A nossa viagem pela Papua Nova Guiné estava a chegar ao fim. Só nos restava tempo para visitar a capital, Port Moresby, ao mesmo tempo já a pensarmos no nosso próximo destino, a Austrália.
Das montanhas para Port Moresby
No nosso plano para a viagem na PNG, tínhamos dedicado pouco tempo a Port Moresby. É uma cidade sem grandes atracções, com alguns problemas de segurança, e por isso resolvemos que passaríamos aí apenas o tempo necessário para poder avançar para o próximo destino.
Depois de termos explorado as montanhas da cordilheira central e visitado as tribos de Goroka e Mount Hagen, voámos desta última cidade para Port Moresby. Já tínhamos feito a Highlands Highway por terra, por isso não fazia sentido fazer o mesmo percurso para trás, o que iria sempre demorar vários dias. Sendo assim, resolvemos fazer mais um voo interno na PNG.
À chegada, tínhamos já combinado um transporte (gratuito) do aeroporto para o nosso alojamento, o Paddy’s Hotel, no centro da cidade, mas não muito longe do aeroporto. É um hotel com quartos confortáveis a preços acessíveis, numa zona calma da cidade, com boa segurança e um óptimo restaurante. Além disso, por um preço razoável, oferecem também o serviço de transporte para qualquer lugar da cidade (o transporte de e para o aeroporto está incluído no preço da estadia).
As condições de segurança em Port Moresby são sempre um ponto de preocupação para quem visita a capital da PNG. É ponto assente que a cidade é perigosa durante a noite, por isso é de evitar deslocações desnecessárias. Durante o dia, convém perguntar no seu hotal quais as zonas que poderão ser inseguras. Nós jogámos pelo seguro e sempre que nos deslocámos em Port Moresby usámos o transporte providenciado pelo nosso hotel.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
LUGARES A VISITAR EM PORT MORESBY
Em Port Moresby, só iríamos ter um dia completo, pois no dia seguinte tínhamos voo marcado para Cairns, na Austrália. Assim, resolvemos visitar apenas os dois locais na capital que mais nos interessavam.
1. Museu Nacional
O Museu Nacional da PNG foi construído depois da independência do país, com base na colecção privada de um dos governadores dos tempos da colónia inglesa. É um museu pequeno, mas muito bem conseguido, com uma colecção extraordinária de artefactos de diferentes culturas da PNG, em particular estátuas de madeira e máscaras cerimoniais, com especial destaque para a região do rio Sepik.
Sempre que podemos, deixamos as visitas aos museus para depois de termos estado nos locais históricos e arqueológicos. Conseguimos assim apreciar muito melhor aquilo que vemos no museu, contextualizando com aquilo que testemunhámos no terreno.
No Museu Nacional de Port Moresby, pudemos admirar máscaras, estátuas e tambores no estilo do que tínhamos visto no Alto Sepik e no Médio Sepik, mas também algo que não conhecíamos, como os totens das aldeias ou estátuas de pendurar em casa das pessoas e que simbolizavam um guardião do clã a que pertencia a família, assim como umas cadeiras em torno das quais se faziam as discussões nas casas dos espíritos das aldeias.
Outro dos pontos altos do museu é uma canoa, originária das ilhas, finamente trabalhada e ricamente decorada com conchas. O Museu Nacional é uma excelente introdução à(s) cultura(s) da PNG e um lugar obrigatório numa visita a Port Moresby.
2. Port Moresby Nature Park
O Parque Natural é outro dos lugares de visita obrigatória em Port Moresby. É uma área perto da Universidade, e ao lado do edifício do Parlamento (que figura no verso das notas da moeda nacional) e é um santuário, não só para animais e plantas, mas também para todos aqueles que queiram contemplar a natureza e fugir ao bulício da cidade.
Lá dentro, há vários trilhos que exploram o Parque e que demorarão, pelo menos, uma manhã ou uma tarde a serem percorridos. É preferível visitar de manhã pois de tarde o calor aperta. O preço da entrada é de 15 Kina.
As atracções do Parque Natural de Port Moresby são muitas e para todos os gostos. Borboletas grandes e coloridas, aves-do-paraíso e papagaios fazem as delícias de miúdos e graúdos. Os morcegos-da-fruta (também conhecidos como raposas-voadoras) dominam o cimo das árvores e, apesar de serem noctívagos, fazem alguns voos curtos entre árvores, permitindo a observação destes curiosos animais.
Outro dos pontos altos de uma visita ao Parque Natural é o contacto com os cangurus-arborícolas, uma espécie ameaçada, que habita o topo das árvores em zonas específicas da PNG e da Austrália, com um pêlo espesso e uma aparência que é uma mistura entre os cangurus e os coalas.
Adeus à PNG
Depois de visitarmos Port Moresby, estava na altura de dizer adeus à PNG. Tinha sido uma grande aventura, em que explorámos um país com uma paisagem quase virgem e uma população com centenas de culturas e línguas diferentes. É um destino único, e um que teremos de voltar um dia para poder explorar um pouco mais do muito que ele tem a oferecer a quem nele se aventura.
Este artigo foi realizado durante a nossa viagem de Volta ao Mundo em 2019/2020. Dia 152 – Visitar PORT MORESBY, a capital da Papua Nova Guiné (Novembro 2019)
Se vai viajar para a Papua Nova Guiné, estes são alguns artigos do nosso blogue que lhe podem interessar
- VIAJAR NA PAPUA NOVA GUINÉ – Um artigo em forma de guia de viagem com tudo o que precisa de saber para viajar na Papua Nova Guiné.
- VISITAR PORT MORESBY – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a capital da Papua Nova Guiné, Port Moresby, com condições de segurança.
- VISITAR AS TRIBOS DO MOUNT HAGEN – Tudo o que precisa de saber sobre as tribos nas montanhas à volta de Mount Hagen na Papua Nova Guiné.
- VISITAR A TRIBO DOS HOMENS ESQUELETO – Tudo o que precisa de saber sobre as tribos dos homens esqueletos na Papua Nova Guiné.
- VISITAR AS TRIBOS DOS HOMENS LAMA – Tudo o que precisa de saber sobre as tribos do Homem Lama na zona de Goroka, na Papua Nova Guiné.
- VISITAR MADANG – Tudo sobre a nossa passagem por Madang, uma passagem entre o Sepik e as montanhas de Mount Hagen, na Papua Nova Guiné.
- VISITAR O MÉDIO SEPIK – Um artigo em forma de crónica de viagem sobre a nossa visita ao Médio Sepik, na Papua Nova Guiné.
- VISITAR O ALTO SEPIK – Um artigo em forma de crónica de viagem sobre a nossa visita ao Alto Sepik, na Papua Nova Guiné.
- EXPEDIÇÃO AO RIO SEPIK – Tudo o que precisa de saber sobre a forma como nos preparamos para uma expedição ao rio Sepik desde Vanimo.
- VISTO PARA A PAPUA NOVA GUINÉ – Tudo o que precisa de saber para tirar o visto para a Papua Nova Guiné está neste artigo aqui no nosso blogue.