Visitar a Reserva Nacional de PARACAS, um expoente da beleza da natureza | Peru
Colocado em
A Reserva Nacional de Paracas corresponde a uma área protegida de águas marinhas e de deserto. Compreende uma serie de ilhas, a península de Paracas é uma área do deserto mais árido do Peru. A aridez deste local deve-se à corrente fria de Humbolt que desce em latitude, do pólo em direcção ao Equador. A baixa temperatura das suas águas dificulta a evaporação e cria o deserto de Atacama que se estende pelo Chilee pelo Peru. Esta área da costa peruana é extremamente rica em fitoplanton, nomeadamente anchovas, que servem de base a alimentação de leões-marinhos e pelicanos. Do ponto de vista geológico, abundam as rochas sedimentares, fundamentalmente os calcários. Isto torna a linha de costa da Reserva de Paracas muito semelhante com o “nosso” Algarve. A costa alta e escarpada mergulha num mar azul celeste.
Até Agosto de 2007, também aqui existiu um arco calcário, mas o sismo dessa data foi responsável pelo seu desmoronamento. Ainda são bem visíveis, na área, as fracturas e falhas na rocha resultantes dos abalos sentidos. Ao que parece, o sismo ocorreu faz hoje precisamente um ano. Foi a 15 de Agosto de 2007 que um sismo de magnitude 7.9 da escala de Richter, com epicentro a oeste de Pisco, fez cerca de 500 mortos. O abalo com cerca de 3 minutos desmoronou uma igreja de Pisco e toda a população que se encontrava no seu interior sucumbiu. A zona mais atingida foi a cidade de Pisco que agora deixou de receber os visitantes. As estruturas hoteleiras da cidade ficaram destruídas e os turistas agora vêm para Paracas. Esta área, a 15 km a sul de Pisco, esta assente numa estrutura arenosa daí que o sismo pouco ou nada se tenha feito sentir. Foi isso também que nós fizemos. Alojam-nos em Paracas, no porto piscatório, num hotel chamado El Amigo. Muito decente e acolhedor, o septuagenário que nos recebeu foi incansável para que nos sentíssemos em casa. A vila de Paracas é muito agradável e… em que outro local do mundo podemos passear na praia no meio de pelicanos?
Marque aqui as suas tours e passeios
Se vai viajar para o Peru, estes são artigos que lhe podem interessar
VISITAR CHICLAYO – Tudo o que precisa de saber para visitar a cidade, os cavalitos do mar e os túmulos reais do Senhor de Sipan.
VISITAR TRUJILLO – Tudo o que precisa de saber para visitar a cidade, as Huacas e as ruínas de Chan Chan.
TREKKING DE SANTA CRUZ – Tudo o que precisa de saber sobre um dos melhores trilhos do mundo, o trekking de 3 dias na Cordilheira Branca no Peru.
VISITAR HUARAZ – Um artigo com o que precisa de saber para explorar a região de Huaraz na Cordilheira Branca no Peru.
VISITAR YUNGAY – Um artigo sobre um dos lugares com uma história negra na Cordilheira Branca no Peru. Uma cidade que desapareceu depois de um mega deslizamento da montanha.
VISITAR CHAVÍN DE HUARAZ – Um artigo sobre a nossa visita às ruínas de Chavín de Huaraz na Cordilheira Branca no Peru.
VISITAR LIMA – O que precisa saber para aproveitar a cidade de Lima, a capital do Peru, está aqui.
VISITAR HUANCAYO – Tudo o que precisa de saber para visitar uma das povoações mais charmosas do Peru.
VISITAR HUANCAVELICA – Um artigo cheio de dicas para visitar a maravilhosa povoação andina de Huancavelica nos Andes do Peru.
VISITAR PARACAS – Um artigo com dicas para visitar a Reserva Natural de Paracas, no litoral do Peru.
VISITAR AS ILHAS BALESTRAS – Tudo o que precisa de saber para visitar a reserva natural das ilhas Balestras, as chamadas Galápagos do Peru.
VISITAR HUACACHINA – Tudo o que precisa de saber para aproveitar o oásis e deserto de Atacama na zona de Huacachina.
VISITAR AS LINHAS DE NAZCA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para marcar o seu tour de avioneta para ver as linhas de Nazca.
VISITAR MACHU PICCHU – Um artigo cheio de dicas e onde partilhamos a nossa experiência e a forma como exploramos a cidade e a histórias de Machu Picchu, no Peru.
FAZER O CAMINHO INCA NO PERU – Tudo o que precisa de saber, dia a dia, para fazer o Caminho Inca, o Inka Trail, no Peru, para chegar a Machu Picchu a pé em 4 dias de trilho. Uma das melhores experiências que pode fazer no Peru.
Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.
Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.
Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.
Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.
Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.
Alugue carro usando o AutoEurope ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.