Tahaa é a ilha da Baunilha. O cheiro a baunilha inunda o ar e, na época certa do ano, a baunilha toma conta da ilha. Tahaa é um ilha local, com pouquíssimo turismo, uma vida relaxada e tranquila e praias e uma lagoa maravilhosa. Tahaa é das ilhas mais visitadas da Polinésia Francesa mas apenas em tours de um dia desde Raiatea. Nós achamos que vale mesmo a pena ficar a dormir em Tahaa e por isso ficamos 5 dias na ilha. Foi uma experiência fantástica na Polinésia Francesa.
- SEGURO DE VIAGEM IATI – Toda a informação que precisa para fazer um seguro de viagem da IATI está neste artigo, inclusive link para ter 5% de desconto.
GUIA DE VIAGEM DA POLINÉSIA FRANCESA
APAIXONADOS PELA LAGOA DE TAHAA
Tahaa é uma pérola em bruto! Negra e brilhante, como as pérolas que crescem nos seus recifes de coral. Na lagoa de Tahaa crescem as pérolas negras mais famosas de toda a Polinésia. Custam milhões nos mercados internacionais e aqui em Tahaa, milhares. Há várias empresas que produzem as pérolas na lagoa de Tahaa e hoje fomos ver uma delas.
Mas a verdadeira pérola de Tahaa é a sua lagoa! Tahaa tem uma lagoa comum com a ilha de Raiateia, já que em tempos as duas ilhas estiveram unidas. Ao largo das duas ilhas distribuem-se vários motus, que são ilhas de barreira de coral e que protegem a lagoa e a ilha central de tempestades, tsunamis e erosão costeira.
Hoje a maioria dos motus em Tahaa são privados e pertencem a hotéis e resorts internacionais pois são os únicos lugares da ilha que têm praia. Para lá chegar é preciso apanhar um barco, e indo explorando a belíssima laguna de coral de Tahaa.
Por aqui em Tahaa há motus em forma de coração, jardins de corais, cardumes de tubarões e praias deslumbrantes. Há águas tão transparentes que o reflexo da radiação solar faz brilhar a areia do fundo da lagoa.
O nosso dia em Tahaa foi passado neste pedaço de paraíso, mais um, a que chamamos casa. A Terra é mesmo a nossa casa! Este planeta maravilhoso é um lar para todos os animais majestosos. E nós somos apenas mais um. Um que tem consciência que vive no calhau mais belo que orbita o sistema solar.
TAHAA E A ILHA DA BAUNILHA
O aroma a baunilha inunda o ar em Tahaa. As trepadeiras sobem pelos rancos de árvores e palmeiras e competem pela luz. As vagens da baunilha ornamentam a estrada. Tahaa é a ilha da Baunilha e passear nesta ilha aromatizada pela natureza é um deleite.
Hoje pegamos na nossa scooter e demos a volta à ilha de Tahaa. Exploramos as plantações de baunilha, as destilarias de rum e a produção de mel. Tudo aromatizado pelo cheiro e sabor da baunilha. Visitámos mais uma quinta de produção de pérolas e passeamos pelos recantos maravilhosos da ilha de Tahaa.
Terminámos numa cabana nova em Tahaa! Tudo porque hoje acordamos com um rato morto debaixo da cama e, como estamos casados de fresco, resolvemos que dormir com um terceiro elemento não era boa ideia! Assim, pegamos na scooter e descobrimos o bungalow mais belo da ilha! Um bungalow sobre a água e o recife. Um bungalow com cheiro a baunilha em Tahaa. E depois de muito negociar, conseguimos pagar 80€/noite.
Mudamo-nos de armas e bagagens para um dos mais belos bungalows que já estivemos, com os peixes do recife por companhia, e um ambiente super exclusivo. É que o bungalow é só um! Não há vizinhos ou outros turistas.
Hoje não haverá ratatuis para dividir o quarto! Hoje voltamos a ser apenas nós os dois!
UM AMOR NA POLINÉSIA FRANCESA
A Polinésia Francesa é um destino que chama o amor! É verdade! É impossível não se sentir amado e amar aqui. É impossível não sentir parte de uma energia maior que envolve todas estas ilhas do Pacífico e nos deixa mais relaxados, tranquilos e, ao mesmo tempo, disponíveis para amar.
O ritmo de vida desenfreado que geralmente levamos, deixa-nos sem margem para coisas boas pois resolvemos problemas atrás de problemas. Aqui a vida não tem esses problemas.
Quando chegámos ao Pacífico estranhamos o ritmo de vida, lento, sem pressa, sem sentido de urgência ou necessidade. Era difícil arranjar alguém que cumprisse prazos ou que estivesse disponível para trabalhar da parte da tarde. No início estranhamos!
“Porque precisamos de trabalhar tanto se vocês trabalham a vida toda para ganhar dinheiro para vir para aqui?! Nós já estamos aqui!”
Aqui em Tahaa ninguém precisa de se matar a trabalhar para ganhar dinheiro para depois gastar milhões para vir para a Polinésia ou Tahaa. Estas pessoas vivem num dos lugares mais paradisíacos do mundo e têm consciência disso. Não sentem necessidade de sair daqui, nem para procurar praias idílicas, nem ambientes calmos e relaxados. Na realidade, tudo o que precisam está aqui. Aliás, tudo aquilo que cada um de nós precisa quando pensa em férias, está aqui.
É por isso que parte desta nossa viagem pelo Pacífico é mais relaxada do que o ritmo desenfreado com que viajamos habitualmente. Porque viajar no Pacífico também é isto. É ter tempo para relaxar, sentir, parar, observar, contemplar, respirar e, estar disponível para amar.
Se vai viajar para a Polinésia, estes são os nossos guias de viagem que lhe podem interessar
- GUIA DE VIAGEM DA POLINÉSIA FRANCESA – Guia com todas as informações e dicas para visitar a Polinésia Francesa (Ilhas da Sociedade) de forma independente.
- GUIA DE VIAGEM DA SAMOA – Guia com todas as informações e dicas para visitar a Samoa (Savaii, Upolu e Samoa Americana) de forma independente.
- GUIA DE VIAGEM DE TUVALU – Guia com todas as informações e dicas para visitar Tuvalu (Atol de Funafuti) de forma independente.
- GUIA DE VIAGEM DA PAPUA NOVA GUINÉ – Guia com todas as informações e dicas para visitar a Papua Nova Guiné (Ilha da Nova Guiné) de forma independente.
- GUIA DE VIAGEM DA NOVA ZELÂNDIA – Guia com todas as informações e dicas para visitar a Nova Zelândia (Ilhas Sul e Norte) de forma independente.
- GUIA DE VIAGEM DA AUSTRÁLIA OCIDENTAL – Guia com todas as informações e dicas para visitar a Austrália Ocidental (De Perth à Costa de Esperance e Exmouth) de forma independente.
- GUIA DE VIAGEM DAS ILHAS COOK – Guia com todas as informações e dicas para visitar as Ilhas Cook (Rarotonga e Aitutaki) de forma independente.
- GUIA DE VIAGEM DAS ILHAS FIJI – Guia com todas as informações e dicas para visitar as Ilhas Fiji (Viti Levu, Taveuni, ilhas Yasawa e ilhas Mamanuca) de forma independente.
- GUIA DE VIAGEM DE KIRIBATI – Guia com todas as informações e dicas para visitar Kiribati (Atol de Tarawa) de forma independente.
- GUIA DE VIAGEM DAS ILHAS SALOMÃO – Guia com todas as informações e dicas para visitar as Ilhas Salomão (Guadalcanal e Savo) de forma independente.
- GUIA DE VIAGEM DE VANUATU – Guia com todas as informações e dicas para visitar Vanuatu (Efate, Tanna, Espiritu Santo e Pentecostes) de forma independente.
- GUIA DE VIAGEM DE TONGA – Guia com todas as informações e dicas para visitar Tonga (Tongatapu e Eua) de forma independente.
- GUIA DE VIAGEM DA ILHA DA PÁSCOA – Guia com todas as informações e dicas para visitar a Ilha da Páscoa de forma independente.