recebidos por Tomás, um enólogo que nos explicou toda a produção do vinho de mesa da quinta. O Tomás foi incansável e ensinou-nos quase tudo o que podíamos desejar, desde o processo de plantação, poda, vindima da vinha e consequente produção de vinhos.
Visitámos a quinta, as vinhas, a cave, os lagares, as cubas e, no final, fizemos uma prova de vários vinhos de mesa. Os vinhos eram fabulosos e, para quem deseja conhecer como funciona uma quinta do Douro, esta é a melhor opção. A Quinta do Vallado fica na Régua, a cerca de três quilómetros do centro da cidade.
Se gosta de visitar vilas e pequenas aldeias em Portugal para escapadinhas veja aqui algumas das nossas sugestões:
- Visitar Dornes – Uma bela aldeia no Zêzere excelente para uma escapadinha.
- Visitar Mértola – Um artigo cheio de dicas para conhecer a vila islâmica portuguesa.
- Visitar Sintra – Um das vilas mais encantadoras em Portugal e tudo o que precisa de saber para a visitar desde Lisboa.
- Visitar o Piódão – A aldeia do Piódão é um dos mais belos locais de Portugal.
- Visitar o Marvão – Um artigo cheio de dicas para explorar a vila medieval do Marvão.
- Visitar Drave – Um artigo para lhe explicar tudo sobre como visitar a aldeia abandonada de Drave.
- Visitar Monsaraz – Um artigo para lhe inspirar a visitar Monsaraz e o Alqueva, cheio de dicas maravilhosas.
- Aldeias obrigatórias a visitar em Portugal – Uma selecção daquelas que achamos serem as aldeias obrigatórias a visitar em Portugal.
- Visitar Baião – Um artigo cheio de dicas para visitar a região de Baião, do Marão ao Douro.
- Visitar o Pinhão – Um artigo cheio de dicas para visitar o Douro Vinhateiro na região do Pinhão.
- Visitar Foz Côa – Um artigo cheio de dicas para visitar Foz Côa.
- Visitar a Costa Nova – Um artigo para visitar a povoação da Costa Nova e as suas casas às riscas.
- Visitar Carrazeda de Ansiães – Um artigo sobre este recanto esquecido no norte de Portugal.
- Visitar Miranda do Douro – Um artigo sobre uma das vilas mais belas de Portugal, sobre o rio Douro.
Hello 🙂 !
I am a journalist for the discovery show “Échappées Belles” (France 5). I am preparing our next gastronomic / gourmet themed show which will take place in Porto and its region from September 24. I am looking for Portuguese / French on site who could welcome our host and make him discover their daily life: placed under the sign of delicacy this program aims to meet chefs, farmers, artisans linked to the arts of the table, fishermen (women would be even better), winegrowers, eco-friendly workers, from the original to the unusual … Why not stories of family traditions? Provided that these people are passionate (and closely or indirectly linked to Portuguese gastronomy!).
The ideal is to discover both this gastronomy and the beauty of the region (Porto + north and center of the country).
So I would love to discuss your business with you! Also, do you have any contacts to suggest to me? (I speak Portuguese)
Don’t hesitate to spread the message around you 🙂
Thank you so much and have a good day !
Best,
Tristan Azhari
+33 (0) 6 75 83 80 55
Olá, seria interessante passar o preço das visitas no post. Pode me dizer quanto foi a visita em cada uma dela?
Deve ver no site das companhias. Os preços dependem do tour.
Adorei a matéria… já conheço as caves em Vila Nova de Gaia e agora quero conhecer as Quintas… qual época vc foi?! Gostaria da experiência de pisa… então por isso minha curiosidade da época que terei que ir.
A melhor altura é em Setembro ou Outubro, para apanhar as vindimas.
Bom dia Carla Mota! Vou viajar para o Porto em setembro e quero visitar uma quinta! Pergunto se todas as visitas as quintas são pagas? Cumprimentos; Sousa
Olá Sousa, as quintas do Douro são na zona da Régua e Pinhão. A maioria são pagas. Se não quiser pagar só se tiver a sorte de encontrar alguma aberta e que o deixe entrar. No Porto não tem quintas. No Porto tem caves, o local onde envelhecem o vinho. Essas caves são todas pagas.
Ola, Carla!
E necessario fazer reserva para visitar as quintas?
Obrigada!
Não, a maioria é só aparecer.
Muito boas dicas. Obrigado
Obrigada