Num fim-de-semana de Setembro fomos para Celeirós do Douro em busca da alma duriense e das famosas Lagaradas no Douro. A ideia era tentar encontrar quintas tradicionais (e não programas turísticos) onde ainda se pode apreciar as Lagaradas no Douro, a tradicional vindima e pisa da uva. São as chamadas Lagaradas no Douro.
.
Se procura as melhores sugestões sobre o Douro:
- Visitar o Alto Douro Vinhateiro – Um artigo sobre o que explorar na zona vinícola do Douro. Ideal para conhecer quando for às lagaradas do Douro.
- Roteiro pelos Miradouros do Douro Internacional – Um roteiro com indicação para chegar a todos os miradouros do Douro Internacional.
- Visitar Lamego – Um artigo cheio de dicas para conhecer esta bela cidade na região centro de Portugal.
- Visitar a Régua – Um artigo cheio de dicas para visitar o Douro na Régua. Ideal para conhecer quando for às lagaradas do Douro.
- Trilho de São Cristóvão do Douro – Um belo trilho para descobrir o Douro Vinhateiro no Pinhão. Ideal para conhecer quando for às lagaradas do Douro.
- Visitar Baião – Um artigo cheio de dicas para visitar a região de Baião, do Marão ao Douro.
- Visitar o Pinhão – Um artigo cheio de dicas para visitar o Douro Vinhateiro na região do Pinhão. Ideal para conhecer quando for às lagaradas do Douro.
- Visitar Foz Côa – Um artigo cheio de dicas para visitar Foz Côa.
- Parque arqueológico das gravuras do Côa – Um artigo cheio de dicas para conhecer o vale do rio Côa.
- Comboio Histórico do Douro – Um artigo sobre uma das experiências mais marcantes para se fazer em Portugal.
- Linha do Douro – Um artigo sobre a antiga e actual Linha do Douro.
- Onde comer bem no Douro – Um artigo com os melhores restaurantes para comer na região do Douro.
- Castas e Pratos – Um artigo sobre o melhor restaurante da Régua. Ideal para conhecer quando for às lagaradas do Douro.
- Dormir num alojamento local no Douro – Uma experiência de alojamento em Celeirós do Douro.
- Casa de Férias no Douro – Um artigo em que partilhamos a nossa experiência numa casa de férias no Douro.
- Dormir no Pinhão – Um artigo sobre um dos melhores hotéis do Pinhão.
- Dormir nas Caves do Vinho do Porto – Uma experiência incrível para conhecer a história do Vinho do Porto.
- Dormir no Douro – Um artigo cheio de boas opções para alojamentos na região do Douro.
- Roteiro para aproveitar a EN222 – Um roteiro para aproveitar uma das estradas mais belas de Portugal junto ao Douro.
Lagaradas do Douro em Celeirós do Douro
Estávamos a passear pela aldeia de Celeirós do Douro, onde ficámos alojados, quando o senhor Joaquim nos convidou para entrar no lagar e ver o descarregar das uvas que tinham acabado de ser vindimadas. Aceitámos. Mas o convite não ficou por aí. O senhor Joaquim disse-nos que no dia seguinte iria haver a pisa, as famosas Lagaradas no Douro, e se quiséssemos podíamos aparecer por volta das 11h na quinta para participar nas Lagaradas no Douro. Ficámos radiantes e combinámos logo aparecer nas Lagaradas no Douro. No dia seguinte, lá fomos nós para as Lagaradas no Douro!
.
As Lagaradas no Douro são as chamadas festas da vindima, uma tradição no concelho de Sabrosa, em que após a recolha das uvas, as pessoas se dirigem aos lagares para as pisarem. Durante a pisa da uva nas Lagaradas no Douro canta-se e dança-se, terminando a jornada com um almoço ou jantar oferecido pelo dono da quinta. Apesar de a tradição das Lagaradas no Douro estar a cair em desuso devido à modernização do processo vinícola, e à falta de meios dos proprietários que optam por entregar as uvas a adegas cooperativas ou a quintas privadas, as Lagaradas no Douro em Celeirós do Douro têm conseguido sobreviver aos sinais dos tempos.
.
No dia seguinte, o lagar estava cheio de seminaristas e amigos da família da Quinta do Bucheiro para as Lagaradas no Douro. Juntámo-nos a eles e, embora não tenhamos pisado as uvas porque não estávamos preparados, participámos na animação e contemplámos este espectáculo que são as Vindimas no Douro. A família foi tão simpática que nos mostrou a quinta e nos convidou para almoçar nas Lagaradas no Douro. É tradição nas Lagaradas no Douro o dono da quinta oferecer o almoço a quem vem pisar a uva, pelo que nos juntámos aos presentes. Ao almoço provámos um delicioso “rancho” (prato tradicional português que já não comíamos há muitos anos) acompanhado por vinho da quinta. Foi um dia maravilhoso nas Lagaradas no Douro e que comprova que, fora dos programas turísticos, há ainda muito Douro genuíno para ser descoberto e que a hospitalidade e bem receber faz parte dos genes do ser português.
.
Haverão por muito tempo Lagaradas no Douro
Por quanto tempo teremos ainda as verdadeiras lagaradas no Douro? Não sabemos. Esperemos que o turismo não estrague as Lagaradas no Douro. Esperemos que não se perca a autenticidade das Lagaradas no Douro e esperemos que seja também o turismo a conseguir preservá-las. Será um exercício difícil mas será um dos desafios que o turismo no espaço duriense terá que enfrentar. Enquanto existirem estas Lagaradas no Douro, este é um evento a não perder pois é ali que reside a alma das gentes do Douro. As Lagaradas no Douro são uma das maiores manifestações culturais da região.
Se procura algumas sugestões especiais para alojamentos, veja este nosso artigo:
- Sugestões para Passagem de Ano em Portugal – Um artigo com imensas propostas para passagens de ano a dois, em família ou com amigos.
- Onde dormir nas diferentes ilhas dos Açores – Um artigo com dicas de alojamento para todas as ilhas do Açores.
- Casas de Férias no Algarve – As melhores casas de férias para aquilo que procura no Algarve, piscinas, praias, locais tranquilos, etc.
- Aldeia da Cuada – Um artigo sobre uma das mais belas opções de alojamento nos Açores.
- Dormir nas Caves do Vinho do Porto – Uma experiência incrível para conhecer a história do Vinho do Porto.
- Dormir no Douro – Um artigo cheio de boas opções para alojamentos na região do Douro.
- Casas da Cascata – Um artigo sobre um alojamento sobre cascatas na ilha das Flores, nos Açores.
- Dormir numa Quinta no Alentejo – Um artigo com a nossa experiência sobre uma quinta em Vila Nova de Milfontes.
- Dormir num alojamento local no Douro – Uma experiência de alojamento em Celeirós do Douro.
- Casa de Férias no Douro – Um artigo em que partilhamos a nossa experiência numa casa de férias no Douro.
- Dormir no Pinhão – Um artigo sobre um dos melhores hotéis do Pinhão.
- Hotel com piscina infinita no Douro – Um artigo sobre um dos hotéis com mais glamour do Douro.
- Dormir na Zambujeira do Mar – Um artigo sobre a nossa escolha para dormir na Zambujeira do Mar.
- Dormir em Portugal como em África – Veja este nosso artigo sobre um dos hotéis mais fantásticos no norte de Portugal.
- Dormir com estilo e história em Viana do Castelo – Um artigo sobre uma das opções de alojamento mais glamorosas em Viana do Castelo.
- Ideias para passagem de ano em Portugal – Um artigo com uma lista de dicas para a Passagem de Ano em Portugal.
- Alojamentos para uma escapadinha Romântica em Portugal – Um artigo cheio de sugestões para alojamentos inesquecíveis e especiais para uma data romântica.
- Escapadinhas de Outono em Portugal – Algumas ideias de belos alojamentos para um fim de semana prolongado para aproveitar o Outono em Portugal.
- Sugestões para Fins de Semana em Portugal – Um artigo cheio de dicas maravilhosas para um fim de semana especial em Portugal.
Confesso que até me emocionei e até me arrepiei (no bom sentido) ao ler este texto! Alguém que não é de Celeirós do Douro, falar assim da minha terra é sem duvida gratificante e um motivo de grande orgulho!
Celeirós do Douro é uma terra com história e tradição! Quem caminha pelas ruas e visita o património religioso, a imponente Igreja Matriz, a Capela de S. Francisco, a Capela de Sta Eufémia, a Capela do Sr Jesus, a capela de S. Caetano, as seis casas brasonadas etc…Aliás, a Quinta do Bucheiro que visitaram, uma das casas brasonadas, está ainda na posse da familia fundadora. Uma raridade nos dias de hoje!
Obrigado por terem percebido de forma tão subtil, a beleza e magia que a minha aldeia tem. Parabéns!
ps-Voltem cá em 2017 no penultimo fim de semana de Setembro e depois voltamos a falar de Lagaradas!!! Lagarada Tradicional de Celeirós do Douro, a melhor e maior festa das
vindimas do Douro!!!
Obrigada, Sérgio. Quem sabe não voltaremos mesmo para desfrutar das vindimas outra vez. 🙂
Que o genuino perdure, pois o tao desejado turismo esta a desvirtuar muitas tradiçoes no pais. Mais uma bela experiencia a provar que as viagens em Portugal podem ser tambem um Mundo fantastico 🙂 Perdoem a falta de acentuacao, mas estou no Canada e este pc esta a dar cabo de mim :)))
É mesmo verdade. Portugal pode ser um paraíso para viajar, basta olhá-lo com os mesmos olhos que olhamos os territórios estrangeiros. 🙂