Viajar para os Açores é uma das melhores opções para ir para fora cá dentro. Verdade! Os Açores são Portugal mas a sensação de estar num lugar longínquo, diferente e desafiante é avassaladora. Assim, os Açores são, provavelmente, o melhor destino em Portugal para quem procura a sensação de viajar sem sair de Portugal.
- Tudo o que precisa de saber para VIAJAR PARA OS AÇORES com explicação detalhada sobre o regime de entrada no arquipélago, passo a passo.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
O que visitar nos Açores
Quando se pensa em viajar para os Açores a primeira duvida que surge é: para onde? Porque na realidade essa será a primeira escolha que terá que fazer. Os Açores são compostos por 9 ilhas e por isso, caso não tenha um mês inteiro de férias, vai ter que escolher que ilha ou ilhas pretende conhecer e visitar nos Açores.
Antes de tomar uma decisão e criar o seu roteiro de viagem pelos Açores, é importante que descontrua algumas ideias feitas sobre os Açores e que são muito importantes para que desfrute da sua viagem pelos Açores.
- As ilhas dos Açores podem não ser muito grandes mas não há nenhuma ilha que se conheça apenas num dia (talvez o Corvo consiga visitar num dia mas não vai conhecer).
- As ilhas açorianas são grandes. A maioria das ilhas dos Açores não são visitáveis em menos de 3 dias e, algumas delas, exigem pelo menos 4 ou 5, como é o caso de São Miguel, Pico, São Jorge ou Terceira.
- Se tiver menos de um mês de férias é impraticável, ainda que voe, visitar as 7 ilhas dos Açores numa viagem e desfrutar, tendo tempo para conhecer os Açores.
- É fácil viajar nos Açores, quer em termos de transportes marítimos ou aéreos, mas deve ser flexível porque os atrasos são muito comuns nos Açores (e às vezes até cancelamentos de voos), especialmente nas ilhas do Grupo Ocidental (Corvo e Flores).
- Os Açores são um destino de turismo sustentável no mundo. É muito importante de viaje para os Açores com essa consciência. Faça parte do processo e não seja o problema nos Açores. Desfrute da natureza, respeite os modos de vida locais e valorize o arquipélago dos Açores.
Que ilha escolher para visitar nos Açores
Os Açores são um destino para amantes de natureza e esse deverá ser o perfil do visitante que procura os Açores. Se não gosta de natureza, trilhos, praias selvagens, piscinas naturais, vulcões, provavelmente terá que pensar duas vezes antes de decidir ir para os Açores. Se procura vida urbana, agitação, festas e glamour, então os Açores não serão tanto para si. Contudo, os Açores têm quase uma ilha adequada a cada perfil. Como conhecemos todas as ilhas dos Açores, partilhamos consigo aquilo que deve saber quando decidir que pretende viajar para os Açores mas ainda não decidiu que ilha dos Açores escolher.
NOTA – A SATA já não disponibiliza um serviço de encaminhamento para turistas. Este serviço agora só funciona para residentes, de acordo com a disponibilidade de lugares, sem encargos para o passageiro, de passageiros em viagens no interior da Região Autónoma dos Açores, com origem ou destino em Portugal Continental ou no Funchal, que pretendam utilizar nas suas deslocações qualquer das gateways dos Açores (Ponta Delgada [PDL], Santa Maria [SMA], Terceira [TER], Faial [HOR], Pico [PIX]).
VISITAR AS DIFERENTES ILHAS DOS AÇORES
VIAJAR PARA A ILHA DE SÃO MIGUEL NOS AÇORES
A ilha de São Miguel nos Açores é a ilha adequada a todos aqueles que viajam pela primeira vez para os Açores. É a ilha para a qual existem mais voos directos, desde Porto, Lisboa, Faro ou Madeira. É uma ilha dos Açores muito diversificada, com algumas das mais belas paisagens açorianas e com boas intraestruturas (muitos hotéis, restaurantes, transportes, aluguer de carro, agências para excursões e passeios). Como tem muita oferta de serviços e produtos (é a ilha dos Açores mais acessível) os preços são os mais em conta do arquipélago dos Açores. São Miguel é a maior ilha dos Açores e por isso não lhe dedique menos de 5 dias (o ideal para conhecer a ilha serão 7 dias).
Se vai visitar a ilha de São Miguel, veja estes nossos dois artigos:
- Roteiro de 5 a 7 dias para visitar a ILHA DE SÃO MIGUEL nos Açores
- VISITAR SÃO MIGUEL, dicas e lugares obrigatórios para visitar em São Miguel nos Açores
DICA PARA OS AÇORES – Se ainda não conhece nenhuma ilha nos Açores, São Miguel é para si. É por ali que deve começar. Não se vai arrepender.
VIAJAR PARA A ILHA DE SANTA MARIA NOS AÇORES
A ilha de Santa Maria nos Açoresé uma ilha pequena mas que necessita de pelo menos 3 dias para a conhecer. É a ilha das praias e para quem gosta e procura as melhores praias dos Açores. Ali há belas praias de areia branca, tais como na Baía de São Lourenço, um dos lugares mais belos dos Açores. Há piscinas naturais, boa comida, um deserto, belos trilhos e a maior cascata dos Açores. No verão é possível ir até às ilhas formigas de barco e até nadar com jamantas.
Se pretende visitar a ilha de Santa Maria não perca este nosso artigo:
- Visitar a ILHA DE SANTA MARIA, o segredo mais bem escondido dos Açores
DICA – Santa Maria é uma bela ilha e, por incrível que pareça, das menos visitada. É óptima para visitar combinada com uma visita a São Miguel.
VIAJAR PARA A ILHA DO PICO
A ilha do Pico é a segunda ilha mais visitada nos Açores e não é por acaso. A ilha do Pico é, provavelmente a ilha mais bela dos Açores. A montanha do Pico é tão imponente que se ergue desde o fundo do oceano até mais de 2000 metros de altitude e consegue ser vista de todas as ilhas do grupo central. É como um farol para o mundo, aquele mundo. O Pico é a segunda maior ilha dos Açores e por isso necessitará de pelo menos 5 dias para a visitar.
O Pico é uma ilha para os amantes da natureza e viagens de aventura. É possível subir ao cume da Montanha do Pico, com pernoita na caldeira do vulcão, acampanado. É uma ilha para aproveitar as piscinas naturais nas rochas, porque o pico não tem praias. É uma ilha para desfrutar da cultura e história baleeira, que começou e terminou no Pico. É também o local para apreciar a paisagem vulcânica e a luta do homem para produzir vinho nestes terrenos. A paisagem vinícola do Pico é património cultural da UNESCO.
Veja aqui no blogue alguns artigos que o vão ajudar a preparar a sua viagem à ilha do Pico:
- VISITAR A ILHA DO PICO, dicas para visitar a ilha vulcão dos Açores
- SUBIR A MONTANHA DO PICO, o ponto mais alto de Portugal (tudo o que precisa de saber para subir ao Pico num dia ou com pernoita)
- VIAJAR NAS ILHAS DO TRIÂNGULO DOS AÇORES, com roteiro detalhado para explorar as ilhas do Pico, São Jorge e Faial.
DICA – A ilha do Pico é excelente para visitar juntamente com a ilha do Faial e São Jorge, as chamadas ilha do Triângulo. Dão um excelente destino para umas férias de duas semanas nos Açores.
VIAJAR PARA A ILHA DE SÃO JORGE
A ilha de São Jorge, nos Açores, é a ilha sensação para os amantes de caminhadas e trilhos. Vêm turistas de todo o mundo para percorrer os trilhos que levam às fajãs dos Açores. Há fajãs em todas as ilhas açorianas mas as da ilha de São Jorge são as mais belas, mais diversificadas e mais exuberantes. É também a ilha que tem mais fajãs. A ilha de São Jorge é um pequeno paraíso no meio do Atlântico mas, a par com o Pico, as ilhas mais caras dos Açores.
Se pensa em viajar para a ilha de São Jorge veja estes nossos artigos:
- VISITAR A ILHA DE SÃO JORGE, o que ver e fazer na ilha das fajãs dos Açores
- Trilho da CALDEIRA DE SANTO CRISTO na ilha de São Jorge, nos Açores
DICA – Se gosta de trilhos e de aventura, São Jorge é a ilha adequada para si. Vai ter trilhos maravilhosos para fazer, piscinas naturais magníficas e paisagens de cortar a respiração. É ideal para visitar juntamente com o Faial e o Pico numa viagem pelas ilhas do Triângulo.
VIAJAR PARA A ILHA DO FAIAL
A ilha do Faial é palco da erupção mais recente dos Açores. É uma ilha para se aprender sobre o vulcanismo açoriano e perceber que estamos mesmo em território virgem. A paisagem vulcânica dos Capelinhos é maravilhosa e até parece que estamos em Marte. É uma ilha fantástica para fazer observação de baleias e cetáceos com algumas das práticas mais sustentáveis do planeta Terra.
Se vai visitar a ilha do Faial veja o nosso artigo aqui no blogue repleto de dicas boas:
- VISITAR A ILHA DO FAIAL, com roteiro, locais a visitar e o que ver e fazer na ilha do Faial, nos Açores.
DICA – Apesar da ilha do Faial ser a mais pequena das ilhas do Triângulo, necessita de cerca de 3 dias para a visitar. É excelente para combinar numa visita com o Pico e São Jorge.
VIAJAR PARA A ILHA TERCEIRA
A ilha Terceira foi a terceira a ser descoberta nos Açores e é também a terceira em tamanho por isso não pense que visitar a ilha será rápido. O ideal é ter pelo menos 5 dias para explorar a ilha Terceira. A ilha tem paisagens vulcânicas maravilhosas, nomeadamente a maior caldeira dos Açores (manta de retalhos no centro da ilha), a única chaminé vulcânica visitável do mundo (Algar do Carvão), tubos vulcânicos, fumarolas, piscinas naturais em escoadas lávicas, etc.
Se vai visitar a Ilha Terceira temos um artigo no nosso blogue que não pode perder:
- ILHA TERCEIRA – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha Terceira e explorar os segredos dos Açores.
DICA – A ilha Terceira é também uma ilha excelente para uma primeira viagem aos Açores. A par com São Miguel, estas são as ilhas mais fáceis de explorar, pela facilidade de alugar carro, conduzir e pelas excelentes ofertas de alojamentos e restaurantes. É uma ilha muito diversificada e que assegurará, certamente, uma paixão pelos Açores e vontade de voltar.
VIAJAR PARA A ILHA GRACIOSA
A ilha Graciosa é o segredo mais bem guardado do Arquipélago dos Açores. A ilha menos visitada dos Açores vê muito poucos turistas continentais e estrangeiros. A maioria dos turistas são açorianos de outras ilhas que aproveitam as belas praias e piscinas naturais da Graciosa. É uma ilha pequena mas cheia de lugares incríveis para descobrir. A Furna do Enxofre no maior vulcão da ilha dá-lhe fama mas há muito mais para descobrir na ilha da Graciosa. A Graciosa tem as mais belas piscinas naturais vulcânicas dos Açores, nos Poceirões, e algumas das paisagens mais virgens e exuberantes do arquipélago.
Se está a pensar visitar a ilha Graciosa não perca este nosso artigo aqui no blogue:
DICA – A ilha Graciosa é uma ilha pequena mas necessita de 3 dias para a explorar e visitar. É ideal para alugar mota e sentir-se um adolescente. É excelente para fazer praia nas piscinas naturais e para visitar a partir da Terceira (porque há barco frequente). É uma ilha para se visitar no Verão. Como tem poucas infraestruturas, alojamentos e restaurantes, tudo tem que ser marcado com muita antecedência.
VIAJAR PARA A ILHA DAS FLORES
A ilha das Flores tem fama de ser a mais bela dos Açores. Beleza não se discute, mas as Flores são mesmo uma ilha encantadora e que não vai deixar ninguém indiferente. As Flores são detentoras de uma beleza única, crua e selvagem. Tem trilhos maravilhosos, vertentes escarpadas em direcção ao mar, cascatas e lagoas espalhadas por toda a ilha. Tem gente boa e acolhedora e muitos segredos para descobrir.
Se pretende visitar a ilha das Flores deve consultar este nosso artigo:
- ILHA DAS FLORES – Dicas e roteiro de lugares para viajar para a ilha das Flores.
DICA – A ilha das Flores, no grupo Oriental, são as mais difíceis de visitar nos Açores, especialmente pelo número de voos, cancelamentos e atrasos. Programe bem a sua viagem e seja flexível com as datas. Para visitar a ilha das Flores necessita de 3 dias mas o ideal é ter 5 para estar preparado para imprevistos. Quando visitar a ilha das Flores acrescente mais um par de dias e vá até ao Corvo.
VIAJAR PARA A ILHA DO CORVO
A ilha do Corvo é a ilha mais inóspita do território, açoriano, português e europeu. Chegar ali é difícil, sair também. Mas acredite, vale a pena. A ilha só tem 7 km de estrada e é quase como viver num planeta diferente. Vale a pena visitar a ilha do Corvo, seja num dia ou em mais.
Se pretende visitar a ilha do Corvo veja este nosso artigo:
- ILHA DO CORVO – Dicas e roteiro de lugares para viajar para a ilha do Corvo.
DICA – Pode visitar a ilha do Corvo num dia, de barco a partir das Flores. Foi isso que nós fizemos. Contudo, se quiser conhecer mesmo a ilha do Corvo, o ideal é que pernoite na ilha, nem que seja apenas uma noite. Pode alcançar o corvo de barco ou avião.
SEGURO DE VIAGEM PARA VIAJAR PARA OS AÇORES (cobertura Covid-19)
A IATI tem um seguro que é especial para viagens dentro de Portugal. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento. Pode fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.
Para um casal com 2 filhos pequenos, casal aventureiro que adora natureza e desporto e mergulho que ilhas aconselha para 14 dias?
Para fazer ferias de 10 dias em agosto, somos 4 duas filhas de 10 e 18 anos, o roteiro das 3 ilhas pico, sjorge e faial, seria engraçado?
tem praias e piscinas naturais?
Para ir de 30 março a 6 de abril que circuito escolheria tenho duas filhas de 10 e 17 anos, eu e o meu marido so conhecemos S.Miguel ha alguns anos e adoramos, o que sugere?
Que tal Terceira? É uma boa opção para uma semana.
Viva,
Atualmente estou num trabalho 100% remoto e pretendo visitar todas as Ilha dos Açores, vivendo um pouco em cada uma de modo a conhecer o máximo de cada uma através das caminhadas, e todas as actividades possíveis ligadas à natureza, mergulho, subida aos locais mais altos, atividade locais, etc.
Quanto tempo recomendam em cada Ilha ou qual o tempo em duração e época do ano para o fazer? Pensei 1 mês em casa, mas para algumas será muito e pra outras poderá não chegar, não sei. Algumas dicas?
Obrigada
E um excelente plano. Assim dá para sentires mais as ilhas. Como correu?
Estarei indo pros Açores, do Brasil , na primeira semana de abril. Tenho 6 dias completos pra passeios, sem contar o dia que chego e saio da ilha. Vou pra São Miguel. Mas queria pelo menos conhecer outra ilha…seria possível, talvez ir pra Santa Maria e pernoitar lá uma noite? O que sugere.
Boa tarde,
6 dias no início de Novembro recomenda?
Vou a São Miguel agora em Julho, pelo que preferia conhecer talvez outras duas ilhas?
Obrigada pelo artigo
Santa Maria é óptimo para combinar com São Miguel, nos Açores. Mas a ilha que vai escolher dependerá muito daquilo que procura.
Excelente artigo sobre os Açores! Vou lá este ano pela 1ª vez – S. Miguel e estou a ponderar outra ilha. Obrigada
Excelente opção. Pondera Santa Maria, não te vais arrepender. Os Açores merecem.
Artigo excelente!
Estava a pensar ir aos Açores, visitar as ilhas de São Miguel e Santa Maria, com os meus filhos, durante 8 dias em abril. Será exequível ou será mais adequado ter mais dias?
Grata
Olá Margarida, 8 dias para essas duas ilhas parece-me bem. Boa viagem.
Boa ajuda 🙂
Queremos ir 7 dias em Agosto com duas crianças de 12 anos.
Quais as ilhas que recomenda?
Carla, depende do que gostas. Este artigo é mesmo para veres o que preferes e poderes escolher as ilhas dos Açores que mais se adaptam a ti.
Boa noite vou fazer uma oferta de aniversário para duas jovens de 21 anos seria em Março qual a ilha que me aconselha obrigada
Excelente artigo 🙂
Obrigada, os Açores merecem.
Ola!!! Fazer em 4 dias em Março o que acha?
Acho maravilhoso, mas deve escolher uma só ilha dos Açores.
Carla, pela sua experiência achas interessante visitar três ilhas de acores em janeiro?. Porque é meu aniversario e gostaria de comemorar em 2022 em um destino bem diferente. Obrigada.
Eu acho bom mas deve ir preparado mais para explorar e apanhar alguma chuva. Mas eu iria.
Muito bom! 🙂
As minhas favoritas, São Miguel (a minha), Flores e Santa Maria. Sem menosprezar qualquer uma das outras ilhas, mas estas são as minhas favoritas.
Abraço dos Açores
Excelentes escolhas, Nuno.