Visitar a Reserva Nacional de PARACAS, um expoente da beleza da natureza | Peru

Visitar a Reserva Nacional de PARACAS, um expoente da beleza da natureza | Peru
A Reserva Nacional de Paracas corresponde a uma área protegida de águas marinhas e de deserto. Compreende uma serie de ilhas, a península de Paracas é uma área do deserto mais árido do Peru. A aridez deste local deve-se à corrente fria de Humbolt que desce em latitude, do pólo em direcção ao Equador. A baixa temperatura das suas águas dificulta a evaporação e cria o deserto de Atacama que se estende pelo Chile e pelo Peru. Esta área da costa peruana é extremamente rica em fitoplanton, nomeadamente anchovas, que servem de base a alimentação de leões-marinhos e pelicanos. Do ponto de vista geológico, abundam as rochas sedimentares, fundamentalmente os calcários. Isto torna a linha de costa da Reserva de Paracas muito semelhante com o “nosso” Algarve. A costa alta e escarpada mergulha num mar azul celeste.
Visitar a Reserva Nacional de PARACAS, um expoente da beleza da natureza | Peru
Até Agosto de 2007, também aqui existiu um arco calcário, mas o sismo dessa data foi responsável pelo seu desmoronamento. Ainda são bem visíveis, na área, as fracturas e falhas na rocha resultantes dos abalos sentidos. Ao que parece, o sismo ocorreu faz hoje precisamente um ano. Foi a 15 de Agosto de 2007 que um sismo de magnitude 7.9 da escala de Richter, com epicentro a oeste de Pisco, fez cerca de 500 mortos. O abalo com cerca de 3 minutos desmoronou uma igreja de Pisco e toda a população que se encontrava no seu interior sucumbiu. A zona mais atingida foi a cidade de Pisco que agora deixou de receber os visitantes. As estruturas hoteleiras da cidade ficaram destruídas e os turistas agora vêm para Paracas. Esta área, a 15 km a sul de Pisco, esta assente numa estrutura arenosa daí que o sismo pouco ou nada se tenha feito sentir. Foi isso também que nós fizemos. Alojam-nos em Paracas, no porto piscatório, num hotel chamado El Amigo. Muito decente e acolhedor, o septuagenário que nos recebeu foi incansável para que nos sentíssemos em casa. A vila de Paracas é muito agradável e… em que outro local do mundo podemos passear na praia no meio de pelicanos?
Visitar a Reserva Nacional de PARACAS, um expoente da beleza da natureza | Peru
Visitar a Reserva Nacional de PARACAS, um expoente da beleza da natureza | Peru

Marque aqui as suas tours e passeios

 

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Resultado de imagem para dinheiro icon Use o cartão REVOLUT para levantar dinheiro em viagem. Se usar este link, não terá custo com o envio do cartão, poupando assim 5,99€.   Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.