AÇORES – Que ilha ou ilhas visitar num roteiro de viagem aos Açores

AÇORES - O que visitar, que ilhas escolher, que roteiro fazer

Viajar para os Açores é uma das melhores opções para ir para fora cá dentro. Verdade! Os Açores são Portugal mas a sensação de estar num lugar longínquo, diferente e desafiante é avassaladora. Assim, os Açores são, provavelmente, o melhor destino em Portugal para quem procura a sensação de viajar sem sair de Portugal.

O que visitar nos Açores

Quando se pensa em viajar para os Açores a primeira duvida que surge é: para onde? Porque na realidade essa será a primeira escolha que terá que fazer. Os Açores são compostos por 9 ilhas e por isso, caso não tenha um mês inteiro de férias, vai ter que escolher que ilha ou ilhas pretende conhecer e visitar nos Açores.

AÇORES - O que visitar, que ilhas escolher, que roteiro fazer

Antes de tomar uma decisão e criar o seu roteiro de viagem pelos Açores, é importante que descontrua algumas ideias feitas sobre os Açores e que são muito importantes para que desfrute da sua viagem pelos Açores.

  1. As ilhas dos Açores podem não ser muito grandes mas não há nenhuma ilha que se conheça apenas num dia (talvez o Corvo consiga visitar num dia mas não vai conhecer).
  2. As ilhas açorianas são grandes. A maioria das ilhas não são visitáveis em menos de 3 dias e, algumas delas, exigem pelo menos 4 ou 5, como é o caso de São Miguel, Pico, São Jorge ou Terceira.
  3. Se tiver menos de um mês de férias é impraticável, ainda que voe, visitar as 7 ilhas dos Açores numa viagem e desfrutar, tendo tempo para conhecer.
  4. É fácil viajar nos Açores, quer em termos de transportes marítimos ou aéreos, mas deve ser flexível porque os atrasos são muito comuns (e às vezes até cancelamentos de voos), especialmente nas ilhas do Grupo Ocidental (Corvo e Flores).
  5. Os Açores são um destino de turismo sustentável no mundo. É muito importante de viaje para os Açores com essa consciência. Faça parte do processo e não seja o problema. Desfrute da natureza, respeite os modos de vida locais e valorize o arquipélago.

Que ilha escolher para visitar nos Açores

Os Açores são um destino para amantes de natureza e esse deverá ser o perfil do visitante que procura os Açores. Se não gosta de natureza, trilhos, praias selvagens, piscinas naturais, vulcões, provavelmente terá que pensar duas vezes antes de decidir ir para os Açores. Se procura vida urbana, agitação, festas e glamour, então os Açores não serão tanto para si. Contudo, os Açores têm quase uma ilha adequada a cada perfil. Como conhecemos todas as ilhas dos Açores, partilhamos consigo aquilo que deve saber quando decidir que pretende viajar para os Açores mas ainda não decidiu que ilha escolher.


VISITAR AS DIFERENTES ILHAS DOS AÇORES


ILHA DE SÃO MIGUEL

A ilha de São Miguel é a ilha adequada a todos aqueles que viajam pela primeira vez para os Açores. É a ilha para a qual existem mais voos directos, desde Porto, Lisboa, Faro ou Madeira. É uma ilha muito diversificada, com algumas das mais belas paisagens açorianas e com boas intraestruturas (muitos hotéis, restaurantes, transportes, aluguer de carro, agências para excursões e passeios). Como tem muita oferta de serviços e produtos (é a ilha mais acessível) os preços são os mais em conta do arquipélago. São Miguel é a maior ilha dos Açores e por isso não lhe didique menos de 5 dias (o ideal para conhecer a ilha serão 7 dias).

Se vai visitar a ilha de São Miguel, nos Açores, veja estes nossos dois artigos:

DICA – Se ainda não conhece nenhuma ilha nos Açores, São Miguel é para si. É por ali que deve começar. Não se vai arrepender.

Ilha de SÃO MIGUEL - Açores | Dicas e Lugares obrigatórios a visitar
Ilha de SÃO MIGUEL – Açores | Dicas e Lugares obrigatórios a visitar

ILHA DE SANTA MARIA

A ilha de Santa Maria é uma ilha pequena mas que necessita de pelo menos 3 dias para a conhecer. É a ilha das praias e para quem gosta e procura as melhores praias dos Açores. Ali há belas praias de areia branca, tais como na Baía de São Lourenço, um dos lugares mais belos dos Açores. Há piscinas naturais, boa comida, um deserto, belos trilhos e a maior cascata dos Açores. No verão é possível ir até às ilhas formigas de barco e até nadar com jamantas.

Se pretende visitar a ilha de Santa Maria não perca este nosso artigo:

DICA – Santa Maria é uma bela ilha e, por incrível que pareça, das menos visitada. É óptima para visitar combinada com uma visita a São Miguel.

Visitar a ILHA DE SANTA MARIA nos Açores | Dicas e roteiro de viagem
Visitar a ILHA DE SANTA MARIA nos Açores | Dicas e roteiro de viagem

ILHA DO PICO

A ilha do Pico é a segunda ilha mais visitada nos Açores e não é por acaso. A ilha do Pico é, provavelmente a ilha mais bela dos Açores. A montanha do Pico é tão imponente que se ergue desde o fundo do oceano até mais de 2000 metros de altitude e consegue ser vista de todas as ilhas do grupo central. É como um farol para o mundo, aquele mundo. O Pico é a segunda maior ilha dos Açores e por isso necessitará de pelo menos 5 dias para a visitar.

O Pico é uma ilha para os amantes da natureza e viagens de aventura. É possível subir ao cume da Montanha do Pico, com pernoita na caldeira do vulcão, acampanado. É uma ilha para aproveitar as piscinas naturais nas rochas, porque o pico não tem praias. É uma ilha para desfrutar da cultura e história baleeira, que começou e terminou no Pico. É também o local para apreciar a paisagem vulcânica e a luta do homem para produzir vinho nestes terrenos. A paisagem vinícola do Pico é património cultural da UNESCO.

Veja aqui no blogue alguns artigos que o vão ajudar a preparar a sua viagem à ilha do Pico:

DICA – A ilha do Pico é excelente para visitar juntamente com a ilha do Faial e São Jorge, as chamadas ilha do Triângulo. Dão um excelente destino para umas férias de duas semanas nos Açores.

Visitar a ILHA DO PICO, a ilha vulcão do arquipélago dos Açores
Visitar a ILHA DO PICO, a ilha vulcão do arquipélago dos Açores

ILHA DE SÃO JORGE

A ilha de São Jorge, nos Açores, é a ilha sensação para os amantes de caminhadas e trilhos. Vêm turistas de todo o mundo para percorrer os trilhos que levam às fajãs dos Açores. Há fajãs em todas as ilhas açorianas mas as da ilha de São Jorge são as mais belas, mais diversificadas e mais exuberantes. É também a ilha que tem mais fajãs. A ilha de São Jorge é um pequeno paraíso no meio do Atlântico mas, a par com o Pico, as ilhas mais caras dos Açores.

Se pensa em viajar para a ilha de São Jorge veja estes nossos artigos:

DICA – Se gosta de trilhos e de aventura, São Jorge é a ilha adequada para si. Vai ter trilhos maravilhosos para fazer, piscinas naturais magníficas e paisagens de cortar a respiração. É ideal para visitar juntamente com o Faial e o Pico numa viagem pelas ilhas do Triângulo.

VISITAR A ILHA DE SÃO JORGE, a ilha das fajãs nos Açores
VISITAR A ILHA DE SÃO JORGE, a ilha das fajãs nos Açores

ILHA DO FAIAL

A ilha do Faial é palco da erupção mais recente dos Açores. É uma ilha para se aprender sobre o vulcanismo açoriano e perceber que estamos mesmo em território virgem. A paisagem vulcânica dos Capelinhos é maravilhosa e até parece que estamos em Marte. É uma ilha fantástica para fazer observação de baleias e cetáceos com algumas das práticas mais sustentáveis do planeta Terra.

Se vai visitar a ilha do Faial veja o nosso artigo aqui no blogue repleto de dicas boas:

DICA – Apesar da ilha do Faial ser a mais pequena das ilhas do Triângulo, necessita de cerca de 3 dias para a visitar. É excelente para combinar numa visita com o Pico e São Jorge.

Visitar a ILHA DO FAIAL, o que ver e fazer num lugar que "não é na Terra nem na Lua" é nos Açores
Visitar a ILHA DO FAIAL, o que ver e fazer num lugar que “não é na Terra nem na Lua” é nos Açores

ILHA TERCEIRA

A ilha Terceira foi a terceira a ser descoberta nos Açores e é também a terceira em tamanho por isso não pense que visitar a ilha será rápido. O ideal é ter pelo menos 5 dias para explorar a ilha Terceira. A ilha tem paisagens vulcânicas maravilhosas, nomeadamente a maior caldeira dos Açores (manta de retalhos no centro da ilha), a única chaminé vulcânica visitável do mundo (Algar do Carvão), tubos vulcânicos, fumarolas, piscinas naturais em escoadas lávicas, etc.

Se vai visitar a Ilha Terceira temos um artigo no nosso blogue que não pode perder:

  • ILHA TERCEIRA – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha Terceira e explorar os segredos dos Açores.

DICA – A ilha Terceira é também uma ilha excelente para uma primeira viagem aos Açores. A par com São Miguel, estas são as ilhas mais fáceis de explorar, pela facilidade de alugar carro, conduzir e pelas excelentes ofertas de alojamentos e restaurantes. É uma ilha muito diversificada e que assegurará, certamente, uma paixão pelos Açores e vontade de voltar.

ILHA TERCEIRA - O que ver e fazer quando visitar os Açores
ILHA TERCEIRA – O que ver e fazer quando visitar os Açores

ILHA GRACIOSA

A ilha Graciosa é o segredo mais bem guardado do Arquipélago dos Açores. A ilha menos visitada dos Açores vê muito poucos turistas continentais e estrangeiros. A maioria dos turistas são açorianos de outras ilhas que aproveitam as belas praias e piscinas naturais da Graciosa. É uma ilha pequena mas cheia de lugares incríveis para descobrir. A Furna do Enxofre no maior vulcão da ilha dá-lhe fama mas há muito mais para descobrir na ilha da Graciosa. A Graciosa tem as mais belas piscinas naturais vulcânicas dos Açores, nos Poceirões, e algumas das paisagens mais virgens e exuberantes do arquipélago.

Se está a pensar visitar a ilha Graciosa não perca este nosso artigo aqui no blogue:

  • ILHA GRACIOSA – Tudo o que precisa saber para visitar o segredo mais bem guardado dos Açores

DICA – A ilha Graciosa é uma ilha pequena mas necessita de 3 dias para a explorar e visitar. É ideal para alugar mota e sentir-se um adolescente. É excelente para fazer praia nas piscinas naturais e para visitar a partir da Terceira (porque há barco frequente). É uma ilha para se visitar no Verão. Como tem poucas infraestruturas, alojamentos e restaurantes, tudo tem que ser marcado com muita antecedência.

ILHA GRACIOSA - O segredo mais bem guardado das ilhas dos Açores
ILHA GRACIOSA – O segredo mais bem guardado das ilhas dos Açores

ILHA DAS FLORES

A ilha das Flores tem fama de ser a mais bela dos Açores. Beleza não se discute, mas as Flores são mesmo uma ilha encantadora e que não vai deixar ninguém indiferente. As Flores são detentoras de uma beleza única, crua e selvagem. Tem trilhos maravilhosos, vertentes escarpadas em direcção ao mar, cascatas e lagoas espalhadas por toda a ilha. Tem gente boa e acolhedora e muitos segredos para descobrir.

Se pretende visitar a ilha das Flores deve consultar este nosso artigo:

  • ILHA DAS FLORES – Dicas e roteiro de lugares para viajar para a ilha das Flores.

DICA – A ilha das Flores, no grupo Oriental, são as mais difíceis de visitar nos Açores, especialmente pelo número de voos, cancelamentos e atrasos. Programe bem a sua viagem e seja flexível com as datas. Para visitar a ilha das Flores necessita de 3 dias mas o ideal é ter 5 para estar preparado para imprevistos. Quando visitar a ilha das Flores acrescente mais um par de dias e vá até ao Corvo.

ILHA DAS FLORES - Açores | Dicas e roteiro de lugares a visitar
ILHA DAS FLORES – Açores | Dicas e roteiro de lugares a visitar

ILHA DO CORVO

A ilha do Corvo é a ilha mais inóspita do território, açoriano, português e europeu. Chegar ali é difícil, sair também. Mas acredite, vale a pena. A ilha só tem 7 km de estrada e é quase como viver num planeta diferente. Vale a pena visitar a ilha do Corvo, seja num dia ou em mais.

Se pretende visitar a ilha do Corvo veja este nosso artigo:

  • ILHA DO CORVO – Dicas e roteiro de lugares para viajar para a ilha do Corvo nos Açores

DICA – Pode visitar a ilha do Corvo num dia, de barco a partir das Flores. Foi isso que nós fizemos. Contudo, se quiser conhecer mesmo a ilha do Corvo, o ideal é que pernoite na ilha, nem que seja apenas uma noite. Pode alcançar o corvo de barco ou avião.

ILHA DO CORVO - Açores | Dicas para visitar o Corvo (das Flores)
ILHA DO CORVO – Açores | Dicas para visitar o Corvo (das Flores)

SEGURO DE VIAGEM PARA VIAJAR PARA OS AÇORES (cobertura Covid-19)

A IATI tem um seguro que é especial para viagens dentro de Portugal. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento.  Pode fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

QUE EQUIPAMENTO FOTOGRÁFICO USAMOS

Esta é provavelmente uma das perguntas que mais recebemos. A resposta é simples e está aqui. Desde drone, câmaras fotográficas, computadores, etc. Tudo o que vai na nossa bagagem está aqui.

  DSLR Camera free icon Máquinas fotográficas e drones sinal de símbolo de ícone de computador - Download Vetores Gratis ...Computador e gadgets

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão TRANSFERWISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão. . Este blogue contém links de programas de afiliados.

2 Comentários

  1. Muito bom! 🙂
    As minhas favoritas, São Miguel (a minha), Flores e Santa Maria. Sem menosprezar qualquer uma das outras ilhas, mas estas são as minhas favoritas.

    Abraço dos Açores

    1. Carla Mota diz: Responder

      Excelentes escolhas, Nuno.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.