Venha explorar o melhor de Portugal | Os lugares a visitar em Portugal

visitar Portugal

Resolvemos juntar neste post alguns dos lugares maravilhosos que Portugal tem e que todos deveríamos conhecer. Esperamos que sirvam de inspiração para preparar uma escapadinha de fim de semana ou uma semana de férias em família. Esta lista não pretende ter qualquer ordem de importância, apenas um roteiro de sugestões.


1. BERLENGAS


Este é dos paraísos mais intocados e selvagens de Portugal, situado aproximadamente a 6 milhas a oeste do Cabo Carvoeiro. É constituído por três pequenas ilhas, Berlenga Grande, Estelas e Farilhões e é apenas na primeira que existe ocupação humana, ainda assim bastante reduzida. Pode ser alcançado de barco a partir de Peniche. Pode ver as nossas dicas para visitar as Berlengas aqui.

Berlengas

Marque aqui alojamento em Peniche


2. ALGARVE


O Algarve é um destino tradicional de férias para os portugueses. Dispensa apresentações. Aproveite as suas praias magníficas e desfrute do calor do sul de Portugal.

Marque aqui alojamento no Algarve


3. LISBOA


A capital de Portugal está na moda. A comunidade turística internacional tem vindo a premiar e distinguir Lisboa como um dos melhores destinos de viagem do mundo. Lisboa tem, aos poucos, vindo a conquistar um lugar de destaque no turismo europeu. Muitos dos turistas que viajam pela Europa integram Lisboa no seu circuito e não se arrependem. Lisboa agrada aos mais jovens, aos turistas mais experientes e a todos aqueles que gostam de lugares com carisma e onde a população ostenta um sorriso genuíno nos lábios.  Pode ver as nossas dicas para visitar Lisboa aqui.

Marque aqui alojamento em Lisboa


4. VALE DAS BURACAS (Serra do Sicó)


A Norte da Serra do Rabaçal, a poucos quilómetros de Condeixa-a-Nova, a estrada municipal 609 leva-nos até à aldeia de Casmilo. O que nos trouxe a Casmilo foi o Vale das Buracas, um vale com vertentes abruptas e nuas, onde existem vários abrigos rochosos, as chamadas “buracas”. As buracas podem apresentar forma elíptica ou circular e as suas dimensões são muito variáveis. Pode ver as nossas dicas para visitar o vale das buracas aqui.

Marque aqui alojamento em Coimbra


5. CAMINHA


O norte de Portugal está cheio de encantos e Caminha é um desses lugares. Desfrute da hospitalidade nortenha, do bom vinho, excelente gastronomia e de paisagens maravilhosas.

Marque aqui alojamento em Caminha


6. AÇORES


Os Açores são um dos lugares preferidos do Viajar entre Viagens. Explore os Açores e todas as suas ilhas, bastante distintas umas das outras. E inove. Convidamo-lo a esquecer os restaurantes e a confeccionar o seu próprio cozido das Furnas. Que acha desta ideia? Veja tudo aqui.

Marque aqui alojamento em São Miguel, Açores


7. AVEIRO


Aveiro é a Veneza do norte do país. Belas praias, uma bonita cidade, barcos típicos, gentes com história e uma paisagem natural deslumbrante. É um belo recanto do nosso país.

Marque aqui alojamento em Aveiro


8. ALENTEJO


O Alentejo é uma das áreas menos povoadas do país e, talvez por isso, ainda tenha tantos encantos escondidos. Albufeiras de barragem, aldeias perdidas, cidades históricas, etc. Atreva-se neste território.

Marque aqui alojamento no Alentejo


9. COSTA VICENTINA


A Costa Vicentina é um dos nossos destinos predilectos para escapar do calor do Verão em Portugal. Praias selvagens e praticamente desertas, recantos escondidos, uma gastronomia deliciosa e gente hospitaleira. Que mais se pode querer? Veja as nossas dicas aqui.

Marque aqui alojamento na Costa Vicentina


10. COSTA ALENTEJANA


A costa alentejana é das regiões mais bonitas de Portugal e do mundo. Quem o diz é o Viajar entre Viagens. Estes títulos são sempre muito relativos mas a verdade é que para estes dois viajantes, habituados a visitar praias e recantos espalhados pelos quatro cantos do planeta, a beleza da costa alentejana não encontra paralelo em muitos lugares. Pode ver as nossas dicas aqui.

Marque aqui alojamento na Costa Alentejana


11. VALE DO TUA


A Linha do Tua encerrou há alguns anos. O vale de Tua ficará para sempre submerso com a construção de uma barragem. O excelente património e paisagem que ali existe vai-se perder para sempre. Animem-se, juntem uns amigos e percorram a linha a pé. É uma viagem urgente e com os dias contados. Um dia só as nossas fotografias irão mostrar o que era este local. Pode ver as dicas para fazer o Vale do Tua aqui.

Marque aqui alojamento na região do Tua


12. SERRA DA ESTRELA


É um clássico, mas um belo clássico. Que tal uma visita à neve na Serra da Estrela?

Marque aqui alojamento na Serra da Estrela


13. COSTA NOVA


Casas coloridas, uma praia tradicional portuguesa e boa comida do mar. A Costa Nova tem uma vista privilegiada sobre a Ria de Aveiro e o Atlântico. Um belo destino para uma escapadela.

Marque aqui alojamento na Costa Nova


14. MOSTEIRO DA BATALHA


Um dos mais belos mosteiros e exemplos arquitectónicos portugueses. Merece uma visita atenta e muito mais demorada do que aquelas que fazíamos quando andávamos na escola. Atreva-se.

Marque aqui alojamento na Batalha


15. SERRA DE AIRE E CANDEEIROS


Uma serra bem distinta no contexto nacional. Cravada de grutas e algares, a Serra de Aire e Candeeiros convida a que seja conhecida por cima e por baixo. Marque uma visita às suas grutas e desfrute deste encanto de Portugal.

Marque aqui alojamento na Serra de Aire e Candeeiros


16. CASA DO PENEDO (Serra de Fafe)


O Daily Mail, um jornal britânico, fez um artigo sobre a Casa do Penedo, na Serra de Fafe, e transportou o imaginário dos ingleses para o cenário da casa dos Flintstones. Já em 2014 a casa tinha aparecido nos jornais internacionais quando foi considerada uma das casas mais estranhas do mundo pelo Strange Buildings. A casa foi construída nos anos 70, como refúgio da vida citadina, e é feita em pedra, utilizando três grandes penedos de granito pré-existentes. Rodeada de aerogeradores para produção de energia eólica, a casa não tem electricidade o que lhe dá um carácter ainda mais rústico. Pode ver as nossas dicas para visitar a casa aqui.

Marque aqui alojamento em Fafe


17. CASTELO DE ALMOUROL


Este é um dos castelos mais bonitos de Portugal. A sua localização, numa ilha no meio do Tejo, transporta-nos para um imagianário medieval. Uma sugestão quase às portas de Lisboa.

Marque aqui alojamento em Almourol


18. CONSTÂNCIA


Uma bela vila portuguesa, bem próxima da capital e na margem do Tejo. Um bonito destino para passar alguns dias relaxados.

Marque aqui alojamento em Constância


19. VILA NOVA DE GAIA


Dizem que o Porto é ainda mais bonito visto de Vila Nova de Gaia. Ainda que Gaia não tivesse mais atractivos, esta razão já seria suficiente para vir aqui. No entanto, em Gaia não faltam atracções, especialmente ligadas ao Douro e ao vinho.

Marque aqui alojamento em Gaia


20. BALEAL


Sempre que temos um tempinho livre e uns dias de descanso não conseguimos resistir: fugimos para o Baleal. Há muito que o Baleal, na costa de Peniche, é um dos nossos refúgios espirituais, um local onde gostamos de ver o sol desaparecer por trás do azul do Atlântico, um lugar onde as nossas geografias se encontram. Pode ver as nossas dicas aqui.

Marque aqui alojamento no Baleal


21. PORTO


O Rio Douro está intimamente ligado à fundação do Porto e até de Portugal. Na sua foz, os Romanos fundaram os povoados de Portus e Cale, respectivamente nas margens norte e sul do rio, que mais tarde conjugados designavam a região entre Douro e Minho, Portucale. É também ele responsável pela criação que pôs o Porto nas bocas de todo o mundo: o Vinho do Porto. Conheça esta cidade.

Marque aqui alojamento no Porto


22. TERRAS DE BASTO


As terras de Basto, no norte de Portugal, apresentam inúmeros lugares dignos de uma visita. O Monte da Nossa Senhora da Graça, as vinhas e vinhedos do vinho verde, as inúmeras casas senhoriais convertidas em turismo rural e habitação. É uma óptima sugestão para fugir ao bulício das cidades. Para além disso tem as maravilhosas Fisgas de Ermelo, na Serra do Alvão, onde poderá explorar um belo recanto de Portugal. Pode ver o nosso artigo sobre as Fisgas aqui.

Marque aqui alojamento nas Terras de Basto


23. COSTA DE PENICHE


Portugal está na moda e Lisboa é cada vez mais visitada pelos turistas estrangeiros. Uma vez na capital portuguesa, alguns aproveitam para escapar o bulício da cidade e rumam em busca das afamadas praias portuguesas. Uma dessas escapadelas pode ser para a costa de Peniche, já que em alguns dias se pode aproveitar e conhecer paisagens bastantes diversas e de beleza invulgar. Veja as nossas dicas para conhecer a Costa de Peniche aqui.

Marque aqui alojamento em Peniche


24. NAZARÉ


A praia da Nazaré veio para os telejornais com as suas ondas gigantes mas há muito mais na Nazaré. Há comunidades de pescadores tradicionais, uma praia de perder de vista e um promontório rochoso com vista privilegiada sobre o Atlântico.

Marque aqui alojamento na Nazaré


25. O DOURO


O vinho que envelhece em garrafas ou cascos nas Caves de Gaia, e que atrai a atenção ávida dos turistas, tem a sua origem mais a montante, onde o Douro cortou vertentes nos terrenos de xisto e granito, dando origem a um vale mais encaixado na zona do Douro Internacional, onde o rio define a fronteira entre Portugal e Espanha, e a um vale mais aberto, na zona que viria a ser a de criação do Vinho do Porto, sendo as regiões da Régua, Pinhão e Tua as principais produtoras, com as suas encostas povoadas de socalcos e vinhedos. Isto porque, no passado, houve quem tivesse sonhado uma região em Portugal onde a natureza agreste pudesse ser domada para obedecer às necessidades do Homem, e ser dedicada ao fabrico do néctar do deus Baco, unindo-se os esforços e visões de personalidades nacionais e estrangeiras. Explore esta região tão bonita de Portugal. Veja as nossas dicas aqui.

Marque aqui alojamento no Douro


26. MOSTEIRO DE ALCOBAÇA


Mais um recanto histórico de Portugal. É um belo mosteiro e uma visita obrigatória para todos os portugueses. Não deixe de o conhecer e provar os maravilhosos doces conventuais da região.

Marque aqui alojamento em Alcobaça


27. CONÍMBRIGA


As ruínas da cidade romana de Conímbriga são uma bela descoberta da história do país. Um local para regressar às origens, bem às portas da cidade de Coimbra.

Marque aqui alojamento em Coimbra


28. ESTUÁRIO DO SADO


O estuário do Sado está cheio de lugares para descobrir, Tróia, Comporta, Setúbal, arrozais até perder de vista e golfinhos a nadar nas águas do rio. Uma bela sugestão.

Marque aqui alojamento na foz do Sado


29. FÁTIMA


Fátima é um destino clássico para o turismo religioso. É dos lugares mais visitados em Portugal. Mesmo que não seja cristão, é interessante visitar Fátima e perceber a devoção da população.

Marque aqui alojamento em Fátima


30. GUIMARÃES


Guimarães é uma das mais belas cidades portuguesas. Palácios, castelo, núcleo histórico incrivelmente preservado, são apenas algumas das suas atracções. A cidade encanta nos pormenores. Deixe-se encantar por esta bela cidade. Pode ver as nossas dicas para visitar a Guimarães durante a Feira Afonsina aqui.

Marque aqui alojamento em Guimarães


31. ÓBIDOS


Uma das mais belas vilas portuguesas. Muralhada, preserva o casco antigo e delicia os visitantes com um cenário medieval.

Marque aqui alojamento em Óbidos


32 . PARQUE NACIONAL PENEDA GERÊS


O único parque nacional português é nas serras da Peneda e Gerês, uma bela cordilheira para explorar com pequenas caminhadas ou grandes treks. É um destino excelente para qualquer altura do ano.

Marque aqui alojamento no PNPG


33. SINTRA


Sintra é um dos lugares mais visitados pelos estrangeiros em Portugal e, no entanto, ainda há muitos portugueses que não conhecem os encantos e recantos desta vila. Perca-se na Serra de Sintra, descubra palácios, casas senhoriais e os doces conventuais. Vai valer a pena.

Marque aqui alojamento em Sintra


34. CONVENTO DE CRISTO (TOMAR)


Que belo exemplar da História de Portugal! Este monumento é deslumbrante, assim como toda a região de Tomar. Vale a pela perder-se neste convento e descobri-lo.

Marque aqui alojamento em Tomar


35 . SERRA DA FREITA


A Serra da Freita integra o Geoparque de Arouca e há vários trilhos marcados (e bem marcados) para explorar, geossítios de interesse particular e até um parque de campismo. Há imensas actividades a realizar na Serra da Freita. Pode desfrutar da natureza sem gastar dinheiro nenhum e essa é a grande vantagem de visitar este recanto de Portugal. Pode ver todas as nossa dicas para a Serra da Freita aqui.

Marque aqui alojamento na Serra da Freita


36. PASSADIÇOS DO PAIVA


O rio Paiva é um dos rios mais limpos do mundo e foi considerado na década de 90 o rio menos poluído da Europa. Embora muito tenha acontecido desde então, o rio Paiva continua a ter um caudal bastante limpo, com água pura nesta secção e é considerado por muitos dos amantes da natureza, o rio mais bonito de Portugal. Com tantos títulos e elogios, não podíamos deixar passar em branco a oportunidade de conhecer o vale do Paiva. Experimente os Passadiços que acompanham o trajecto deste rio e veja todas as nossas dicas aqui.

Marque aqui alojamento nos Passadiços do Paiva


37. TRÁS OS MONTES


A Terra Fria Transmontana é hoje facilmente acessível para quem vem do litoral, pela auto-estrada A4, para quem vem do Porto, que segue até Bragança ou pela A3 e A7, para quem vem de Braga ou Guimarães, que segue até Chaves. O IC5, que faz a ligação da A4 a Miranda do Douro, permite o acesso ao Douro Internacional. Mas para aqueles que querem seguir o percurso do rio, e são enamorados pelos comboios e pela degustação mais lenta da paisagem, nada bate a Linha do Douro, que liga a cidade do Porto ao Pocinho, uma das linhas ferroviárias mais bonitas do mundo. Unindo-se ao rio na zona de Cinfães, nunca mais se dele afasta, seguindo as suas margens numa simbiose perfeita entre a criação do Homem e da Natureza. As principais estações são a Régua, Pinhão, Tua e Pocinho, e são óptimos locais para se parar, e apreciar esta região e as suas gentes, e prosseguir noutro dia. Veja as nossas dicas para visitar a região aqui.

Marque aqui alojamento em Trás-os-Montes


38. ROTA DO ROMÂNICO NOS VALES DO SOUSA, DOURO E TÂMEGA


A Rota do Românico transporta-nos para a época da fundação da Nacionalidade, e ilustra a importância do território delineado pelos vales dos rios Sousa, Douro e Tâmega, da nobreza e das ordens religiosas na construção de Portugal. Foi neste território que famílias senhoriais e ordens religiosas ajudaram a construir Portugal, e é essa história que está plasmada em 58 monumentos românicos, erguidos entre os séculos XI e XIV, num conjunto variado que compreende mosteiros, igrejas, capelas, memoriais, pontes, castelos e torres senhoriais. Visitamos a Rota do Românico no Vale do Sousa, no Tâmega e no Douro durante três dias (em cada uma) e criámos um roteiro com dicas para todos aqueles que desejem fazê-lo também.

Rota do Românico no Vale do Sousa

Rota do Românico no Vale do Douro

Rota do Românico no Vale do Tâmega


ATREVA-SE E VÁ DESCOBRIR PORTUGAL!

Se quiser algumas sugestões mais organizadas para uma escapadinha em Portugal, clique aqui.

PROCURE AQUI O SEU ALOJAMENTO


Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

Faça as suas reservas através dos parceiros do nosso blogue.

Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão.

  • Reserve seu hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.
  • Ganhe 35€ no Airbnb quando reservar com este link.
  • Faça seguro de viagem na World Nomads ao menor preço do mercado.
  • Alugue carro usando o Rent a Car, comparando o melhor preço e escolhendo com comodidade antes de viajar.
  • Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato.

14 Comentários

  1. Fernando Rangel Rodrigues diz: Responder

    Olá Carla. Bom apanhado de recantos dos tantos que temos para dar a descobrir! Atenção que em trás-os-montes existe a terra fria e a terra quente. As regiões mencionadas mais próximas do Douro não são da terra fria. Essa é a região mais a nordeste do país. Vinhais, Bragança Vimioso e Miranda.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada, Fernando. É verdade.

  2. Ah ah eu que sou de Aveiro vejo aqui vários sítios retratados…como a cidade, Costa nova, Serra da freita e os passadiços do Paiva. Aproveito para dizer que Aveiro já tem mais uma novidade…por isso voltem a visitar e quando estiverem cá avisem que faço-vos um tour….ou vocês a nós lol

    Ps: Conimbriga no título está mal escrito.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada, Marisa. 😀

  3. Jorge diz: Responder

    Fiquei com pena de não ver ai Viana do Castelo mas de qualquer das formas gostei das sugestões obrigada/o

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada. 😀 Temos que acrescentar.

  4. Ateveverything diz: Responder

    Fiquei com pena de não ver aí Braga…. Mas de resto uma excelente lista parabéns

    1. Carla Mota diz: Responder

      Temos que acrescentar. 😉

  5. Encanto do Sul diz: Responder

    Excelente lista. Espero um dia fazer-me à estrada e conseguir visitar todos esses encantos de Portugal, alguns pela primeira vez, outros pela segunda ou terceira … Nunca é de mais conhecer-mos, explorar-mos a beleza do nosso país, e se temos muito para explorar…
    Obrigada pela partilha :) *

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada :)

  6. Ana diz: Responder

    Parabéns! Uma imagem linda com legenda: Trás-os-montes é pouco. Ao menos a aldeia ou o lugarejo merecem identificação para quem pretender visitar. Obrigada

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada pelo reparo, Ana. Quando tivermos mais tempo disponível vamos actualizar o post. No entanto, se carregar na legenda vai abrir um texto específico sobre esse lugar com todos os conteúdos e lugares explicados. Basta explorar.

  7. Filipe diz: Responder

    Não estar aqui a Madeira torna esta lista um pouco questionável…

    1. Carla Mota diz: Responder

      Todas as listas são questionáveis. Esta é apenas mais uma e feita de experiências pessoais.

Deixe uma resposta