As ruínas jesuítas de TRINIDADE e JESUS em Encarnação | Paraguai

Visitar as ruínas jesuítas de TRINIDADE e JESUS em Encarnação | Paraguai

“O triunfo da humanidade que parece aspirar a crueldade dos primeiros conquistadores”

Foi assim que Voltaire descreveu o trabalho dos missionários jesuítas nas florestas da América do Sul.

.

Encravado no meio das selvas do Paraguai, no século XVII foram erguidas povoações que pretendiam criar uma sociedade boa e justa para os indígenas guaranis, evangelizando-os e educando-os. Eram as missões jesuítas. Durante quase dois séculos, os jesuítas tentaram empreender o que foi uma das maiores experiências de solidariedade mundial.

Os padres exploraram as selvas sul-americanas e instalaram missões (aqui designadas reducciones) estabelecendo comunidades de guaranis e tentando protege-los do comércio de escravas perpetuado pelas colónias espanhola e portuguesa.

Visitar as ruínas jesuítas de TRINIDADE e JESUS em Encarnação | ParaguaiA chegada dos jesuítas à América do Sul ocorreu em 1609 e estes criaram cerca de 30 missões no Paraguai, Argentina e Brasil, chegando a albergar cerca de 100.000 guaranis. No Paraguai, as missões jesuítas tinham um legado jurídico. Eram governadas por guaranis sob supervisão jesuíta. Apesar de algumas tribos guaranis praticarem poligamia e canibalismo, os jesuítas não terão proibido tais actos. Terão sim, evangelizado os indígenas, esperando que os valores do cristianismo alterasse as suas práticas.Visitar as ruínas jesuítas de TRINIDADE e JESUS em Encarnação | ParaguaiEstas missões localizavam-se em locais remotos e pretendiam preservar a cultura guarani. Os indígenas eram convidados a integrar a comunidade e em troca recebiam segurança, prosperidade e educação. A língua falada na missão era o guarani e os indígenas não eram obrigados a aprender espanhol, já que em cada missão normalmente só haviam dois padres. No entanto, a criação de um dicionário espanhol-guarani veio pôr em contacto mais próximo estas comunidades dos seus protectores.Visitar as ruínas jesuítas de TRINIDADE e JESUS em Encarnação | Paraguai

TRINDADE

Para chegar a Trindade é preciso apanhar um colectivo urbano e pedir ao motorista que nos deixe na estrada, a 1 km das ruínas. Daí, atravesso por uma estrada “colorada” o Paraguai profundo. Algumas casas e habitantes trabalhando as suas terras acompanham-me até à entrada nas ruínas.Visitar as ruínas jesuítas de TRINIDADE e JESUS em Encarnação | ParaguaiVisitar as ruínas jesuítas de TRINIDADE e JESUS em Encarnação | ParaguaiTodas as missões estavam organizadas de forma semelhante, e as ruínas de Trindade são um exemplo extraordinário e bem preservado. O centro nevrálgico era a Plaza, uma área central e de grande dimensão, em torno da qual se organizava a vida social da missão. No extremo da praça encontra-se uma grandiosa igreja e o colégio com a casa dos padres. À volta da casa erguiam-se as casas dos indígenas e, um pouco mais atrás, as oficinas.Visitar as ruínas jesuítas de TRINIDADE e JESUS em Encarnação | ParaguaiA horta era um espaço extremamente importante, porque aos indígenas era-lhes ensinado agricultura, de forma a tornar a missão auto-suficiente. Tinham inclusive o seu próprio poço para captação da água subterrânea e um cemitério. As ruínas da missão de Trindade estão incrivelmente bem preservadas. Enquanto percorro a área, hoje Património Mundial da Humanidade, sinto-me no cenário do filme “A Missão” e quando fecho os olhos consigo sentir a energia deste local.

Visitar as ruínas jesuítas de TRINIDADE e JESUS em Encarnação | ParaguaiCaminho só pelas ruínas. Sou a única visitante. Estou no Paraguai, provavelmente o país menos turístico da América do Sul.Visitar as ruínas jesuítas de TRINIDADE e JESUS em Encarnação | Paraguai

JESUS

De Trindade sigo para Jesus. Faço 1000 m para trás até à estrada. Daí tenho que caminhar um pouco mais, cerca de 500 m, até chegar a um cruzamento. Sento-me e espero outro colectivo que me levará a Jesus de Tavarangue. O colectivo só passa de duas em duas horas e eu e um casal argentino apanhamos boleia da polícia para fazer os 12 km que me levarão à povoação. A principio pensei “bem, poupei o dinheiro do autocarro!” Afinal não. Quando chegamos a Jesus o polícia parou na bomba de gasolina e pediu-nos o dinheiro equivalente ao preço do bilhete para meter gasolina. Pensei “oportunistas”! No entanto, não me posso queixar, deixaram-me na entrada das ruínas.Visitar as ruínas jesuítas de TRINIDADE e JESUS em Encarnação | Paraguai

Visitar as ruínas jesuítas de TRINIDADE e JESUS em Encarnação | ParaguaiSe em Trindade toda a área está bem preservada, em Jesus praticamente só a igreja restou. Com as suas três naves e três portas na fachada, fazem lembrar as glórias do passado.Visitar as ruínas jesuítas de TRINIDADE e JESUS em Encarnação | Paraguai

Mais uma vez, tenho as ruínas só para mim. Aproveito a paz do local e reflicto sobre este mundo que, ao mesmo tempo, é tão belo e cruel.Visitar as ruínas jesuítas de TRINIDADE e JESUS em Encarnação | Paraguai

Marque aqui as suas tours e passeios

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

 Este blogue contém links de programas de afiliados.

4 Comentários

  1. Obrigada eu, Alexandre. Mas se tiveres tempo vai para a selva. Eu nao consegui. No Uruguai nao percas Cabo Polonio. 😉

  2. Carla,

    Já tinha nos meus planos viajar até ao Paraguai. Mas depois do que me mostrou, já não tenho a menor dúvida que irei no final deste ano. E parabéns! O seu blog tem sido bastante útil para ajudar a planear outras visitas, nomeadamente ao Uruguai.

    Alexandre

  3. Tiveste sorte que a polícia só pediu o dinheiro para a gasolina!

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.