Dia 152 – Visitar PORT MORESBY, a capital da Papua Nova Guiné

Dia 152 - Visitar PORT MORESBY, a capital da Papua Nova Guiné

A nossa viagem pela Papua Nova Guiné estava a chegar ao fim. Só nos restava tempo para visitar a capital, Port Moresby, ao mesmo tempo já a pensarmos no nosso próximo destino, a Austrália.

Veja aqui os relatos da nossa viagem da Volta ao Mundo

Dia 152 - Visitar PORT MORESBY, a capital da Papua Nova Guiné

Das montanhas para Port Moresby

No nosso plano para a viagem na PNG, tínhamos dedicado pouco tempo a Port Moresby. É uma cidade sem grandes atracções, com alguns problemas de segurança, e por isso resolvemos que passaríamos aí apenas o tempo necessário para poder avançar para o próximo destino.

Depois de termos explorado as montanhas da cordilheira central e visitado as tribos de Goroka e Mount Hagen, voámos desta última cidade para Port Moresby. Já tínhamos feito a Highlands Highway por terra, por isso não fazia sentido fazer o mesmo percurso para trás, o que iria sempre demorar vários dias. Sendo assim, resolvemos fazer mais um voo interno na PNG.

Veja aqui como tratar do Visto para a Papua Nova Guiné

Dia 152 - Visitar PORT MORESBY, a capital da Papua Nova Guiné

À chegada, tínhamos já combinado um transporte (gratuito) do aeroporto para o nosso alojamento, o Paddy’s Hotel, no centro da cidade, mas não muito longe do aeroporto. É um hotel com quartos confortáveis a preços acessíveis, numa zona calma da cidade, com boa segurança e um óptimo restaurante. Além disso, por um preço razoável, oferecem também o serviço de transporte para qualquer lugar da cidade (o transporte de e para o aeroporto está incluído no preço da estadia).

Dia 152 - Visitar PORT MORESBY, a capital da Papua Nova Guiné

Pode marcar a sua estadia no Paddy’s Hotel aqui.

As condições de segurança em Port Moresby são sempre um ponto de preocupação para quem visita a capital da PNG. É ponto assente que a cidade é perigosa durante a noite, por isso é de evitar deslocações desnecessárias. Durante o dia, convém perguntar no seu hotal quais as zonas que poderão ser inseguras. Nós jogámos pelo seguro e sempre que nos deslocámos em Port Moresby usámos o transporte providenciado pelo nosso hotel.

Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Dia 152 - Visitar PORT MORESBY, a capital da Papua Nova Guiné

LUGARES A VISITAR EM PORT MORESBY

Em Port Moresby, só iríamos ter um dia completo, pois no dia seguinte tínhamos voo marcado para Cairns, na Austrália. Assim, resolvemos visitar apenas os dois locais na capital que mais nos interessavam.

1. Museu Nacional

O Museu Nacional da PNG foi construído depois da independência do país, com base na colecção privada de um dos governadores dos tempos da colónia inglesa. É um museu pequeno, mas muito bem conseguido, com uma colecção extraordinária de artefactos de diferentes culturas da PNG, em particular estátuas de madeira e máscaras cerimoniais, com especial destaque para a região do rio Sepik.

Sempre que podemos, deixamos as visitas aos museus para depois de termos estado nos locais históricos e arqueológicos. Conseguimos assim apreciar muito melhor aquilo que vemos no museu, contextualizando com aquilo que testemunhámos no terreno.

Dia 152 - Visitar PORT MORESBY, a capital da Papua Nova Guiné

No Museu Nacional de Port Moresby, pudemos admirar máscaras, estátuas e tambores no estilo do que tínhamos visto no Alto Sepik e no Médio Sepik, mas também algo que não conhecíamos, como os totens das aldeias ou estátuas de pendurar em casa das pessoas e que simbolizavam um guardião do clã a que pertencia a família, assim como umas cadeiras em torno das quais se faziam as discussões nas casas dos espíritos das aldeias.

Outro dos pontos altos do museu é uma canoa, originária das ilhas, finamente trabalhada e ricamente decorada com conchas. O Museu Nacional é uma excelente introdução à(s) cultura(s) da PNG e um lugar obrigatório numa visita a Port Moresby.

Dia 152 - Visitar PORT MORESBY, a capital da Papua Nova Guiné

2. Port Moresby Nature Park

O Parque Natural é outro dos lugares de visita obrigatória em Port Moresby. É uma área perto da Universidade, e ao lado do edifício do Parlamento (que figura no verso das notas da moeda nacional) e é um santuário, não só para animais e plantas, mas também para todos aqueles que queiram contemplar a natureza e fugir ao bulício da cidade.

Lá dentro, há vários trilhos que exploram o Parque e que demorarão, pelo menos, uma manhã ou uma tarde a serem percorridos. É preferível visitar de manhã pois de tarde o calor aperta. O preço da entrada é de 15 Kina.

Dia 152 - Visitar PORT MORESBY, a capital da Papua Nova Guiné

As atracções do Parque Natural de Port Moresby são muitas e para todos os gostos. Borboletas grandes e coloridas, aves-do-paraíso e papagaios fazem as delícias de miúdos e graúdos. Os morcegos-da-fruta (também conhecidos como raposas-voadoras) dominam o cimo das árvores e, apesar de serem noctívagos, fazem alguns voos curtos entre árvores, permitindo a observação destes curiosos animais.

Outro dos pontos altos de uma visita ao Parque Natural é o contacto com os cangurus-arborícolas, uma espécie ameaçada, que habita o topo das árvores em zonas específicas da PNG e da Austrália, com um pêlo espesso e uma aparência que é uma mistura entre os cangurus e os coalas.

Dia 152 - Visitar PORT MORESBY, a capital da Papua Nova Guiné

Adeus à PNG

Depois de visitarmos Port Moresby, estava na altura de dizer adeus à PNG. Tinha sido uma grande aventura, em que explorámos um país com uma paisagem quase virgem e uma população com centenas de culturas e línguas diferentes. É um destino único, e um que teremos de voltar um dia para poder explorar um pouco mais do muito que ele tem a oferecer a quem nele se aventura.

Dia 152 - Visitar PORT MORESBY, a capital da Papua Nova Guiné

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Resultado de imagem para dinheiro icon Use o cartão REVOLUT para levantar dinheiro em viagem. Se usar este link, não terá custo com o envio do cartão, poupando assim 5,99€.   Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.