Visitar as ruínas de CHAVIN DE HUARAZ e compreender melhor as culturas dos Andes | Peru
Colocado em
Neste nosso primeiro dia à descoberta da região de Huaraz e da cordilheira branca, resolvemos aproveitar para conhecer as principais ruínas da civilização de Chavin. Esta é considerada a mais antiga grande civilização do território peruano estando localizada aproximadamente entre 1200 A.C. e 400 D.C. Já os incas se referiam a esta civilização como um “povo antigo e sábio”. As ruínas, de descoberta relativamente recente e onde ainda decorrem escavações por arqueólogos norte-americanos e peruanos, constituem o que sobreviveu de um complexo cerimonial dedicado ao culto dos deuses maiores do panteão Chavin.
De uma forma geral, pode dizer-se que as divindades Chavin se dividiam pelos três mundos simbolizados pela serpente, puma e condor, divisão esta que perdurou durante centenas e centenas de anos, em muitas outras civilizações, inclusive a Inca. Este complexo era formado por uma praça central, onde se pensa se realizavam as principais cerimónias envolvendo o “povo” e por um conjunto de edifícios a uma cota mais elevada que, juntamente com uma praça mais pequena, eram supostamente de acesso apenas a classe sacerdotal. Uma das características que torna este local único é que, devido ao facto das civilizações posteriores ocupantes do local o respeitarem como local de adoração, muito dele permaneceu intacto, tanto quanto a passagem de dois milénios o permite, claro. Assim, nos dois cantos da praça adjacentes aos edifícios encontraram-se dois objectos de culto: uma estela, que foi transladada para um museu de Lima, e um obelisco, transladado para o museu próximo de Chavin de Huaraz, inaugurado há um mês e onde se podem admirar bastantes artefactos em pedra, osso e cerâmica provindos do complexo. Mas o que mais me impressionou no complexo foram os edifícios sacerdotais. Todos eles, agora praticamente subterrâneos, foram construídos em pedra e obedecendo já a algumas técnicas anti-sismo. Em algumas portas ainda são visíveis figuras de seres antropomórficos com elementos dos três animais já referidos.
Localizadas em determinados pontos do complexo, existiam dezenas das chamadas “cabeças clavas”, incrustadas nas paredes. Apenas uma resistiu ao tempo, permanecendo na sua posição inicial, estando algumas em exposição no museu Chavin de Huaraz. O interior de todos os edifícios foi construído como uma espécie de labirinto, sendo que a sua complexidade atinge o auge na agora chamada “galeria dos labirintos”, onde existe uma teia de túneis, em diferentes níveis e de diferentes tamanhos, desde uns onde só passa uma pessoa a rastejar até outros em que se pode andar em pé. Claro que não faltam os becos sem saída! No centro desta galeria, existe ainda hoje, na sua posição inicial, incrustado no chão, uma espécie de totem de mais de três metros de altura, que se pensa que seria o objecto de maior culto do povo Chavin de Huaraz, denominado hoje de “Deus Lanzon”, pela forma de lança da pedra em questão. O original está protegido por uma parede de vidro, e uma réplica encontra-se no museu. Na sua superfície encontra-se esculpida a figura de um ser antropomórfico com elementos figurativos de morcego. Uma das coisas curiosas é que, de acordo com o guia que nos acompanhou, os arqueólogos tencionavam remover a pedra do seu local mas rapidamente chegaram à conclusão que, se o fizessem, desestabilizariam a estrutura de todo o edifício podendo levar ao colapso do mesmo. Assim, o “Deus Lanzon” continua onde sempre esteve, no passado, acessível apenas para aqueles a quem era permitido entrar e que conseguiam atravessar um labirinto para o encontrar, hoje, visível para qualquer turista que se desloque ao sítio arqueológico de Chavin de Huaraz e que compre o bilhete de entrada!
Marque aqui os seus tours e passeios
Se vai viajar para o Peru, estes são artigos que lhe podem interessar
VISITAR CHICLAYO – Tudo o que precisa de saber para visitar a cidade, os cavalitos do mar e os túmulos reais do Senhor de Sipan.
VISITAR TRUJILLO – Tudo o que precisa de saber para visitar a cidade, as Huacas e as ruínas de Chan Chan.
TREKKING DE SANTA CRUZ – Tudo o que precisa de saber sobre um dos melhores trilhos do mundo, o trekking de 3 dias na Cordilheira Branca no Peru.
VISITAR HUARAZ – Um artigo com o que precisa de saber para explorar a região de Huaraz na Cordilheira Branca no Peru.
VISITAR YUNGAY – Um artigo sobre um dos lugares com uma história negra na Cordilheira Branca no Peru. Uma cidade que desapareceu depois de um mega deslizamento da montanha.
VISITAR CHAVÍN DE HUARAZ – Um artigo sobre a nossa visita às ruínas de Chavín de Huaraz na Cordilheira Branca no Peru.
VISITAR LIMA – O que precisa saber para aproveitar a cidade de Lima, a capital do Peru, está aqui.
VISITAR HUANCAYO – Tudo o que precisa de saber para visitar uma das povoações mais charmosas do Peru.
VISITAR HUANCAVELICA – Um artigo cheio de dicas para visitar a maravilhosa povoação andina de Huancavelica nos Andes do Peru.
VISITAR PARACAS – Um artigo com dicas para visitar a Reserva Natural de Paracas, no litoral do Peru.
VISITAR AS ILHAS BALESTRAS – Tudo o que precisa de saber para visitar a reserva natural das ilhas Balestras, as chamadas Galápagos do Peru.
VISITAR HUACACHINA – Tudo o que precisa de saber para aproveitar o oásis e deserto de Atacama na zona de Huacachina.
VISITAR AS LINHAS DE NAZCA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para marcar o seu tour de avioneta para ver as linhas de Nazca.
VISITAR MACHU PICCHU – Um artigo cheio de dicas e onde partilhamos a nossa experiência e a forma como exploramos a cidade e a histórias de Machu Picchu, no Peru.
FAZER O CAMINHO INCA NO PERU – Tudo o que precisa de saber, dia a dia, para fazer o Caminho Inca, o Inka Trail, no Peru, para chegar a Machu Picchu a pé em 4 dias de trilho. Uma das melhores experiências que pode fazer no Peru.
Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.
Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.
Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.
Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.
Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.
Alugue carro usando o AutoEurope ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.
Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.